Mostrando postagens com marcador Xales. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Xales. Mostrar todas as postagens

Manta de tricô para bebê

quarta-feira, 16 de agosto de 2017



Cor suave para trazer sossego e paz a um pequeninho que acabou de chegar a esse mundo. Cada pontinho foi tecido com uma energia muito boa dentro do coração. Espero que toda a felicidade acompanhe a trajetória do bebê e sua família. Até musiquinha eu cantarolei enquanto tricotava...

.
.
"Alecrim, alecrim dourado
que nasceu no campo 
sem ser semeado!"
.
.



O trabalho foi simples, apenas em ponto tricô, pois era esse o efeito que eu queria... uma fofura só!

.
.
"Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo
é o alecrim!"
.
.



.
.
.
"Alecrim, alecrim dourado
que nasceu no campo 
sem ser semeado!"

"Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo
é o alecrim!"
.
.
.




MATERIAL:

2 novelos de 100 gramas de Mollet/Círculo na cor branca
5 novelos de 40 gramas da Nina/Pingouin na cor 7026 (mescladinho fofo de tons de azul e marfim)
Agulhas de tricô número 10 e  Agulha de crochê número 4,5




MODO DE FAZER:

Trabalhe com os dois fios juntos.
Primeira fase: coloque 3 pontos nas agulha número 10. Faça a primeira carreira em ponto tricô. Da segunda carreira em diante, o esquema é o seguinte: em todo início de carreira faça 1 tricô, 1 laçada e demais pontos em tricô. Certo? Eu disse em todo começo de carreira, ou seja, de avesso e de direito do trabalho, ok? Dessa forma o xale vai ficando um triângulo, como na foto acima. Faça isso até ficar com 100 pontos na agulha. Nessa etapa você estará na metade do seu xale.

Segunda fase: a seguir será a hora de fazer as diminuições. Como? Assim... agora em todo início de carreira será necessário diminuir pontos. Então, faça 1 tricô, 1 laçada e 3 pontos juntos em tricô. Demais pontos em tricô. Entendeu? Preste atenção... teremos que ir diminuindo um ponto por carreira, ou seja, ir no movimento contrário da primeira etapa. Lembra? Começamos com 3 pontos e chegamos aos 100, agora vamos diminuir dos 100 até voltarmos a ficar com 3 pontinhos apenas. Aí é só arrematar os três pontos finais e caprichar para esconder as pontinhas dos fios.




Acabamento: apenas uma carreira de 4 correntinhas e ponto baixo em toda a volta do xale, pegando nos espacinhos que ficaram na lateral do trabalho em tricô.





E aí, gostou? Das cores, do modelo e da canção? 





Também fiz um mimo para acompanhar a sacolinha de presente... Pois toda essa fofura também precisa de um cheirinho gostoso: dois pequenos quadradinhos de crochê que unidos acomodaram um sabonetinho perfumado. 




Hum!... Ficou fofura pura!
Espero que você fique com um monte de ideias pra tricotar também!

Beijos.



Xale Açucena

sexta-feira, 7 de julho de 2017



 Ah... Os verdes! Como eu gosto desses tons! Sempre que vejo um fio bonito nessa tonalidade, minhas mãozinhas coçam de vontade de tricotar. E você, também tem a sua cor favorita? É engraçado esse negócio de gosto para alguma cor, né? Cada pessoa tem uma preferência que sempre aparece, seja nas roupas ou em outros objetos.

A nossa peça de hoje é no meu tom preferido... um lindo xalinho triangular com o detalhe de dois pingentes feitos com o mesmo fio. O modelo é bem básico, então todo o charme realmente fica pela escolha de uma lã diferenciada.




Ficou macio, quentinho e descolado!




 Fio Açucena - da Coleção 2017 da Círculo 




MATERIAL
2 novelos do fio AÇUCENA/Círculo - Coleção 2017 na cor verde bandeira
agulhas de tricô número 7




MODO DE FAZER




Coloque 5 pontos nas agulhas. Todo o trabalho é feito no nosso bom e velho amigo PONTO TRICÔ. Faça a primeira e a segunda carreiras. Na terceira carreira e em todas as ímpares (lado direito do trabalho) faça: 1 tricô, 1 aumento e pontos tricô até terminar a carreira. Nas carreiras pares, faça normalmente, sem nenhum aumento. Ou seja, vamos aumentar um ponto no início de todas as carreiras ímpares. Aumente até ficar com 52 pontos ou 60 cm medido do lado sem aumentos. Ao atingir esse tamanho, comece a fazer as diminuições, ou seja, em todo início de carreira ímpar faça 1 tricô, dois pontos juntos em tricô (que vai contar como uma diminuição, certo?). Restante da carreira toda em tricô. Fazer dessa forma até ficar com 5 pontos. Arrematar.




E os pingentes?




Recorte um quadrado num papel durinho, tipo um papelão, nas medidas de 14x14cm.
Engole 30 voltas de lã em torno do quadrado. Após as 30 voltas, corte um dos lados para ficar com os fios de 28cm. Amarre bem forte no meio desses fios, dobre e passe várias voltas de fio perto da dobra. Arremate com nózinhos e esconda a ponta do fio. Faça dois pingentes e costure um em cada ponta do seu xalinho.




Esse modelo de xalinho, você pode usar com o bico na frente ou nas costas...




E aí?

Se gostou, aproveite para acompanhar Tricô&Afins no Facebook. Clique aqui e curta!

Quer  ver outros modelinhos de xale que já apareceram por aqui? Clique nos links abaixo...




Inté!




Xale de tricô

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mais uma semana que termina com a correria habitual. E quem gosta das agulhas dá um drible nas horas e encontra tempo para tricotar, nem que seja em doses homeopáticas, hehehe. Algumas carreiras num dia, outras no dia seguinte e o que a gente quer vai aparecendo. Ainda mais quando se faz modelito com sucesso garantido. Lembra do xale com uma manga??? Desse post aqui.
É muito gostoso de fazer e usar, por isso quis mais um de outro tom.



Tirando a cor diferente, o resto foi tudo igual:
3 novelos de Pérola/Pingouin e agulhas número 6.5

Segue a receita, copiada do post de 2009:

Coloque 60 pontos nas agulhas número 6.5 e trabalhe da seguinte maneira:
6 tricôs *2 juntos em tricô, laçada* 6 tricôs
Faça esse ponto fantasia até atingir 1,40 metro.
Daí é só fazer 1 carreira de 2 juntos em tricô para diminuir o número de pontos pela metade, ou seja, ficar com 30 pontos.
Faça 15cm de ponto barra 2/2 e arremate.
Costure 20cm do lado da manga e coloque as franjas do outro lado.



Estou pensando em usar dois botões ao invés de um  (esses que você vê na foto estão presos por alfinetes). Ficou bom, né?

Beijooooosss e bom final de semana!



Xales de tricô

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Apesar do inverno estar chegando ao fim, você ainda deve ter vários novelinhos intactos esperando para serem tricotados. Acertei, né? Então, que tal aproveitar para fazer um modelo fácil e legal de usar?
Essa minha receita de xalinho sempre aparece por aqui. Acho que fica uma peça bem prática e que pode ser usada de mais de uma maneira. A gente pode jogar sobre os ombros da maneira tradicional de se usar um xale, ou então pode deixar a parte do bico de lado ou na frente do corpo. Essa segunda forma de usar geralmente dá um look mais contemporâneo ao modelito.
Trago hoje as três peças que fiz nesse ano, com fios completamente diferentes. Olha só:




A receita base está nesse post. Apenas não coloquei as franjas.
Agora os detalhes de cada uma das peças.




Xale Branco
Usei 1 novelo da Sedificada/Pingouin e outro da Tulipa/Portfio para a parte de babado que foi feita em crochê e costurada depois. Usei agulhas número 7. Todo o trabalho foi feito no seguinte ponto: 10 carreiras de tricô, ponto alongado, 6 carreiras em ponto tricô, ponto alongado. Repeti essa sequência até o final do trabalho. Lógico que sem esquecer de fazer os devidos aumentos citados na receita base. Ah! O ponto alongado é assim: 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô, 1 laçada... até o final da carreira. Na carreira seguinte: fazer o ponto tricô normalmente e derrubar a laçada. É isso mesmo: derrube a laçada sem dó nem piedade!
Depois de terminado o xale em tricô, pegar o fio Tulipa e fazer em crochê uma tira de babado até acabar o novelo. Costurar essa tira ao redor de toda a borda do xale. Para ver como eu faço crochê com o fio rendado, clique aqui.





Xale Cáqui
Esse eu fiz com o fio Flora em Flor - da Aslan Trends. Usei dois novelos de 100 gramas e agulhas número 10. Segui a receita base na risca e só! Ficou bem lindão, né?





Xale Chocolate
Aqui, usei dois novelos do fio Waves/Cisne, agulhas número 10. Também foi feito exatamente igual a receita base, indicada no link lá de cima. Ficou bem fofinho e macio.


Bom, por hoje é isso. Espero que você tenha gostado da minha ideia para acabar com os novelinhos ainda não tricotados. Bom final de inverno.

Beijokas e até!!!



Xalinho versátil

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Era para ser mais um tricozinho básico num par de agulhas grossas. Pontos tricotados sem muito compromisso. Carreira vai, carreira vem.... e uma tira delicada foi aparecendo...




Hum.... o que será que podemos fazer com isso?
.
.
.

 E a feliz surpresa com o resultado obtido.




Um xale leve, maleável.
Ajustável ao corpo e a diversas formas de uso.




Olha só todas as possibilidades que eu encontrei.




Posso ou não batizá-lo de "versátil"?


E para completar, a relação custo benefício fenomenal: fiz esse xalinho "mil e uma utilidades" com apenas 1 (isso mesmo, um!!!) novelo de linha pesando apenas 50 gramas, no valor de R$6,00!!!!!!!
Dá para acreditar???
Qual é o fio do milagre?
O dessa peça que eu mostro hoje é o Mosaico/Aslan, mas já estou fazendo outro com o Losango/Lanafio. Ambos são parecidíssimos e dão o mesmo super efeito.

Alguém vai querer a receita?????
Lá vai:
1 novelo de fio Mosaico ou Losango na cor de sua escolha
1 par de agulhas de tricô número 12
Montar 32 pontos e trabalhar em carreiras de tricô por aproximadamente 100-110cm. Arrematar. Colocar franjas longas e espaçadas nas duas extremidades. Dobrar a peça ao meio e costurar apenas os 10cm iniciais das duas laterais.

Pronto! Escolha um modelito para combinar com o xale. Puxa pra lá, prende pra cá, amarra acolá. E agora? Aproveita que você tá lindona, arruma um programinha legal e vai passear garota!!!! Outro dia a gente tricota mais, ok?

Beijokas!


Xale flores secas

terça-feira, 28 de junho de 2011



Tenho o maior orgulho de poder "criar" certas peças de tricô ou crochê. Adoro me empolgar com  um certo fio e ver minha mente imaginado que ele ficaria ótimo numa peça "assim ou assada". Fico ansiosa para pegar minhas agulhas e começar a por em prática a minha ideia. Aí vem um momento crucial no qual a empolgação segue adiante ou (o que não é nada incomum, hehehe) mudo totalmente de planos e vou para outro lado completamente diverso. Por isso quando me perguntam o que estou fazendo ainda no começo da peça, costumo dizer "ainda não sei, acho que é isso"... Meu interlocutor me olha meio desconfiado, com aquela cara de quem acha que estou escondendo o jogo, mas não é nada disso! Na verdade, é por que a coisa pode mudar radicalmente a qualquer momento. Cheguei a começar um colete que acabou virando uma gola, rsrsrrs. Alguns entendidos no assunto podem dizer que o nome dessa maluquice é PROCESSO CRIATIVO. Será? Pois se é assim, digo que adoro inventar umas coisinhas. Ah, isso me motiva muito. Sou uma pessoa que tem a plena consciência de que se tivesse que fazer coisas iguais sob encomenda ou então se tivesse que fazer várias vezes o mesmo trabalho, ficaria totalmente entediada. Posso dizer que 90% do que você vê aqui no Tricô&Afins é criação minha. É lógico que a criação vem a partir do que a gente sabe e do que a gente vê ao nosso redor. É muito dificil a gente criar algo do nada. Por isso gosto de ver muuuita coisa por aí, seja em outros blogs, seja em revistas de moda ou em sites gringos. Qualquer hora conto  mais sobre como a minha insanidade criatividade aparece e se processa. Quem sabe um dia consigo fotografar as etapas de criação de um tricozito meu. Quem sabe....

Por hoje mostro um trabalho já concluído e que passou por um longo processo de execução. Cheguei a mostrar um pedacinho dele aqui. Viu como já faz tempo que estou "reinando" nesse projeto? Pois é,  só agora a coisa fluiu e apresento esse meu xale prontinho e que, modéstia a parte, ficou D I V I N O!!!! É claro que estou aguardando a confirmação de vocês, né?

A ideia inicial foi a de fazer uma base bem simples, telada, para receber apliques de flores e folhas em cores outonais, lembrando folhagens secas. Escolhi uma cor bem neutra que casasse perfeitamente com os tons mais queimados. Selecionei um cáqui da lã Sedificada/Pingouin e mandei brasa em crochetar um retângulo de aproximadamente 0,60m de largura por 1,70m de comprimento. Fiz o trabalho no sentido do comprimento, olha só aí embaixo:



Ou seja, fiz uma correntinha inicial do tamanho do comprimento (que no meu caso foi de  1,70m). Próximas carreiras: dez pontos altos de borda em ambas as pontas e no meio, cinco correntinhas, 1 ponto alto, cinco correntinhas, 1 ponto alto... até completar a lagura total (60cm). Veja o detalhe de uma das pontas:


Usei 3 novelos de Sedificada para atingir a largura de 60cm. É claro que você pode fazer da largura que desejar. Se quizer mais largo, vai precisar de 4 novelos. Se desejar mais estreito, usará 2 novelos, ok?

Agora o tchan dessa peça ficou por conta das flores. Minhas queridas leitoras, não façam biquinho, mas não vou postar a receita de nenhuma delas, tá? Deixo a ideia para vocês também exercitarem a criatividade e usarem os modelos que souberem. Façam flores de tamanhos e cores variadas e apliquem em uma ou em ambas as pontas. Eu preferi aplicar apenas em um dos lados. Fica a criatério de cada uma. Vejam os detalhes:


Aproveitei diversas sobras de fios e consegui esse jardim aí de baixo.


Completei o arranjo com folhinhas e penduricalhos.


Ai que belezura!


Olha algumas bem de pertinho...






Ficou ou não ficou LINDÃO????
E bom frio para todas... Oba! Vamos usar nossas produções!!!!!!!!!!!!

Beijokas.


Que frio!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem diria que ainda teríamos de enfrentar mais uma frente fria? Aqui na minha região os dias estavam super quentes e ensolarados, parecendo que o inverno já tinha completado sua trajetória por este ano. Eis que São Pedro olha para cá e diz: "Engano seu, ansiosa tricoteira!", e sopra com toda força ventos gelados e úmidos. Felizmente estou numa região que não fica tão congelante como para quem mora mais ao sul e aproveito essa queda de temperatura para usar minhas peças ainda sem estréia. Como esse meu xale com uma manga que fiz no começo do outono (partes dele estão no meu mosaico de fotos já faz um tempão!). O coitadinho estava lá no fundo do baú, aguardando a sua vez que nunca chegava...
A única coisa ruim é que se alguém quiser fazer igual, vai ser meio complicado de achar a mesma lã. A Jaspe da Pingouin já sumiu do mercado, pois é importada e não tem mais reposição. Quem ainda encontrar esse fio deve aproveitar, ele é muito macio e fica com um efeito ótimo ao ser tricotado.


Usei apenas 3 novelos de 100 gramas. A receita com mais detalhes está aqui.
Fiz apenas algumas adaptações para essa lã, que foram as seguintes: diminui para 50 pontos, trabalhei nas agulhas número 7 e não coloquei franjas. Tipo de ponto e comprimento iguais.

Para quem quiser se aventurar... aproveite que ainda tem mais friozinho por esses dias.

Beijokas e inté.



Xale Snow Marrom

segunda-feira, 21 de junho de 2010


Essa é uma das peças que eu fiz esse ano e que mais gostei. É um xale muito fácil de fazer e que, modéstia a parte, ficou ma-ra-vi-lho-so!!! A maior parte da beleza do modelo ficou por conta da lã escolhida, a Snow da Qualifios, que é macia, delicada e ao mesmo tempo super quentinha. E o mais legal: não dá trabalho nenhum para tricotar. Completei o visual acrescentando franjas com fitinhas de cetim e grandes pérolas marrons. Amigas iniciantes: podem se aventurar nesse tricozito que o sucesso é garantido! Bastam dois novelos da Snow, agulhas número 8, dois metros de fitinha bem fininha e 20 big pérolas. A peça toda é feita em ponto tricô, direito e avesso.

Aqui está a receita:

Coloque 8 pontos e faça a primeira carreira normalmente. Na segunda carreira e em todas as pares (do avesso) faça todos os pontos e antes do último ponto faça 1 aumento. Marque bem esse lado, pois será desse lado que o seu xale vai "crescer". Fazer isso até o final do primeiro novelo. Será que deu para entender?
Recapitulando:
carreiras ímpares ou do direito do trabalho = trabalhar normalmente
carreiras pares ou do avesso do trabalho = fazer 1 aumento antes do último ponto

Detalhe importante: como o trabalho tem algumas franjas nas duas pontas, antes de terminar o primeiro novelo, lembre-se de separar 6 fios de 30cm para colocá-las depois.

Esse aumento pode ser feito de várias maneiras, apenas não faça laçada simples para não ficar buraquinhos. Detalhe: fazer o aumento antes do último ponto permite que a borda do seu xale fique bem linear, sem aqueles degrauzinhos.

Um esqueminha para facilitar:




Depois de acabar o primeiro novelo, chegou a hora de fazer o caminho de volta, ou seja, fazer as diminuições. Imende o fio e no mesmo local onde você estava aumentando 1 ponto, passe a fazer dois pontos juntos em tricô, ou seja, nas carreiras pares faça 2jt antes do último ponto. Seu trabalho vai começar a diminuir. Faça isso até ficar com 8 pontos. Arremate.

Acabamentos: distribua as franjas de lã que você separou nas duas pontas com 8 pontos. Em cada ponta, também coloque duas franjas de fitinha de cetim com as pérolas amarradinhas.

Espero que tenham gostado dessa receita, ou melhor, que tenham entendido tudinho. Qualquer dúvida é só falar.



Para ver uma variação desse modelo, que fiz no ano passado, clique AQUI.
Beijokas e bom inverno para todas!

PS: Na última vez que encontrei com a Vitória Quintal, em março desse ano, mostrei esse modelo para ela e para sua assistente, a Clô. Elas adoraram o trabalho e reproduziram a receita com as devidas adaptações para um fio da Cisne. Está na revista número 6, lançada na Mega Artesanal 2010.


Xaleco

terça-feira, 8 de junho de 2010


Peço mil desculpas pela demora em colocar essa receitinha aqui. Quem viu a peça ao vivo e a cores gostou muito. Só que às vezes fotografar o que a gente fez é algo bem trabalhoso. Demorou para ficar compatível com a realidade; cuidados com foco, cor e enquadramento. Mesmo assim achei que ficou a desejar, mas espero que dê para entender a receita.
A ideia desse modelo é para variar um pouquinho a nossa imensa coleção de cachecóis. Que tal fazer um modelinho um pouco diferente???... Estreito e rapidinho de fazer, essa peça que batizei de xaleco renova os ares com todas essas franjas penduradas. Lógico que grande parte da beleza ficou por conta do fio: o Serenata da Cisne que é uma delícia. As cores são lindas e delicadas. Dá vontade de fazer um de cada. E o mais legal: usei apenas 1 novelo para fazer o meu. Na hora de usar, enrole no pescoço como um cachecol normal ou como um lenço palestino.

Vamos à receita!

Fiz esse esquema, pois acho que é mais fácil de visualizar. Trabalhei com a agulha número 8. Sempre em ponto tricô.







E aí, entenderam? Qualquer coisa é só falar, ok?
Beijinhos e inté mais ver.


Xale rôse

segunda-feira, 3 de maio de 2010



Eu gosto muito de misturar fios. O trabalho rende mais e também sempre fica com um resultado bem original. Nessa peça fiz a combinação dos fios Unic/Cisne, com o Sedificada/Pingouin. O diferencial ficou por conta do Unic, que é um fio que dá o efeito de listras, pois é formado por duas texturas completamente diferentes. É muito macio e tem cores lindas.
Vamos à receita:

Como já falei, o trabalho é feito com os dois fios juntos, usando agulha número 10.
Colocar 8 pontos e fazer da seguinte maneira:
Carreiras ímpares em tricô, sem fazer nenhum aumento.
Carreiras pares também em tricô, porém antes do último ponto fazer sempre um aumento.
Trabalhar dessa forma até atingir 35 pontos.
Quando estiver com esse número de pontos na agulha, trabalhe 20 carreiras sem aumentar nem diminuir.
A seguir vamos começar o caminho de volta, ou seja, no mesmo local onde estávamos aumentando, vamos fazer dois juntos para dimuniri 1 ponto em cada carreira par. Fazer isso até ficar apenas com 8 pontos como no início. Arrematar e colocar algumas franjas em cada ponta. Para usar a peça, prenda com um broche bem bonito. Eu fiz uma flor de crochê com o que sobrou do fio Sedificada e prendi com um alfinete.

Mais detalhes do modelo.





Agora a flor bem de pertinho.




Espero que gostem desse modelo. Ele pode ser feito em outros tipos de fios. Fica um acessório versátil que pode ser usado mesmo sem estar muito frio.

Beijinhos e inté.




Agulhas em ação

domingo, 31 de maio de 2009

Estou há algum tempo sem postar nada, mas em compensação minhas agulhinhas estão a todo vapor! Muitas ideias na cabeça, muitos projetos sendo executados ao mesmo tempo... esse é o meu jeito ansioso de ser. Nunca consegui fazer uma coisa de cada vez. Fazer o que, né? Com o tempo a gente vai se conhecendo e se aceitando. Bom, com relação ao tricô, essa característica sempre me deu resultados positivos.
Aqui estão dois trabalhos que estava fazendo ao mesmo tempo: mais um xale com manga (cinza) e uma gola ou capinha (bege).

Digo "estava fazendo", por que já terminei os dois! A gola bege ficou linda! O xale cinza terminei hoje e vou dar de presente para minha mamis.
Assim que tirar as fotos deles prontinhos, mostro para vocês.

Beijinhos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO