Mostrando postagens com marcador Capinhas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Capinhas. Mostrar todas as postagens

Pelerine Suave

sexta-feira, 12 de maio de 2017




Nunca fui fã de cor de rosa, mas esse tom suave me encantou. Delicado, básico e bonito... Esse foi o resultado que consegui com esse modelo. Outra coisa bem importante, é muito fácil de fazer.





Dois botões grandes e bem da cor do fio completaram a peça.





Vamos fazer também??!!

Segue a receita...

MATERIAL

2 novelos de lã URBANO/ Círculo - Coleção 2017
Agulhas de tricô número 10
2 botões grandes
2 quadrados de feltro de 5x5cm
Agulha e linha de costura normal
Agulha de crochê número 6




Olha que fio mais lindo esse Urbano! Se gostou, corre procurar! Ele é da coleção 2017. Se você estiver lendo essa receita em anos posteriores, pode ser que não encontre mais esse fio para comprar. Para seguir a mesma receita que passo abaixo, escolha fios grossos para usar a mesma agulha número 10, ok?




MODO DE FAZER

Coloque 36 pontos nas agulhas e trabalhe todas as carreiras em ponto tricô, direito e avesso. Ao atingir a medida de 1,10m, arremate. Está pronta a sua pelerine! Só isso! Agora vamos aos pequenos detalhes que fizeram toda a diferença.

Use os dois quadradinhos de feltro como base para pregar os botões. Costure os quadrados na peça de tricô nos lugares mostrados no gráfico abaixo. Use linha e agulha de costura normal. Depois pregue cada botão sobre cada quadrado de feltro. Esse detalhe dá mais firmeza para o botão e também acrescenta um charme à peça. 
Com agulha de crochê faça acabamento nas duas pontas do trabalho, dessa forma: 5 correntinhas, 1 ponto baixo, 5 corretinhas, 1 ponto baixo... Repita essa sequência nas duas partes menores do trabalho. Olhe no esquema para entender melhor. Use as argolinhas de crochê que se formaram do acabamento em crochê como casa para os dois botões pregados e prenda à peça ao redor dos seus ombros.





Para você visualizar como ficou o botão pregado sobre o feltro, veja essa foto bem de pertinho:




Espero que tenham gostado!
Bom tricô para todas e todos!!!




Pelerine ou capinha?

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Gosto de dar nomes às minha peças, para ficar mais fácil de organizá-las aqui no blog, meu arquivo aberto de receitas. Só que às vezes pinta aquela dúvida... é isso ou aquilo? Vixe! As peças tricotadas podem ter nomes totalmente diferentes para a mesma coisa ou não.

Então, o que é uma pelerine para você?

Eu comecei a usar esse termo há pouco tempo. Antes só falava capinha mesmo. Pelerine é uma apresentação mais "chic" do que simplestmente capinha, que remete a outros tipos de capa, como de botijão por exemplo, hehehe.
Pesquisando um pouquinho sobre o assunto, encontrei uma definição no dicionário Houaiss, disponibilizado no site da Uol:

PELERINE
■ substantivo feminino
Rubrica: vestuário.
1 tipo de capa ('manto') comprida, ger. godê e com aberturas para os braços
2 pequeno manto que cobre apenas a parte superior do corpo; romeira
Etimologia
fr. pèlerine (1765) 'fichu de tecido leve usado para encobrir o decote dos vestidos'; (1806) 'gola feminina que cobre apenas os ombros e o peito'; (1846) 'mantô com capuz e sem mangas, usado por homens ou meninos'; (1851) 'gola removível usada por homens e mulheres', de orig.duv. (do it., do ingl. ou do próprio fr.)

Como dá para ver, a origem do nome é duvidosa e descreve peças que podem ser bem diferentes: manto, capa ou gola. E também com ou sem abertura para os braços. E mais, podendo ser usada por mulheres ou homens... Ops! Acho que nunca vi um homem com um acessório desse tipo, nem nos filmes...

Eu costumo usar esse nome de acordo com a segunda definição, ou seja, "pequeno manto que cobre apenas a parte superior do corpo". E também como "gola feminina que cobre apenas os ombros e o peito". Portanto, se eu me fixar nessas definições, essa peça que mostro hoje, devido ao seu comprimento, ou seja, cobre mais que a parte superior do corpo, chegando até linha do quadril, está mais para uma capa do que para uma pelerine. E é assim que vou chamá-la, de capinha mesmo e pronto! Devido a sua cor será a CAPINHA MAGENTA! Pronto, já está batizada e amém! Agora vou mostrar os detalhes da dita cuja.

Tricotei em duas etapas, primeiro a parte do corpo e depois a da gola.


Vejam como ela ficou bem comprida. Essa abertura pode ser usada bem centralizada ou então como está aí na foto, mais de ladinho.


Detalhe da união das duas partes, corpo e gola.



Aqui está o esquema da parte do corpo. Usei 4 novelos de 100 gramas da lã Pérola da Pingouin (que eu amo!) nas agulhas 6,5.


Acompanhem comigo: 60 pontos sendo as 20 primeiras carreiras em ponto tricô dos dois lados. Depois passar para o ponto fantasia (que eu chamo de segredo) da seguinte forma: 2 tricôs de borda, *2 juntos em tricô, 1 laçada*, 10 tricôs de borda. Tricotar dessa forma até atingir mais ou menos 1,06m para tamanho P ou 1,13m para tamanho M. Para concluir, fazer 20 carreiras de tricô. Arrematar e reservar. Para a gola: trabalhar 40 pontos em ponto tricô no direito e no avesso por 80cm. Arrematar e costurar as duas pontas para formar um tubo. Costurar o lado de dois pontos de borda da primeira parte em um dos lados da borda do tudo da gola. Está pronta a capinha para chamar de sua!

Como sempre, qualquer dúvida é só falar, ok?

PS: como a fotógrafa aqui sempre deixa algo a desejar... dessa vez foi a dificuldade em manter o tom original da lã. As três primeiras fotos ficaram mais próximas do real. Ja á última ficou completamente diferente.

Beijokas e inté.



Estola aconchego

sábado, 10 de abril de 2010



Quando eu vi essa lã fofinha e de cor tão suave logo pensei em fazer uma peça aconchegante... E não é que a o nome da lã é justamente esse? ACONCHEGO!!!
A ideia inicial é que ficasse uma peça mais despojada, mas o eleito final foi justamente outro: uma estola toda pomposa que pode ser usada sobre um vestido social. Apesar da reviravolta gostei do resultado e percebi que chamou bastante atenção de outras colegas tricoteiras. Vamos à receita!

Material:
3 novelos de lã Aconchego da Círculo
1 novelo de lã fio simples (como Mollet da Círculo ou Brilho da Pingoim)
Agulhas de tricô número 6,5 e 7

Para começar a peça, coloque 9 pontos da lã Aconchego na agulha 7 e trabalhe em tricô no direito e avesso por 12 carreiras. Passe para lã Mollet ou Brilho, com foi duplo, na agulha 6,5. Faça da seguinte maneira: 1 meia, 1 aumento, 1 meia, 1 aumento.... até ficar com 16 pontos. Na carreira seguinte faça 1 tricô, 1 meia, 1 tricô, 1 meia... até o final. Depois é só seguir os pontos (ponto barra 1/1 até atingir 20cm). Parar de trabalhar com a lã lisa e voltar para a lã Aconchego, na agulha 7. Fazer 1 tricô, 1 aumento, 1 tricô, 1 aumento... até o final da carreira. O objetivo é ficar com 32 pontos. Trabalhar em tricô direito e avesso até atingir 1 metro. Voltar para a lã lisa fio duplo, agulha 6,5. Pegar de dois em dois pontos e fazer 1 meia, 1 tricô, 1 meia, 1 tricô... até o final da carreira. Nessa fase de diminuições deve-se ficar com 16 pontos. trabalhar em ponto barra 1/1 por 20cm. Passar para a lã Aconchego, agulha 7 e pegar de dois em dois pontos para fazer 1 carreira inteira em tricô. Para terminar, faça mais 11 carreiras em tricô e arremate.
Faça os devidos acabamentos e estará pronta sua estola.

Será que deu para entender???
Qualquer coisa é só deixar comentário com email para resposta.

Beijokas e inté mais.



Pelerine 3 botões Berilo

domingo, 14 de março de 2010


Inventei esse modelo no ano passado. Revejam aqui e aqui. Infelizmente os fios Esmeralda e Fabulous saíram de circulação. Como gosto de fazer esse modelo, resolvi mudar o fio e tentar...
Usei o lançamento da Pingouin, Berilo, junto com a Sedificada, também da Pingouin, na agulha número 10. Apenas 1 novelo de cada.
Quer fazer também?
Vamos à receita:
Coloque 32 pontos e trabalhe 6 carreiras em ponto tricô. A seguir faça da seuinte maneira: 6 tricôs, dois pontos juntos em tricô, 1 laçada, dois pontos juntos em tricô, 1 laçada... até restarem 6 pontos que devém ser feitos em tricô. Recapitulando: 6t, *2jt, 1l*, 6t. Avesso e direito da mesma maneira. Tecer até atingir 96cm. Para concluir o trabalho, fazer seis carreiras em tricô. O trabalho concluído deve ficar com 1 metro. Arrematar e costurar 2/3 de uma das pontas na lateral do outro lado. Pregar 3 botões sobre as partes costuradas. O 1/3 que não foi costurado fica como uma pequena gola ao se vestir a peça.
Veja mais fotos.




Qualquer dúvida é só falar!


Beijinhos e bom tricô.


Produção da semana - parte III

domingo, 7 de junho de 2009



A empolgação foi tamanha que fiz mais uma capinha/golinha/pelerine (chamem como quiserem!).
É variação do mesmo tema, ou melhor, da mesma receita que postei anteriormente. A única mudança foi na escolha dos fios e da cor: usei lã Esmeralda/Pingouin com lã Desejo/Pingouin em tons de cinza.


Também amei o resultado final.
Espero que tenham gostado da minha super produção dessa semana.
Beijinhos para todas que passam por aqui.
Muito obrigada pelos comentários carinhosos.
Tento retribuir as visitas na medida do possível.
Inté mais.


Produção da semana - parte II




Mais uma peça bem fácil de fazer e usar. Gosto de chamá-la de gola, mas na verdade é uma capinha ou pelerine que cobre os ombros e colo.
Usei dois fios diferentes: o Fabulous/Cisne junto com o Desejo/Pingouin. Já deu para perceber que gosto de trabalhar com combinação de fios, né? O trabalho fica mais encorpado, permitindo usar agulhas mais grossas e de maior rendimento.
Foram apenas 1 novelo de cada tipo.

Receita:

30 pontos nas agulhas número 10
Fazer 6 carreiras em ponto tricô.
Depois passar para o seguinte ponto: 4 tricôs, *2 juntos em tricô, 1 laçada*, 4 tricôs
Trabalhar dessa maneira (avesso e direito) até o trabalho atingir uns 96cm.
Para concluir, fazer mais 6 carreiras só de ponto tricô.
Arrematar.
Dividir uma das pontas em três partes e costurar 2/3 na lateral do outro lado. A parte que sobra deve ser virada ao vestir, para formar uma pequena golinha. Pregar três botões sobre a parte costurada.
Ficou linda, não? É uma pena não poder mostrar a textura do trabalho pronto: super macia!



Espero que tenha dado para todo mundo entender. Qualquer coisa, falem que explico melhor.
Beijinhos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO