Showing posts with label guest posts. Show all posts
Showing posts with label guest posts. Show all posts

friends: Muffins de banana e mirtilos

30.1.14
Conheço a ana dos meu tempos de escola. Apesar de termos seguido a mesma área de formação universitária fizemos percursos um pouco diferentes mas sempre nos fomos acompanhando. Há já algum tempo que eu sabia que a Ana gostava de se dedicar aos doces como forma de terapia (e não só) por isso nada mais natural do que finalmente a ter por aqui. Eu vou experimentar estes muffins logo que possa que é o mesmo que dizer, logo que tenha bananas maduras! Obrigada Ana!
Muffins ALCmuffins ALC 2 muffins 003 muffins 004 muffins 008 muffins 006 muffins 009 Tudo começou no ano passado, quando, às minhas horas terapêuticas de culinária, juntei a febre dos muffins e cupcakes. Comecei a testar receitas. Massas de laranja, baunilha, chocolate, 'double chocolat', 'red velvet'... e coberturas de creme de manteiga, brigadeiro, chocolate branco. Enfim, uma perdição para aqueles que querem manter a linha. O problema foi que, como habitualmente como mais com os olhos, quem tinha comer a maioria dos bolos era o Roberto, meu marido, que rapidamente (depois do 3º e 4º bolo) se começou a queixar. 
Foi assim que decidi fazer uma receita mais saudável, que desse aquele gostinho do doce mas sem provocar dor na consciência e aumento de gramas na balança. Encontrei esta receita de muffins integrais de banana e mirtilos do Gordon Ramsay e fiquei logo fã. 
Tenho habitualmente bananas em casa (isto de ter uma avó que, mesmo morando a 5 minutos do centro, ainda tem uma fazenda em casa com bananeiras, dá sempre jeito) e adoro frutos silvestres. Além disso, a receita era extremamente fácil, rápida e nem precisava de recorrer à batedeira (iupiii, menos loiça para lavar!).
Por isso, foi fácil ficar rendida, ainda mais porque os muffins são óptimos. 

Aqui vai a receita: 
2 bananas grandes maduras 
300 g de farinha integral 
1 1/2 colher de chá de fermento em pó 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
100 g de açúcar mascavado claro 
1 ovo grande 
 75 g de manteiga derretida 
285 ml de buttermilk (o Pingo Doce tem já à venda, mas se não encontrar basta juntar a esta quantidade de leite 2 colheres de chá de vinagre branco)
200 g de mirtilos 
Açúcar mascavado escuro q.b. para polvilhar 

Comece por descascar as bananas e esmagar com um garfo. Reserve. Numa taça junte, a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Misture. Depois faça um buraco no meio desta mistura e deite o ovo, o buttermilk, a manteiga e as bananas esmagadas. Misture bem. Depois é só juntar os mirtilos e envolver devagar. Com o forno previamente aquecido a 180 graus, coloque esta mistura nas forminhas e polvilhe com açúcar mascavado escuro. Depois é só levar ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos (até ficarem dourados). Quando estiverem cozidos, retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente para desenformar e resta esperar que estejam frios para 'atacar' este (not so) guilty pleasure :)

Friends: New York Cheesecake

6.1.14
Já andávamos com esta receita do NY Cheesecake para trás e para a frente há meses. Da primeira vez que a provei fique fã e quando comecei esta série, depois do bolo de nutella disse à Sara que tinha que nos mostrar como fazia este cheesecake. Mas as fotografias não sairam bem à primeira e como tive a felicidade de voltar a encontrar-me com o NY cheesecake, claro que não perdi a oportunidade de o fotografar para completar o guest post. Mas a fome era muita e estávamos a 1 de Janeiro por isso perdoem-me a não tão boa qualidade das duas fotografias finais.
Nesta versão a cobertura foi de Pitanga. Divinal é o único termo que me ocorre.
Obrigada Sara!

cheesecake cheesecake 2 cheesecake 3 Esta receita foi-me dada por uma amiga a primeira vez que fui a NY, mas nunca o fiz até ter chegado a idade adulta. A receita é óptima e permite mil variações, as preferidas cá de casa indico no final. 

Este Cheesecake deve ser feito de véspera pois é melhor se for refrigerado de um dia para outro, ou pelo menos, de manhã para a noite. 

Base 
200 g de bolachas digestivas
140g de manteiga sem sal derretida 
1-Colocar as bolachas no robot de cozinha e misturar até obter migalhas finas. 
2-Juntar lentamente a manteiga com a misturadora em funcionamento. ( se tal não for possível deitar muito pouca manteiga de cada vez e misturar bem no robot para as bolachas ficarem uniformemente ensopadas na manteiga). 
3- Untar e forrar com papel uma forma de fundo amovível de 23 cm. 
4- Deitar a mistura na forma e espalmar na base com uma colher. 
5- Colocar no frigorifico enquanto prepara o recheio. 

Recheio 
900g queijo philadelphia a temperatura ambiente ( atenção não usar o light porque não resulta) 
180g de açúcar fino 
1 vagem de baunilha 
4 ovos 
1- Pré-aquecer o forno a 150 graus.
2- Juntar o queijo creme, o açúcar e a baunilha numa taça e bater numa velocidade baixa até formar uma mistura cremosa. Retirar a massa que fica colada na taça e misturar bem. 
3- Juntar os ovos inteiros um a um e bater cuidadosamente, envolvendo bem os ovos na massa até esta ficar cremosa e macia. Retirar a massa que fica colada a taça e misturar bem. 
4 - Para a massa ficar mais leve bate-la 20 segundos na velocidade máxima, com cuidado para o queijo creme não se separar. Retirar a massa que fica colada na taça e misturar bem. 
5- Colocar a mistura em cima da base de Cheesecake e levar a forma ao forno dentro de outra maior com àgua até 2/3 da forma. (Se colocar no forno sem àgua o cheesecake pode rachar no centro...) 
6- Deixar cozer 30 a 40 minutos no forno a 150 graus, devendo o Cheesecake ficar dourado mas trémulo no centro. 
 7- Arrefecer na forma e levar ao frigorifico uma noite. 
8- Desenforme e sirva! 

As variações: Experimente juntar à massa framboesas ou mirtilos...fica muito bom! 
Experimente juntar 2 colheres de sopa de cacau em pó a base e 200 g de chocolate derretido e arrefecido à massa do Cheesecake ( depois do ponto 4 da receita) envolvendo cuidadosamente na massa. Fica um Cheesecake de chocolate! 

Para uma versão mais leve use apenas 600 g de philadelphia e 300 g de mascarpone e junte a raspa da casca de um limão. A massa fica muito cremosa e saborosa! 

Experimente fazer a base com bolachas Oreo ( costumo fazer com 28 bolachas em migalhas finas com 50 g de manteiga) e juntar Oreo ( umas 12 bolachas) grosseiramente partidas à massa antes de ir ao forno! As criancas adoram!

Cheesecake com cobertura de cranberries: 400 g de arandos frescos, sumo de 1 limão e 150 g de açúcar em pó. Leve ao lume 300 g de arandos, o sumo de limão, açúcar e 50 ml de agua em lume baixo, até os arandos estarem moles e o molho mais grosso ( mais ou menos 10 minutos). Junte os restantes 100 g de arandos e deixe arrefecer. Quando estiver morno cubra o cheesecake desenformado. Leve a refrigerar ao frigorifico uma noite antes de servir.

Friends: Sandra - Manga e Papaia

5.12.13
A amizade com a Sandra foi uma daquelas coisas boas, mesmo boas, de ter um blog. Passámos da amizade virtual para a real muito rapidamente porque na verdade, é impossível não gostar da Sandra logo ao primeiro contacto. A sério, acreditem quando vos digo, que a simpatia e generosidade está desde logo presente. A Sandra, para além do Manga e Papaia que tem com a irmã Vera, tem um blog de cozinha que têm que visitar, o Cozinha sem Avental e naturalmente que não podia estar de fora desta série. E a receita é qualquer coisa de especial...
  guest post_sandraDSC_0411 DSC_0415 DSC_0418 DSC_0421 DSC_0423 DSC_0424 DSC_0439

Já me tinha esquecido como são boas estas argolas, mas andava com ideia de as fazer, por isso quando a Patrícia me convidou para o 'guest post' a primeira receita que me veio a cabeça foram as argolas douradas da minha mãe. 
No Alentejo quando o frio chega, os fins de semana são celebrados com fatias douradas ou argolas douradas, eu sinceramente já não me lembro há quantos anos não comia, muitos, muitos..... fico a pensar mais de 10/15 de certeza como é possível! 
São deliciosas ficam com uma capa estaladiças e são fofas por dentro. 
Outra coisa fantástica destas argolas é que são super fáceis de fazer, então é assim: 1 ovo 4 colheres de sopa de açúcar 1 de manteiga derretida 2 de leite 12 de farinha (usei branca de neve com fermento) Óleo para fritar.
Numa tigela juntar um ovo com 4 colheres de sopa de açúcar, de seguida a manteiga e o leite, incorporar depois a farinha. Trabalhar a massa com um pouco de farinha (3 colheres) fazer rolinhos e depois as argolas. Fritar de ambos os lados até ficar bem dourado, cerca de 5 minutos. 
Envolver em açúcar e canela quando ainda estão quentes. Servir mornas com chá.
Esta é a receita para uma tarde de fim de semana de inverno se for acompanhado de sol ainda melhor, como este que está lindo!

friends: As sugestões da Daniela

2.12.13
No outro dia tivemos as sugestões para menino da Lu e hoje temos as sugestões da Daniela para menina. Porque quando falamos de moda para os mais pequenos o Rebuçado Ácido é paragem obrigatória especialmente para quem gosta de ver os mais pequenos vestidos com um toque fora do comum. Eu, como adoro, sou leitora ávida desde o início. E quero a saia vermelha para mim. E os vestidos. E tudo basicamente.
Guestpost_daniela_VF


Para estas sugestões fiz uma pequena selecção de peças que a M. poderia vestira na noite de Natal ou em qualquer outra altura para dizer a verdade. São peças simples, versáteis e giras que sei que ela ia gostar de usar. Se vai usar alguma destas na noite de Natal? Ainda não sei....talvez!
Para estas escolhas tenho o preto como uma das cores predominantes porque é uma das minhas preferidas, combinando com collants ou com algum padrão mais forte ou também com peças em vermelho que combinam bem com o preto para o Natal.
A sweatshirt das árvores é linda e faz-me lembrar a neve e o inverno, ideal para esta altura.... 
E se precisarem de mais sugestões já sabem que podem passar sempre pelo Rebuçado Ácido porque vai ter muitas por e para esta altura!

Friends: As sugestões da Lu

25.11.13
Quando o assunto é moda infantil tenho uma paragem incontornável: Rebuçado Ácido. Foi a Lu que me ajudou a encontrar a roupa do Manuel para o seu Baptizado e é a ela que recorro muitas vezes com dúvidas sobre estilo e qualidade quando chega a hora de vestir o meu filho. Por isso e porque sei que vestir crianças para alturas de festa pode ser um labirinto, resolvi desafiar a Lu a dar-nos sugestões para menino. Eu estou apaixonada pela sweater 8 da Bang Bang Copenhagen....e vocês?
Lu_guest post_final_VF
1/ 2/ 3/ 4/ 5/ 6/ 7/ 8/ 9/ 10/ 11/ 12


Primeiro de tudo, muito obrigada Patrícia por este convite! Quem segue o meu blog sabe bem que eu adoro fazer listas e pesquisar novas marcas e roupa para crianças porque eu sou simplesmente apaixonada por moda infantil e ter um blog só tem feito aumentar a minha paixão. Logo que comecei a escolher sugestões para este post, dei por mim a fazer a lista como se fosse uma wishlist para o meu filho de 5 anos. Talvez notem que as opções não são as mais obvias para a noite de Natal. Mas a verdade é que eu aprendi a me adaptar aos gostos dele e aceito bem o fato dele se recusar a usar camisas e calças sociais. Por isso o resultado final desta lista é: conforto, estilo e imensa qualidade."

Friends: Saco do pão-por-deus...

29.10.13
Quando idealizei esta série claro que imaginei desde logo a Luísa Spínola a integrá-la com o seu Atelier Gatafunhos. E como ela ia ensinar a fazer sacos para o Pão-por-Deus, achei que era a oportunidade ideal e lá fui atrás dela.

pao por deus  IMG_1395 IMG_1396 IMG_1420 IMG_1413 IMG_1500 IMG_1516 IMG_1522 IMG_1532

Vamos fazer um saco de pão-por-deus? 
E porque é bom manter as tradições e dar continuidade ao ritual das crianças a pedir o pão-por-deus ... e claro,  porque também sou teimosa e não gostava que se perdesse uma das nossas bonitas tradições, resolvi quando o Alfazema e Chocolate me convidou para realizar workshop - e sem saber que era também a ideia da Sara e da Mariana - resolvi, dizia eu, ajudar a ensinar a fazer saquinho do pão-por-deus. 
Esta actividade que reuniu pais e filhos, começou logo pela manhã por apanhar folhas no jardim do Almirante Reis, folhas que serviriam de inspiração e moldes para fazer os carimbos com os quais iríamos estampar os tecidos. Desenhadas as folhas numa borracha (print block) seguiu-se a imaginação das crianças, uma sugeriu que fizéssemos uma abóbora, depois vieram as castanhas, bolotas, nozes,...,  tudo serviu de inspiração para fazer carimbos. 
O passo seguinte, já contou com a ajuda dos pais, e com uma goiva esculpiram a borracha e deram-lhe a forma desejada. Logo de seguida fizemos a estampagem utilizando tintas de tecido.  A impressão no tecido de pano cru resultou em bonitas combinações de formas e cores e deram ao pano uma nova vida. 
Coser à mão os sacos não foi tarefa fácil e demorou um bocadinho mais do previsto, mas no fim foi com enorme satisfação que vi todos eles a irem para casa com o seu saco e tenho a certeza que no dia 1 de Novembro ao encher os sacos com nozes, castanhas, frutas este vão ter um sabor diferente e uma historia a acompanhar.

Material:
Print block; Batedor; Tinta; folhas e frutos; papel vegetal; lápis; linha e agulho; cordão e alfinete de dama; tecido.


Passos:
1. Encontrar folhas ou frutos que sirvam de inspiração;
2. Desenhar no papel vegetal com lápis;
3. Virar o desenho para o print block e contornar por cima do desenho para que este passe para a borracha;
4. Esculpir com a goiva dando os relevos desejados (espreitem aqui com maior detalhe outro exemplo de carimbos!);
5. Passar a tinta de tecido no print block com o batedor de forma a não ficar muita tinta de uma vez para não borrar;
6. Carimbar;
7. Deixar;
8. Coser e deixar uma virola por dentro para enfiar o cordão;
9. Com a ajudar de um alfinete de dama na ponta, enfiar o cordão;
10. Saco pronto!

Friends: Yummy cake...

14.10.13
Fico muito feliz por poder concretizar esta ideia que tinha há já algum tempo de convidar amigos das mais diversas áreas para partilharem no Short Story algumas das suas melhores dicas. Neste primeiro guest post temos a Sara Marques que tem só uma das melhores mãos para a cozinha que conheço. Sem exageros. Sabem quando alguma coisa fica na moda? Um ingrediente, um género de cozinha? Quando se começa a ouvir falar, já ela faz isso há anos. Mas tem bem a quem sair. Das minhas memórias de infância fazem parte os almoços na casa dela. Se havia uma certeza que levava é que ia - para além de comer muito bem - descobrir novos sabores. Ainda hoje sonho com o risotto de abóbora amarela assada. Prometo que vou convidá-la mais vezes e que vou convencê-la a aceitar. Prometo.

Hoje temos um bolo de Nutella. Perfeito para estes fins de semana cinzentos de Outono!

bolo de nutella bolo nutella 2 bolo nutella 4 bolo nutella 5
Cá em casa somos fans de Nutella, cheesecake de Nutella, bolachas de Nutella, grissinis com Nutella...a nova moda é o bolo com Nutella! É bom, húmido e super fácil de fazer!

BOLO
Ovos- 6 (grandes)
Sal - 1 pitada
Manteiga sem sal - 125g
Nutella - 400g
Frangelico* ou Rum ou Água - 1 colher de sopa
Avelas moídas - 100g
Chocolate (até 68% cacau)* - 100g


GANACHE
Natas - 125ml
Chocolate( até 68% cacau)-125g
1 colher de sop de Frangelico, Rum ou água.
100 g de avelãs peladas para enfeitar



1-Retirar a manteiga do frigorifico para amolecer ( ou levar ao microondas);
2- Pré- aquecer o forno a 180 graus;
3- Derreter o chocolate em lume baixo e deixar arrefecer;
4 - Separar as claras das gemas e bater as claras em castelo com uma pitada de sal até ficarem firmes;
5 -Misturar a Nutella com a manteiga.
6 -Juntar o Frangélico ( ou Rum ou água), as gemas e as avelãs e misturar bem.
7- Juntar o chocolate derretido arrefecido e misturar;
8- Entretanto preparar uma forma de 23 cm untada e com papel no fundo; para ser mais fácil desenformar. Pode ser utilizada uma forma de fundo amovível.
9- Juntar 1/3 das claras em castelo e envolver bem na massa, de seguida juntar as restantes claras e envolver cuidadosamente.
10- Levar o bolo ao forno cerca de 40 minutos ou até que as bordas descolem da forma. Retirar do forno e deixar arrefecer na forma. Desenformar quando estiver morno.
11- Para o ganache, juntar num tacho as natas, o chocolate e o Frangélico, e deixar o chocolate derreter em lume baixo. Quando o chocolate estiver derretido retirar o tacho do lume e misturar bem.
12- Entretanto levar as avelãs peladas a dourar numa frigideira, ir rodando as avelas para o dourado ficar homogéneo. Retirar do lume e deixar arrefecer.
13- Cobrir o bolo com o ganache e enfeitar com as avelãs quando estas estiverem frias.


O bolo pode ser servido morno ou frio e também como sobremesa, aquecido com uma bola de gelado. *Já o fiz em formas individuais com uma colher de Nutella no meio e sal por cima e fica super yummy!
* já fiz com chocolate com mais cacau mas não fica tão bom.
* quem adore avelãs deve fazer o bolo com Frangélico!


Eu vou fazê-lo à primeira oportunidade e não vou esperar por um dia cinzento porque pressinto que isso será tempo demais.

Desejos para a Primavera/Verão

14.3.13
Desde que o Manuel nasceu tive sempre muita dificuldade em encontrar roupa que gostasse para ele nas lojas mais tradicionais. Não gostava de o ver vestido como se fosse um homenzinho em ponto pequeno e queria sobretudo vê-lo confortável e de preferência com um toque irreverente. Mas alguém já tentou encontrar por exemplo leggings de rapaz? Lembro-me de perguntar nas lojas e ficarem a olhar para mim como se estivesse a pedir uma qualquer extravagância. Mas lá fui descobrindo online todo um mundo à medida do que procurava. E nesses encontros descobri o Rebuçado Ácido que punha na montra tudo aquilo que eu gostava e muito mais. A cada post que colocam com as sugestões de novas marcas e colecções fico colada ao ecrã e vou namorando longamente as peças e os gostos da Daniela e da Lu que têm um olhar apurado para apanhar ainda no ar uma boa colecção.

Bom, tudo isto para dizer que hoje estamos como convidados no Rebuçado com uma wishlist do que gostava de ter para o Manuel para esta Primavera/Verão.

Tratem de ir espreitar se faz favor!

Hoje abrimos a porta....(5)

19.12.12
....à mãe mais habilidosa da blogosfera portuguesa: a Constança Cabral do Saídos da Concha !
Nesta iniciativa dos guest posts andava cheia de vontade de convidar a Constança mas convencida de que a resposta seria qualquer coisa como: Estou a mudar-me para o outro lado do mundo, não leu?! E como o tempo já nos escapa por entre os dedos sem mudanças de casa (país, continente já agora) imaginei que ela não fosse ter tempo nem para ler o e-mail. Mas teve e ainda arranjou mais uns minutos para "baralhando e dando de novo" nos deixar uma sugestão para uma árvore de Natal.
Na maioria das vezes a melhor ideia está...mesmo à frente do nosso nariz mas nós procuramos tanto a criatividade que tendemos a não ver o óbvio. E com o que tinha ali à mão a Constança fez a árvore mais bonita que pode haver (fiquei cheia de vontade de ir catar galhos ao jardim mas tenho para mim que os de Inglaterra são mais bonitos, pelo menos nas mãos dela parecem!).
Os posts do Saídos da Concha são sempre feitos com uma elegância e criatividade que cativam e fico sempre cheia de vontade de experimentar tudo (falta é um bocadinho de jeitinho mas enfim...).
A  juntar à àrvore podemos seguir o tutorial dos enfeites mais bonitos de todos! Para além de ideais para os mais pequenos pegarem, jogarem, meterem na boca. Todas aquelas actividades que adoram!

saidos-da-concha-11
saidos-da-concha-6
Obrigada Constança pelas sugestões! Tenho a certeza que o nosso Natal vai ser mais colorido! E convenhamos que esta ideia de árvore é daquelas que dá para fazer assim de última hora!

E assim foi...

17.12.12
...durante o fim de semana resolvi aproveitar o tempo livre para experimentar algumas das ideias que foram aqui deixadas nos guest posts. Na Sexta-feira fiquei com os presentes da família prontos e faltava-me embrulhá-los e identificá-los por isso nada melhor do que aproveitar esta ideia  do Rebuçado Ácido e esta ideia da Luísa Spínola.

Deixem-me que vos diga, que elas tinham prometido que era fácil e efectivamente é muito fácil e muito em conta. Para além de que o resultado final não podia ser mais adorável.

durante-o-fim-de-semana-1
Este fim de semana marcou também o início da novena de Missas do Parto (uma tradição que acontece só na Madeira) e nós temos entre amigos e família a tradição de ir à Camacha e depois juntarmo-nos num pequeno almoço de cantorias para o qual preparei estes pickled eggs que andava cheia de vontade de experimentar. Já no post anterior  tinham manifestado vontade de experimentar e agora já posso dizer-vos que sim: são deliciosos!

durante-o-fim-de-semana-21
E entretanto no tempos mortos de sofá comecei a fazer um gorro para o Manuel.

Hoje abrimos a porta... (4)

14.12.12
...ok, faltam-me palavras para apresentar esta que é uma das minhas artistas plásticas preferidas. Assim, do mundo inteiro e arredores. Quem a conhece sabe do que falo e quem não a conhece tem que tratar de conhecer!

A Luísa Spínola vive e expõe na Madeira mas poderia muito bem fazê-lo em qualquer parte do mundo porque as histórias que conta através do seu trabalho podem ser interpretadas em qualquer língua. Mas para além do talento a Luísa tem outras duas qualidades que para mim são distintivas nela: simpatia e humildade. Por isso claro que me lembrei logo de convidá-la para um guest post aqui no Short Story apesar de ela (ainda?) não ter blog. Mas o que ela tem é um Atelier - Gatafunhos - onde desenvolve uma série de actividades para todas as idades. Mas as dos mais novos são as que mais me chamam a atenção e não tarda nada lá estarei com o Manuel a dar asas à imaginação com as propostas de cursos que ela tem.

Mas então, por tudo isto, lembrei-me que seria engraçado ela aqui dar uma sugestão e tão revelador do que vos digo sobre a Luísa foi a sua primeira preocupação: sugerir algo que todos conseguíssemos fazer e que não fosse dispendioso. Escusado será dizer que vou já a correr fazer estas etiquetas para todos os presentes cá de casa.


Luisa-Spinola-final-2"text-align: center;"> Luisa-Spinola-final-3 luisa-spinola-final-4 Luisa-Spinola-final-5
Feliz Natal Luísa!

Hoje abrimos a porta ... (3)

13.12.12
ao blog mais saboroso que por aí anda: Manga e Papaia !
Adoro a ideia de um blog escrito a 4 mãos, então por duas irmãs acho que o resultado só podia ser este: um blog bem disposto e sobre temas variados que nos surpreendem a cada post. Tem graça ver como muitas vezes os posts parece que vão sendo feitos pelo caminho, entre as casas das irmãs. Como este que agora nos apresentam, que começou com a Vera, passou pela Sandra e terminou com a Sofia. Ah, pois, não vos contei que há por ali uma princesa. Têm que passar por lá a descobrir, vão de certeza adorar!

....

Adoro o Natal, a minha família sempre me ensinou que esta é uma época de rituais, de preparar os dias de aconchego. Este que é o segundo natal da Sofia e está a ser preparado de forma especial. Quando vi a árvore que a Patrícia preparou para o Manuel fiquei deliciada, estes traquinas nestas idades só querem por e tirar enfeites e brincar com eles e por isso temos de ter muito cuidado com o tipo de materiais que são feitos. Acho que começamos a falar na árvore de Natal e nessa altura  a Patrícia lançou-nos o desafio do DIY de Natal. A Manga e Papaia não só ficaram super entusiasmadas como planeamos logo fazê-lo juntas, quando? No fim de semana de 1 de Dezembro. Como a vida nos trocou as voltas mais uma vez este projecto começou no Alentejo e acabou no Porto.

A Tia Verinha fez os desenhos em tela branca (de lençol), com canetas para tecido. Claro que os desenhos foram inspirados na pequena...com uma pitada de Natal.

Manga-e-Papaia-final-1-1024x965
A mãe Sandra recortou os desenhos, colocou algodão no interior e colou com cola especial para telas (e ficou fã desta cola). Para mães mais talentosas aconselha-se cozer com linha vermelha.
Depois esperar um pouco e voltar a recortar.
Até o pai S. fez um Panda.


Manga-e-Papaia-final-21Feliz Natal da Manga & Papaia!
MP9-680x1024

Hoje abrimos a porta... (2)

10.12.12
...ao irmão mais novo da blogosfera nacional (cof, cof que nós parecemos aquelas crianças de 1,5 que olham para uma de 9 meses e dizem:bebé!). Se ainda não conhecem o Rebuçado Ácido corram a descobrir aquele que é já uma visita diária na minha lista.  As sugestões das autoras - duas mães que decidiram lançar-se à aventura neste blog - são todas de um bom gosto que vai levar-me à ruína! Não vão encontrar o óbvio mas vão de certeza encantar-se pelo toque especial.

Aqui vai a sugestão de Natal do Rebuçado Ácido. Não vou dizer espero que gostem porque tenho a certeza que vão adorar.

rebucado-acido-1-1024x985
Muita gente deve se lembrar dos carimbos de batata. Eu me lembro de ter feito algumas vezes na minha infância. Quando estávamos a planear o que fazer para este post super especial lembramos deles. Primeiro porque tinha que ser algo giro, ao mesmo tempo lúdico, divertido e colorido, como o nosso blog. E segundo porque queriamos envolver os nossos filhos nessa tarefa. Claro que sabíamos que não seria simples fazer trabalhos manuais com 3 crianças entre 1 e 4 anos. Mas resolvemos arriscar.

rebucado-acido-2-943x1024
Materiais necessários para fazer o papel de embrulho:

· Batatas cortadas ao meio

· Tinta guache colorida

· Papel craft ou menos o verso de papel de embrulho normal (alguns custumam ter o aspecto craft)

· Pratinhos rasos para misturar a tinta

· Ajudantes bem dispostos (muito importante!)

Depois é só seguir os passos indicados nas fotografias, não tem erro, é brincadeira de criança literalmente.
rebucado-acido-3-943x1024
Os nossos filhos divertiram-se muito, cada uma a seu modo. E as mães também resolveram fazer a sua versão, mais "arrumadinha" e "limpinha", com as nossas cores, o verde e o preto.

Nós apreciamos muito o resultado final, esperamos que gostem da dica!
rebucado-acido-4-1024x757
O Rebuçado Ácido deseja um Feliz Natal a todos!

Vamos abrir a porta...

28.11.12
...às nossas bloggers favoritas! O conceito não é novo e um pouco por toda a blogosfera internacional os guest posts promovem a troca de experiências, de dicas, sugestões sempre a pensar nos leitores para que assim possam conhecer mais e melhor o que acontece pelos blogs.

A propósito dos projectos de Natal para os mais novos, pedi a algumas bloggers (e não só) portuguesas para deixarem aqui no Short Story uma sugestão para decoração feita em casa (DIY) nesta época de festa.

A nossa primeira convidada é a Magda do Mum´s the Boss ! O blog desta mãe é um achado para todas as mães que procurem dicas e queiram ficar a conhecer melhor conceitos como "parentalidade positiva" (eu!) ou "coaching parental" (eu!).

Bom mas e então, decoração de Natal. Depois das árvores que mostrei aqui e aqui faltava mesmo um Calendário do Advento e é isso que a Mum´s the Boss nos ensina a fazer, assim passinho por passinho. E o enfoque não é na forma mas no conteúdo ou não fosse ela especialista em mostrar-nos a importância destes pequenos grandes pormenores da "parentalidade".

calendario-mums-the-boss
Quando penso em Calendário do Advento a minha maior dificuldade não é só a forma, o como o hei-de fazer mas também o que lá hei-de colocar. Para que não sejam só pequenos presentes mas algo que nos faça efectivamente dar valor à magia do Natal.

A Mum´s the Boss preparou todos os dias do calendário e disponibiliza-os aqui e cada dia é uma festa. Ora vejam lá esta semana:

calendario-mums-the-boss1-
As ideias são assim: todas giras! Mas adorei esta de escrever uma história de Natal em família. Quem sabe para o ano se não conseguimos?! Estou a vibrar só com a ideia de ter o Manuel a ajudar-nos a escrever uma história...

E vocês, já fizeram o vosso?

AddThis