Foi assim que decidi fazer uma receita mais saudável, que desse aquele gostinho do doce mas sem provocar dor na consciência e aumento de gramas na balança. Encontrei esta receita de muffins integrais de banana e mirtilos do Gordon Ramsay e fiquei logo fã.
Tenho habitualmente bananas em casa (isto de ter uma avó que, mesmo morando a 5 minutos do centro, ainda tem uma fazenda em casa com bananeiras, dá sempre jeito) e adoro frutos silvestres. Além disso, a receita era extremamente fácil, rápida e nem precisava de recorrer à batedeira (iupiii, menos loiça para lavar!).
Por isso, foi fácil ficar rendida, ainda mais porque os muffins são óptimos.
Aqui vai a receita:
2 bananas grandes maduras
300 g de farinha integral
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
100 g de açúcar mascavado claro
1 ovo grande
75 g de manteiga derretida
285 ml de buttermilk (o Pingo Doce tem já à venda, mas se não encontrar basta juntar a esta quantidade de leite 2 colheres de chá de vinagre branco)
200 g de mirtilos
Açúcar mascavado escuro q.b. para polvilhar
Comece por descascar as bananas e esmagar com um garfo. Reserve. Numa taça junte, a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Misture. Depois faça um buraco no meio desta mistura e deite o ovo, o buttermilk, a manteiga e as bananas esmagadas. Misture bem. Depois é só juntar os mirtilos e envolver devagar. Com o forno previamente aquecido a 180 graus, coloque esta mistura nas forminhas e polvilhe com açúcar mascavado escuro. Depois é só levar ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos (até ficarem dourados). Quando estiverem cozidos, retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente para desenformar e resta esperar que estejam frios para 'atacar' este (not so) guilty pleasure :)