Showing posts with label Gravidez. Show all posts
Showing posts with label Gravidez. Show all posts

Bem vinda...

8.2.17
A nossa menina chegou no dia 4 perfeita e saudável. Demos-lhe o nome das duas avós que são as estrelas mais fortes do nosso céu e que sabemos que estão a olhar pelos netos e por nós com os corações a transbordar de felicidade. Isabel Eufémia.

Meu amor, não sei como vivemos sem ti até agora. O que sei é que estamos aqui , todos juntos para te acompanhar pela vida fora.

Os irmãos estão numa espécie de namoro permanente. O Manuel intitula-se o guardião da mana e o Joaquim aproveita todas as oportunidades para ir fazer festinhas e dar beijinhos. Estou tão orgulhosa nesta nossa família que às vezes parece que o meu coração vai rebentar.

Bem vinda meu amor.

A contagem final... #39 semanas

1.2.17

Aqui estamos nós, oficialmente a dias de conhecer a nossa menina. Apesar de me sentir em forma e ágil, a barriga já pesa e já me sinto a contar pelos dedos os dias para o nascimento. Os miúdos têm as melhores reacções à barriga. Desde o wooww ou epáááá do Joaquim à pergunta intrigada do Manuel, Mãe tu vais explodir não é? E depois a mana sai?. E de facto é assim que me sinto por estes dias: prestes a explodir.  Para não falar nas vezes que o Joaquim me tenta espetar o dedo na barriga quando me apanha desprevenida. Fá-lo com um ar intrigado, de quem quer ver o ar que está dentro do balão :)!Às vezes, passada uma semana, acho que a barriga estabilizou e nem a sinto a crescer mas depois olho para as fotografias e compreendo perfeitamente os wow´s e o espanto dos meus filhos. Agora estamos por aqui, todos juntos, a aproveitar os nossos últimos dias a quatro enquanto fazemos planos para a chegada da nossa menina.

Dias calmos... #37 semanas

18.1.17

E aqui estamos nós. 37 semanas. Não sei bem para onde foi o tempo mas passou a correr. Especialmente estes últimos meses. Sem exagero: voaram. Os percalços que fomos tendo pelo caminho parecem agora tão distantes que já nem me lembro com grande detalhe.


Depois de ter dado - fortes - sinais de que poderia chegar antes do tempo, eis que com calma e descanso, tudo acalmou e agora estamos nesta doce espera para que a nossa menina chegue quando estiver pronta para isso. O descanso diria que tem sido a parte mais difícil desta gravidez. Mas tudo se conseguiu com muita ginástica familiar que me surpreende de todas as vezes. Os miúdos já se têm mostrado uns valentes irmãos mais velhos e tenho a certeza que vão ser o orgulho da irmã que está quase a chegar. Para nós, pais, já são. Surpreendem-nos a cada dia com toda a sua capacidade de adaptação a tantas mudanças na certeza de que, desde que estejamos juntos, estaremos sempre bem.
Quanto a mim estou a desfrutar esta que será provavelmente - estou a brincar, é é! - a minha última gravidez. A preparar as coisas para a chegada da nossa menina e a lembrar-me, todos os dias, das suas avós. Tenho a certeza que estão a delirar com esta chegada tanto quanto nós. A avó paterna sempre disse que ela ia chegar. E aqui estamos nós, a contar os dias.

* e estou a usar uma das minhas peças preferidas! O colete que fiz, lembram-se?

À espera... #34 semanas

3.1.17


Depois de alguns sustos e percalços chegámos aquela fase em que tudo parece já apenas uma questão de espera tranquila pela chegada da nossa menina. Tranquila tanto quanto pode ser com dois rapazinhos em casa que não são dados a grandes descansos. Mas mesmo assim, senti-mo-nos bastante tranquilos e preparados para esta nova fase que aí vem. Preparados mentalmente porque na verdade, ainda não preparei o saco e aquelas coisas dos bebés mas prometo que amanhã o faço. Um destes dias o Joaquim olhou para a minha barriga despida e soltou um "uau" sonoro com um enorme ar de espanto e não resistiu a ver tocar e fazer festinhas à mana mesmo sem compreender muito bem o que o espera. Acho que não está preparado para ceder o lugar de caçula desta nossa família mas acredito que vai dar um maravilhoso irmão mais velho. O Manuel já é o protector da mana como se assume sempre da mãe. Protege-me a barriga e às vezes pede silêncio para que ela possa dormir.
A maior parte dos dias nem acredito que esta é mesmo a minha família. Exactamente o que eu sonhava. Aconteceu. Com todas as letras.
Vestir esta barriga por esta altura é que nem sempre é fácil e não me apetece nada comprar roupa que depois não vou usar. Tenho ainda alguns vestidos que me servem, como este preto que tem tido um uso bastante assíduo e vou tentando combinar a mesma meia dúzia de peças de muitas maneiras diferentes. Este casaco foi uma compra recente daqui à qual não resisti depois de o ter visto numa amiga minha (obrigada Cat!). Tenho-o usado sempre com esta gola amovível que vou usando sobre vestidos e malhas também, e estou apaixonada pela combinação.
E espero continuar a caber nesta meia dúzia de peças durante mais umas semanas! (se bem que esta barriga está agora a ganhar proporções que me parecem épicas, ainda assim, menor do que antes :) )
Bom Ano a todos!

Quase 3!

9.12.16
Não sei bem explicar mas é como se de repente tudo se tivesse tornado mais real. Os rapazinhos estão sempre a perguntar pela mana. As dúvidas mais diversas e os cuidados comigo. Acho que provavelmente por verem a barriga a crescer (e crescer, e crescer...). Eu também comecei a dar por mim a tratar de coisas que achava que davam imenso tempo. Cuidados para ela para os primeiros dias. Incrível como tão rapidamente nos esquecemos que eles um dia são tão pequeninos e tudo me parece agora minúsculo. Tive que pedir uma lista detalhada da maternidade porque não me lembrava de nada nem tinha nada tratado (continuo a achar que ainda tenho muito tempo...).

Por estes dias, com o Calendário do Advento, os rapazinhos cá de casa também têm tido muitas dúvidas em relação a Jesus e o Manuel às vezes faz-nos comentários e conversas que nos deixam de queixo caído, muitas vezes sem resposta pronta. São verdadeiras pilhas de energia que depois nos surpreendem com os maiores gestos de carinho. Um destes dias, ao deitar o Joaquim (hora difícil por norma porque ele deve achar que dormir é para bebés), acabei por me deitar com ele. Fechei os olhos e ele adormeceu a fazer-me festinhas no rosto com as suas mãozinha. Num lado, no outro, depois no cabelo, e assim adormeceu enquanto dizia "miminhos para a mãe....".

Mais, reconhecem o modelo deste colete que estou a usar? É o mesmo que este. Estava cheia de vontade de fazer um colete de pelo para mim e achei que ia ficar bem no mesmo modelo. Queria ter feito com meia manga mas o tecido não foi suficiente. Este teve uma pequena batota porque não o consegui fazer sozinha. Com as indicações de repouso que tenho tido, a costura acaba por ser algo que me custa mais por causa da posição. Mas é, em parte feito por mim. Com uma grande ajuda, vá :).
Espero que por aí estejam a viver em cheio este doce mês de Dezembro!

Um vestido novo... #27 semanas

10.11.16

Andava há muito tempo cheia de vontade de fazer um vestido para mim. Mas depois de costurar algumas peças para a bebé que aí vem e depois de uns pares de calças muito necessários para os miúdos a verdade é que senti fui perdendo aquele vigor. Entre o cortar e o coser as posições acabam por não ser as mais confortáveis e fui adiando até ver pelo IG este molde de vestido. Quando olhei para ele pensei logo que seria ideal para esta fase e para me acompanhar até ao final da gravidez. Pelo corte deu para ver que era um projecto bastante simples e fui até à arca escolher os tecidos entre os que lá tenho acumulados (alguns deixem que vos diga. ok. muitos.).
Na verdade o espaço temporal entre o início e a concretização ainda foi longo mas quando o decidi fazer foi incrivelmente rápido.

Foi com alguma surpresa que, fazendo o tamanho mais pequeno, ainda o tive que ajustar. Usei o meu velho truque do elástico cosido na cintura por dentro e quando o usei ainda adicionei um cinto elástico que achei que ficava bem. Mas pelas medidas penso que este vestido será, sem dificuldades, um fiel companheiro até ao início do ano.
Usei dois retalhos que tinha comprado, uma malha para a parte de cima e uma espécie de seda para a saia e adorei o resultado final. O André também apesar de continuar a achar que a parte de cima era uma camisola que eu já tinha à qual adicionei uma saia!

E desculpem a quantidade quase obscena de fotografias mas a gravidez tem-me levado o meu, já parco, poder de síntese!

Um vestido novo... #27 semanas

10.11.16

Andava há muito tempo cheia de vontade de fazer um vestido para mim. Mas depois de costurar algumas peças para a bebé que aí vem e depois de uns pares de calças muito necessários para os miúdos a verdade é que senti fui perdendo aquele vigor. Entre o cortar e o coser as posições acabam por não ser as mais confortáveis e fui adiando até ver pelo IG este molde de vestido. Quando olhei para ele pensei logo que seria ideal para esta fase e para me acompanhar até ao final da gravidez. Olhando para ele percebi logo que era um projecto bastante simples e fui até à arca escolher os tecidos entre os que lá tenho acumulados (alguns deixem que vos diga. ok. muitos.).
Na verdade o espaço temporal entre o início e a concretização ainda foi longo mas quando o decidi fazer foi incrivelmente rápido.

Foi com alguma surpresa que, fazendo o tamanho mais pequeno, ainda o tive que ajustar. Usei o meu velho truque do elástico cosido na cintura por dentro e quando o usei ainda adicionei um cinto elástico que achei que ficava bem. Mas pelas medidas penso que este vestido será, sem dificuldades, um fiel companheiro até ao início do ano.
Usei dois retalhos que tinha comprado, uma malha para a parte de cima e uma espécie de seda para a saia e adorei o resultado final. O André também apesar de continuar a achar que a parte de cima era uma camisola que eu já tinha à qual adicionei uma saia!

E desculpem a quantidade quase obscena de fotografias mas a gravidez tem-me levado o meu, já parco, poder de síntese!

AddThis