Mostrar mensagens com a etiqueta crochet. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta crochet. Mostrar todas as mensagens

sábado, 17 de maio de 2014

Em modo crochet


Já há uns anos houve uma pessoa que me ofereceu um banco com tampo branco e pernas de metal, achando que era o que eu queria*, e que me foi dado com tanto carinho que eu não tive coragem de recusar. Tenho-o tido em casa, encostado a um canto, pois não combina com absolutamente nada! De vez em quando faço planos para o transformar, mas até hoje nenhum passou à realidade. Hoje de manhã fui dar uma volta pela baixa e descobri que a Casa Verde vendia uns deliciosos fios de algodão da Coats perfeitos para colocar em prática um dos mil planos: fazer uma forra de crochet! Combinei e descombinei cores. Obriguei-me a sair das cores pastel, dos azuis e dos rosas e passados quase 20 minutos lá me decidi: roxo, laranja, verde e branco sujo (ainda não sei se tomei a decisão mais acertada, mas agora não há volta a dar!
A segunda tarefa difícil foi escolher o desenho para as rosetas. Depois de muito procurar nos livros que tenho na estante e no Pinterest acabei por optar por umas "African Flowers", que não são totalmente desconhecidas para mim e que ficam sempre bonitas. Se fizer duas por dia durante a próxima semana, fico com o trabalho quase pronto. Depois tenho de pintar os pés do banco de branco, ou quem sabe cobri-los com washi tape. A ver vamos o que vai sair daqui!


*o que eu queria, na realidade, era um banco de taberna antigo todo em madeira, daqueles que têm um buraquinho no meio do tampo e que às vezes aparecem junto das lixeiras, sabem como é?

Pano p'ra Mangas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mais um trabalho terminado: a minha manta de crochet!


Dois anos e onze dias! Foi o tempo que levei até ter esta manta terminada. Comecei-a cheia de entusiasmo e apenas com um objectivo em mente: melhorar as minhas skills de crochet, no entanto quando me vi com mais de cem granny squares para unir - uma daquelas tarefas repetitivas que eu tanto "adoro"! - pus o trabalho de parte e só de vez em quando pegava nele. Entretanto regressei a Portugal e não trouxe comigo fio suficiente para debruar a manta com umas pontas bonitas... o que fazer? Pensei em debruá-la com tecido, como se fosse um quilt. Sem procurar muito encontrei logo o tecido ideal para o fazer - é que não podia ser mais perfeito: o padrão e as cores! Fiz o debrum, mas a manta ficou parada mais uns meses, até anteontem quando peguei nela novamente e a terminei de vez!
Mas por que é que eu não fiz isto mais cedo? Este é daqueles trabalhos que não tem preço - não só pelo valor que gastei em materiais (só em fio de algodão foram cerca de 120 libras...), mas por tudo o que significa e pelo caminho que percorreu. Vou guardá-lo com muito amor e carinho e talvez um dia ainda o use ou o ofereça a alguém para usar.


No que diz respeito aos granny squares: são muito fáceis de fazer e apesar de haver uma infinidade de padrões, escolhi o mais simples de todos. Quem não souber fazer e quiser experimentar, tem aqui uma infinidade de tutoriais que pode consultar: Tutoriais Granny Squares

Pano p'ra Mangas

sábado, 26 de abril de 2014

Fazer crochet como quem faz malha


A "Senhora Maria Antónia" - é assim que todos a tratamos, faz parte da minha vida há tanto tempo como os meus pais, pois lembro-me dela desde sempre. Apesar da idade já avançada não pára quieta: se não está a limpar o galinheiro, está a regar as plantas ou a varrer o alpendre e nesta altura do ano quando qualquer um de nós se levanta já ela regressou a casa depois de uma ida ao caracol. 
São poucas as vezes que a vejo sentada e se antigamente ela sentava-se e ali ficava, já há uns anos que a minha mãe lhe "meteu o bichinho" do crochet, convencendo-a a fazer pontas em panos e toalhas de cozinha. Desde então nunca mais parou.
Ontem quando cheguei a casa lá estava ela, sentada numa cadeira da tabua, com o seu crochet, e nisto reparo que ela fá-lo com a linha ao pescoço - confesso que nunca tinha reparado. Fui buscar a máquina e tirei-lhe umas fotos, e só não filmei porque a cabeça do meu tripé "morreu" há uns meses e eu ainda não consegui comprar outra, mas assim que estiver operacional, ela não me foge à objectiva!


Conhecem alguém que faça crochet assim? 
Este é um assunto ao qual ainda quero voltar...

Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 6 de março de 2014

A crochet rug


Inspirada pelos trabalhos que tenho visto no Pinterest e pelo blog da Fátima, resolvi fazer um tapete em crochet para o meu quarto. Quadrados de crochet estavam fora de questão, pois ainda tenho a manta para terminar Comecei, então,  a fazê-lo em ponto baixo, mas mais ou menos a meio resolvi desmanchá-lo, pois além de não me estar a correr bem, achei que estava demasiado vulgar. Voltei-me para as rosetas e encontei a solução: várias rosetas, de tamanhos diferentes e com desenhos diferentes - não só vai ficar giro, como é menos monótono de fazer :-)

Inspired by many crochet rugs on Pinterest and by Fatima's blog I decided to make a rug for my bedroom. Granny sqares wer out of my mind as I still have my blanket throw to be finished. Then, I began making it in simple crochet stitch, but no! It didn't work. Then, I thought about doilies and I found the solution: various doilies in different sizes and colours. Not only it will look pretty but also it's not boring to make - as you know I hate repetitive actions... :-)

Pano p'ra Mangas
 

terça-feira, 4 de março de 2014

Malabrigo @ Tricot das Cinco


Há uns largos meses fui ressuscitar uma meada de Malabrigo para com ela fazer não sei bem o quê. Acabei por não fazer nada, pois não encontrei nenhum modelo que me agradasse a 100% e na altura, não encontrei em Portugal quem vendesse esta lã, na cor que eu queria e encomendá-la do estrangeiro acabava por não compensar.
Esqueci. Até que... surgiu no mercado a loja de lãs que havia de ter o tão desejado fio, chama-se Tricot das Cinco e no comando das agulhas está a querida Sofia, também conhecida na blogosfera por Sofialgarvia! Encomendei-lhe duas meadas antes mesmo de elas irem para a prateleira e agora já tenho fio suficiente para fazer um xaile para a mãe.
Na Tricot das Cinco podem encontrar outros fios, de excelente qualidade, agulhas e muitos acessórios. Acreditem que os preços e a simpatia da Sofia vão fazer com que encomendem e voltem a encomendar. 

Fiquei muito feliz quando soube que a Sofia iria materializar este sonho, por isso, desejo-lhe O MAIOR SUCESSO DO MUNDO! E ela sabe que digo isto do fundo do coração e não só para vocês lerem.


Pano p'ra Mangas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Futuro-mais-que-perfeito


Com tantas alterações que tem havido à terminologia da nossa gramática não me espantaria que um dia destes ainda nos viessem falar num tempo verbal denominado futuro-mais-que-perfeito. Enquanto essa ideia macabra não se apodera dos cérebros que substituiram os complementos circunstanciais por mil e quinhentas outras coisas sem jeito, vou eu usar a expressão mas apenas dedicada a um futuro que é já ali e que contempla simplesmente o terminar da minha manta de crochet.
Apesar de ainda ter algum fio de algodão nas cores que usei, de repente apercebi-me que não era suficiente para fazer o contorno completo do meu pequeno rectangulo. Ainda que encomendasse mais linha corria o risco de a mesma já não pertencer ao mesmo lote e, como tal, poder haver uma pequena diferença no tom, o que os meus olhos não iriam perdoar... 
Deste modo passei ao plano B - não é que o tivesse, mas inventei-o! - e resolvi colocar um debrum de tecido. Aqui surge outro desafio: em Faro onde é que vou encontrar um tecido que tenha os mesmos tons? É que o risco de encomendar pela internet ainda era maior que o das linhas. A resposta veio da primeira porta onde entrei: as Maçãs d'Amor! A Paula não tem lá muitos tecidos, mas os que tem são lindos e até agora têm sido sempre perfeitos para o que quero. Desta vez não foi excepção. Levei umas rosetas comigo para verificar os tons e lá estava ele, um tecido Tilda à minha espera e nas cores exactas da minha manta.
Agora digam lá, assim que ela ficar pronta não é um futuro-mais-que-perfeito?

As I restarted my granny squares throw I noticed I didn't have enough yarn to make the border. I could order some more but it would be risky as the dye could be slightly different - after all it's been nearly two years since I stopped crocheting it. So I decided to go for a Plan B: I would bind it as if it was as quilt. It was a miracle that I found the perfect fabric for it as it has exactly the same colours! This is a Tilda print and I bought it from one of the most delicious shops in Faro: Maçãs d'Amor.


Pano p'ra Mangas

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Granny Squares

(Scroll down for English)

Tenho este projecto parado há um ano e meio, e não é que esteja longe dos meus olhos e das minhas mãos, pois está ao lado do sofá desde que regressei de Londres. Como é que isto aconteceu?
Comecei cheia de entusiasmo a fazer estes pequenos quadrados de crochet para aperfeiçoar a técnica, só que quase sem dar por isso vi-me com uma montanha de rosetas para serem unidas - uma tarefa repetitiva e morosa - o que me começou a desmotivar... Uma pena, pois só em material, isto é, fio de algodão eu gastei quase 120 libras (uma pequena grande fortuna!). Foi preciso que uma das participantes do workshop de ontem me pedisse para mostrar este trabalho para que eu pegasse novamente nele. Vamos lá a ver se é desta que fica pronto! Por coser tenho ainda 58 rosetas...

I've had this project in stand by for the last year and a half despite being very close to me - I've left it by the couch when I returned from London. How did that happen?
I felt very enthusiastic in the begining as I wanted to improve my crochet skills and when I noticed I had a huge pile of granny squares that needed to be sewn - how boring can this be??? - so I left it behind, which was a shame as I spent about 120 pounds in cotton thread (a bit of a fortune!). 
Yesterday, one of our workshop attendants asked me to show this to herand I decided to give it another go. Let's see if I finish it this time! I still have 58 granny squares to be sewn...


Pano p'ra Mangas

sábado, 2 de novembro de 2013

Crochet neck warmer

(Scroll down for English)

A parte que eu mais gosto do inverno é o poder usar e abusar de cachecóis quentinhos, especialmente se forem tão aconchegados que só me deixem o nariz e os olhos de fora. ADORO!!! é uma sensação de conforto que não consigo explicar. Além do mais, um cachecol em cima de uma roupa básica dá sempre aquele ar giro e diferente - não sentem isso?
Há dias terminei este e tive a sorte de ir às Maças d' Amor, em Faro, e encontrar um tecido Kokka que parece ter sido feito a pensar nesta combinação de cores. 
Gosto muito do resultado. Ainda pensei ficar com ele, mas vou colocá-lo à venda :-) por um valor justo, o qual passarei a quem se mostrar interessado em adquiri-lo. Há um senão: a pregadeira não está incluida, pois foi um presente da minha irmã.

What I like most about winter is that I can wear a lot of scarves and neck warmers, especially those that only show my nose and my eyes :-) I LOVE THEM! they make me feel so cozy and comfortable I cannot explain. Also, a scarf on top of any basic outfit makes it shine and look different in every way - don't you feel that?
A few days ago I finished this one and I was so lucky to find this Kokka fabris to line it in a beautiful shop in Faro called Maçãs d'Amor - they are a perfect match!
I liked the final result. I thought about keeping it for me, but I decided to sell it :-) at a fair price, which will be given to those who e-mail me interested in the product. There's only one thing: the pin is not included as it was a gift from my sister.


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Neck warmer

 (Scroll down for English)

Se por um lado me sabem bem estes dias azuis e ainda quentes, por outro já me apetece o frio e tudo o que ele traz, especialmente as meias quentinhas e os cachecois. E foi pensando nestes últimos que iniciei este projecto que me tem acompanhado ao serão, quando preciso descansar as costas da máquina de costura :-) Adoro estas cores e o salmão no meio dos dois tons de beje torna o trabalho menos "aborrecido".
Primeiro pensei fazer uma gola de rosetas, mas depois de ter algumas já terminadas cheguei à conclusão que não ficava muito bonito, ou pelo menos "muito bonito" segundo o meu conceito. O que fazer? Mudança de planos! O projecto é o mesmo - uma gola - mas em ponto zig-zag. Ainda não sei se fique com ela ou se a venda... o que sugerem?

I'm in love with the weather that we still feel down here: warm and bright, however I miss the cold days and everything that come with them, especially warm socks and wool scarves. And as I thought about scarves I thought it would be a good idea to make one - I also need a rest from the sewing machine :-) I chose these colours that I love: two tones of beije and a light coral which will make the colour pallete less boring.
I began by making "african flowers" but soon I realised that it wasn't the right choice for this neck warmer. Let's change plans! The project is the same but now I'm crocheting a ripple stitch. I still don't know if I'll keep it or if I sell it ... what do you suggest?7


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Crochet collar... and something else!


Para o crochet tenho por hábito trabalhar com fios mais grossos, mas de vez em quando gosto de me desafiar e pego em linhas mais finas, que a meu ver são mais difíceis de trabalhar - pelo menos para mim é mais difícil fazer um ponto de crochet bonito com linha fina do que com linha grossa. Serei só eu?
E não é que uns dias depois de ter chegado a Portugal - para férias, pensava eu... - tinha na caixa do correio uma simpática oferta da Coats que iria testar os meus limites? É verdade! Um lindo conjunto de linha,esquema e agulha para fazer uma gola de crochet. Olhei para os modelos disponíveis e é óbvio que optei pelo mais difícil (oh que mania a minha!!!) e como também é óbvio, depois de muito faz e desmancha não consegui superar esta prova... Desistir? Desistir é para os fracos! Ainda não fiz a gola, é verdade, mas vou fazer!
A razão deste post? 
Para partilhar convosco que nem sempre eu consigo à primeira. 
Que é preciso continuar a fazer.
Que "pintar o mundo de cor-de-rosa" é bom, mas é preciso mostrar que nem tudo cai do céu.
E que a expressão "eu não consigo" não faz parte da minha competência vocabular, e se eu consigo, vocês também conseguem!

Ohhh e um post em que vinha falar destes kits da Coats, acabou por se transformar em algo totalmente diferente...


domingo, 13 de outubro de 2013

Crochet: African Flower

 (Scroll down for English)

Os últimos dias têm sido de estoirar e muito se deve à minha mais recente actividade física, o "crossfit agrário", por isso ontem à noite estava de rastos e já não tive coragem de me sentar à máquina de costura para terminar as encomendas de marquitas que tenho pendentes. No entanto ficar em frente à televisão ou ao computador sem fazer nada também não eram uma hipótese, por isso fui buscar as linhas e as agulhas e estive a experimentar a fazer uma roseta de crochet, conhecida pela flor africana. 
Segui um tutorial que a minha irmã me enviou e que foi retirado de um dos blogs mais bonitos que conheço, o Yvestown. É muito fácil de seguir e o efeito é muito bonito. As minhas ficaram pequenas pois a linha de algodão que tenho é fina e foi trabalhada com agulha número 2.
Quem vai experimentar? Querem partilhar os resultados?

I've been extremely busy in the last couple of days and my most recent activity - the "rural crossfit" - is really killing me, so last evening I just sat on the sofa with my crochet hook and some cotton thread. I have some slippers to finish but I was too tired to sit at the sewing machine...
But, what to crochet? A few days ago my sister shared with me a tutorial of a pretty block called african Flower from one of the most beautiful blogs I know, Yvestown. My flowers are small as I used a fine cotton thread with size 2 crochet hook.
Who's giving it a try? Would you like to share your flowers?


domingo, 18 de agosto de 2013

Vintage pot holders

(Scroll down for English)

Tenho andado a remexer as gavetas das relíquias... Depois da tartaruga (que não está em nenhuma gaveta e circula entre os nossos pés) foi a vez de ir buscar um conjunto de pegas feitos pela mãe, as quais, segundo as contas dela devem ter cerca de 46 anos.
Nunca foram usadas e nunca o serão, pois são bonitas demais para isso. Bonitas e bem feitas!!! - quem a conhece sabe que quando está imperfeito, desmancha.
Tive alguma dificuldade em fotografá-las, mas a parede caiada acabou por ser a solução...
Qual a vossa preferida? (não vale responder "todas", ok?)

I've been going through some of our handmade treasures and today I want to share with you a set of vintage pot holders my mother made 46 years ago.
They've never been used and they will never be as they are too beautiful for that. Gorgeous and perfect!!! - for those who know my mother also know that when something is not perfect she starts from the begining.
It wasn't easy to display them for the photos, but a white washed wall was the solution...
Which one is your favourite? (the answer "all of them" is not valid, ok?)


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

My favourite pet

(Scroll down for English)

Tenho esta almofada há mais ou menos 36 anos - eh lá, isto faz-me lembrar que mais um bocadinho e estou a bater nos 40!!! - e continuo a gostar dela como quando era pequena. É uma relíquia, pois foi feita pela minha avó.
Lembro-me que fez uma para mim e outra para o meu primo, sendo que a dele pouco tempo depois estava feita em mil pedaços... enfim, deve ter levado um tratamento especial de rapazes:-D
Olho para ela e olho para tanta coisa que se faz actualmente e penso: "Uau, parece que é dos dias de hoje!" Tal como a minha mãe diz "já nada se inventa, pois já está tudo inventado..."
Esta tartaruga é, sem dúvida, o meu animal de estimação favorito!

I've had this cushion for about 36 years - hey, this reminds me that sooner than later I'll be 40!!! and I still love it as when I was a little girl. It's a treasure as it was made by my grandmother.
I remember she made two - one for me and another one for my cousin, but his didn't last long and after a while it was made into a thousand pieces... well, boys you know :-D
Now I look at it and compare it to recent magazines and I think "Wow, this looks like it was made yesterday!. Just as my mother says "everything has already been invented!"
This turtle is, doubtless, my favourite pet!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips