Mostrando postagens com marcador Sopas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sopas. Mostrar todas as postagens

26 de mai. de 2011

Gaspacho de lichias com vieiras crocantes


Numa das minhas odisseias masterchefianas (sim, fui apurada para o Casting final e agora tenho de provar que mereço a distinção!) e depois de umas quantas visitas a blogs à procura de coisas fresquinhas, empanquei aqui no blog Citron et Vanille, que eu adoro, e pus mãos à obra.

Fiz algumas alterações para adaptar aos meus gostos. Ando meia esquisita com o limão desde que descobri as maravilhas das limas. Fazem-me lembrar caipiroskas, Verão, férias, aaaaaaai!


Seria bom usar vieiras frescas. Até comprei uma no El Corte Ingles (custou-me os olhos da cara...mas ganhei uma conchinha muita gira) mas como estava numa de experimentar, usei umas
vieiras congeladas raquíticas que comprei no Modelo. Não gosto delas. Gosto de vieiras grandalhonas, para poder cortar fatias fininhas. Mas é o que há cá!

As lichias são deliciosas. Foi a primeira vez que cozinhei lichias frescas (também há em lata mas não tem nada a ver). Se eu fosse uma peça de fruta, acho que era uma lichia. Tirem as vossas elacções!


Rende: 2 doses

Tempo
: 20 minutos de manobras


Ingredientes:
  • 1 tomate grande
  • 1 pepino grande
  • 10 lichias
  • azeite (meti pouco)
  • sumo de meia lima
  • sal e pimenta
  • 8 vieiras raquíticas
  • Folhinhas de hortelã
Preparação:
  1. Descascar e cortar ao meio o pepino no sentido longitudinal. Picar uma das metades. Com a outra metade cortam-se tirinhas finas como esparguete, com um descascador de batatas. Reservar as tirinhas no frigorífico temperadas com sal e pimenta.
  2. Descascar as líchias, tirar o caroço e meter na Bimby (ou outra coisa qualquer que pique), juntamente com o tomate picado, o pepino picado, o azeite, o sumo de lima, sal e pimenta. Triturar tudo muito bem até ficar um creme homogéneo (velocidade 7 da Bimby).
  3. Verter o creme para tacinhas e reservar no frigorífico.
  4. Temperar as vieiras com sal e pimenta. Numa frigideira, aquecer um pouco de azeite e fritar as vieiras em lume médio, primeiro de um lado até ficarem castanhas, depois do outro. As minhas ficaram com uma textura crocante.
  5. Retirar as tacinhas e as tiras de pepino do frigorífico. Passar as tiras por água fria e absorver o excesso de água com papel de cozinha. Colocá-las no centro das tacinhas, de forma a que fiquem meias submersas no creme. Dispor as vieiras sobre o pepino, no centro. Picar hortelã e distribuir à volta das vieiras.
É muito fresco, ligeiramente adocicado. Muito bom para dias quentes!

22 de jun. de 2010

Creme de courgette com mini-omeletes mistas


Temos courgettes de meio metro a crescer na horta! E foi mais ou menos assim:

_ Mãe, vou apanhar courgettes para fazer sopa.
_ Calça os botins!
_ Mãe nem me cabe um courgette inteiro na bimby!
_ Mete metade e põe-lhe umas batatinhas e um alho francês.
_ Não vou pôr batatas!
_ Ninguém vai comer isso!!!
_ Também é só para mim!

A verdade, verdadinha é que o meu irmão lambeu a sopa toda...e vá lá deixou-me um bocadito para tirar uma foto!

A sopa é mega light, com pouquíssimos hidratos de carbono e as omeletes foram feitas sem gordura, só com uma gema, com fiambre de peito de perú e queijo flamengo magro. Light + light + light, sem descurar a proteína!

Sim, porque a sopinha e a frutinha, que me corrija quem perceba mais disto, a menos que seja daquelas de cavalo cansado lá da aldeia, não tem a proteína que é tão importante para quem está de dieta ou coisa parecida com isso. E por outro lado, passadas duas horas está-se cheio de fome!

Rende: umas 6 sopas
Calorias: 60 kcal uma sopa + 150 kcal as mini-omeletes
Tempo de Preparação: 40 minutos a sopa, 3 minutos as omeletes

Ingredientes (6 sopas):
  • meio mega courgette (800g)
  • um alho francês
  • um nabinho bebé da horta (só para dizer que tem nabo e que são da horta!)
  • 4 dentes de alho
  • 15 g de azeite
  • sal
  • uns 4 punhados de folhas de hortelã
  • sementes de sésamo para decorar
Ingredientes (uma dose de omeletes)
  • 1 ovo inteiro + 1 clara
  • 2 fatias de fiambre de perú
  • 1 fatia de queijo flamengo magro
  • uma GOTINHA de óleo
Preparação:
  1. Descascar o courgette. Cortar o courgette, o nabo e o alho francês aos pedaços.
  2. Bimby: Meter tudo lá para dentro, cobrir com água até ao limite e programar 30 minutos, velocidade 1, temperatura varoma. Adicionar o azeite e o sal e triturar na velocidade 4. Adicionar a hortelã e programar mais 10 minutos, velocidade 4, temperatura varoma, sem o copinho, para evaporar alguma água. Retirar, depois, a maior parte da hortelã e triturar novamente, na velocidade 4.
  3. À mão: Fazer uma sopa normalmente, meter a hortelã no final e triturar parte dessa hortelã.
  4. Omeletes: deitar a tal gotinha de óleo numa frigideira anti-aderente, espalhar com um pincel ou papel absorvente, deixar aquecer. Deitar pequenas colheradas da mistura de ovo, fiambre e queijo. Virar com uma espátula de silicone. Não deixo passar muito (estas esturricaram um bocadinho) para o queijo ficar derretido e cremoso.
  5. Servir as omeletes com a sopa, na sopa ou depois da sopa. À vontade do freguês! Decorei com sementes de sésamo.
A ideia das omeletes não é minha. Veio mesmo daqui: http://receitando.blogspot.com/2010/06/sopa-do-jardim-com-mini-omeletes-de.html

Opção low carb para um jantarinho de semana. Gostaram?! ;)