Hoje foi o pré-casting do programa Masterchef, em Lisboa. O desafio era fazer uma refeição principal fria, mantê-la refrigerada numa geleira, e levá-la para lá. Depois de alguns ensaios que postarei mais tarde, muita pesquisa, algumas experiências, muitas horas pacientemente a testar misturas de sabores (principalmente para a mousse), muitas visitas ao hipermercado para trazer duas ou três coizecas que faltavam, seleccionei esta receita, que não só reunia pelo ceviche a frescura, ligeira acidez e aroma como a textura cremosa e...modéstia à parte, irresistível da mousse.
A mousse é mesmo especial. Aconselho a experimentarem! E fica mesmo bem fria, servida neste tempo. O acompanhamento ideal talvez seja mesmo peixe. E com o polvo contrasta muito muito bem.
Rende: 2 doses
Ingredientes:
- Meio polvo já cozido, tenro mas não muito mole (água, sal e cebola numa panela de pressão, uma meia hora)
- 1 cebola roxa
- ramo de salsa
- cebolinho
- 1 abacate bem maduro
- 2 batatas doces grandes
- 1 colher de sopa de queijo de cabra fresco
- 1 colher de sopa de queijo creme light (tipo philadelphia)
- sal fino, pimenta moída na hora, noz moscada
- sumo de 4 limas
- sumo de meio limão
- sumo de uma laranja bem doce
- 2 colheres de sopa de óleo de linhaça (ou azeite)
Preparação:
- Descascar as batatas, cortar em fatias grossas. Num tacho, pôr água a ferver e cozer a batata doce até estar bem cozidinha.
- Enquanto a batata coze, cortar os tentáculos do polvo em fatias enviesadas fininhas. Reservar numa tigela.
- Na bimby (ou com uma varinha mágica), triturar bem a batata doce. Descascar o abacate, cortar em pedaços e juntar ao puré de batata doce. Triturar bem. Repetir o procedimento até estar cremoso. Usei a velocidade 7 da Bimby, repetindo várias vezes e descendo com uma espátula o puré que ficava nas paredes do copo.
- Juntar ao puré o queijo de cabra, o queijo creme e temperar com sal (pouquinho) e noz moscada (pouquinha também). Envolver bem. Aqui usei a velocidade 4.
- Picar cebolinho e envolver. Misturar bem e reservar numa tupperware. Vai ao frigorífico umas 4 horas até ficar bem frio.
- Para o polvo: com uma mandolina (ou uma faca, com cuidado) cortar fatias muito finas de cebola. Juntar os sumos das limas, limão e laranja.
- Picar salsa e cebolinho. Juntar e envolver. Temperar com sal ao vosso gosto (o polvo já tem sal, atenção) e o óleo ou azeite. Envolver bem e vai ao frigorífico refrigerar um pouco.
Fiz um pratinho muito bonito com cebolinho, cebola e vinagrete. E o resultado foi este!