Showing posts with label futuro. Show all posts
Showing posts with label futuro. Show all posts

Tuesday, May 25, 2010

Onde nos levará esse caminho?

Ainda que timidamente, foi anunciada a criação da primeira célula viva com genoma sintético. Reconheço ser um leigo na matéria, mas o que isto tem por detrás é a criação de vida em laboratório a partir de substâncias sintéticas.

Claro que o anúncio vem acompanhado das imensas potencialidades que esta descoberta acarreta, todas elas benéficas para a raça humana. Infelizmente a história mostra-nos como mais cedo ou mais tarde existem aproveitamentos menos claros destes avanços científicos.

Sou completamente a favor do progresso e da ciência, mas tratando-se da criação de vida, algo em mim se arrepia. Socorrendo-me da mitologia grega, uma coisa foi Prometeu roubar o fogo aos deuses e ofertá-lo aos humanos, para garantir a sua sobrevivência. Outra coisa é os humanos já não se contentarem com a posse do fogo ou a fórmula do mesmo, pretendendo eles próprios serem deuses. E isso soa-me tremendamente errado.

Tuesday, October 28, 2008

Já não me importa

Diz-me abertamente, esperas algo de mim? Pensarás que estarei ainda destinado a grandes feitos? Ou para ti sou apenas mais um número, contabilizado nesse enorme balanço a que chamas humanidade?

Dói-me a alma, Sonho, por tanto querer e pouco conseguir. Dói-me o corpo, Vida, por tanto lutar e nada conquistar. Sinto-me um joguete nas mãos de quem não conheço, refém dos caprichos de quem reneguei. É esse o meu castigo, ficar eternamente na dúvida sobre o que poderia ter sido? Pobre de ti, que julgas assim punir-me. E pobre de mim, por já não me importar com tal destino.