Mostrar mensagens com a etiqueta receitas famosas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta receitas famosas. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

246 - Bolo de Limão e Tomilho


De todas as ervas aromáticas frescas que se vendem nas lojas, a que mais gosto é o tomilho. O cheiro, as pequenas folhinhas, o sabor que deixa nas batatinhas assadas, uma maravilha. Após a compra, costumo lavar e deixar que seque a água e depois congelo. Assim tenho tomilho fresco sempre que necessito.

Uma das receitas que faço com o tomilho é o bolo de Nigel Slater que vi em um programa de televisão. Depois de ver o episódio fiquei com uma vontade doida de experimentar a receita e como tinha todos os ingredientes, coloquei as mãos à obra.

Fica aqui a receita, não encontro no Youtube o vídeo, mas encontro a receita original.
https://preguicanacozinha.blogspot.com/

Bolo de Limão e Tomilho

Ingredientes:
200g de manteiga
200g de açúcar refinado
100g de farinha
1 colher de chá de fermento
100g de amêndoas moídas
4 ovos inteiros
1 limão (raspa)
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco

Para a cobertura:
4 colheres de sopa de açúcar
2 limões grandes (só o sumo)
1/2 colher de chá de folhas de tomilho

https://preguicanacozinha.blogspot.com/
Preparação:

Aqueça o forno a 170.º C e Passe manteiga em uma forma de bolo inglês, forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga.

Misture a manteiga com o açúcar na batedeira até ficar um creme pálido e fofo.

Bata levemente os ovos e acrescente aos poucos ao creme, batendo em cada adição. 

Em um almofariz, ou outro objeto pesado, esmague um pouco as raspas de limão com as folhas de tomilho e acrescente à mistura do bolo.

Separadamente, em outra tigela, peneire a farinha e o fermento e junte as amêndoas moídas.
Aos poucos e em velocidade baixa, acrescente gradualmente a mistura seca ao creme.

Coloque a mistura na forma e asse por aproximadamente 45 minutos, até que a massa passe o teste do palito.

Enquanto o bolo coze, dissolva o açúcar no sumo dos limões em fogo moderado e misture as folhas de tomilho. Quando o bolo sair do forno, espete a superfície com um palito e verta a calda sobre o bolo garantindo que esta caia nos orifícios.

Deixe esfriar e sirva em fatias.
https://preguicanacozinha.blogspot.com/


quarta-feira, 25 de julho de 2012

123 - Lemon Curd (Coalhado de limão)

Como é uma receita tipicamente inglesa, mantive o nome original. Existem diferentes formas de fazer a coalhada, com leite, sem manteiga, com as claras,... Esta é a minha receita favorita, só uso as gemas para ficar com a coalhada com uma cor forte.
A coalhada de limão é ótima para colocar como top de sobremesas, em bolachas, waffles, panquecas, iogurtes, tartes, gelados e várias outras deliciosas receitas. Fica pronto em 15 minutos no máximo.

Pessoalmente adoro, mas sou suspeita porque gosto de regar tudo com limão. 

Lemon Curd (Coalhado de limão)
Preguiça na Cozinha
Ingredientes:
¼ Chávena de Suco de limão (60ml)
2 Colheres de chá de raspas de limão
1/3 Chávena de açúcar (67grs)
4 gemas de ovos
3 colheres de sopa de manteiga (usei vaqueiro líquido)

Preparação:
Misture todos os ingredientes numa tigela de vidro, coloque sobre uma panela de água fervente (ao lume). Com a ajuda do batedor de metal, vá agitando a mistura até engrossar. Quando ficar um creme espesso, retire do banho-maria e coloque em frascos previamente esterilizados. Feche os frascos, deixe esfriar e guarde no frigorífico até 2 semanas.


Lemon Curd (Coalhado de limão)
Preguiça na Cozinha
No Livro de Pantagruel existem duas receitas para fazer lemon curd:

Marmelada de Limão ("Lemon Curd")
(receita n.º 4550 - O livro de Pantagruel)

1) Uma versão
1Kg de açúcar
125g de manteiga
8 Ovos
6 Limões

2) Outra Versão
450g Açúcar
225g Manteiga sem sal
6 Ovos
6 Limões

Qualquer destas receitas pode fazer-se por uma das seguintes maneiras:
1.º - Põe-se o açúcar num tacho e ralam-se em cima as cascas dos limões, juntando-lhes o sumo dos mesmos e a manteiga. Leva-se tudo ao lume a ferver durante um bocado, mexendo sempre. Tira-se, deitam-se na mistura os ovos, previamente bem batidos, e volta ao lume muito, muito, muito brando para fervilhar durante 5 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Guarda-se em boiões.

2.º - Deitam-se o açúcar e a manteiga num tacho que se mete dentro de outro ao lume com água a ferver. Juntam-se as cascas raladas e o sumo dos limões e mexe-se até ficar tudo incorporado. Adicionam-se os ovos previamente batidos e mexe-se até engrossar e principiar a agarrar-se à colher de pau. Este método é mais seguro do que o anterior, por, sendo feito em banho-maria, não correr o risco de se queimar sobre o lume direto e escurecer.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

115 - Panquecas Nigella Lawson


Durante a semana, em minha casa, o meu marido é o responsável pelo pequeno-almoço, ora um dia é batidos de fruta, ora é ovos mexidos, ora é leite com ou sem cereais, ou diversas outras hipóteses que lhe esteja a apetecer no momento. Uma das perguntas que agora me faz sempre é, e passo a citar “Fizeste panquecas?”. São a nova paixão nos nossos pequenos-almoços. Como o meu marido diz são fofinhas e não enchem.

Retirei a receita do blog da Nigella Lawson (aqui), na minha opinião uma das melhores cozinheiras inatas e descontraídas que alguma vez vi. Adoro ver os vários vídeos dela a cozinhar no You Tube, faz-me sempre ter vontade de saltar para a cozinha e inventar algo novo ou seguir à letra qualquer recorte que tenha visto em revistas ou em blogs, mesmo que suje a cozinhe toda. Depois, tem aquele sotaque britânico que lhe dá muita “pinta”, como tudo o que diz fosse especial e aprimorado.

A verdade é que todas as receitas que experimentei da sua autoria são excelentes.

Estas panquecas, não são exceção. Faço sempre, uma dose, na noite anterior e as que não como na manhã seguinte guardo no frigorífico.

A ideia de ter sempre uma dose de mistura pronta para as panquecas é genial e facilita muito o trabalho.

As primeiras que fiz segui a receita à letra e na minha opinião e do meu marido (dois gulosos) falta açúcar. Claro que o recheio (compotas, doces ou mel) tem açúcar suficiente, mas,… somos muito gulosos. Então nas seguintes fiz com aromas (já experimentei aroma de amêndoa, de baunilha e de coco) e com mais duas colheres de sopa de açúcar, na altura de juntar os ingredientes finais. Também já juntei pepitas de chocolate e ficou muito bom. Nas próximas vou experimentar banana amassada e depois digo-vos como ficaram.

Vale mesmo a pena experimentar.

Pré-preparação da mistura para panquecas:

600 gr de farinha de trigo
3 colheres de copa (3x 15ml) de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal de mesa (fino)
40 gr de açúcar baunilhado

Pré-Preparação da mistura para as panquecas:

Misture todos os ingredientes e separe em quatro frascos (com aproximadamente 180gr cada) bem fechados.

Ingredientes para cada frasco (dá para 15 panquecas pequenas):

1 frasco de preparado da mistura para as panquecas
1 ovo
250ml de leite meio gordo ou gordo
1 colher de sopa (15ml) de manteiga derretida

Preparação final:
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa.

Aqueça uma frigideira antiaderente ou crepeira sem óleo ou qualquer gordura. Deite 1 ½ colheres de sopa de massa para formar cada panqueca  e quando começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas vire-as para ficarem douradas dos dois lados.  Um minuto é suficiente para ficar dourado.


Para misturar os ingredientes eu mexo o ovo com o leite e a manteiga e só depois junto à mistura pré-preparada. Se quero juntar algum aroma, sabor ou ingrediente faço-o quando junto o leite ao ovo e a manteiga. Eu adiciono uma colher de sopa do extrato ou aroma que quero experimentar.

Não amasse nem espalme as panquecas, pois não ficarão tão fofas. (burrice por experiência própria)

Por fim, tenho que agradecer à minha irmã Bela o stock de compotas de morango que tenho cá por casa e que são um ótimo acompanhamento destas panquecas.

Panquecas Nigella Lawson
Preguiça na Cozinha