Mostrar mensagens com a etiqueta Legumes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Legumes. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Os Brócolos (desabafo)

Eu devo ter passado mais de meia vida em dieta e, adivinhem…, sou fortezinha (vamos usar aqui um suavizante, para eu não desatar a chorar). 

Bem, não é que eu não saiba o que faz bem e o que faz mal. Eu, simplesmente, gosto muiiiiiiito do que faz mal.

Assim, numa tentativa de perder peso, estou a tentar introduzir na minha alimentação (leia-se de todos lá de casa – inclui as visitas) alguns ingredientes que eu acho que não gosto, mas que me vão fazer bem. O mês passado foram os Brócolos.

Não vos vou cansar com as propriedades e benefícios do desgraçado, é só pesquisar na net ou falar com qualquer pessoa que vão descobrir.

Eu vou ser super sincera, eu não gosto e não entendo quando utilizam o verbo adorar e brócolos na mesma frase. É que as opiniões são de extremos, ouvi pessoas a dizer que odeiam, outras que adoram (a meu ver - loucos).

Imagem retirada da net (Wikipédia)

Como é óbvio, os brócolos vieram para ficar, estou com esperanças que sejam daquelas coisas que depois de sermos obrigados a conviver muito tempo acabamos por suportar.

Para mim, esta coisa, só lá vai (com muito custo) se for fresco (para sentir tenro) e com azeite e vinagre. Para o meu marido, só com vinagre, para o meu cunhado (um brocoólico) sem temperos.

A preparação é simples, fervi água com sal. Lavei os brócolos com água corrente, retirei os pequenos ramos do caule principal e nos raminhos mais grossos fiz dois pequenos golpes em cruz. Quando a água estava a ferver, coloquei os brócolos com o caule virado para baixo e deixei cozer uns 3 a 5 minutos, sem tapar. Peguei num garfo e piquei um dos caules para ver se estava cozido e retirei (eu gosto quando ainda ficam crocantes). Escoei a água quente e coloquei os brócolos em água gelada para interromper a cozedura.

Ouvi dizer que se colocar em água e vinagre antes de cozinhar, que o brócolo fica mais saboroso. Acho muito difícil, quase impossível fazer com o brócolo fique saboroso, mas não há nada como tentar…


E vocês, gostam de brócolos? Como os cozinham? Se alguém for mágico e tiver uma receita saudável e que torne o ramoso saboroso, por favor compartilhe, eu estou a precisar. 😄😄😄