Mostrando postagens com marcador brinquedos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador brinquedos. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de maio de 2020

É Tempo de Brincar! Semana Mundial do Brincar







É tempo de brincar 

De 23 a 31 de Maio acontece A Semana Mundial do Brincar, uma “mobilização em nível nacional e internacional que convida pessoas envolvidas com crianças e/ou temáticas a elas relacionadas para pensar, celebrar e promover a importância do brincar...

Em meio à pandemia que estamos vivendo, o movimento #AliançapelaInfancia Aliança Pela Infância não cancelou a Semana do Brincar que costuma acontecer todo ano em praças, parques e outros espaços abertos.
Em 2020 será diferente! Brincando em casa e com muita imaginação e participação da família.




O tema de 2020 

Nesta edição, a Aliança pela Infância propõe como tema da mobilização o “Brincar entre o Céu e a Terra“. A ideia chama atenção para a importância de cultivar a imaginação e o devaneio da criança, para que ela possa ser e estar no mundo com criatividade e singularidade.
O manifesto do sensível de 2020 – que em breve estará em todos os canais – lembra do quanto é rico o universo imaginário das crianças:
No território da imaginação há lugar para elefantes cor de rosa e oceanos no quintal de casa em que navegam aventureiros sem pé nem cabeça. Lá estão também os bailes com dinossauros e guerreiras no tanque de areia, e os banquetes de sementes e folhas do jardim. As casas com portas no teto e janelas no chão podem existir apenas com papel e lápis, ou giz e chão, ou de tantos outros jeitos. Existem principalmente porque houve espaço e tempo para que fossem imaginadas. Nesse território constroem-se aventuras e narrativas com caixas de papelão, pedaços de pano, tampas de garrafa, blocos de madeira… e assim vão tomando forma repertórios de possibilidades, impossibilidades e de vida.
Como todos os anos, a Aliança passa, desde hoje, a disponibilizar uma série de materiais e conteúdos inspiradores para apoiar as ações dos aliançados. Não precisa fazer parte de núcleo para desenvolver atividade. Todos são convidados. 



Propus o desafio aos alunos Lagoanovenses e suas famílias a brincar com poesia, um livro, um poema brincante, uma brincadeira por dia .
Deixo o convite aos seguidores a ler um poema, afinal ler é brincar,  e convidar as crianças para brincar de poesia na prática.

Quem participar faz o vídeo ou foto lendo, brincando e posta e me marca ou manda via direct ou mensagem Whatsapp, ou e-mail, deixa o link com a tag #Brincarcompoesia

A cada dia postarei um poema de brincar, para ler e brincar, desenhar, criar um brinquedo.

Vamos participar da #SemanaMundialdoBrincar?

Com brincadeira e leitura, com poesia da infância.







1° Desafio : Ler o poema abaixo e brincar de fazer bolhinhas de sabão


Bolhas

Copo e canudo,
um pouco d' água e sabão,
e eis ai a bolha
a borbulhar,
leve como o vento,
feito folhas a bailar.
Molha a mão da criança.
Depois voam ao vento
Junto com as folhas,
as coloridas bolhas,
encantam o olhar.
Bolhas de sabão,
pedaço de infância.
Quando menos se
espera, estouram
E desaparece no ar.

Paula Belmino

No livro Poesia de Botão



As crianças Alana de Parnamirim-RN e Theo de Pelotas -RS já estão participando lendo e brincando em casa de poesia







2º Desafio -Ler o poema e brincar de Amarelinha




Brincar de Amarelinha

Pra brincar de amarelinha
Risca-se um diagrama
Com o dedo na areia,
Ou giz na calçada,
Faz quadrados em cadeia.

De uma ponta à outra,
Pular num pé só.
Até chegar à asa
Sem pisar na risca
E nem na pedra da casa.

Joga de novo a pedra ao léu,
Mas se cair na linha
O jogador perde a vez
Vence quem chega primeiro,
faz o percurso com rapidez.

Mexe o corpo sem cansar,
Na asa a criança pisa os dois pés
E se imagina voar.
É coisa de criança
Brincar de ir ao céu a pular.


Paula Belmino

A Laura Eduarda de Mossoró já está brincando, leu e recita aqui lindamente explicando a brincadeira


Vamos brincar de poesia?

















quarta-feira, 30 de maio de 2018

Vem brincar e outras poesias



Brincar é fundamental para as crianças se desenvolver, aprender a se relacionar, resolver conflitos, dividir brinquedos, criar, recriar, reinventar-se, se autoconhecer, reconhecer no brincar a liberdade de pensar e de realizar.
O brincar amplia horizontes, desenvolve habilidades cognitivas e afetivas, e permite a criança interagir com o brinquedo, ou na brincadeira se movimentar, se expressar, ser feliz, ser companheira, solidária etc.
É brincando que a criança percebe cores, formas, e compreende a gemotria no espaço, e também entende seu corpo como parte de um todo e a partir dele entender espaço físico, colocando-se como protagonista sempre.
O espaço lúdico torna a criança livre, e essa liberdade se da através do brincar.
 Com esse intuito de brincar e aprender conceitos, atitudes e procedimentos, as crianças se inspiraram no livro: Vem brincar e outras poesias de Ni Cordeiro para que as crianças pudessem além de ler e brincar criarem seus brinquedos com material reciclado,e  poder assim ver que a poesia é mais que palavras e rimas, mas sentimentos e atitudes, expressão, ritmo e movimento, e ver que a poesia está e tudo e em todos, e que o poema nada mais é que a poesia descrita, inventada, criada e inspirada em fatos, observações, e fenômenos.





Vejam:



E teve muita brincadeira no jardim da escola, jogos educativos e ainda encerramos a semana com uma aula passeio para brincar e se divertir, aproveitando que o Projeto: Assembleia e você está na nossa cidade oferecendo serviços á comunidade.
As crianças visitaram o espaço onde puderam brincar de pula pula, dama, uno, xadrez, jogo de futebol, quebra-cabeça, ler e colorir, e na hora de voltarmos para a escola todos levaram um brinde: Livros e lápis de cor e um jogo.

A poesia está no brincar, no criar, no sentido, no desenvolvimento, no movimento da  infância, nas coisas belas da vida.










É evidente que aprender brincando se torna mais fácil e prazeroso e este livro inspirador da Ni Cordeiro será uma ótima ferramenta não só na Semana do brincar, mas em todos os dias do ano letivo.


Para conhecer e adquirir o livro:

https://www.saraiva.com.br/vem-brincar-e-outras-poesias-9717602.html 


quinta-feira, 24 de maio de 2018

Semana Mundial do Brincar com José de Castro





Brincar é direito, 
é aprender
é se socializar.
Brincar é se desenvolver,
Brincar é sonhar.
É resolver conflitos,
é fantasiar
Brincar é ir além do infinito,
Brincar é imaginar.
É crescer sem deixar 
de ser criança
é promover competencias
e valorizar a infância.
Brincar é pura poesia
é colorida esperança
de um futuro mais bonito
com adultos saudáveis
por brincarem enquanto 
são crianças.

Paula Belmino




A edição de 2018 da Semana Mundial do Brincar (SMB) acontece entre 20 e 28 de maio. Desta vez, o tema gira em torno da corporeidade da criança e também do que vai além da matéria e mergulha na essência: “Brincar de Corpo e Alma”. É um chamado sobre a importância da criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar. Assim, trabalhar respeito, responsabilidade, individualidade, criatividade e ludicidade com o corpo.

Esse movimento é promovido pela  Aliança pela Infância é um movimento internacional por uma infância digna e saudável. Em outras palavras, um movimento pelo encantamento do nosso olhar sobre a criança para que ela viva a infância em sua plenitude.


Na escola não poderia ser diferente eu incentivo o ler como brincar, este ano o tema é Brincar de corpo e alma, com intuito de trabalhar os sentidos e o sentimento, o corpo, os movimentos, em toda sua espontaneidade, brincar livre , aprender brincar sem brinquedos, saber sentir o mágico da vida.






Iniciamos a semana com atividades de leitura com poemas de brincar, afinal como já disse Rubem Alves: Ler é brincar, e assim lendo o livor de José de Castro: Poemas brincantes as crianças puderam ler, se expressar, resgatar as brincadeiras antigas, experimentar no pátio algumas que nunca brincaram, incluir, valorizar, se socializar, ter livre acesso ao seus sentido, no espaço da escola que por vezes é sério demais e impõe limites para tantas horas sentados.

Vejam algumas atividades brincantes inspiradas no livro de José de Castro
 Poemas Brincantes

As crianças puderam correr, ser gato e rato, se esconder,


olha o avião de papel na roda, e fazer ciranda , cantar e dançar


ler, escrever,  desenhar, colorir,








 jogar  em duplas, trios, quartetos




E continuaremos até o fim do mês, ou melhor brincando sempre de poesia, com as palavras, com o corpo , com a alma, e assim aproveitando livros que falam de brincar para desenvolver o gosto pela poesia, pela leitura, pelo belo,e encantando o imaginário.Aguardem mais novidades da Semana Mundial do brincar

"Ler é brincar." Rubem Alves

"Ler é mais que uma prática, ler é um exercício de amor." Paula Belmino