Mostrando postagens com marcador Texto Educacional. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Texto Educacional. Mostrar todas as postagens

2 de abril de 2010

Um tanto de Aluísio Cavalcante Jr.

Para todos os que sonham com uma educação que transforma vidas, inspira e faz feliz. SER FELIZ É FAZER FELIZ
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Ser feliz
É inspirar em cada pessoa
Que passa por nossa vida,
O encanto, a alegria e a certeza,
Do brotar de sonhos nos jardins do coração.
É este brotar de sonhos
Que perfuma nossa existência.
Que nos faz mais fortes diante do mundo.
Que nos faz transbordar de esperanças,
E fortalece o nosso compromisso com a vida,
O compromisso de
Fazer feliz!
_________________________________________________________
Todo conhecimento que podemos transmitir aos nossos alunos, deve ter como objetivo a construção de um modelo solidário de sociedade. O aprender a ser feliz deve ser sempre acompanhado do aprender a fazer feliz. Somente assim o que ensinamos pode encontrar o seu sentido.
Colégio Cientista é uma escola de Fortaleza. Nos anos de 2008 e 2009, este texto foi o tema do seu projeto educacional. Escolas assim têm o dom de transformar vidas.
APRENDI Texto de Aluísio Cavalcante Jr. Por muito tempo pensei que bons professores Eram aqueles capazes de ensinar muitas lições. Hoje sei que bons professores São aqueles que além da capacidade de ensinar, São também capazes de inspirar novas lições. Que são capazes de fazer da simplicidade do sorriso, A matéria prima de uma educação que faz sentido. Que são capazes de transformar o mundo com a força do bem, da alegria e da amizade. Hoje sei que bons professores são aqueles Que embora saibam a importância De se ensinar a colher os frutos do futuro, Dedicam suas vidas a cultivar sementes no presente. Que sabedores da sua força de educadores, Semeiam, inspiram e colhem sonhos coletivos de esperança Nas salas de aula de cada Escola, Cultivando jardins de afeto pleno De onde brotam sonhos de um novo mundo, Nos corações dos muitos alunos Que a vida lhes deu para cuidar. __________________________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO O coração de um professor é um templo onde a vida é celebrada em oração. Quem escolhe ser professor, escolhe também ser jardineiro das esperanças. Esperanças que crescem fortes nos ensinamentos que fazem sentido, e que tornam o mundo mais solidário, mais justo e mais amigo.
TEU SONHO DE EDUCAÇÃO Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Pode chegar
Que a festa vai
Começar agora.
E é para sonhar quem quiser.
Traz tua alegria para cá.
E traga o teu coração.
Teu sonho de educação.
Nós precisamos
De ti nesse cordão...
Pode chegar
Que a escola é grande
E é toda nossa.
Vai ter muita integração,
Para uma escola melhor.
Vamos cuidar da sintonia.
Da nossa integração.
“Da unidade vai nascer
A nova idade.
Da unidade vai nascer
A novidade...”
E é para chegar,
Sabendo que a gente tem
O sol na mão.
E o empenho das pessoas
É bem maior.
Irá planejar nossas manhãs.
Vamos levar o sonho com união,
Nos ideais das escolas campeãs.
Nós vamos buscar,
E a todos falar,
Da nossa passagem. Vamos falar das idéias,
Que dão vida a nossa coragem.
Vamos embora que a hora é essa,
E vamos ousar.
Sentir a força da vida,
Unir e conquistar...
Oô eô eá!
E o sonho vai apenas começar.
Oô eô eá!
Educação de verdade
É fazer gente brilhar.
Pode chegar... _________________________________________________
A INSPIRAÇÃO DO TEXTO Este texto teve como inspiração o samba O HOMEM FALOU, de autoria de Gonzaguinha, maravilhosamente interpretado por Maria Rita e a Velha Guarda da Mangueira. Imagino que este texto possa ser cantado ou declamado à cada reinício das aulas, pois este retorno, tem sempre um intenso sabor de alegria. Salas de aula são como alas de uma escola de samba, onde nós que acreditamos em sonhos, devemos estar preparados para fazer desfilar nas avenidas das nossas vidas, e com a inspiração de nossos jovens,
uma nova sociedade e um novo País.
MESTRES SÃO METADES
Texto de Aluísio Cavalcante Jr. Aprendi com os anos dedicados a educação, Que para ensinar lições que tenham sentido É preciso que se tenha uma certeza: Mestres são metades. É dessa certeza que vem a sua força, Pois Mestres que se reconhecem metades sabem muitas coisas. Sabem que não podem ser sozinhos. Sabem que não podem esconder as lágrimas. Sabem que têm o poder de se reinventar. Sabem que têm o dom de encantar a si e aos outros Com pequenas conquistas que para muitos passariam despercebidas. Por saber tudo isso Mestres metades renascem a cada dia
Como renasce o sol a cada manhã. E quando estes Mestres encontram outros Mestres, Seus sonhos se entrelaçam como feixes de trigo, Pois embora sejam diferentes, São feitos de um único sonho. De um sonho ensinado a cada dia de forma coletiva, E que faz com que todos possam entender Que a vida só realmente é vida, Quando faz cada vida TORNAR-SE MAIOR. Quando faz cada vida TORNAR-SE MELHOR. __________________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO. É impossível educar sozinho. O bonito desta lição é a sua capacidade de transformar o EU em um NÓS. Escolas são feitas de muitas metades. Da união destas metades nascem sonhos coletivos. Sonhos coletivos tem o poder de mudar o mundo.
PARA QUE SERVEM AS LIÇÕES QUE ENSINAMOS? Texto de Aluísio Cavalcante Jr. Todas as lições que nós, Educadores de sonhos e esperanças, Transmitimos a cada um de nossos alunos, Tem um objetivo maior: Ajudá-los a construir um novo modelo de mundo, Que tenha como ideal inquestionável o AMOR, Nas suas mais variadas formas. Amor ao próximo, Amor à ética, Amor aos amigos, Amor à família, Amor à vida, Amor a natureza, Amor a Deus, E amor ao conhecimento, Que nos faz entender que individualmente Tudo o que construímos perde o sentido. Ver esse amor ser construído Por cada um de nossos alunos, É para nós a inspiração de novos sonhos E a justificativa maior de nossas vidas. _________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO
credito que nestes tempos onde o individualismo

parece prevalecer, e a vida, perder importância, que a nossa maior missão como educadores, é resgatar as lições de solidariedade e respeito a vida. Assim construíremos uma nova sociedade que talvez não vejamos em nosso curto tempo de existência, mas cujas sementes plantaremos para que as futuras gerações possam colher.

ESCOLAS SÃO ETERNAS Texto de Aluisio Cavalcante Jr. Há quem acredite que nas escolas O ano comece no início do ano. Há quem acredite que nas escolas O ano termine no final do ano. Mas quem aprende a olhar uma escola E é capaz de entendê-la, Sabe que esta noção de tempo não se aplica a ela. Escolas são eternas, E para elas o tempo não tem inicio e tão pouco fim. ___________________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO Quando uma escola é criada já nasce grávida da eternidade. Cada pessoa que passa por ela, a levará para sempre em seu coração. Por isso para uma escola não existe o tempo, pois o amor que a justifica, por ela também se justifica.
NOSSOS FAZERES SÃO SABERES Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Era uma semana de janeiro. O perfume da chuva se confundia Com o perfume do amor. Eles e elas estavam ali, reunidos mais uma vez. Vozes audíveis semeavam idéias. Falavam sobre sonhos e futuro, Falavam histórias de paz, Falavam projetos de presente, Falavam sobre fundamentos e essências. Mas havia outras vozes silenciosas Que chegavam aos ouvidos daqueles que estavam ali E lembravam valiosas lições, - "Se escolhes matar, também morrerás...” - "Se deixares viver, também viverás...” - "A vida é um presente de Deus...” -"Grandes missões são acompanhadas De grandes responsabilidades...” - "O essencial é invisível aos olhos...” - "Podemos sempre mais do que imaginamos...” Então, de repente as vozes se uniram. Passado e presente passaram a falar em uma única voz coletiva. - "Qual é a força de um sonho?” - "Até onde pode voar um coração?” - "Qual o alcance dos nossos fazeres?” - "Qual futuro nascerá dos nossos saberes?” E unidas pela certeza Que une os corações que vivem para o bem Comprometiam-se com a vida para sempre, Unindo o FAZER e o SABER com a força do sim: - "Sim, para a educação que transforma...” - "Sim, para a fé e a esperança...” - "Sim, para a paz e a justiça...” - "Sim, para a vida e o amor.” Era uma semana de janeiro. A força do brilho do sol se confundia Com a força do brilho do amor. ______________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO Quando uma escola consegue unir a força do fazer com a essência do saber,
esta escola encontrou o seu sentido.
OBRIGADO DE CORAÇÃO. Texto de Aluísio Cavalcante Jr. O que faz um professor feliz? São muitas as respostas possíveis. Professores têm a capacidade de buscar a felicidade No que é mais simples e verdadeiro. Para mim felicidade vem sempre acompanhada do afeto. Afeto que neste primeiro ano de publicação do blog, Chegou de maneira intensa e verdadeira. Cada pessoa que aqui esteve Multiplicou sentimentos. Trouxe até mim uma felicidade simples e verdadeira, Difícil de explicar, mas adorável de sentir.
Menção ao Blog http://sonhosdeumprofessor.blogspot.com/

30 de setembro de 2009

Formação Continuada e o Processo de Desenvolvimento Profissional do Professor

É possível identificar as falhas no processo da formação dos professores, por estar afastado da realidade atual, vinculada aos seus problemas sociais e culturais. Alcançando por fim, uma luz para a solução do projeto curricular pedagógico.

A grande inteligência da humanidade está toda interligada por uma enorme ponte: a linguagem. Essa ponte é mantida por uma estrutura essencial: a escrita. A partir do processo de alfabetização, o indivíduo começa a ler coisas e, com isso, aumenta a sua capacidade de perceber conceitos e idéias, podendo transferi-las para outras pessoas. Sabe-se que toda profissão envolve a comunicação (direta ou indiretamente). O verdadeiro profissional está sempre estudando e criando baseado no que aprendeu, desmontando, reagrupando e pensando uma maneira nova. Mas, atualmente, o que vemos por aí são profissionais repetindo velhos conceitos, copiando-os. Só que, hoje em dia, tudo gira em torno da informação, vinculada aos meios de comunicação (jornais, televisão, internet, etc.), e assimilando toda essa fonte de informação, é que podemos atuar em relação à sociedade, à nossa família, ao nosso trabalho e a nós mesmos. Porque se não soubermos das coisas que estão acontecendo no mundo em que vivemos e se não tivermos conhecimento suficiente para lidarmos com elas, como iremos viver produtivamente? Aí está a importância da informação e da troca desta em nossa vida; de se conhecer as teorias, de se atualizar, de estudar.

As teorias de aprendizagem não são imutáveis, estão sempre mudando para uma melhor adequação da sociedade. A ausência de teorias leva à suposições, incertezas e a práticas sem fundamentos. Para um professor, o conhecimento teórico é de grande influência, pois, com ele, o professor sabe como se processa o mecanismo da aprendizagem. E, sabe também da importância de ensinar aos seus alunos coisas relacionadas à vida prática destes, assim, tornando-os participativos e interessados na matéria. O conhecimento sobre as teorias permite ao professor utilizar-se do clima mais apropriado e dos princípios necessários a cada situação de aprendizagem. Com isso, ele traça objetivos, planeja, seleciona técnicas de trabalho e de manejo de sala e até o material.

A teoria e a prática são elementos inseparáveis, porque a prática é a colocação em ação do que anteriormente foi ensinado. As teorias de aprendizagem apresentam muitas vezes, pontos em comum; portanto, uma teoria não pode ser considerada superior à outra. Antigamente, o processo educativo estava voltado em passar informações a serem memorizadas em seus mínimos detalhes. Isso foi mudando na medida em que filósofos, pedagogos e outras pessoas envolvidas com o tema educação, de uma forma ou de outra, foram buscando e trazendo novas ideias para que ocorresse de fato uma educação formativa integral.

É preciso dar importância ao currículo, pois elementos fundamentais não devem ser esquecidos, tais como: "o que leva um aluno a aprender?", "quando é o momento mais propício à aprendizagem?", "de que forma fazer chegar ao aluno o conteúdo que se pretende ensinar?". Porque educar significa incentivar a autonomia individual e a solidariedade, prevenir insucessos e lutar contra as desigualdades sociais. Favorecer o ensino científico, experimental, unindo a compreensão das raízes às novas descobertas da tecnologia. Aprender é um processo complexo, porque o ser humano precisa ser sujeito ativo na construção do seu conhecimento, e, para que isso ocorra deve haver uma interação com a realidade. Texto de Daniella Caruso

24 de abril de 2009

Quatro Pilares da Educação


">A educação ao longo de toda a vida baseia-se portanto em quatro pilares: Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida. Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho. Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz. Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligencia na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se. Numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, importa conceber a educação como um todo. Esta perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar as reformas educativas, em nível tanto de elaboração de programas como da definição de novas políticas pedagógicas.(*) Texto transcrito do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors).