Mostrando postagens com marcador Halloween. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Halloween. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween bag







O Saci-Pererê



É um duende idealizado pelos indígenas brasileiros como apavorante guardião das florestas. A princípio ele era um curumim perneta, de cabelos avermelhados, encantador de crianças e adultos que pertubava o silêncio das matas.
Em contato com o elemento africano e a supertição dos brancos, recebeu o cognome de Taperê, Pererê Sá Pereira, etc. Tornou-se negro, ganhou um gorro vermelho e um cachimbo na boca. Em alguns lugares, como às margens do rio São Francisco, adquiriu duas penas e a personalidade de um demônio rural que faz travessuras e gosta de enganar pessoas. É o famoso Romão ou Romãozinho.
Na zona fronteiriça ao Paraguai ele é um anão do tamanho de um menino de 7 a 8 anos, que gosta de roubar criaturas dos povoados e largá-las em lugar de difícil acesso. Talvez devido aos vestígios culturais trazidos pelos bandeirantes em suas andanças pelo sul do Brasil, o saci mineiro recebeu, além dessas qualidades do “Yaci-Yaterê” guarani, um bastão, laço ou cinto, que usa como a “vara de condão” das fadas européias. Sincretizado freqüentemente como o capeta, tem medo de rosários e de imagens de santos. Quando quer desaparecer, transforma-se num corrupio de vento.


Olá, crianças!

Seja Halloween ou Dia do Saci

a sugestão é aproveitarmos a revolução de nossos tempos para descobrirmos que ao mudarmos as atitudes internas de nossas mentes, podemos mudar os aspectos externos de nossas vidas. Então, vamos aporveitar este dia para trabalharmos as bruxas do bem que existem dentro de nós.

Tenham um dia abençoado por Deus.

Bjs.

Dô.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Toalhinha em Crochê Halloween

Halloween no Brasil.
A comemoração do Halloween chegou ao nosso país através da grande influência da cultura norte-americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos da língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, comemorando esta data com seus alunos, como forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).




PROJETO DIA DO SACI - SACI DAY PROJECT
CONVOCATÓRIA DE ARTE POSTAL - MAIL ART CALL