Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita
Mostrando postagens com marcador as alunas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador as alunas. Mostrar todas as postagens

14 de outubro de 2019

Eu vivi!

Convidei 11 amigas para tomar um café aqui em casa na última sexta-feira. Quando o marido me viu preparando um mimo para cada uma, perguntou se não era muita gente. A minha vontade era convidar mais, mas sinto que nem todas parecem curtir esses encontros - algumas eu sinto que se sentem na obrigação de retribuir. Não convido esperando retribuição, pois faço pelo prazer de estarmos juntas. Faço porque adoro. Convido pessoas que sei que gostam de estar na companhia dessas grandes mulheres que tenho a honra de tê-las como amigas. Com exceção de apenas uma, todas conheci aqui no curso de costuras - todas já foram minhas alunas. E isso não é maravilhoso? Tudo isso a costura aqui nos proporciona.

Naquele dia, três delas não puderam vir. E como só tenho amigas educadas, avisaram com antecedência que não poderiam comparecer. Acho isso tão elegante! Pois não há nada mais grosseiro do que você convidar alguém com tanto gosto e consideração e a pessoa fazer pouco caso, não comparecer e não justificar o motivo. 

Eu amo gente educada, gentil e elegante (elegante em atitudes). Por isso adoro abrir minha casa e meu coração para pessoas assim tão especiais.
A Flávia mora na Pampulha, bem distante, foi a primeira a chegar e me ajudou a passar o café e vigiar o leite. Super gentil, educada, lindinha. Tem idade para ser minha filha! Uma querida que amo muito!
Sou uma pessoa muito detalhista, gosto de deixar tudo pronto com antecedência - até a mesa já deixo posta um dia antes.
Montei outra mesa para 3 lugares que está na foto anterior. Em cada lugar deixei um mimo com o nome de cada uma, coisinha simples, fácil de fazer, de baixo custo e que tanto agrada.
Quem me lê aqui deve pensar (sim, eu sei que passo essa impressão): "nossa, que pessoa convencida que só fala eu fiz, eu fiz..." Mas sabe por que faço isso? para incentivar pessoas que acham tudo difícil, que gostaria de fazer algo, mas acha que não são capazes. Faça! Eu faço! Você faz!!!

Então, voltando ao meu "eu"...

Um dia antes fiz pão de batata; preparei a massa do pão de queijo; fiz requeijão caseiro com ervas; bolo de banana com aveia e castanhas; bolo de iogurte com canela e sanduichinhos de pão de leite ninho com frios, tomate e alface. Servi sucos, chá, café, leite, refrigerante e água. Montei os sanduichinhos pela manhã e, para não ficarem ressecados, embrulhei num pano de prato úmido e levei à geladeira. O pão de batata, já fatiado, guardei em sacos plásticos, bem como os bolos, pois  não existe nada mais constrangedor do que a visita chegar e encontrá-la ainda sem se arrumar, correndo pra baixo e pra cima, feito louca e descabelada. Já vivi momentos assim no início do casamento. Nem quero lembrar. Stress total! 

O ambiente encontrava-se assim antes da chegada. Eu fico super feliz com esses encontros. Faço com a maior alegria e disposição. E quando penso em voltar a morar em São Paulo, onde já nem tenho mais tantas amigas como no passado, onde não tenho mais meus pais, nem meus sogros e nem  alguns irmãos, chego a sentir um pouco de melancolia. Já sinto saudade daqui. Acho que não quero mais voltar. Belo Horizonte se tornou, nos últimos anos, a minha casa, o meu lugar. "agora sou do ouro, eu sou vocês, sou do mundo, sou Minas Gerais!"
E aí elas foram chegando, a nossa cachorrinha fica enlouquecida, sobe e desce as escadas feito uma bala a cada tocada de interfone.

Vamos às apresentações: A Jú (de óculos), outra pessoa que amo demais, me enche de presentes, para mim e para minha casa. Nos tornamos grandes amigas, daquelas que é capaz de largar tudo para vir lhe oferecer o ombro, sabe como é? A Lígia (gaúcha), outra grade amiga, que mora aqui pertinho e sempre estamos juntas, com ela não tem tempo feio, arregaça as mangas e mete a mão na massa, como todo gaúcho que conheço. A Adriana, faz lindos colares e sempre ganho um (eba), fez aulas aqui durante muito tempo. Sei tanto dela, ela sabe tanto de mim, temos o mesmo temperamento, mas somos tão gente fina! 
E o interfone volta a tocar. Chega a Andreia, carioca, também mora aqui pertinho. Recentemente fez curso de encadernação (não comigo, pois só sei fazer caixas). Ah, cada mimo que ganho, cada caderninho fofo...  A Helga, nossa, já falei tanto dela. Já falei tanto que quero ser igual a ela! É a única que não foi minha aluna, mas a filha dela, a Katja sim! Aliás, o nosso grupo de amigas da costura começou com a Katja! A Helenice é a única que ainda não está nessa foto porque chegou mais tarde por conta do trânsito que ficou "agarrada". Mineiro vive "agarrado", paulista engarrafado! Ela foi professora de geografia da minha filha mais velha. Temos opniões opostas com relação à política, partidos, ideologias. Vixi, nem gosto de misturar as coisas, pois ela é tão querida, tão especial. Acho que o único "defeito" dela mesmo é esse! Ai, ui, falei. 
Antes de sentar à mesa, conversamos...
A forma de servir foi assim: o serviço de chá e café já estava disposto em cada lugar reservado com o nome, cada uma levantava e se servia da mesa onde organizei os comes e bebes... Hei, estão vendo aquele vaso com flor laranja e azul? uns dias antes veio a Raquel com a irmã almoçar comigo e me trouxeram esses mimos lindos que tanto amei, feito por elas! Tão queridas e especiais...
A foto acima foi depois que já havíamos nos servido. Quase sempre esqueço de fotografar o antes. Ela estava tão farta...
E a cachorrinha atenta a tudo. À noite nem dei ração. Olhei de canto de olho que cada uma dava um pedacinho de alguma coisa para ela comer. "Tadinha, tá olhando tanto..." Ah, tá eu também já olhei tanto, e nem por isso ganhava um pedacinho! Sou da época que homem bonito era considerado "um pão"
 Precisava de uma foto junto, né?
Rindo dos causos da Ju, tão engraçada... O colar azul ganhei da Adriana!
Organizei cantinhos acolhedores, enfeitei com flores...
Ganhei flores!!!! (além dos tantos outros presentes). Da Flávia ganhei o delicioso home-spray aroma folhas secas que só ela sabe o ponto. O perfume é maravilhoso, borrifo pelos cantinhos, no hall do prédio... memórias olfativas que o coração registra. Memórias de dias felizes.  Da Ju, uma capa para o fogão, além de anel.. e o que mais, mesmo? Ah, esqueci. Da Lígia sabonetes perfumados para o lavabo. Da Adriana, o colar azul que já foi para uso. Da Helga uma receita emoldurada, coisa mais linda! Da Andreia, os fofos caderninhos. Da Helenice (como somos mulheres viajadas), fez uma capa para minha mala. Quero ver alguém arrentar minha bagagem! E da Katja, flores, pois ela sabe o quanto gosto de flores de corte, dessas que você coloca nos jarros com água, assim:
E você? já pensou aprender um hobby e fazer novos amigos? e viver um dia assim tão feliz? Eu vivi!

30 de abril de 2019

Costura Prática

Quando o vento começa a assoprar frio...
é chegada a hora de fazermos nossos próprios agasalhos. É prático, é econômico. É libertador!

Então as meninas estão vindo costurar seus agasalhos. Nem sempre dá tempo para fotos. Nem sempre lembramos. Nem sempre elas gostam de se expor. Eu respeito. 

Essa aqui é a Andreia, ex-aluna. Fez esse conjunto em malha super macia, confortável. Só não saiu vestida pelo calor do meio-dia. Os moldes que usamos são moldes prontos, com algumas adaptações que faço para adequar ao corpo de cada uma. Aqui usamos o G e nada foi modificado. Vestiu como uma luva.
Já era meio-dia quando terminamos. Então, vamos tomar um café? Naquele dia nem almocei!
 Na tarde do dia anterior, veio a Cristiane, que já fez várias aulas aqui comigo. Ela vem de longe e quando vem, sempre é uma alegria. Na verdade, ela me confidenciou que gosta mesmo de vir pela conversa, pelo café, pela companhia. Fico tão feliz... Ela costura muito bem, é muito criativa, modifica quase tudo o que aprende, como eu. Uma artista!

Depois do conjunto pronto. Vamos tomar um café? Naquele dia nem jantei!
 Preciso parar com isso. Mas elas gostam tanto...
E o que comemos? Acessam os links abaixo da Cozinha Prática, onde tudo é prático, fácil e rápido, como a Costura Prática!

15 de março de 2019

Almoço com Andreia

Antes do carnaval a Andréia, ex-aluna, me manda uma mensagem dizendo estar com saudade da professora, querendo saber se poderia dar uma passadinha aqui apenas para deixar um presentinho que ela mesma fez! 
Adoro, adoro ganhar presente artesanal, feito pelas próprias mãos. Sim, mas também adoro ganhar presente de lojas - qualquer coisinha simples, pois vale o carinho, a lembrança. E ela fez uma agenda com o logo do curso, pensando em todos os detalhes. Tanto capricho.. tanto carinho.

Combinei de fazer um almoçinho - bem mais fácil e rápido do que servir um café. Deixei a cozinha da churrasqueira preparada na noite anterior, com todos os ingredientes já picados e guardados na geladeira. Mas tudo muito simples e fácil de fazer. 
Mas na hora de ligar o fogão, o gás acabou!!! Descemos para a cozinha de baixo e fizemos juntas rizoto de funghi na panela de pressão - coisa de 15 minutos. A receita está AQUI.

 A manhã estava muito convidativa para um almoço ao ar livre. Arrumei a mesa no terraço - um bom motivo para uma faxina nos vasos e no terraço depois das chuvas. Às vezes precisamos de estímulos para fazer algo que estamos adiando.
Mas na hora de servir a mesa, o sol estava de matar. Retiramos os pratos e montamos na mesa de dentro. Tomamos vinho em pleno meio-dia enquanto nossos maridos ralavam de trabalhar. Ô coitados!
Os vasinhos que enfeitam a mesa são de manjericão frescos. Percebi que eles conservam melhor dentro da água do que na geladeira, pois os uso com muita frequência. Se já tentei plantar em vasos? Sim, mas não levo jeito para agricultura. 
Mas a mensagem que quero passar aqui é, não percam a oportunidade de estar com pessoas queridas, achando que convidá-las vai dar trabalho. Um simples picadinho de carne moída, feito com carinho, com alegria, torna-se um grande banquete.  E precisa de mais?  

18 de janeiro de 2019

Alô? tem alguém aí?

Semana passada, recebi e-mail de uma pessoa interessada no curso de costuras. Dei todas as informações e ela, gentilmente, me responde dizendo que no momento o investimento não caberia em seu orçamento. Super grata por esse feed-back. Mas recebo pelo whatsApp (nem sempre em horário comercial, às vezes muito tarde da noite), mensagens de pessoas querendo saber sobre o curso ou mesmo querendo tirar dúvidas sobre qual máquina de costura comprar. Respondo com todas as informações possíveis, dou detalhes, falo da máquina, indico lugares onde comprar. A pessoa visualiza e pronto. 

Aí fico pensando se a pessoa teria a mesma atitude se fosse pedir informações de algum produto em loja física, onde você fica cara a cara com o vendedor? Você simplesmente vira as costas e vai embora? 

Bem, o que eu queria mesmo falar aqui é sobre a agenda do curso de costuras moda casa que já foi fechada em menos de dois dias depois de aberta. Todos os horários foram preenchidos.

E mal me contenho de ansiedade para ensinar tudo o que sei para deixar sua auto-estima lá em cima. Costurar roupas lindas para a sua mesa, sua cama, seu banheiro, sua cozinha, sua sala... presentear aos amigos; ter um hobby, ter um ganho extra,  conhecer novas pessoas... Ah, é tão maravilhoso isso...
Olhem a graça desse acabamento no guardanapo. Sim!!! vamos aprender juntinho. Mas deixo uma mostra nessa postagem AQUI como faço o ponto cheio. Já o canto mitrado, uso um gabarito que eu mesma criei para as alunas que frequentam o curso, bem fácil.

5 de dezembro de 2018

A outra Carolina

Enquanto escrevo este post a Carolina, ex-aluna e agora amiga, se dirige para Confins (aeroporto internacional de Belo Horizonte) com destino à Florianópolis - para onde está de mudança.
Ainda ontem à noite, enquanto assava  panetones para o café da manhã, falei com ela pelo whatsApp:

- Acabei de assar panetones. A casa está toda perfumada. Cheiro de Natal!

- Essa semana senti cheiro de panetone e lembrei na hora de você. Assim que organizar a mudança na casa nova vou fazer alguns - escreveu ela.

Na última semana de novembro ofereci um almoço aqui em casa para nos despedir. Aproveitei e fiz junto nosso encontro de Natal com as amigas da costura. Foi muito gostoso, trocamos presentes e fizemos amigo secreto.  Sorteamos na hora e caí com a Carolina! Fui merecedora dessa graciosa árvore de natal feito por ela. Não sou uma sortuda?

Em dias festivos, transformo o ateliê em sala de visitas. Carolina é a que está de vestido jeans.
Drinques e petiscos para antes do almoço
Saladinha  leve como entrada. O cardápio foi feijoada para aquecer a semana chuvosa e fria
Em cada cadeira um mimo para ser levado para casa como lembrança do encontro
Em outro dia ela veio aqui, gentilmente, me ensinar a fazer a árvore.  Ensinei a ela a fazer as bolas natalinas.  Gentileza gera gentileza, não é mesmo? Naquele dia trabalhamos e tomamos café com panetone! Mas não fiz registro. Que pena.

Depois que aprendi a fazer a árvore, a Bertha - outra ex-aluna e amiga - veio aqui aprender. Novamente trocamos conhecimentos. 
Costuramos e tomamos café com panetone. Fiquei viciada em fazer os tais panetones. Fiz na batedeira com gancho para massa pesada. Muito fácil e baixo custo. 

A receita está aqui:  PANETONE CASEIRO
 Árvores se multiplicam como o milagre dos pães
E é tão bom saber fazer algo, compartilhar, trocar conhecimentos. São essas pequenas gentilezas que nos fortalecem, que nos fazem criar laços, construir amizades eternas. Carolina, obrigada por fazer parte desses momentos. Com carinho, Helena


29 de novembro de 2018

Carolina

Meu querido diário, hoje falarei da Carolina que fez o curso de costuras aqui comigo. No próximo post falarei da outra Carol que está se mudando para Florianópolis.

Depois que terminou o curso criou sua marca de roupas para mesas, a Sweet Tablewear que, além das roupas de mesa, faz também essas maravilhosas cangas-toalhas que viajam por todo o Brasil e mundo afora.
Uma das cangas veio morar aqui comigo e começa a fazer parte dos meus momentos felizes, de descanso e laser. Ganhei esse presente dela!
E é para essa finalidade: fazer parte dos momentos felizes das pessoas, pois ninguém usa uma canga quando está enfermo, triste ou no trabalho. 
 E depois de várias semanas de chuva e frio, eis que o sol aparece aquecendo o mundo dos belorizontinos!
Acordei animada. Catei as ervas-daninhas das plantas, lavei o terraço e montei a "barraca", anunciando: "estou em férias!"
Peguei um livro, mas quase não prestei muita atenção naquilo que lia. Meus olhos se desviavam a todo instante para a canga colorida. Observo os hibiscos amarelos e alaranjados, o fundo azul, os pompons que circundam a costura. Quanto tempo levou a Carol para costurar, já que trabalha em horário integral, de segunda a segunda, com poucas folgas durante o mês?
A Carol é cuidadosa,  molha todos os tecidos (é... pois muita gente e as fábricas não molham!), passa a ferro,  estuda o tecido, mede tudo com a fita métrica, corta, alfineta; combina as cores das linhas... Pensa nos detalhes, no gosto da pessoa. Certamente  já observou o quanto amo essas cores. Não é para me sentir uma privilegiada em ser proprietária desse tesouro?
Em cada pontinho, em cada curvinha que a máquina passou tem um pouquinho do seu carinho e cuidado

Ah, ficaram curiosas para saber quem é essa Carol, não é? Então as fontes estão aqui:
Face Book ou 31.99669.0319 



2 de outubro de 2018

Oficina natalina 2018

Está aberta a temporada das oficinas natalinas!!!! Que delícia esse clima de festa, de alegria, de preparação de presentes, planos para férias...

E com vocês, para iniciar com chave de ouro, trago-lhes a artesã Josiane do ateliê Dorloter Mimos Artesanais
A primeira oficina será no dia 25 de outubro das 13 às 18 horas. Vamos fazer com vocês esse lindo ursinho em 3D, todo fofo, articulado e charmoso. Ideal para presentear os pequenos (e os grandes), decorar a casa e árvore de natal, enfeitar o quarto do bebê, entre outras muitas possibilidades. NECESSÁRIO SABER COSTURAR O BÁSICO. O resto vamos ensinar

Valor por pessoa: R$ 110,00 - 50% no ato da confirmação. O restante no dia do curso.
Todo o material está incluído + apostila + café da tarde em mesa lindamente posta.
Venham passar uma tarde se divertindo e se inspirando. Venham?