Google+ minha casa, meu mundo: minha casa
Mostrando postagens com marcador minha casa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador minha casa. Mostrar todas as postagens

25 de novembro de 2011

Cores em Minha Casa

postado por Lu Ramos

Quem me acompanha aqui sabe que eu queria cores, muitas cores na minha casa. Estava cansada do império do branco/bege/fendi e queria algo mais acolhedor, mais alegre. Na verdade, o problema estava na sala, porque minha casa sempre foi colorida, a cozinha é verde limão, a sala das crianças azul, e cada quarto tem sua cor. Mas a sala era irremediavelmente bege e sem graça. Então desde setembro estamos mudando toda a decoração da sala, trocamos os tecidos dos sofás, pintamos as paredes e o Leo fez vários móveis novos. Foram vários projetos que consumiram dois meses de trabalho. Além disso, mudamos a sala das crianças, que ganhou sofá roxo, bancada e mesinha amarelas, e o quarto das meninas. Mas isto mostro em outro post.

Na área da churrasqueira e da sala de jantar trocamos as paredes tristemente beges por um amarelo sensacional! Eu amei! E olha que não gosto de amarelo, apesar de minhas raízes polonesas... (piada interna).
Na churrasqueira, o Leonardo usou tábuas de caixaria de obra (do meu cunhado) que seriam jogadas no lixo, para recobrir o balcão, que originalmente era de alvenaria pintada de marrom. As madeiras foram raspadas para tirar o resto do cimento e depois foi feita uma pátina cor de areia. Deu muito trabalho! Mas acho que o resultado compensou e ninguém acredita que usamos madeira de obra!

Aqui ainda falta trocar estas banquetas, que na verdade são emprestadas da churrasqueira da minha sogra. A idéia é comprar banquetas no mesmo estilo das cadeiras, mas como acabou a ridícula verba que tínhamos para fazer tudo isso então vai ter que esperar....
Na área da sala de jantar, finalmente compramos cadeiras! Depois de cinco anos usando as cadeiras da churrasqueira da minha sogra (que tem uma paciência de Jó!), tomamos vergonha na cara e compramos cadeiras decentes. A escolhida foi a Cadeira Wood de Eames, um modelo produzido na década de cinquenta, mas que a cada dia fica mais atual. A idéia era quebrar um pouco a rusticidade da sala com o desenho moderno e atemporal das cadeiras. Eu gostei muito do contraste do branco com a madeira de demolição do piso e dos móveis.


As cadeiras compramos pela net, na CeC Design, de Novo Hamburgo! Pessoal realmente sério e profissional! Sem falar que foi o melhor preço que encontramos depois de muito pesquisar. As cadeiras vieram perfeitamente embaladas e chegaram em apenas uma semana. Adorei comprar com eles e realmente recomendo!

O Leo fez um balcão para acomodar as louças "de festa" e servir de aparador. Este móvel deu muito trabalho, mas o resultado ficou impecável. Meu marido é o melhor marceneiro que já conheci. Encomendas? Na página da Arco de Pua, passa lá para conhecer melhor o trabalho dele, que de hobby está virando coisa séria!


Aqui ele usou madeira nova que recebeu pátina e envelhecimento.


Na área da sala de estar, trocamos as deprimentes paredes brancas por um azul profundo com um toque de verde, lindo!

Trocamos os tecidos dos sofás e poltronas, que eram fendi e bege... tãaaaaaaaaaaaaaaaooooooo sem graça! Foi bastante difícil encontrar tecidos naturais (linho, algodão, seda) com estampas realmente vibrantes, mas quando achei este florido, foi amor à primeira vista! Recobri todo o sofá com linho, sei que dura pouco, que desbota, que blá, blá,blá. Mas o resultado é maravilhoso! E quando estragar, troca-se novamente, ponto! Para as poltronas escolhi um linhão cru estampado de turquesa.


Eu achei o resultado maravilhoso (vocês sabem que modéstia não é meu forte).


E aqui o Leo ainda fez um banco lindo, com a mesma técnica do balcão.



E nós tínhamos uma enorme parede em branco dando sopa. Inspirados em uma foto que publiquei há muito tempo aqui no blog, o Leo fez uma gigantesca moldura amarela ( 2,70 x 1,60) onde ele parafusou 72 placas de carro de sua coleção (pois é, o Leo tem coleção de tudo que vocês possam imaginar).  A parede é tão grande que a moldura ficou até pequena! E vocês não tem idéia da dificuldade de pendurar isso, foram dois andaimes, vários homens e muitos dias para colocar o quadro no lugar!


Um dos cantos que mais gosto nesta sala é o da nossa "biblioteca", fica ao lado da lareira e é bem gostoso ficar aí quando está frio,ou seja, quase todos os dias do ano...


Agora minha casa está exatamente como eu queria! E depois de cinco anos, ela finalmente tem a nossa cara!

Amanhã vou mostrar todas as etapas do projeto do balcão, para vocês terem uma idéia de como se faz um!
Beijos e até amanhã!

Lu




12 de novembro de 2011

Grampeador de Tapeceiro, uma Cabeceira, uma Bancada e uma Tábua de Passar

postado por Lu Ramos



Uma das ferramentas mais úteis que temos aqui em casa é o grampeador de tapeceiro, com ele é possível fazer várias pequenas reformas em nossos móveis, como mudar o estofamento de cadeiras, estofar uma cabeceira de cama, recobrir uma tábua de passar roupa ou montar um painel de inspiração como o que tenho lá no atelier.

Esta semana usamos o grampeador para fazer a cabeceira da cama da Tóia e a nova bancada do meu atelier.

Cabeceira:



A Tóia herdou (porque aqui nada se perde!) uma cama do meu cunhado, daquelas de viúva (nem solteiro, nem casal), com muitos gavetões, mas sem cabeceira, para fazer uma foi muito simples. 

Medi a largura da cama e acrescentei 5 cm de cada lado, com 65 cm de altura. Mandei cortar o MDF na medida correta (na Le Roy Merlin eles fazem este serviço). Comprei a espuma (não sei qual a densidade...) na Casa do Sapateiro e marquei uma margem de 0,5 cm de cada lado e depois cortei com a faca de pão, foi a melhor técnica, juro!

Para fixar a espuma no MDF, usamos fita dupla face e centralizamos.

Depois, centralizamos o tecido (que é uma sarja, mais encorpado para aguentar a tração dos grampos sem rasgar) e começamos a grampear, sempre tomando cuidado para manter centralizado. Primeiro um lado, depois o lado oposto. É preciso esticar o tecido sem esgarçar, senão ele rasgará onde vão os grampos. Depois fizemos uma lateral e por fim a outra.. Na última foto, veja o detalhe dos cantos, fiz simples, como se fosse um embrulho.

Ainda não pendurei (está só apoiada) porque precisamos decidir com a dona exatamente onde vai ficar a cama, mas será pendurada usando ganchos comuns de quadro, três para bem distribuir o peso.
Fácil, simples e rápido! Em meia hora estava pronto!

Nós fizemos também a cabeceira da nossa cama com o grampo (não tenho passo a passo) usando palha que se compra em metro nas lojas de marceneiro e fazendo o acabamento com uma moldura:



Bancada:


Depois que ganhei a bordadeira eu precisava de uma nova bancada em meu atelier. Nós tínhamos uma porta velha e toda manchada de tinta dando sopa (que era usada em outro atelier). Comprei uma napa azul clara por R$ 5,50 o metro e dois cavaletes por R$ 60,00 cada na Tok& Stok (achei caro).



Estiquei a napa no chão e coloquei a porta por cima. Começamos a grampear, sempre esticando bem as laterais (a napa é mais resistente, então podemos esticar bem). Não esqueça, coloque os grampos em um lado e depois no lado oposto, esticando bem. Na última foto, detalhe do canto.

E a bancada pronta:


***
Aqui, eu ensinei a encapar uma tábua de passar roupa.


***
E então,estão animadas a usar o grampeador de tapeceiro? É super simples e útil!
Um excelente fim de semana para todos!!!!
Beijos

28 de outubro de 2011

Uma casa com Alma

O que é uma casa com alma? Para mim é aquela que conta a história dos seus moradores, ao mesmo tempo que acolhe, dá aconchego a quem chega. É uma casa com personalidade, que imediatamente revela quem são seus moradores. Cada casa deveria ser única, assim como as pessoas, cada qual com sua personalidade e suas idiossincrasias.
Sempre que ouço esta expressão, casa com alma, penso que a minha tem de sobra! Desculpem a falta de modéstia, mas é verdade. É como se ela tivesse uma personalidade própria, formada pela soma das personalidades de todos que moram aqui.
Eu moro no campo, por isso deveria ter uma casa rústica? Que nada, minha casa é moderna até a última gota. Esta é a minha homenagem à arquitetura nacional e ao que ela tem de melhor. Por isso, sempre digo que minha casa é brasileiríssima, apesar de muita gente achar estranho e pensar que casa brasileira é sempre  rústica, com muitas varandas, telhas de coxa, janelas com venezianas... é,  mas não é apenas isso.
E porque minha casa é moderna no exterior, deveria também ser por dentro? Com decoração minimalista, clean e muito branco? Pois minha casa é exatamente o oposto. Não tem nada de minimalista, nada de clean! Por dentro, ela também é uma casa brasileiríssima, com muita madeira, muitas cores e muitos penduricalhos.
É a soma de tudo isso que faz minha casa ter alma. Cada penduricalho, cada quadro, cada enfeite, cada detalhe tem uma história para contar. Eu nunca saí de casa com o objetivo de comprar um objeto para casa. Nunca fui em uma loja de decoração ou de presentes pensando: 'hoje vou comprar potinhos para petiscos, porque estou precisando'. Cada objeto foi encontrado ao acaso, em um passeio, uma viagem... Para eu comprar alguma coisa eu preciso me apaixonar. 


No mais, fazemos muitas coleções. Câmeras fotográficas antigas, cinzeiros, placas, bonecas, artesanato andino, etc e tal ... e cada um destes objetos traz sua história e eu consigo lembrar exatamente quando, onde e porquê comprei aquele objeto. Cada um deles é um pedacinho das nossas vidas. Acho isso delicioso.
Me lembro o dia que uma amiga olhou bem em volta e disse: como você faz para limpar tudo isso? 
Morri de dar risada, porque não é fácil tirar o pó!

Tirar o pó é a parte chatíssima! Mas vale a pena, ao menos eu acho... O mais importante é que cada um destes objetos, que conto às centenas, tem um significado especial para nós. Fazem parte de nossa história, de nossas lembranças. Em resumo, estes objetos contam as nossas vidas.
Eu não tenho medo das misturas, das cores, dos estilos. O importante é que minha casa faça sentido para nós, que moramos nela. Pode até ser que você ache que tenho uma casa entulhada de tranqueiras que juntam pó. Pouco importa, ela faz sentido para mim, me faz feliz, me acolhe, me traz aconchego. 
Por isso, não consigo compreender quem contrata um decorador que compra todos os móveis, todos os quadros, todos os enfeites! E ainda por cima diz onde cada coisa deve ficar!
A decoração de uma casa é um processo que jamais chega ao fim, modifica-se ao longo do tempo, mas nunca está pronta. Está em eterno movimento. Porque assim somos nós, assim é a vida.
Tem coisa mais estranha do que aquelas casas onde cada bibelô fica no mesmo lugar por décadas? 
Uma casa precisa ter vida, movimento.
Com isso não quero dizer que precisamos seguir a moda na decoração, ou que devemos mudar de sofá  mesa a cada dois anos. NUNCA. Penso exatamente o contrário. Devemos reaproveitar nossos objetos e móveis, dando-lhes novos usos, nova vestimenta. 
Eu amo minha casa, amo! é o lugar onde me sinto melhor no mundo. Mas não tenho medo de mudar tudo de lugar quando dá na telha, mudar cores, revestimentos. É exatamente isso que estou fazendo neste momento. E juro, quando o pintor sair da minha sala, que mostro como ficou!
Então, vamos lá, tenha coragem de mudar. Não ligue para o que diz a decoradora da sua prima, siga seu coração e pendure nas paredes tudo o que é importante para você, tudo o que traz sentido à sua vida...
Beijos



21 de outubro de 2011

Cores, muitas cores...

Eu amo cores por todos os lados, acho que é meu sangue polonês que fala mais alto (ao menos por aqui, as cores distinguem as casas polonesas) e toda a nossa casa é colorida, apenas a sala era bege de paredes brancas... sabe como? com sofá fendi? E eu não aguentava mais isso! Eu precisava de cores, muitas cores para alegrar minha vida, dar aconchego, aquecer a casa...

Minhas reformas estão longe de acabar, não tem nada pronto ainda. Como o orçamento é ridículo de tão pequeno e somos adeptos do faça você mesmo, muitas das mudanças estamos fazendo sozinhos. Principalmente o Leonardo (que é marceneiro). O fato é que o pintor já está terminando o trabalho dele por aqui e minha sala é uma explosão de cores!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ficou lindo! 

Era assim (uma fotinha só para entender a cartela de cores):



Ficou assim:





Vou dizer, a casa está mil vezes mais alegre, aconchegante e bonita!

Reformei meus sofás e escolhi tecidos de tons fortes, daqueles que todo mundo acha "difícil" combinar. Mas não dá para ter medo, reformar um sofá não é tão caro assim (paguei R$ 350,00 pelo jogo de dois sofás e R$ 300,00 pelas duas poltronas). Lógico que existem tecidos caríssimos (sempre os mais bonitos),mas dá para encontrar muitas opções bárbaras até R$ 100,00 o metro. Sem falar nas suedines que custam até R$ 30,00 (eu paguei R$ 23,00 o metro). 

escolhendo os tecidos, algumas lojas nos emprestam as "bandeiras" que são amostras grandes que facilitam fazer as combinações.

Tudo começou com a escolha deste tecido para recobrir os sofás. É um linho estampado de vermelho, fucsia,azul, amarelo queimado e verde. A partir dele escolhi os demais tecidos e as cores das paredes. Como fiz a base do sofá vermelha, a parede da sala ficou azul. Para quebrar a explosão de cores dos sofás escolhi um linho cru com turquesa para recobrir as poltronas, mais sóbrio.



As cores das paredes também foram escolhidas com base neste tecido florido que contém o exato tom de amarelo e azul que agora recobrem as paredes. Esta mesma cartela de cores já existia no ladrilho hidráulico da churrasqueira (as duas salas são em um mesmo ambiente).

Escolhendo a cor das paredes, achar o tom exato não é fácil!

Este é o segredo para misturar cores, harmonizá-las, ainda que aparentemente não combinem. É preciso ter um fio condutor que sirva para dar sentido às escolhas. Nesta sala, foi o tecido do sofá e o ladrilho da churrasqueira. Vale a pena fugir do conforto do tom sobre tom, do monocromático. Cansou? Começa tudo de novo, o que é sempre uma delícia.

Na sala das crianças fui por outro caminho (mostro quando chegar a mesa de centro que encomendei), como as paredes são acinzentadas, apostei nos opostos e escolhi roxo para os sofás e amarelo vibrante para a mesa de centro e bancada.

Eu fiquei imensamente feliz com o resultado! Ainda faltam muitos detalhes para ficar tudo pronto, ainda tenho latas de tinta e escadas espalhadas pela casa, tudo bagunçado. O Leo está terminando o balcão da sala de jantar, resolvemos mudar os quadros de lugar, colocar alguns na "reserva técnica" e substituir por outros... tenho que escolher tecidos para fazer almofadas para o sofá... são tantos detalhes! Tantos... acho que demora um pouco ainda para terminar tudo como queremos.

Mas está ficando lindo! Ao menos eu acho!

Este post é apenas para mostrar como está ficando, espero que logo tudo esteja pronto para eu poder fazer posts bem bacanas com os meus antes e depois!
***
Minha mini reforma vai render muitos posts ainda! Tenho tantas coisas para contar e mostrar! Mas como disse antes, além da bagunça que ainda reina pela casa por conta da pintura, faltam muitos detalhes. Quero terminar para poder mostrar tudo nos seus devidos lugares... 
***
Continuo sem empregada, ao menos já consertei a máquina de lavar roupa e decidi que vou comprar uma lava-louças... o problema é que vou ter que quebrar a cozinha inteira para instalar a bichinha e isso dá 3 tipos de calafrios! 
***
Estão gostando das novidades por aqui? Eu estou adorando! São tantas novidades todos os dias! Nem eu estou dando conta de tanto conteúdo, kkkkkkkkkkkk. 
E se você quiser publicar um tutorial de sua autoria é só me mandar por e-mail ou no facebook, vou adorar!
***
Beijos







6 de outubro de 2011

projetos e um bordadinho...

Ei, a enquete ainda está ali na barra lateral! Vota lá e me ajuda a deixar este blog ainda melhor?

As respostas estão me ajudando demais a dar rumo para o blog que, confesso minha culpa, anda meio que às moscas e sem direção alguma...

Já entendi que vocês querem é saber de tutoriais em bom e simples português, bem mastigadinhos, como eu gosto de fazer... já entendi também que vocês querem é saber do que eu invento na minha casa e como podemos deixar nosso cantinho mais bonito e agradável metendo a mão na massa, esta é a nossa especialidade!
Então, sem jamais abandonar a amada costura, estes temas, tutoriais e decoração, terão um espaço maior pro aqui. Mas vou provar que scrap é super bacana e não é apenas aqueles álbuns cheios de figurinhas, vocês vão ver...

Ah, vejam só, vou até voltar para a escola de patch, para conseguir ensinar macetinhos de costura que eu mesma desconheço. Porque vou contar, levei uma surra da minha máquina semana passada e simplesmente não consegui quiltar uma colcha muito grossa e tô fazendo na mão (que já está sangrando). Eu não tenho tanta técnica, sou é metida, pego o molde ou tutorial e não descanso enquanto não consigo fazer... por isso as vezes fico meio constrangida em mostrar meus trabalhinhos.

Antes de mais nada, estou respondendo a todos os comentários (ou quase), alguém percebeu isso ou meu esforço foi em vão? kkkkkkkkk e assim será de hoje em diante.

Para poder trazer para vocês novos tutoriais, idéias de decoração, organização de casa, etc e tal (temas  e postagens que exigem um tempo que não disponho todos os dias), nas próximas semanas outras amigas talentosas e queridas se juntarão à mim no dia a dia por aqui, dando dicas, trazendo tutoriais, mostrando novidades... Moçoilas de fino trato, boa família e bons modos. Moças  com filhos, trabalho, vida corrida, ou seja, iguaizinhas a mim. E que, como eu, acreditam que a vida pode ser mais bela, simples e gentil, basta querer.

Mas o mais importante e mais dolorido, o blog vai mudar de nome. Por vários motivos. Os principais: o domínio minhacasameumundo.com.br já é registrado. Comprei o .com, mas não consigo usá-lo por conta de problemas com a IG (nunca compre um domínio no IG); o nome é longo demais e difícil de gravar e escrever...; nos últimos tempos este nome e infindáveis variações surgiram, seja em outros blogs, campanhas publicitárias, etc e tal. Enfim, estou à procura de um nome curto que seja capaz de sintetizar meu lema: por uma vida mais bela, simples e gentil.

Aceito sugestões, ou melhor eu espero sugestões... quem tiver o nome escolhido vai ganhar um presente muito, muito especial!!!! Pronto, vamos fazer um concurso, está lançado o desafio. O prêmio? Vou escolher algo bem bacana, não se preocupem!

Depois de escolhido o nome, o blog vai migrar para um domínio próprio e eu espero de todo coração que vocês me sigam no novo endereço. Não se preocupem, eu vou avisando cada um dos passos, que serão todos muito lentos e tranquilos. Nada vai acontecer amanhã, nem mesmo neste mês!

Não esqueçam que eu trabalho, tenho 4 filhos, casa, cachorro...

E tenho muitos outros projetos na cachola... quem viver verá!

***
Sobre minhas reforminhas decorativas:

Ontem o estofador trouxe o sofá das crianças e as poltronas aqui da sala. Eu estava morrendo de medo do resultado, porque (como sempre) escolhi pelo preço! Esta minha pão durisse já me meteu em cada enrascada! No fim, os sofás ficaram perfeitos!
Eu também estava com medo do tecido do sofá das crianças, porque escolhi roxo, mas amei o resultado.
Hoje ele levou o sofá da sala principal para cobrir com aquele tecido florido, que mostrei AQUI
Dá uma espiada como ficou:

{parece que eu paguei R$ 350,00 pela reforma de ambos os sofás?}


{a reforma da poltrona custou R$ 150,00}


Na sala das crianças escolhi um tecido mais barato para não dar dó de usar. Eles passam o dia lá, na maior bagunça. Já na sala principal, escolhi tecidos melhores, mas nem assim tão caros.

Enquanto isso o pintor já deu a primeira demão de tinta azul na parede. Mas vou esperar terminar para mostrar, tá ficando lindo...

O Leo já fez o projeto do meu balcão/aparador e de um banco/baú... vai ficar tão lindo!

***
E por falar no meu criativo marido, ele resolver assumir de vez que é um excelente marceneiro e muitas novidades virão! Quem viver verá! hehehehe

***

E para relaxar, que tal um bordadinho rápido, usando os pontos decorativos de sua máquina?




***
Beijos

Lu

21 de março de 2010

Varanda

Depois de muito trabalho, ficou pronta a varanda. É mais um espaço da casa que conseguimos decorar. Há quase 3 anos nesta casa, ainda faltam muitos... mas um dia chegamos lá. Mas acho gostoso ir fazendo aos poucos, até mesmo porque sem viver na casa você não amadurece sua relação com ela e seus espaços, descobrindo necessidades que no momento do projeto nem eram imaginadas.

As vezes demora porque muito é feito por nós, mas, assim, o resultado é ainda mais gratificante, como aqui, em que o Leo fez a cobertura e eu toda a parte de costura (almofadas e cortinas).

100_8693

Apesar de muito espaçosa esta varanda era pouco utilizada antes, por dois motivos: primeiro o sol que batia aqui era inclemente e incomodava até mesmo na sala de jantar dentro da casa; depois porque tínhamos apenas duas mesas com cadeiras e as redes, o que não deixava o espaço aconchegante ou acolhedor.

100_8687

A cobertura de esteiras de taboa ficou maravilhosa, o complemento perfeito para a armação de eucalipto. Aqui não temos nenhuma proteção sobre a palha (por enquanto está fora de cogitação, por conta do valor), então a cobertura serve apenas para proteger do sol e de um chuvisco. A idéia é fazer uma cobertura de policarbonato por cima, para então a vedação ser perfeita.

100_8682

  Ontem o espaço central do almoço foi a varanda, pena que no final da tarde caiu uma tempestade daquelas que só caem aqui onde moro, com ventos fortes e tudo mais. Mas aprovamos o espaço e todos amaram o resultado, porque realmente ficou aconchegante e convida para a conversa.100_8691   Neste caso tivemos que comprar móveis que não tínhamos e que o Leo não teria como fazer em curto espaço de tempo, isso encareceu o projeto, mas acredito que com originalidade e soluções criativas é possível transformar nossa casa gastando pouco.

100_8692  Esperam que tenham gostado tanto quanto eu.

Beijos

Lu

19 de março de 2010

W.I.P.

E aqui em casa seguem os trabalhos na varanda. Estamos há 15 dias nesta função, mas está ficando LINDO, simplesmente LINDO, ao menos eu acho... o que já tá excelente! Hoje vamos terminar, porque amanhã tem almoço de aniversário do Leo e a varanda não pode estar pela metade! Se der tudo certo, amanhã posto as fotinhas, enquanto isso uma idéia do que estamos fazendo:


Passando verniz em uma looooonnngaaaa esteira de palha.



As esteiras sendo colocadas na armação de eucalipto.



Resolvi o problema de como acertar o tamanho das cortinas usando as tábuas do meu piso como gabarito! Sorte que elas são perfeitamente alinhadas. Este foi único jeito que consegui alinhar todas elas, são 6.

Apenas para vocês ficarem curiosas...

***
Amanhã é dia de bobó de camarão, delícia e super simples de fazer. Eu sou fã dos pratos únicos que requerem poucos acompanhamentos. Minha sogra vai fazer postas de peixe fritas porque o Leo ama, no mais é arroz, farofa de dendê, muita pimenta e quem sabe (se eu tiver disposição) vatapá, que é para fazer uma graça.
Para as crianças, que sempre são muitas, macarrão à bolonhesa.
De sobremesa ainda não sei, acho que sorvete e ponto. Ainda bem que está quente, o que facilita a vida.
***
Beijos
Lu



10 de março de 2010

Rolinho

Como eu prometi, aqui vai o rolinho. É mais uma almofada de preguiçosa, porque não tem zíper (vou ensinar a fazer também). Facílima, basicamente é o mesmo esquema da almofada que ensinei ontem.
Eu cortei um retângulo de 66cm X 85 cm. Dobrei o tecido sobre ele mesmo e uni as duas bordas. Alfinetei e costurei, deixando 3 aberturas: as laterais onde vamos costurar os círculos que formam o rolo e uma no centro (para virar o trabalho e encher, como fizemos ontem)
100_8652

Com o compasso eu risquei um círculo de 22cm (11 de raio) e recortei no tecido. O tamanho do círculo varia conforme o tamanho da almofada, mas se ela tiver 66 de largura, não importa o comprimento, o círculo sempre será de 22cm. (não descobri ainda porque minhas fotos não se alinham hoje.)
100_8635
   100_8636

Daí vem a parte chata, costurar o círculo na almofada. Pelo avesso eu alfinetei toda a borda da almofada e do círculo. Notem que o círculo é um pouco maior que a borda, sobra um pouco de tecido (mais ou menos 0,5cm) eu prefiro cortar maior porque é mais fácil de acertar e costurar. Ficam estas sobras que depois podem ser cortadas ou não, depende do preciosismo da costureira.
100_8639
Depois alinhavem tudo. Eu sei que é chato, mas é necessário, senão escapa mesmo e a costura fica torta. Eu alinhavo todas as costuras circulares porque é difícil passar a máquina sem ficar torto. Passe a costura, com calma e cuidado, sempre esticando o tecido para que não enrugue. Vá fazendo aos pouquinhos.
100_8641 
Depois de costurados ambos os círculos, basta fazer como ensinei ontem , vire pela abertura que você deixou no meio da almofada e encha de plumante (vai bastante e é mais barato comprar por quilo em grandes armarinhos que vendem no atacado, aqui em Curitiba indico o Voluntários, ao lado do Instituto de Educação)
100_8654
Depois costure com os pontos invisíveis (aqui tem um tutorial bem explicadinho, mesmo em inglês dá para entender apenas pelas fotos) e sua almofada está pronta.
Importante: quando terminamos ela fica cheia de “gomos” da fibra que não assentou. Basta amassar com as mãos até a fibra se adaptar ao novo espaço e ela fica lisinha. Tá aí seu rolinho (o meu ainda cheio de grumos.)
100_8642
***
Ontem muitas meninas ficaram assustadas com o valor do tecido da almofada. Mas, ao contrário do que possa parecer ele não é caro pois não pode ser comparado ao algodão. Aquele tecido é tão encorpado que parece uma tapeçaria (aliás seu desenho imita um tapete persa). O desenho não é impresso, mas sim tramado com fios de muitas cores (o que encarece bastante um tecido). Por tudo isso o preço pago por ele foi justo. O valor de um tecido obedece a inúmeras variantes, quanto mais encorpado e mais cores na trama, mais caro e, claro, mais bonito.
Para baratear as almofadas eu fiz o fundo com um chenile de R$ 40,00.
O tecido do rolinho é um linhão nacional e custou R$ 44,00 o metro. Um bom preço para tecidos de linho, ainda que misturados com algodão ou sintéticos (como é o caso). Não gosto do linho puro para colchas e almofadas porque amarrota demais, sem falar que são caros demais.
Para as curitibanas, comprei todos os tecidos das almofadas na Casanova, que tem boas opções de tecidos para tapeçaria a um bom preço.
Se der tempo, hoje faço um tutorial de almofada com zíper, para encapar.
Beijos
Lu

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis