Google+ minha casa, meu mundo: marcenaria
Mostrando postagens com marcador marcenaria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador marcenaria. Mostrar todas as postagens

17 de novembro de 2012

Decorando um Gaveteiro de Madeira com Tecido

Postado por Lu Ramos



Este feriado tirei para arrumar o atelier, colocar umas prateleiras, organizar meus arquivos de moldes, fazer uns quadrinhos. E no meio dos meus guardados eu tinha um mini-gaveteiro de MDF que serviria perfeitamente para guardar essas miudezas que todo atelier tem de sobra, cartelas de agulhas, descosturador, alfinetes, fitas métricas, etc e tal...

Estes gaveteiros são bem fáceis de encontrar em lojas de artesanato ou em lojas especializadas em produtos em MDF, eu comprei o meu em uma loja enorme que tem lá no Largo da Ordem.

Mas vamos ver como eu fiz:

Primeiro eu pintei as laterais e as divisórias frontais usando aquelas dicas do post em que ensinei a pintar um móvel de madeira, AQUI


Depois eu colei tecido na parte frontal de todas as gavetinhas e é bem simples:


Usando a própria gavetinha de molde eu risquei o tecido e recortei com uma margem de milímitros.


Então basta passar uma cola bem forte, tipo Cascorez Rótulo Azul (eu estou usando uma PVA para madeira, de contato, e estou adorando!):


(A Bea e a Bruna se divertindo!)

Depois acerte o tecido com cuidado e estique bem com as mãos ou com um pano, para a cola penetrar bem na trama e aderir com perfeição na madeira (esqueci de fotografar esta parte...). Vai ficar assim, sobrando um tiquinho de cada lado. 


Espere secar completamente e então vamos tirar as rebarbas com um estilete bem afiado.


Com cuidado vá cortando as rebarbas bem rente à madeira, até ficar bem perfeitinho. Sempre sobram uns fiapos que eu tirei com lixa.


Se quiser, você pode proteger o tecido com verniz em spray ou mesmo uma camada de cola branca diluída em água (dá na mesma).

Está pronto seu gaveteiro!

Espero que tenham gostado!

Beijos

Lu


















9 de dezembro de 2011

Como se Faz um Balcão de Madeira

Bem, desculpem o sumiço de ontem, mas eu juro que fiz um post e publiquei e... cadê? sumiu! Acho que ando cada dia mais lesada, burra mesmo, porque não é a primeira vez que acontece. Colabora o fato de estar morta de cansada, fim de ano é prácabá...

Hoje não vou postar bem um tutorial de como fazer um balcão de madeira... porque o marceneiro aqui em casa é o Leo e para ser sincera não entendo nada do riscado. Mas achei tão interessante o passo a passo que ele postou lá na página da Arco de Pua que resolvi reproduzir aqui, porque sei que tem muita gente que não faz a mínima idéia de como uma tábua se transforma em móvel, e é uma arte bem bacana esta tal marcenaria! Lógico que dei uma resumida, porque são muitas fotos (todas lindas)!

Quer ver o passo a passo super detalhado? Passa na página da Arco de Pua, AQUI

1. Nestas fotos vemos o começo, fazendo a estrutura que sustenta todo o móvel.


As peças são todas coladas (com cola especial para madeira) e parafusadas. Para prender as peças, usam-se os "sargentos".

2.  Depois é hora de preparar a madeira que vai recobrir a estrutura. O Leo usou uma madeira bem simplona, Pinus, que ele mandou aplainar na madeireira em apenas um dos lados, o outro ficou bruto e é esta face bruta que vai receber "um tratamento" para ficar por fora do móvel, com cara de madeira de demolição.


Primeiro, é preciso lixar com lixa grossa para tirar as ferpas. Depois de lixadas as tábuas, o Leo passou Jimo Cupim nas duas faces, porque o pinus é uma madeira mole e precisa de cuidados. Depois ele passou uma demão de tinta em tom de bege, muito mal e porcamente, porque vai ser lixado depois. Quando está seca a tinta bege é hora de fabricar o "resto de tinta", pincelando outra cor contrastante, ou muitas se quiser!



Com as tintas secas é hora de passar a lixa grossa (n. 80) com a lixadeira de cinta. Este é apenas o começo do processo que vai dar o aspecto de madeira de demolição, ainda faltam várias etapas que serão feitas com o móvel já montado.

3. E começamos a "construir" o móvel. Nestas fotos, a feitura da moldura frontal.


As tábuas pré-finalizadas são cortadas na serra circular de mesa, semi-industrial e depois são aplainadas para ficarem com a mesma espessura. Então, em outra máquina são cortadas em ângulo de 45o (meia esquadria) para fazer as emendas. Depois começa a montagem, com muita cola,parafusos e sargentos para deixar tudo no lugar. Na última foto, a moldura frontal já sobre a estrutura, note que são deixados vãos, onde serão encaixados a lateral externa e o "piso do móvel".

4. Os vários parafusos usados deixam buracos que devem ser preenchidos com uma massa de cola e serragem.


Muitos usam cera ou massa para madeira para preencher frestas ou buracos de parafuso, mas o Leo gosta de usar uma massa feita com cola e serragem que é recolhida quando a madeira é cortada ou lixada. Basta misturar bem com uma espátula até deixar uma massa uniforme. Na última foto, os buracos já preenchidos. Depois de seca a massa escurece, então é preciso passar um pouco de tinta. Por fim é preciso lixar.

5. Aqui a moldura já fixada.


Hora de fixar laterais, fundo, prateleiras e etc...  toda a parte interna foi pintada de bege claro. E a parte externa foi toda lixada com lixa fina.


6. O Leo resolveu incrustar azulejos nas laterais e parte superior do balcão. Para isso, marcou o lugar de cada um e fez fendas com uma tupia, que é uma máquina bem bacana. Depois usou cola para fixar os azulejos e massa de madeira como "rejunte", escondendo eventuais falhas no encaixe.


7. Agora, ainda sem as portas, é hora de encerar com cera de carnaúba escura e depois lustrar com cuidado. 


Depois de passar duas demãos de cera é preciso esperar secar bem. Daí é lustrar. Primeiro escovar, com  três escovas, da mais dura para a mais suave, depois uma flanela e por fim um pelego. O resultado:



8. Por fim, é hora de colocar as portas, que deram uma trabalheira! Foram feitas com três tábuas, coladas e fixadas com travas:


As portas foram pintadas, lixadas e pintadas como as outras partes:


Depois de fixadas as portas, meu balcão ficou pronto e está na minha sala, como vocês já viram! Lindão!


Beijos e um excelente fim de semana para todos!
Lu




15 de setembro de 2011

Para inspirar

Como vocês bem sabem estou numa correria sem fim para dar fim em inúmeros projetos aqui em casa. Tenho tanta coisa para fazer que semana que vem vou usar uns dias de férias atrasadas (tenho muitas guardadas) para conseguir dar conta de tudo. Porque não são apenas os móveis que tem que lixar, recuperar e pintar. Tenho colchas e almofadas para fazer...
Eu fico pensando que seria ótimo ter um monte de dinheiro e simplesmente chegar em casa com tudo pronto... mas não é o caso, MESMO. De qualquer forma eu gosto desta bagunça toda, sou pão dura assumida e adoro inventar moda, então nem sei se gostaria de tudo pronto...

Até separei uns posts inspiradores.

Como reformar uma cadeira.




Como recuperar um armário detonado.


De um criado mudo, a casa do cãozinho.



Beijos!!!


6 de setembro de 2011

Projetos para o Feriado

Quem me acompanha la no Facebook sabe que eu ando ás voltas com vários projetos para dar uma mudada no visual da casa, que quero mais colorida, como falei em um dos últimos posts. Então que no último fim de semana demos início aos trabalhos e temos muitas idéias que serão executadas no feriadão, que aqui é longo demais, já que é feriado na quinta e sexta emendou... VIVA!!!

Mas dá uma olhada no que estamos aprontando:

Este é o projeto que mais gosto, recobrir o balcão da churrasqueira com tábuas de caixaria de obra (é, aquelas cheias de cimento que vão para o lixo). Quanto construímos a casa fizemos quase todos os armários e balcões em concreto para economizar e agora estamos aos poucos os recobrindo com madeira.


Nem dá para acreditar que estas tábuas eram como esta aí em baixo, com cimento, pregos e furos. Dá um certo trabalho deixá-las bonitas, mas é possível.


Primeiro é preciso raspar todo o cimento, esta é a parte chata.



Depois cortar no tamanho certo. O Leo e o meu sogro tem uma marcenaria super bacana! E ele adora!



Depois os buracos e defeitos maiores são cobertos com esta pasta de serragem e cola.



Acabei não fotografando o Leo fazendo a pátina, porque neste dia apenas limpamos, cortamos e colocamos massa nas táboas. No feriado faço mais fotos. Mas o processo é simples, depois da massa seca, o Leo passou uma lixa grossa, para tirar ferpas e o resto da sujeira. Então passou uma mão de tinta areia e depois de seca, lixa fina, e então encerou. Pronto!

E a fruta não cai longe do pé, a Bea tem sua própria caixa de ferramentas!



***

Escolhendo tecidos para os sofás e poltronas. É MUITO difícil achar um tecido bonito a preços razoáveis, dá trabalho... mas gostei deste florido, só ainda não decidimos se o corpo do sofá será vermelho ou azul. O que você acha?



Amei esta cartela de cores... queria uma no meu atelier... tão lindo!




***
Além da sala, vou fazer mudanças nos quartos das meninas. A Bea vai sair da cama baixinha e vai para uma alta com escorregador que era do irmão mais velho (aqui tudo se aproveita, a cama que ela dorme hoje era do mais novo). Mas a cama ficou guardada em um lugar ruim e acabou que muitas partes estragaram, mas isso não é problema, o pai do Leo vai fazer peças idênticas. Isso que é bom de ter marcenaria (e dois marceneiros) em casa.

Mas já comecei a lixar as partes boas. Estava assim.



Tem que ficar assim... dá um trabalho!


Depois, vai ser pintada de azul céu. O quarto da Bea é todo rosa, a cama será azul e a escrivaninha verdinha... vamos fazer a escrivaninha também e alguns nichos. O armário que é aberto receberá portas de correr, mas isso tudo é tema para outro post.

O tema da Bea são matrioskas, ela sempre amou estas bonecas e quando viajei trouxe uma da Hungria para ela. Por isso ando bordando e fazendo matrioskas como se não houvesse amanhã. Vou reformar a colcha que ela já tem porque o colchão é maior e para adaptar ao novo tema, já desmanchei e estou lavando.



No quarto da Tóia vou fazer uma cabeceira almofadada com um tecido de história em quadrinho que comprei, mas como só vai chegar na próxima semana temos que esperar. E vamos fazer uma estante e outros detalhes que vou mostrando.
***

No quarto das meninas e na sala das crianças vou colocar alguns nichos em madeira, que são muito simples de fazer. Estas fotos são apenas para dar uma idéia.





E tem muitos outros detalhes que vou postando por aqui.

Me acompanhem pelo Facebook, lá sempre tem novidades do que estou inventando!

Lu Ramos | Criar seu atalho


AQUI

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis