Google+ minha casa, meu mundo: livros
Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens

26 de abril de 2012

Livros, devemos guardá-los?

postado por Giova

Aqui em casa nós temos muitos livros, são várias prateleiras lotadas.
Fora o fato de sermos dois advogados que gostam de ler, eu ainda herdei parte da biblioteca do meu avô jornalista.
Temos livros de várias áreas: direito, arte e literatura. São os de literatura, que já foram lidos e que continuam nas prateleiras, que me perturbam.
Uma vez, conversando com a Lu sobre isso, ela me contou que sempre tenta passar para os outros os livros que lê, ficando apenas com com aqueles que gosta de reler.
Aqui em casa não fazemos isso; ainda temos aquela cultura de que livro não se dá, nem se empresta. Coisa que fazia sentido antigamente, quando os livros eram editados e sumiam. Tínhamos que aguardar pela reedição, mesmo dos clássicos. Hoje são o mesmo livro é editado em e-book, audiobook, edição de bolso, edição de ouro, etc, etc, etc.
Uma das poucas vezes em que doamos livros aqui em casa, foi para montar uma biblioteca comunitária na  Ilha do Mel. Vindo ao encontro dessa ideia, conheci a "Freguesia do Livro", por meio da Jô Bibas - blogueira aqui de Curitiba. Vale a pena visitar e participar.
Achei a ideia de doar livros para bibliotecas comunitárias e de formar bibliotecas em lugares diferentes, muito boa. Imagina que delicia ter uma biblioteca por bairro. Que as bibliotecas fossem ponto de encontro das crianças e de adultos. Sabe aquele prazer de ficar dentro de uma livraria, folheando, lendo, buscando e encontrando temas que nos interessam. Isso poderia ser acessível a todos.
Esse projeto pode ajudar muitas pessoas que não costumam ou não têm oportunidade de ter contato com livros, a encontrar esse prazer. Além de ajudar as pessoas, que como eu, não se conformam em ter livros que poderiam ser lidos, parados nas prateleiras.
Para terminar, posto algumas ideias de organização de livros.


Aqui 


Aqui tem um projeto do Marc Koehler que eu adorei



Aqui achei um passo a passo de como fazer essa mesa de carretel de cabos



Beijos
Giova

24 de novembro de 2010

Ainda Pescadores de Tainha

O lançamento do livro e do filme foi um sucesso. Auditório lotado para exibição do filme. Sala de eventos repleta para lançamento do livro. Leonardo em sua mesinha de autógrafos. Grande divulgação na imprensa, muitas entrevistas. Muitos, muitos, muitos elogios.  Foi perfeito.

Não tem fotinhas porque o fotógrafo que trabalhou ainda não mandou. Aguardem.

As vezes pode parecer que meu entusiasmo por este projeto nasce apenas do meu amor por meu marido. Mas não é só isso. O trabalho é realmente de excelente qualidade e importante para documentar a cultura caiçara de nosso litoral. 

Muitas pessoas conhecem a Ilha do Mel apenas como destino de férias e sequer imaginam como é a vida dos nativos nos meses de inverno, quando não há turismo e nenhuma fonte de renda que não seja a pesca ou o pequeno comércio local. É disso que o projeto Pescadores de Tainha trata, das pessoas que vivem da pesca artesanal na Ilha do Mel. Mostra uma vida dura, severa, cheia de sacrifícios.

Como vocês podem ver, continuo cheia de orgulho... hehehehehe

Meus patês foram sucesso absoluto. Para variar exagerei na quantidade (fiz "apenas" 10 kg...), sobrou horrores mas tudo bem, minha mãe tem um evento beneficente hoje (minha mãe é a pessoa com maior número de eventos por dia da semana que eu conheço) e lá se foram meus patês por uma boa causa! Fiz de beringela, gorgonzola, tomate seco e cebola, tudo super fácil. Não tirei fotinha porque estava com cólica e de mau humor... hehehe

Eu quero agradecer imensamente todas as amigas que mandaram votos de sucesso e compartilharam nossa alegria. É tão importante receber estas mensagens, vocês nem imaginam o quanto!

Para quem já encomendou o livro: o Leo estava muito atrapalhado com o lançamento, mas a partir de hoje tudo está mais calmo e ele vai poder cuidar das encomendas com tranquilidade.

Em fevereiro começa novo projeto, mas este é segredo (vai saber, coisas dos meninos...) não posso contar... será que aguento?

***
Amanhão voltamos a nossa programação normal, quer dizer natalina...
Beijos
Lu

16 de novembro de 2010

Pescadores de Tainha

Para quem ainda não sabe...  meu marido é fotógrafo e hoje estou mega orgulhosa de  poder  convidar todas as amigas queridas do blog para o lançamento do seu livro Pescadores de Tainha, dia 23 de novembro (próxima terça) às 19:00 horas no MON aqui em Curitiba.






Além do livro, o projeto Pescadores de Tainha se desdobra em um belíssimo documentário de autoria do nosso amigo Tulio Viaro. No mesmo dia será lançado o livro e o filme. Ambos são resultado de mais de três anos de trabalho, três invernos acompanhando a pesca artesanal feita pela comunidade de pescadores da Ilha do Mel no litoral paranaense.

Como tudo aquilo que é artesanal é um tipo de pesca que rapidamente desaparecerá, engolida pela tecnologia, pelos grandes barcos 'industriais', pela pesca predatória, enfim. Se não desaparecer o peixe, desaparecerá o ânimo daqueles que ainda pescam em pequenas canoas, com redes tecidas na mão calejada. É um saber transferido de pai para filho há gerações. Saber fazer a rede. Saber manejar a canoa. Saber reconhecer o cardume pelas manchas que ele deixa no mar. Saber esperar. Saber fazer o lanço. Saber puxar. Antes de tudo, saber pedir a Deus pelo peixe.

Uma pesca cercada de superstições, lendas, milagres. Como todo conhecimento que tem sua origem em algum ponto imemorial. Não se sabe porque fazemos daquele jeito, apenas é feito porque assim sempre foi e será.

A importância e a beleza deste projeto é documentar este conhecimento, a cultura de um povo.

Por isso, convido todas minhas amigas para o lançamento do livro e do filme. Vale a pena.

O livro trará como encarte o documentário e ambos custarão R$ 50,00 no dia do lançamento e para compras no blog do Leonardo Branco no Preto, que está meio desativado por enquanto, mas já vou tomar providências a respeito, hehehe.  É uma excelente ideia de presente de Natal, e vão me dizer que não?!

Para quem preferir pedir aqui, me mandem um e-mail lu01ramos@gmail.com, que eu intermedio o negócio mediante módica comissão paga pelo fotógrafo... hehehehe, vou me dar bem!

Beijos
E espero vocês lá.

9 de maio de 2009

Volta ao Mundo

Há muito tempo eu tenho o projeto de dar a volta ao mundo usando um passe RTW (Round The World) ofertados pelas principais alianças aéreas (Star Alliance, One World e Sky Team). A grande vantagen é o preço do passe, menos de US$ 4.000,00 para TODA a viagem, isso mesmo, a volta ao mundo sai o preço de uma passagem intercontinental!!!
O passe te dá direito a um número fixo de países a serem visitados e milhas a serem percorridas (que variam de aliança para aliança).  Um exemplo de roteiro que encontrei no livro: São Paulo - Cidade do México - Los Angeles - Tóquio - Moscou - Tashkent (Uzbequistão) - Kiev (Ucrânia) - Paris - São Paulo.
Basta pesquisar o preço de uma passagem APENAS para Tóquio para saber que vale a pena até mesmo ir de executiva!!!


Mas as dificuldades de montar um roteiro independente, são milhares de regrinhas que dificultam um pouco a empreitada, sempre me fizeram adiar este projeto. (sem falar a indisponibilidade momentânea de fundos, o "momentânea" é por conta do meu otimismo)
Mas os meus (e os teus) problemas acabaram!! Comprei o livro "A Volta ao Mundo em 1001 Dicas" de Cindy Wilk, originalmente reportagem publicada na Revista Viagem e Turismo, e estou deslumbrada e com todas (ou a maioria) das minhas dúvidas respondidas.
No livro a jornalista explica como funciona os passes em cada uma das alianças aéreas e as regras do jogo, facilitando e muito a vida de viajantes idependentes como eu e o maridão! Além de nos fornecer 101 dicas úteis em uma viagem deste tipo. Amei e estou profundamente agradecida.
Se você queria fazer e não sabia como, corra ler. Se você nem sabia que existia este passe, corra ler. Vale a pena, MESMO!
Recomendo, nem que seja para sonhar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis