Google+ minha casa, meu mundo: comidinhas
Mostrando postagens com marcador comidinhas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comidinhas. Mostrar todas as postagens

7 de julho de 2014

Pizzas



Vou confessar uma anormalidade: eu nunca gostei de pizza!
Mas quando visitei a Itália descobri que pizza de verdade (ou original) não é aquele amontoado de queijo gorduroso e recheios duvidosos!
Não, a pizza original nada mais é do que uma massa fina e crocante, repleta de um molho delicioso, pouco queijo (sempre muzzarela de búfala), recheios da melhor qualidade e manjericão ou orégano frescos por cima.
Simplesmente DELICIOSO e eu me apaixonei pelas pizzas italianas.
E o melhor, é muito fácil fazê-las em casa!!!

Eu uso esta receita:
Cada receita rende uma pizza grande.

Ingredientes:
* 350g de farinha de trigo ( 2 xícaras e 3/4)
* 1 colher chá de sal
* 15g (1 colher sopa cheia) de fermento biológico seco, ou um tablete de fermento fresco.
* 185g (3/4 de xícara) de água
* 1 colher de sopa de azeite de Oliva

Modo de Fazer:

Eu misturei o fermento seco com uma colher de café de açúcar e dois dedos de água morna em uma xícara e deixei crescer por 10 minutos. Desconsiderem a xícara lascada.


Quando o fermento estiver crescido, misture o fermento com a farinha e depois acrescente os demais ingredientes. Misture e depois sove até a massa ficar macia e lisa, aproximadamente uns 10 minutos.


Eu faço a massa toda na batedeira, porque a minha tem aquele batedor que sova (o gancho), mas é possível fazer à mão. E quando ela estiver macia e lisa, basta deixar crescer. Eu fiz estas massas às 9 da manhã e as usei à uma da tarde, cresceram que foi uma beleza!


Com a massa já crescida, basta abri-la com um rolo e coloca-la na forma de pizza, esticando com os dedos. Para a minha forma sobra um pouco de massa, que eu cortei.

Depois de esticada a massa é hora do molho, o grande segredo do sabor.


Para fazer o molho eu uso tomates italianos em lata, bato no liquidificador, tempero muito bem e levo ao fogo para engrossar.

                                 


Depois espalho generosamente sobre a pizza.

Mas o maior segredo está no queijo! Não dá para usar este queijo de plástico vendido em supermercados! Quer uma legítima pizza italiana? Use muzzarela de búfala. E não muito! Elas são vendidas em bolinhas, eu as corto ao meio e salpico sobre a pizza. Depois coloco o recheio que quiser. Eu gosto mesmo de tomatinhos cereja cortados ao meio, com na pizza da primeira foto deste post. Fica delicioso!

            

E não esqueça que tanto o orégano, quanto o manjericão devem ser frescos! Nada de pacotinhos desidratados.

Aqui em casa eu tenho um forno à lenha, o que dá um sabor extra à pizza, mas é possível o mesmo resultado em um forno à gás. Basta aquece-lo muito antes de começar a assar.
Apesar de usar o forno à lenha eu não gosto de colocar a massa diretamente sobre a pedra. Uso sempre uma forma, embaixo. A minha é toda furadinha, para passar ainda mais calor.


Experimente, você vai gostar!

Beijos,
Lu

18 de setembro de 2012

Moqueca de Peixe

Postado por Lu Ramos

Semana passada a Tóia fez 17 anos... é isso mesmo, 17 anos... estou velha! E ela uma moça lindíssima!
Daí no domingo fiz almoço para os avós e me arrisquei na moqueca, nunca tinha feito na vida, mas o Leo foi buscar peixe no litoral e comprou uma panela e ficamos animados. Pesquisei algumas receitas na internet e no fim a minha moqueca ficou deliciosa.

Minhas receitas não tem quantidades certas, porque vou acrescentando os ingredientes conforme eu acho que precise. Então nada aqui é exato, tem que adaptar conforme a necessidade de cada um.

Ingredientes para 8 pessoas (porque servi com ostras e camarão, se fosse prato único acho que serviria 5 ou 6).

2,5 kg de postas altas de cação
4 cebolas grandes cortadas em rodelas
4 dentes de alho picados
1,5 kg de tomates picados
4 vidros pequenos de azeite de dendê
2 vidros de leite de coco
um maço de coentro picado

Como Fazer:



Antes de tudo é preciso ter uma panela de barro apropriada, esta o Leo comprou no litoral. E antes de usá-la pela primeira vez é preciso "curar", passando óleo e levando ao fogo até secar.

Mas vamos à receita:


Eu comecei refogando o alho e a cebola no azeite de dendê. Eu fiz com muito azeite porque eu não queria que ficasse dourado ou crocante, mas sim que cozinhasse no azeite até a cebola amolecer completamente.


Depois que a cebola amoleceu eu acrescentei o tomate picado e deixei cozinhar (sem acrescentar água) até fazer um molho bem encorpado. Acertei o sal e a pimenta.


Quando o molho ficar pronto coloca-se as postas de peixe (que eu deixei por quase uma hora temperando no limão, sal e pimenta). 


Então é hora de acrescentar o leite de coco, fechar a panela e deixar cozinhar por mais ou menos meia hora.


Na hora de servir acrescente o coentro picadinho.

Sirva com farofa de dendê, arroz e o que mais quiser. Aqui fizemos ostras e camarão também.

Beijos e bom apetite!







5 de julho de 2012

Variados

Postado por Lu Ramos
Bom dia! E por aqui continua um veranico... estou com medo de pensar quando vai fazer frio... em dezembro?
Hoje deixo algumas idéias variadas, que salvei no meu reader.

Um banquinho muito fofo!


***

Uma casinha fofa de gnomos!


***




Achei esta receita muito bacana. Papel de banana, dá para usar das mais variadas formas, envolvendo frutas, enfeitando pratos.


***
Uma semaninha fofa para bordar à mão.

***

Sempre me perguntam como fazer etiquetas para lembrancinhas. eu uso este tipo de arquivo e trabalho no photoshop.


***

E outros modelos 


***




17 de maio de 2012

Conhecem a frase: meu filho não come?


postado por Giova

Está sem assunto numa rodinha de mães? Comece a falar sobre alimentação dos filhos: o assunto vai render. Sempre tem uma mãe que sofre porque o filho come pouco ou porque come demais.
Aqui em casa a alimentação dos meus filhos sempre me causou curiosidade, pois os dois tem gostos e hábitos muito diferentes, desde que mamavam no peito.
Minha filha sempre comeu e mamou bem, gosta de comida caseira e bem brasileira. Já o meu filho, que é o mais velho, sempre teve um gosto peculiar. Era agitado até para mamar. Nunca foi guloso, se satisfaz rápido. Lógico que sempre foi magro.
Lembro que passamos por muitos períodos estressantes com ele em relação a comida. Quando meu leite secou tivemos dificuldade de encontrar um leite que ele aceitasse. Testamos vários bicos de mamadeira, achando que ele não mamava por isso. Depois comecei a mudar os tipos de leites, fui do leite recomendado pelo pediatra até aqueles que custavam super caro, no fim, ele gostou do mais simples de todos.
Vocês imaginam o stress de uma mãe de primeira viagem, angustiada porque estava voltando ao trabalho e ainda cercada de avós e tias dando palpites e dizendo que ele estava magrinho.
Sempre usei de muita criatividade para fazer ele comer pois, se dependesse dele, não comeria nunca; queria mesmo era brincar.
No cadeirão (seguindo as orientações do avô que é endocrino pediatra e que só ria da minha dificuldade e dos palpites) eu deixava ele fazer parte da refeição. Ele se lambusava, pegava a comida com a mão e junto eu ia dando as colheradas. Era importante esse contato e descoberta da comida.
Dessa forma divertida ele gostava, pois comer não era o momento parecido com o castigo onde ele tinha que ficar parado na cadeira e recebendo a comida.
Foi nessa época que ele começou a mostrar os gostos dele. Sopa, nem pensar; comida com molho também não. O macarrão, que ele comia à bolonhesa, começou a não gostar mais. Não me lembro a situação, mas um dia ele experimentou macarrão ao pesto e, adivinhem, amou. Comeu o prato todo! Por muito tempo massa pra ele era só ao pesto ou alho e óleo. Queijo ele amava, mas nada de prato, só parmesão.
Não tinha a menor ideia se um era mais caro ou mais sofisticado que o outro, ele apenas preferia o sabor.
Conclusão: comida pro Conrado sempre teve que ser bem condimentada, diferente e de preferência sem exageros.
Frutas e salada ele come bem. Adora pegar as frutas das árvores aqui de casa e comer direto do pé, principalmente o limão (dá pra entender?!).
O problema ocorre na comida do dia a dia. Ele não é do arroz com feijão e bife e acabávamos brigando para ele comer a comida "normal".
Foi quando lembrei da experiência que tivemos quando ele era pequenininho. Assim aos 7 anos comecei a estimulá-lo a cozinhar nos fins de semana. Foi uma maneira de fazer ele mexer na comida, se divertir com o alimento.
Vou ser sincera: não foi fácil pois logicamente que uma criança cozinhando vai acabar sujando a cozinha mais que um adulto, por isso quando ele vai cozinhar eu respiro fundo e fico zen.
Começamos com sanduíche de forno, macarrão gratinado, omeletes e panquecas. Ele agora curte mais a comida e inclusive inventa pratos.
Nesse fim de semana tive que fazer um exercício de super mãe e deixei ele ficar responsável pelo jantar. Ele ficou super feliz com o voto de confiança e mandou ver.
A receita foi a seguinte: ele fritou cebola e alho e depois de descongelar as linguiças, abriu-as todas e misturou com a cebola e alho fritando a carne. Colocou curry e shoyo e ainda fez macarrão para acompanhar. Arrumou tudo individualmente nos pratos e nos serviu.
Ficou uma delícia e foi super divertido!

Mais uma confissão: eu nunca fui de cozinhar. Sempre tive receio, mas como achava importante ele ter essa experiência, acabei indo pra cozinha e perdendo o medo de me aventurar.
Esse é o Conrado, hoje com 12 anos, comendo o prato que ele inventou. Passou a considerar, além do skate, do rock e cinema, a cozinha como seu lugar de trabalho. Assim, quem sabe serei mãe de um skatista, roqueiro, cineasta e chef. O futuro dirá se agi certo. De outro lado, ele me disse que se nada disso der certo, ele se tornará um neurocirurgião! Haja imaginação. O mundo sempre foi pequeno pro meu ex-pequeno. A "trivial" futura cantora e Presidente da República Manu, fica prum próximo post.

Bjs
Giova

17 de março de 2012

Doces

Postado por Lu Ramos

Eu não sou louca por doces, aliás raramente como, mas acho realmente lindo… gosto de olhar.
E sou uma péssima doceira. Quem ama doces aqui em casa é a bea, que adora fazer biscoitos,e leva um super jeito para estas coisas. Eu gosto só de olhar...



***


***



***


***


Isso deve ser bom demais! AQUI

***
Beijos
Lu

1 de novembro de 2011

Nachos!


Olá meninas!!!! Como passaram a semana???? A minha, só pra variar foi uma correria louca, até precisei trocar o dia do meu post com a Giova!! Não que ela também não tenho um monte de coisas pra fazer mas, como vocês já sabem, estou escrevendo minha dissertação de mestrado!!! Desumano isso... kkkk

Na semana que passou recebi a visita da minha sogra e de um dos meus cunhados e, como havia trabalhado o dia todo, resolvi fazer uma comidinha rápida e agradável pra colocarmos o papo em dia e comermos ao redor da mesa de centro da sala!!! Isso mesmo, não queria fazer 888 tipos de comida e arrumar uma super mesa! Queria descontração, curtir os dois, falar abobrinha, essas coisas boas de família... Resolvi então que faria um "Nachos"! Vocês conhecem??? É uma comidinha mexicana suuuuuper fácil de fazer e que vou dividir com vocês agora!

Vamos precisar de:

- 1 pacote de Doritos
- 1 sachê de requeijão cremoso (pode ser pote)
- 1 sachê de queijo cheddar (pode ser pote)
- 500g de carne moída
- 1/4 de cebola picadinha
- molho de tomate
- queijo prato ralado bem grosso


Modo de fazer:
- coloque um fio de óleo em uma frigideira e doure a cebola picadinha
- acrescente a carne moída, com sal e pimenta a gosto, e cozinhe até ficar bem soltinha (Não esqueça de mexer sempre!!!!)


- coloque o molho de tomate de sua preferência e cozinhe até ferver. Reserve.

- em um refratário, coloque, na ordem, o Doritos, o queijo cheddar, o requeijão, a carne moída e o queijo prato ralado e leve ao forno por 5 minutos, ou até derreter o queijo prato!!!




E pronto!!! É só servir com muito amor e carinho!!!! Perfeito pra comer e papear...e com um choppinho então, nem se fala....



***

Só pra constar ainda continuo burra!!! kkk

***

Estou preparando o post pra contar minha história pra vocês mas é tããããão grande que ainda não sei como fazer!!!

Boa semana a todas!!!

Bjks

16 de outubro de 2011

comidinha rápida


Há dias soube pela Giova que a Lu queria que nós escrevêssemos no blog junto com ela mas
confesso que, na hora, pensei que não iria dar em nada!!

Que tatu eu fui!! Imagine se uma ideia da Lu não seria colocada em prática!?!?!?! Claro que
foi!! Na semana seguinte lá estávamos eu, Giova e Lu fazendo uma reunião (chiquérrimasssss)
para definir os detalhes dessa nova empreitada!!

Tenho que ser sincera e dizer que fiquei um pouco com medo... tá, na verdade fiquei com
muuuuito medo, não só porque o blog da Lu é super conhecido e tem bastante seguidoras mas
também porque faço 888 (amo esse número) mil coisas ao mesmo tempo e, como não tenho
outra opção, isso não me parece nada de especial ou, pelo menos, nada que justificasse ser
comentado...

Acontece que, olhando o perfil das seguidoras da Lu, percebi que grande parte são mulheres
mega atarefadas assim como eu e que querem, na verdade, além de compartilhar sua correria
com alguém, colocar mais luz e cor no seu dia-a-dia!! E é por isso que resolvi escrever, quero
compartilhar essas experiências com vcs, quero uma troca!! Quero contar mas também ouvir
vocês!! Quero ensinar algumas receitas ou truques mas também quero aprender novos com
vocês!!

Pra vocês terem um ideia da loucura que é minha vida, eu sou casada, tenho uma filha de 5
aninhos, trabalho como advogada o dia todo numa empresa, presto serviço em uma outra
empresa de consultoria e assessoria, tenho váaaaaaarios projetos junto com a Giova e estou
fazendo mestrado na PUC de São Paulo (detalhe: moro em Curitiba)!! A louca...

E no meio de todo esse turbilhão ainda vivo inventando umas comidinhas rápidas pra fazer
pro povo lá de casa!! Acharam que sou prendada? Não se iludam!! Se eu não fizer todo mundo
passa fome, então não me resta outra opção!! Kkk

Uma coisa eu tenho que contar pra vocês, por mais que pareça muita sobrecarga eu gosto
de fazer tudo isso e, acreditem se quiser, fazer comidinhas me relaxa, desestressa... É um
momento meio que de descarrego sabe?? Claro, desde que seja rápida e eu possa por os pés
pra cima logo em seguida!!

Por isso, hoje vou passar pra vocês a receita da comidinha que estou fazendo aqui em casa!
É uma receita bem fácil, rápida de fazer e que sempre dá certo: Batata Recheada!! Aliás, uma
dica básica: sempre que tiver em dúvida sobre o que fazer, faça algo com batata! Não tem
erro, agrada todas as faixas etárias!!!




Os ingredientes são:

- batatas grandes (na minha casa somos em três e tenho que fazer seis batatas)

- requeijão

- bacon picadinho

- cebolinha picadinha

- azeite ou manteiga

- papel toalha

Modo de fazer:

- lave bem as batatas, seque em seguida e faça furinhos por toda a casca;

- embrulhe com papel toalha;

- coloque no micro-ondas, especificamente nas bordas do prato giratório, e na potência
máxima, deixe por 10 minutos;

- enquanto a batata tá assando, frite o bacon (lembrete: não precisa colocar óleo) e escorra
bem toda a gordura;

- depois de assadas, faça um corte de lado a lado nas batatas (cuidado para não abrir demais);

- com uma colher, retire parte da polpa da batata e tempere com manteiga ou azeite e, se
necessário, uma pitada de sal;

- coloque esse “recheio” dentro da bata e adicione requeijão, bacon e cebolinha.

Comidinha pronta!! Os recheios podem ser dos mais variados, já fiz aqui em casa de
strogonoff, quatro queijos e frango com catupiry mas nosso preferido é o de requeijão com
bacon disparado!!

Bem meninas, espero que tenham gostado da receita e deste post, porque eu A D O R E I
compartilhar um pouco do meu dia-a-dia com vocês!! Na próxima semana tem mais!! Ah,
detalhe: eu só vou colocar aqui no blog as receitas que eu fizer, inclusive, se ficar ruim, vocês
vão saber junto comigo!! Bjks



Pitaco da Lu: esta comidinha não é perfeita para o domingo fim de tarde?

29 de julho de 2011

Biscoito decorado com Algodão Doce *

Adorei esta idéia que vi no ohdeedoh.


Não tem muito segredo, basta decorar o biscoito ou pirulito com glacê e sobre ele colar pedacinhos de algodão doce. O resultado é uma graça! Já imaginaram nuvens azuis?


Um bolinho de verão.


Acreditem ou não, são biscoitos!

Aqui, uma sexta de sol, linda, linda. Aproveitem o dia e um excelente fim de semana a todos!
Beijos

12 de julho de 2011

Cestinha para Bolinhos e outras Costuras *

que tal fazer uma frescurinha? esta cestinha serve para acomodar cupcakes, muffins, bombons e tudo mais que pensarmos. é fácil de fazer, mas fazer váaaarias deve dar um trabalhão do cão...  então não teria coragem de fazer para uma festa, por exemplo...

{AQUI}
____________

Reciclando um moletom

{AQUI}
___________

Eu fiz meus panos de prato exatamente assim! Ficaram tão lindos que tenho pena de usar!


{AQUI}
__________


beijosssss

22 de fevereiro de 2011

Biscoitos

Eu sou super fã de biscoitos decorados, adoro. Aqui uma seleção para inspirar. Aliás, alguém sabe a receita desta cobertura super usada pelas americanas, que fica perfeita, lisinha?



{AQUIAQUIAQUIAQUIAQUI}

15 de fevereiro de 2011

Uma receitinha e notícias da escola

esta receita é de um blog italiano que adoro, a receita é simples e dá para fazer com tranquilidade, basta jogar no tradutor, ou nem isso, porque dá para entender e as fotos explicam direitinho. Eu indico não apenas pela receita,mas para que vocês conheçam o blog, que adoro! Dá uma fominha...


________________
A adaptação da Bea na escola está muuuuitoooo melhor do que eu  jamais poderia imaginar. 
Ontem ela entrou no carro animadíssima porque já estava começando a entender as aulas de inglês (a escola é bilingue) e já tinha aprendido a primeira palavra: apple. Estava feliz também porque as vacas estavam pastando ao lado do pátio. 
Estes dias a Catarina e outras amigas perguntaram sobre a escola, e eu não consegui responder pelo blogger (que está dando peripaques...). 
Eu matriculei a Bea na mesma escola onde a Tóia estudou até a 7a série. 
É uma escola católica, extremamente tradicional e puxada, mas que fica em uma fazenda, um espaço maravilhoso na zona rural da região metropolitana de Curitiba (ao lado da minha casa). A Bea vai para o integral na 2a, 4a e 6a. Pela manhã todas as aulas são em inglês, de tarde as aulas curriculares em português (matemática, portugês, história,etc...) Tem também natação,ballet, educação ambiental, artes.
O grande diferencial é o espaço, tem rios e lagos onde as crianças pescam com minhocas vivas, tem inúmeras trilhas que eles percorrem nas aulas de educação ambiental conhecendo fauna e flora locais, tem criação de animais e é comum vacas e carneiros pastando perto dos pátios... Mesmo as aulas curriculares muitas vezes são ministradas ao ar livre.
Por tudo isso, ainda que a escola seja muito puxada,que a carga horária seja pesada, no fim é tudo divertido porque todos os dias tem uma novidade.
E ela está feliz e é só isso que me importa.
Beijos

30 de janeiro de 2011

Drinks Refrescantes

Gente no calor que está fazendo um drink bem refrescante sempre vai bem, então separei alguns links com receitas bacanas. Vamos aproveitar que hoje é domingo e ficar levemente altinha? Eu sou tão fraca para bebida (raramente bebo) que meia caipirinha já me deixa alegríssima, uma inteira me leva a nocaute... mas tudo bem,  eles são tão gosotosos. E com estes drinks sempre dá para fazer a chic e impressionar os convidados.

***
Eu amo Mojitos, AMO! Quando fui para Cuba começava a tomá-los logo cedo e seguia dia a fora. A bebida é tão refrescante e o calor é tão grande que nem bêbado ficava.


A receita está AQUI. Em Cuba em aprendi assim: ramos de hortelã até 1/4 do copo, açúcar a gosto (1 colher), amasse rapidamente a hortelão com o açúcar e acrescente: 1 dose de soda, 1 de rum e 1 de suco de limão. Dá para colocar só um cheirinho de rum e completar tudo com soda, já fiz assim e fica delicioso!!!!!
Vale a pena!
Rum de baixa qualidade dá ressaca braba, então se não puder usar um legítimo cubano (um 3 anos serve, é o que eles usam na Bodeguita), tente usar o melhor que puder encontrar! E se jogue no mojito, porque é bom, é muito bom!



Este chama-se Sidra Ice, é feito com Sidra (dãaa) e parece ser uma delícia, no link ainda tem mais uma receita com a mesma bebida, acho que deve ficar super gostoso. AQUI

***


Sangria é tudo de bom na vida... aliás faz tempo que não faço... é muito simples e sempre combina com praia! AQUI

***


Este é de kiwi, hummm. Receita AQUI


***
Aproveitem!
Beijos
Lu

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis