Vou confessar uma anormalidade: eu nunca gostei de pizza!
Mas quando visitei a Itália descobri que pizza de verdade (ou original) não é aquele amontoado de queijo gorduroso e recheios duvidosos!
Não, a pizza original nada mais é do que uma massa fina e crocante, repleta de um molho delicioso, pouco queijo (sempre muzzarela de búfala), recheios da melhor qualidade e manjericão ou orégano frescos por cima.
Simplesmente DELICIOSO e eu me apaixonei pelas pizzas italianas.
E o melhor, é muito fácil fazê-las em casa!!!
Eu uso esta receita:
Cada receita rende uma pizza grande.
Ingredientes:
* 350g de farinha de trigo ( 2 xícaras e 3/4)
* 1 colher chá de sal
* 15g (1 colher sopa cheia) de fermento biológico seco, ou um tablete de fermento fresco.
* 185g (3/4 de xícara) de água
* 1 colher de sopa de azeite de Oliva
Modo de Fazer:
Eu misturei o fermento seco com uma colher de café de açúcar e dois dedos de água morna em uma xícara e deixei crescer por 10 minutos. Desconsiderem a xícara lascada.
Quando o fermento estiver crescido, misture o fermento com a farinha e depois acrescente os demais ingredientes. Misture e depois sove até a massa ficar macia e lisa, aproximadamente uns 10 minutos.
Eu faço a massa toda na batedeira, porque a minha tem aquele batedor que sova (o gancho), mas é possível fazer à mão. E quando ela estiver macia e lisa, basta deixar crescer. Eu fiz estas massas às 9 da manhã e as usei à uma da tarde, cresceram que foi uma beleza!
Com a massa já crescida, basta abri-la com um rolo e coloca-la na forma de pizza, esticando com os dedos. Para a minha forma sobra um pouco de massa, que eu cortei.
Depois de esticada a massa é hora do molho, o grande segredo do sabor.
Para fazer o molho eu uso tomates italianos em lata, bato no liquidificador, tempero muito bem e levo ao fogo para engrossar.
Depois espalho generosamente sobre a pizza.
Mas o maior segredo está no queijo! Não dá para usar este queijo de plástico vendido em supermercados! Quer uma legítima pizza italiana? Use muzzarela de búfala. E não muito! Elas são vendidas em bolinhas, eu as corto ao meio e salpico sobre a pizza. Depois coloco o recheio que quiser. Eu gosto mesmo de tomatinhos cereja cortados ao meio, com na pizza da primeira foto deste post. Fica delicioso!
E não esqueça que tanto o orégano, quanto o manjericão devem ser frescos! Nada de pacotinhos desidratados.
Aqui em casa eu tenho um forno à lenha, o que dá um sabor extra à pizza, mas é possível o mesmo resultado em um forno à gás. Basta aquece-lo muito antes de começar a assar.
Apesar de usar o forno à lenha eu não gosto de colocar a massa diretamente sobre a pedra. Uso sempre uma forma, embaixo. A minha é toda furadinha, para passar ainda mais calor.
Experimente, você vai gostar!
Beijos,
Lu
