Mostrar mensagens com a etiqueta Amigos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Amigos. Mostrar todas as mensagens

01 abril 2014

O Petisco do Tó


Este fim de semana tive festinha de aniversário da minha primita L. Estas festas são sempre muito bem preparadas pelos meus primos e têm sempre novidades. Desta vez fiquei de olho mal vi estas entradinhas e quando as provei, rendi-me. Primeiro porque ia a contar comer ovo mexido com salmão e cebolinho e na primeira trinca senti uma explosão de sabores...Salmão sim senhora, cebolinho também mas o segredo está na mistura do ovo cozido com caril e maionese. Digo-vos ... uma verdadeira surpresa. Obrigada Tó. Como ele sabe que eu tenho este cantinho perguntei-lhe se ele não se importava que colocasse aqui a receita pois achei que devia ser partilhada. Ele tanto não se importou como ainda tirou estas fotos para vos deixar de água na boca. Experimentem pois é uma delícia e super simples.

Aqui vai a receita:
ovos
maionese
caril em pó
salmão fumado
cebolinho
limão
pão de forma sem côdea
 
Não coloquei as quantidades de propósito pois vão depender do vosso gosto pessoal.
Começar por cozer os ovos.
Depois de estarem frios retirar só as gemas e envolver com a maionese e o caril.
Temperar o salmão com sumo de limão.
Cortar o pão de forma em quadrados.
No final é só colocar as várias camadas e juntar cebolinho picadinho.


 

17 setembro 2012

O pudim da Constança (adaptado para a Bimby)


O passado fim de semana estive na festinha de anos da filhota da Constança. A mesa estava cheia de coisinhas boas mas os meus olhos ficaram logo neste pudim e quando o provei vi logo que não me tinha enganado. É uma verdadeira delícia. Claro que mal pude pedi-lhe a receita e este fim de semana foi a sobremesa escolhida para uma almoçarada de família.

Aqui vai a receita:
Pudim
300g de açúcar
500ml de leite
6 ovos
10 folhas de gelatina (eu usei dois pacotinhos de gelatina neutra em pó)
 
Cobertura (baba de camelo)
1 lata de leite condensado cozido
5 ovos
1 pitada de sal
 
Para o pudim comecei por bater as claras em castelo (borboleta, claras + pitada de sal, 6min/50º/vel3 1/2, sem o copo doseador). Reservei
Coloquei no copo o açúcar com as gemas e programei 20seg./vel4
Adicionei o leite e coloquei 2min/90º/vel3 (tem de ferver)
De seguida adicionei os dois pacotes da gelatina e envolvi 10seg/vel4
Retirei e deixei arrefecer.
Finalmente juntei o preparado às claras em castelo e coloquei tudo numa forma de chaminé (passada por água fria)
Levei ao frigorífico de um dia para o outro.
 
Para a cobertura voltei a bater as claras em castelo (desta vez foram só 5 minutos pois só usei 5 ovos) e reservei
Juntei o leite condensado com as gemas e programei 1min/37º/vel3
Adicionei as claras em castelo e envolvi 8seg/vel3
Levei ao frigorífico de um dia para o outro.
 
Na altura de servir desenformei o pudim e "reguei" com a baba de camelo.

26 janeiro 2012

Regressando...

Nem acredito que já passaram dois meses que não escrevo no Meu Docinho de Leite e só hoje reparei que continuo a ter imensas visitas diárias, pessoas que contam com as minhas receitas e que esperam o meu regresso. Desculpem todos aqueles que me visitam por esta ausência prolongada (bem mais do que gostaria) mas com a vinda da minha princesinha todo o meu tempo ficou reduzido. Não que ela dê muito trabalho pois é um amor mas encontrar novamente o equilíbrio familiar, agora com 3 crianças nem sempre é fácil. Sempre achei que durante a licença iria ter mais tempo para cozinhar e dedicar-me ao blog mas os dias foram passando e entre os miminhos com a princesinha, dar de mamar, mudar fraldinhas, adormecê-la no colinho, tentar manter a casa minimamente arrumada para não parecer que passou por lá um furacão, dar atenção aos meus outros filhotes e ao maridinho, o tempo que restou era mesmo para descansar e retemperar energias. Ainda fui tirando umas fotos das poucas coisas que fui fazendo, apontei umas receitas dos blogs que fui espreitando, mas o tempo para depois realmente fazer as receitas e escrever no blog foi muito pouco. Mas agora que o novo equilíbrio já está estabelecido (não não pensem que estou pronta para outra pois agora quero gozar, passear e brincar muito com os meus 3 filhotes ;-) espero regressar cheia de energia a este meu cantinho com novas receitas, ainda mais saborosas.


Regresso com as fotos dos bolos feitos por uma grande amiga minha, que os ofereceu para assinalar uma data muito especial, os dois aninhos do meu príncipe e o baptizado da princesinha mais nova. Foi uma festa em grande e estes bolos estavam maravilhosos. Como devem imaginar as receitas estão no segredo dos deuses mas passem por aqui e espreitem as coisas bonitas e deliciosas que ela faz.
 Bolo de batizado


Bolo de anos
Muffins de chocolate para festejar na escolinha com os amiguinhos

Bem amanhã apareço com uma receita de Muffins de abóbora feitos pela altura do halloween e que são deliciosos.



Beijinhos e até já.

30 novembro 2010

Miminhos gulosos



Hoje deixo-vos aqui o link de um blog maravilhoso. É um blog de duas grandes amigas minhas e embora seja recente já é um verdadeiro sucesso. Estas imagens são alguns exemplos do que elas fazem mas é só mesmo para vos aguçar o apetite pois elas fazem tudo o que vocês quiserem, é só darem largas à vossa imaginação. Já para não falar que são super saborosos, fofos e fresquinhos. Quem costuma ir as festinhas dos filhotes e sobrinhos sabe que o bolo de aniversário é sempre o ponto alto da festa, quer pela surpresa, quer pelo sabor. Aproveitem os miminhos gulosos que elas têm para o Natal e surpreendam os vossos amigos com algo diferente, original e muito saboroso.


Beijinhos,

10 setembro 2009

Tarte de amêndoa da mamã da Inês


A minha princesa ainda é pequenina mas as festinhas de anos dos amigos já começaram o ano passado. Foi muito giro ver a alegria deles a distribuírem os convites aos amiguinhos todos e a excitação ao vê-los ir às festinhas. Pensava que só iria começar nestas vidas sociais mais tarde mas ao mesmo tempo eu e as outras mamãs ficámos todas enternecidas com as amizades fortes e especiais que se criaram entre os nosso filhotes. Realmente eles não param de nos surpreender.
Foi na festinha da Inês que esta tarte me chamou a atenção e claro tive de pedir a receita (obrigada Nathalie).
Aqui vai :

Massa: 200 g de farinha, 200 g de açúcar, 2 ovos e 100 g de manteiga
Cobertura: 100 g de açúcar, 100 g de manteiga, 125 g de amêndoa, 0,5 dl de leite
Começar por ligar o forno a 180ºC. Misturar todos os ingredientes para fazer a massa. Numa forma para tarte, verter a massa no centro e levar ao forno já pré-aquecido (a massa espalha-se sozinha pela tarteira). Enquanto isso, preparara-se a cobertura, misturando todos os ingredientes num tacho e levar a ferver q.b. em lume brando. Após a massa cozida (duração 7 a 10 minutos), deitar a cobertura sobre a massa e levar novamente ao forno para alourar.
Bom apetite!!!
A foto não é das melhores mas no meio de tanta criançada não consegui tirar melhor ;-)

01 abril 2009

A sobremesa da Xana

Experimentei esta sobremesa pela primeira vez em casa da minha amiga Xana e foi amor à primeira dentada. É super fresca e deliciosa. A Xana costuma fazer com pêssego em calda mas eu como tinha moranguinhos e como estes casam tão bem com natas e chocolate, resolvi experimentar e ficou deliciosa. Os anos do meu querido avô Zé Clarinho foram o mote para fazer esta receita...e todos gostaram.
A receita é muito simples pois baseia-se numa receita de mousse de chocolate, chantilly, morangos e palitos de la reine.

Começa-se por triturar alguns morangos até obter um suco em que se possa molhar os palitos de la reine (se se fizer com o pêssego em calda basta embebê-los na calda). Dispôem-se no fundo de uma taça. Cortam-se os restantes morangos e espalham-se por cima. e depois vamos alternado colheradas de mousse com colheradas de chantilly.

A foto não é das mais bonitas pois como tive de transportar a sobremesa tive de pôr papel selofane que ficou colado à sobremesa e deu-lhe este aspecto picotado...mas acreditem que é muito boa.

Bom apetite!!!
Adenda: Ups...esqueci-me de colocar as quantidades por isso aqui vai.
Para a mousse: 1 tablete de chocolate de culinária, 6 ovos, 6 colheres de açúcar e uma colher de sobremesa de manteiga. Bati as 6 claras em castelo. Derreti a tablete em banho maria com a manteiga. Juntei as gemas e bati bem. Finalmente envolvi com as claras.
Para o chantilly: 1 pacote de natas frescas e 2 colheres de sopa de açúcar. Juntar tudo e bater até ficar sem cair.
Para o resto da sobremesa: 1 pacote de palitos de la reine e 500g de morangos.

26 fevereiro 2009

Semifrio de Frutos Silvestres da Vera


Esta receita é de uma amiga da minha manita, a Vera. Pelo que a minha irmã me conta ela faz verdadeiros manjares para os amigos e este semifrio foi uma das receitas que a minha irmã disse que eu não podia perder. Desde já obrigada à Vera pela receita e este fim-de-semana vai ser o docinho para a família. Maninha, queres cá vir almoçar ;-)?

Aqui vai a receita da Vera:

Para fazer esta receita é necessária uma boa dose de paciência, pois demora um pouco… Mas o resultado vale bem a pena :-)
Ora cá vai:

Bolo
• 2 ovos
• 1 iogurte de frutos silvestres
• 2 copos de iogurte de açúcar
• 2 copos de iogurte de farinha
• 1/3 copo de iogurte de óleo
• Margarina e farinha para untar a forma

Misturam-se todos os ingredientes, e leva-se metade do preparado numa forma redonda (usei uma de 24 cm) ao forno a cozer. Quando este estiver cozido, retira-se, desenforma-se e leva-se a outra metade a cozer. Isto para ficarmos com duas bases de bolo iguais.
Enquanto as bases de bolo arrefecem, prepara-se o resto.

Recheio
• 2 pacotes de natas
• 1 lata de leite condensado
• 6 folhas de gelatina
• 1 embalagem de frutos silvestres ( usei congelados do Jumbo)
• 1 gelatina de frutos silvestres

Começa-se por fazer a gelatina de frutos silvestres (250 ml de água a ferver + 250 ml de água fria), e enquanto esta arrefece, prepara-se a montagem do semifrio.
Num prato coloca-se uma forma de mola com 24 cm, dentro deste uma base de bolo e por cima espalham-se alguns frutos.
Põem-se 3 folhas de gelatina a demolhar em água fria. Á parte bate-se um pacote de natas até ficarem espessas e junta-se metade do leite condensado. Retira-se as folhas de água fria e leva-se ao microondas, com uma colher de água, a derreter. Junta-se ao preparado anterior e verte-se por cima dos frutos.
Por cima desta camada coloca-se a outra base de bolo. Põe-se as restantes folhas de gelatina a demolhar em água fria. Batem-se as natas, junta-se o leite condensado, as folhas de gelatina derretidas, e o equivalente a uma chávena de frutos silvestres. Mistura-se com a batedeira de modo a desfazer os frutos.
Coloca-se este preparado por cima do bolo, alisa-se e enfeita-se com alguns frutos. Vai ao frigorífico para solidificar.
Quando estiver consistente, deita-se por cima a gelatina, que nesta altura deverá estar fria mas ainda liquida. Leva-se novamente ao frigorífico e deixa-se a refrigerar durante umas horas, de preferência de um dia para o outro. Para tirar a forma de mola, basta passar com um secador de cabelo à volta do aro, até derreter um pouco, rodar, abrir a mola e retirar. Levar mais um pouco ao frio e está pronto!
Bom apetite!!!

16 janeiro 2009

Bolo de pêssego da Anita



Ainda falando das festividades, este ano a passagem de ano foi passada em casa dos nossos amigos Anita e Sérgio com mais casais nossos amigos e o combinado foi que cada casal levaria um docinho. A Anita fez este bolo de pêssego que estava delicioso e aqui vai a receita.

1 pão de ló, 1 lata de pêssego em calda, 2 pacotes de natas, 3 colheres de sopa de açúcar.

Forrar com papel vegetal (ou papel de alumínio) uma forma sem buraco; preparar chantilly com as natas e o açúcar; partir o pão de ló em fatias o mais finas possível e ir colocando sucessivamente na forma: fatias de pão de ló (regadas com a calda da lata de pêssego), chantilly e pêssego (previamente laminado).Levar ao frigorífico e desenformar na hora de servir.

Muito fresquinho e saboroso. Hummmmm

10 janeiro 2009

Filhoses da Avó Jú


No meu Natal não podem faltar as filhoses da minha avó Jú. São tão boas e Natal não é Natal sem elas.

Como ela sabe que eu tenho este blog deixou-me partilhar com voçês esta receita de família - sabem como são as avós e as suas especialidades culinárias ;-)
As quantidades são todas um pouco incertas pois a minha avó faz isto há tanto tempo que já faz tudo a olho mas com algum esforço lá me foi dizendo as quantidades.
Aqui vai:
2kg de abóbora menina, água, sal, 20g de fermento de padeiro, uma colher de sopa de aguardente, 1/2kg de farinha de trigo sem fermento, óleo para fritar e açúcar amarelo e canela em pó para pôr no final por cima.

Começa-se por partir a abóbora em cubos (tira-se os fios, as sementes e a casca) e leva-se a cozer ao lume em pouca água (pois a abóbora liberta muita água) com uma pitada de sal. Depois de bem cozidinha deixa-se a escorrer cerca de 30 minutinhos (guardar esta água).
Põe-se a abóbora escorrida numa taça e amassa-se muito bem com as mãos. À parte junta-se o fermento de padeiro num bocadinho da água que ficou depois de escorrer para este se dissolver e depois junta-se à abóbora. De seguida adiciona-se a colher de sopa de aguardente e a farinha de trigo pouco a pouco e vai-se amassando até a massa ficar a ponto de se conseguir fazer bolas. Deixa-se a levedar (num sítio quente) cerca de 45 minutinhos (a minha avó faz sempre uma cruz na massa e quando a cruz desaparece e fica a massa toda rachada quer dizer que a massa já levedou).
Finalmente com uma colher de sopa fazem-se bolas e põem-se a fritar em óleo bem quente (passar a colher pelo óleo antes de pegar na massa para esta não agarrar).
À medida que vamos fritando vão-se escorrendo para o óleo em excesso sair todo.
Polvilha-se com açúcar amarelo e canela.

Espero que tenham gostado desta receita pois eu gostei muito de ter partilhado com voçês estes segredinhos da minha avózinha.

Bom apetite!!!

07 janeiro 2009

Peras bêbedas da Ana e do Sérgio


Antes das festividades natalícias os nossos amigos Ana e Sérgio convidaram-nos para um almoço delicioso na casa nova deles. Ofereceram-nos como sobremesa, para além de uma mousse de chocolate maravilhosa, peras bêbedas. Nunca tinha provado e digo-vos que são muitooooooooo boas. Obrigada Anita e Sérgio pelo almoçinho tão bom e preparado com tanto carinho.
Como não podia deixar de ser pedi a receita e aqui estou eu a partilhá-la com vocês.

Aqui vai:
4 peras rocha (maduras, mas não moles), 1/2 L de água, 75 mL de vinho tinto, 75 mL de vinho do Porto, 200 g de açúcar e 2 paus de canela.

Começa-se por misturar num tacho a água, os dois tipos de vinho, o açúcar e os paus de canela e leva-se ao lume a ferver. Entretanto descascam-se as peras, conservando-as inteiras, com o pé. Logo que a calda esteja a ferver juntam-se as peras com cuidado e tapa-se o tacho, deixando cozer em lume brando. Depois de cozidas (cerca de 40 min), retira-se o tacho do lume e deixam-se arrefecer na própria calda. Servir frias ou geladas.

Bom apetite!!!

13 novembro 2008

Cheesecake da Lara



Aqui vai mais uma receita de uma amiga minha, desta vez da Lara ;-)
Este fim de semana vou experimentar mas pelo aspecto tenho a certeza que deve ser muito bom.

Aqui vai: 1 pacote e meio de Bolacha Maria, 1 pacote grande de manteiga, 1 queijo philadelphia, 1 pacote de natas, 4 folhas de gelatina e 1 compota à escolha.

Começar por partir as bolachas em bocados pequenos (usar a trituradora) mas não até ficar em pó. Misturar bem com a manteiga meia derretida até formar uma pasta que cubra a base e os lados de uma tarteira.

Bater o queijo com o pacote de natas e juntar as folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água a ferver.

Colocar por cima da base e reservar no frigorifico por algumas horas até ficar bem consistente.

Finalmente colocar por cima uma compota à escolha.

Bom apetite :-)

09 novembro 2008

Maçã crocante ou "Apple Crisp" - uma agradável surpresa


A minha cunhada já me falava deste doce há algum tempo mas por falta de tempo ou talvez por achar que não iria gostar fui sempre adiando mas este fim de semana ela fê-lo e fiquei agradávelmente surpreendida. É um doce tão agradável e diferente que vale a pena experimentar, para além de ser bastante saudável. Ideal para uma tarde de converseta com as amigas ;-)

Aqui vai a receita:
4 maçãs reinetas grandes, 2 chávenas de farinha integral, 2 chávenas de flocos de aveia, meia chávena de açúcar amarelo, 1 colher de canela e 150g de manteiga derretida.

Começa-se por misturar bem a farinha integral com os flocos de aveia, a canela e o açúcar. De seguida derreter a manteiga e juntar à mistura anterior. Reservar.
Untar um tabuleiro ou pirex com manteiga e colocar no fundo as maçãs cortadas em tiras. Finalmente colocar a mistura de farinha em cima e levar ao forno cerca de 45minutinhos (convém as maçãs ficarem cozidinhas e por cima tostadinho).

Bom apetite e boas conversetas :-)

21 outubro 2008

Bolo de ananás da mamã


Este bolo é tão bommmm. Fica muito molhadinho e é muito saboroso.

Aqui vai a receita:
300g de farinha, 300g de açúcar, 250g de manteiga, 6 ovos, 1 lata de ananás, 1 frasco de caramelo e 1 colher de chá de fermento.

Começar por bater bem o açúcar com a manteiga. De seguida ir juntando as gemas uma a uma. Juntar a farinha e o fermento e finalmente envolver com as claras em castelo.
Forma-se uma forma sem buraco com caramelo e colocam-se as rodelas de ananás até cobrir o fundo. De seguida junta-se o creme e leva-se ao forno.
Não se deve deixar cozer muito pois ele é bom é molhadinho.

Este fim de semana fiz um bolo de nozes com marmelada maravilhoso mas ainda não partilhei com vocês pois comeu-se tão rápido que nem tive tempo de tirar foto mas esta semana vou fazê-lo outra vez e venho logo aqui postar ;-)

Bom apetite.

07 outubro 2008

Gratinado de massa com presunto da Fátima



Desta vez resolvi partilhar com vocês uma receita da minha amiga Fátima pois como podem ver pela foto tem um aspecto delicioso. Este fim de semana não me vai escapar...

Como já vos contei ando sempre a pedir aos meus amigos para me enviarem fotos e receitas dos seus pratos favoritos pois acho engraçado e bastante produtiva esta troca de experiências (ainda estou à espera do bolo de chocolate do A ;-)

Aqui vai a receita:

Cozer 500 g de massa farfalle em água temperada com sal e azeite até ficar al-dente.
Entretanto, num tacho ferver leite e juntar 400 g de ervilhas congeladas (a quantidade de leite é o suficiente para cobrir as ervilhas) até cozer.
Numa frigideira aquecer azeite, juntar uma cebola picada e deixar alourar. Depois juntar 200g de presunto em pedaços (convém não ser presunto grosso para não ficar salgado) e fritar até ficar dourado.
Numa travessa misturar tudo (o leite, as ervilhas, a massa escorrida e o presunto).
Numa tigela bater 1 pacote de natas com um pouco de sumo de limão e 2 ovos e colocar sobre a mistura da travessa. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno até gratinar.

Bom apetite!

02 setembro 2008

Pudim da D. Ana


Este pudim é a D. Ana que o faz sempre que há uma festinha pois é delicioso e toda a gente gosta.
Basta uma medida de leite, a mesma medida de ovos e a mesma medida de açúcar. Bate-se com a varinha mágica e põe-se numa forma já com caramelo. Leva-se à panela de pressão (pôr água na panela só até à altura de metade da forma e tapar bem a forma para não entrar água) uns 20 minutinhos (após começar a ferver) e já está. É facílimo de fazer e tão bom.
Hummmmmm....

23 agosto 2008

Fishcakes da Guida


Estou sempre a pedir aos meus amigos para me enviarem fotos e receitas dos pratos favoritos deles e desta vez foi a minha amiga Guida que me enviou uma receita de "fishcakes" (pasteis de peixe) tipicamente britânico (não estivesse ela em terras de sua majestade ;-) e eu não quis deixar de partilhar convosco pois parece-me deliciosa e saudável.
A receita é do Jamie Oliver, numa campanha que ele está a fazer para um supermercado mas ela fez algumas alterações.

Aqui vai a receita da Guida (para 2 pessoas):

Usei uma posta pequena de salmão e um filete de pescada (a receita original leva só salmão, mas achei que era uma maneira muito boa de consumir pescada), 4 batatas médias e cozi em água com pouco sal. Retirei o peixe e desfiei muito bem. Retirei depois as batatas e desfiz até ter puré. Misturei o puré de batata com o peixe desfiado, mexendo muito bem. Adicionei pimenta (sal se necessário), sumo de meio limão, um pouco de salsa e um pouco de leite magro até ter a consistência certa (não pode ficar demasiado mole nem cremoso). Moldei os bolinhos com as mãos e deitei um fio de azeite de cada lado dos bolinhos. Os bolinhos foram colocados num tabuleiro e foram ao forno a 200º durante 15 a 20 min, até ficarem ligeiramente douradinhos. Servi com uma salada de alface, tomate, maçã e rabanetes, temperada com vinagre balsâmico.

Ainda não tive oportunidade de experimentar mas este fim de semana não me vai escapar ;-)

Esta minha amiga tem um blog Ei! Kumpel - http://blog.eikumpel.com que não podem deixar de visitar pois tem coisas lindíssimas e originais. Dêem uma espreitadela.
Beijinhos

13 março 2008

Choquinhos à moda do sogro ;-) e receita prometida

Aproveito primeiro para deixar aqui uma foto de uns choquinhos grelhados com batata a murro que fez o meu sogro. Olhem só para esta apresentação ;-) Estavam uma maravilha. Como bom alentejano que é abusou dos coentros o que tornou o prato ainda mais saboroso.

Como prometido aqui vai a receita da paella (e eu que pensava que era difícil):
Primeiro pôs-se bastante azeite no fundo de um tacho largo e deixou-se fritar uns dentinhos de alho. De seguida adicionaram-se umas perninhas de frango temperadas com sal e piripiri e fritaram um bocadinho. Logo a seguir adicionaram-se os calamares. A minha mãe comprou uma mistura de mariscos própria para paella que adicionou de seguida juntamente com a água (3 copos de água para 1 de arroz). Finalmente adicionou-se o arroz e uma mistura de especiarias que já se vende própria para paella. Deixou-se cozer o arroz e ... já está. Mais simples é impossível e ficou uma maravilha. Achámos é que podia ter ficado mais saborosa se tivéssemos frito também uns cubinhos de bacon no início. Para a próxima vamos experimentar e também vamos pôr os pimentos mojones (à boa maneira espanhola).

11 março 2008

Paella da mamã


Este fim de semana a minha mãe surpreendeu-nos com uma deliciosa paella que foi saboreada à beira mar. Estava uma delícia. Vou-lhe pedir a receita e depois ponho aqui. A foto é só para vos abrir o apetite ;-)

07 março 2008

Robalo em papelote

Eu tenho "chateado" os meus amigos para me enviarem fotos e receitas de coisinhas boas que façam para eu poder partilhar no meu blog.
Esta receita foi-me enviada pela minha querida amiga Rita Azedo. Eu já experimentei e ficou delicioso.
Aqui vai a receita:
Espalha-se um pouco de azeite no papel de alumínio. Lava-se bem o peixe e coloca-se por cima do azeite. Polvilha-se com um pouco de sal. Cortam-se todos os vegetais que nos apetecer (cenoura, courgette, couve lombarda, pimentos) e espalham-se dentro e por cima do peixe. Juntam-se uns grãos de pimenta e umas ervas aromáticas (salsa,coentros, poejo, tomilho) e rega-se com mais um fiozinho de azeite. Fecha-se o papel de alumínio e vai ao forno entre 15 a 20 minutos (depende do tamanho do peixe).
Pode-se fazer com outros peixes como truta, dourada, ...
Esta receita para além de muito saborosa é muito saudável. Experimentem.

12 janeiro 2008

Amêijoas à moda da avó Ju

Quem me ensinou esta receita foi a minha querida e óptima cozinheira, avó Ju. Esta receita é óptima, experimentem. Já tenho feito para os amigos e eles adoram.
Aqui vai: 1kg de amêijoas, 2 cebolas médias cortadas às rodelas, 3 dentes de alho, 3 tomates bem madurinhos, bocadinhos de bacon, pimento vermelho aos cubinhos, sal, piri-piri, coentros e bastante azeite.
Primeiro que tudo tem de se pôr as amêijoas em água com bastante sal para se tirar a areia. Numa panela dispor a cebola, o tomate, o alho, o pimento, o bacon, o sal, o piri-piri e o azeite. Levar ao lume até refogar bem, cerca de 30 minutos. De seguida pôr as amêijoas e os coentros por cima e é só esperar que elas abram.
Acompanhar com pãozinho para não desperdiçar este molhinho tão saboroso. Bom apetite.