Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens

26 de janeiro de 2015

Abajur renovado

Meu abajur do quarto é beeeem velhinho, mas gosto muito dele e não pretendia trocá-lo, já que funciona perfeitamente e adoro o formato alongado dele. Só a cúpula é que eu já estava enjoada de olhar, depois de muitos anos, uma espécie de juta: 



Então resolvi revesti-lo de crochê assim:


Que tal?

Não sei se dá pra perceber o brilhozinho da linha pelas fotos; é muito lindo o efeito (fio Encanto, da Círculo, dourado - cor n. 7577)

Comprei alguns novelos dela pra fazer uma blusinha de verão, mas, depois de algumas tentativas frustradas, desisti, porque não é fácil conseguir dar um nó ou fazer qualquer arremate com ela, já que é lisa demais e acaba desfazendo... uma pena!

Então resolvi tentar usá-la pra forrar a cúpula e deu certo, porque os arremates ficam por dentro e se algo se desfizer não há tanto problema.




Primeiro tirei a cúpula da base e forrei a peça toda, daquele jeito que já expliquei AQUI, como sempre faço para cobrir latinhas e todo tipo de objeto circular.

Achei que se complementasse com algum detalhe como flores ia ficar mais alegre:


Então peguei ESTA receita de flor, que fica bem bonita porque tem volume. E fui costurando as flores em torno do crochê já pronto (antes de "vesti-lo" na cúpula, claro). 
Pra costurar as flores, usei agulha comum de costura e o próprio fio Encanto (não foi nada fácil conseguir passar este fio por entre os pontos, porque ele escorrega demais, mas por fim consegui)! Quem optar por colar, também dá certo! só acho muito importante que todo o contorno maior da flor fique bem grudado na peça, senão as flores ficam caídas, sem forma. 

São 4 flores em torno da cúpula.
Não precisei colar nada, porque ficou bem justo (fiz a medida de pontos bem apertada, para que não ficasse saindo depois de colocado ou com aspecto frouxo...). 

Pra falar a verdade, não sei mais dizer se usei ponto baixo ou meio ponto-alto... rsr mas acho que é mesmo ponto baixo, com agulha n. 3,5 e apenas 1 fio de Encanto. 




E assim meu quarto ganhou um abajur novinho!



Obs. 1: no meu criado-mudo não pode faltar: abajur, rádio-relógio e livro. Gosto muito do aconchego dessa peça e não ficaria sem ela por nada! Quanto ao rádio-relógio, meu marido sempre dá risada dizendo que só eu no mundo ainda uso, porque todos usam celular ou algo mais moderno, mas não ligo e faço questão de ter um... E vcs, gostam de ter o quê ao lado da cama? Queria saber...

Obs. 2: forrar uma cúpula de abajur com tecido é bem fácil e fica lindo! Eu  já fiz um AQUI. Lá tem link pra um ótimo tutorial!

Obs. 3: o livro do criado-mudo é a maravilhosa biografia "Frida", de Hayden Herrera, que acabei de ler.

Beijos e uma ótima semana!

14 de novembro de 2014

"Passarinho, que som é esse?!!"*

Já tinha mostrado a vcs o meu último bordado, não é?


Faltava fotagrafar o trabalho pronto:



Estou numa fase "passarinhos" e laranja...
talvez a chegada da primavera, não sei...


Misturei duas técnicas que acho perfeitas juntas: appliquè e bordado!
Minha inspiração foi uma bolsa que vi no Pinterest.

Amei o resultado porque mistura bem os estilos, meio antiguinho com moderno...


Bom, as técnicas que uso tanto para um como para o outro é a mesma que compartilhei com vcs nos tutoriais aqui do blog; basicamente: passar o risco para a peça (neste caso uma ecobag dessas baratinhas, sem nada escrito ou desenhado) e então bordar ou aplicar.

A diferença é que desta vez eu tinha essa maravilha de caneta para artesanato: vc risca e o traço some após algumas horas, então dá pra ir tentando o que quiser no próprio tecido!

Foi o que eu fiz (na foto abaixo), até me decidir por não deixar o corpo todo bordado, e aplicar o tecido laranja e o florido (retalhinhos).


 O risco do pássaro estilo "Tilda" eu já tinha nos meus guardados. É o mesmo que este aqui.

O bordado dos galhinhos (minha parte preferida na "cena") eu tirei do meu livro amado "Embroidered Effects" (que ganhei num sorteio em 2009 aqui). Maravilhoso!!


Nesses tecidinhos aplicados não cheguei a usar termocolante nem passar a ferro, como manda o figurino. Como a ansiedade era muita, fui recortando e aplicando direto na bolsa, dando pontinhos em volta para prender (ponto caseado com linha de bordar, dessas de meada).
O biquinho dele fui preenchendo com pontos aleatoriamente até fechar o desenho.
Ou seja, não fiz planos e só segui a inspiração...


Está sendo muito usada pra levar meus trabalhos/livros/etc. pra todo lado! :)

(Pra quem quiser mais passarinhos, espia aqui e aqui e aqui*!)
Beijos e um lindo fim de semana!

6 de maio de 2014

Vintage...

Descobri por esses dias que não postei um conjunto de bebê em crochê que fiz ano passado (ou retrasado?!). Não importa quando, na verdade...


Receita free das Botinhas: aqui.
Do Chapeuzinho (bonnet): aqui.



Não são muito fofos? Eu simplesmente amei esse par de botinhas e o estilo de chapéu, muito vintage!

Eles não eram originalmente um conjunto: peguei a receita dos sapatinhos em um lugar e a do chapeuzinho em outro (aliás, já tinha feito este mesmo modelo para o meu sobrinho em azul, só que sem as bordas arredondadas), neste post aqui.

O tamanho é para recém-nascidos (ou no máximo primeiros meses de vida).


Gosto muito desse estilo de botinhas porque não saem facilmente dos pés, coisa que sempre acontece com os modelos de sapatinho raso, não?

Também gosto muito do estilo desse gorro (chamado de bonnet, em inglês) porque protege totalmente as orelhinhas (item considerado essencial pelas mães... rs) e que era muito usado na Europa, tanto por mulheres como por bebês, pra proteger do frio e da poeira e, no caso das mulheres, pra manter o cabelo arrumado mesmo dentro de casa. Acho o máximo resgatar coisas de tempos longinquos e trazer com elas um pouco de história...






Outro detalhe que pode interessar é a minha escolha atual de fios de linha (nas estações mais frescas, quando não queremos lã): Camila Fashion e Anne! Até pouco tempo atrás eu só usava a Bella, da Pingouin, que está cada vez mais difícil de encontrar perto de casa e algumas cores não se encontram nem mesmo em armarinhos on-line.

Já essas duas que citei são encontradas facilmente nos mais lindos tons e me acostumei com o fio torcido delas (diferente da Bella, cujo fio é bem liso e opaco) e com o tom mais "iluminado" e encerado, que estou adorando. Quase todas as minhas peças atuais (inclusive meus cardigans - que, aliás, ainda precisando ser fotogrados...) têm sido feitas com essas duas linhas (que pedem, na maioria dos projetos, agulha de crochê 3,5 mm). Claro que essa escolha depende do seu gosto! :)

E porque combina com esse retorno a tempos antigos e com a Europa e com sua elegância...


... "economizando" as derradeiras páginas de "Mansfield Park" no último feriado...

Um abraço e até a próxima!
Bons crochês, boas leituras!

27 de fevereiro de 2014

As pequenas coisas...

... nunca perdem o poder de me encantar...


... flor de porcelana com sua energia amarela, presente de uma prima querida...


... toalhinha de crochê...
tão simples, tão cativante, com seus cantos arredondados... e as múltiplas possibilidades de uso...


... um canto da sala que eu adoro olhar...


... o sol de fim de tarde atravessando a janela...


... minha cama de roupa nova: colcha de patchwork com florinhas delicadas, 
 um convite diário pro aconchego...



... e um bom livro...
simples e efetivo em seu propósito de arrebatar-nos pra outros tempos, outros costumes, outras vidas, e devolver-nos, depois, à nossa própria, mas já não os mesmos... 

A propósito, a flor de crochê é a "Maybelle Flower", receita free no blog My Rose Valley aqui.
E o livro, "Mansfield Park", de Jane Austen.

Só...
Um grande abraço e bom feriado!

29 de novembro de 2013

Bolsa de Squares Patchwork

Finalmente consigo mostrar minha Patchwork Bag pronta! Estou tão feliz por ter conseguido terminá-la e agorinha ter tirado as fotos! Parece que só então, com o ciclo terminado (fotos tiradas, divididas com vcs no blog) é que a satisfação é por completo! Até então parece que falta algo...

Querem ver?






Que tal? Gostaram das cores? Eu acho que ficou bem alegre, com cara de primavera, mas com o fundo marrom deu uma "quebrada" em tantos tons de rosa.

Ao começar este post, fui dar uma olhada no blog e descobri que os quadrados já estavam feitos há praticamente 1 ano,  janeiro de 2013, aqui!! Mal acreditei que fui terminar tanto tempo depois!

Enfim, no último post eu contei a vcs que essa demora foi devida às alças, e apenas a isto, afinal eu tinha a bolsa pronta, emendada, e por duas vezes tentei fazer alças boas, fortes, e não consegui. Até que minha mãe me ajudou (tendo a brilhante ideia de dobrar ao meio as alças que eu já tinha prontas e colocar dentro uma espécie de cordão ou fita grossa - pra dar uma sustentação boa). E resolveu um projeto encostado há tanto tempo! Obrigada de novo, mãe! 

Na realidade é mais uma sacola do que bolsa porque a tenho usado (e muito) pra carregar meus projetos e linhas e caderno de desenho, livros, etc. etc. por aí.

Mas vamos aos detalhes:


Acima, é a parte de trás, pra vcs verem as cores.
São 2 "painéis" quadrados de 9 squares (um frente e um verso), mais 3 squares de cada lado (que formam as laterais) e mais 3 pra formar o fundo. Total: 27 squares.


A combinação de cores foi mais ou menos aleatória: não tinha nenhum plano pré-definido: só queria marrom e rosa (fios que já tinha em casa). Depois resolvi colocar um laranja pra dar uma despadronizada. Fiquei bastante em dúvida se gostava dele ou não, pq percebam que ele aparece mais do que as outras cores... Mas no final gostei. Usei-o menos do que as outras cores, mas acho que deu um toque interessante.


A lateral fica assim (3 squares emendados um acima do outro, formando uma coluna):


Usei meu Fio Bella amado (2 fios juntos, pra ficar bem firme). Agulha de crochê 3,5. 
Mas o tamanho não importa, afinal é uma sacola.


É raro eu fazer um projeto de squares assim, sem ir costurando à medida que vou fazendo (método joining-as-you-go), mas este em especial precisava ser desse jeito porque a costura final é o detalhe mais bonito da bolsa, que dá o efeito de "patchwork", por isso o nome dela.


Aqui, no sofá, à noite, experimentando as combinações: qual ficaria perto de qual - cuidando pra não deixar 2 squares de mesma cor ao lado um do outro e tentando harmonizar os tons.


Na foto acima, os dois painéis prontos e "costurados" (na verdade a emenda é feita em crochê, com pontos baixos que já vão juntando e formando esse cordão em torno deles. Bacana, não?

E depois é só ir juntando as peças: os dois painéis serão emendados nas duas laterais e no fundo. E pronto!



Aqui a foto tirada na época (como é bom fotografar o processo!! ainda mais depois de tanto tempo passado, é uma delícia encontrar imagens assim, que eu nem lembrava que tinha) e também acho que ajuda a quem quiser fazer. Sempre penso nisso.

A receita, em inglês, foi tirada do meu livro (delicioso!) Cute & Easy Crochet. Vale a pena cada centavo gasto nele. Recomendadíssimo! O meu foi comprado na Saraiva bem barato (loja física, mas tem on-line em várias delas; aqui, por ex.).

Mas pra quem quiser tentar sem a receita, acho totalmente possível: o square é o mais básico que tem no crochê: é só procurar uma receita na net e fazer 27 deles!

Depois de admirar sua pilha de quadrados lindamente crochetados, é só emendar 9 squares (não necessariamente desse modo - poderia ser com outro método que vc já saiba ou o da Lucy) e depois mais 9 (que vão formar os dois quadrados grandes, os "painéis" - frente e verso da bolsa, separadamente).

Então, pra que forme o corpo da bolsa, vc vai emendar uma "tira" com 3 squares (que vai ser uma das laterais) e emendá-la ao lado, unindo com os painéis. Na sequência, faça o mesmo com a tira de 3 squares que forma o fundo e depois "sobe" com a outra lateral. Mas outras formas e sequências são possíveis, com certeza. Espero que tenha dado pra entender razoavelmente.

Depois chega a hora das alças, também feita em pontos baixos (e nesta parte, Boa Sorte, porque as minhas sempre ficam péssimas!! rsr). São feitas separadamente também e depois costuradas na bolsa pronta.

Na original há forro. Eu não sei colocar, mas realmente fica mil vezes melhor. E minha mãe, como eu disse no outro post, fez a gentileza de fazer um pra mim.! :)

O botão tb foi por minha conta (a do livro é toda aberta). Coloquei um de madeira e fiz um cordão de correntinhas pra fechar. Acho mais seguro.

É isso. Espero que tenham curtido e se animem de fazer uma também, pq vale a pena!

Ótimo fim de semana e bons crochês!

15 de outubro de 2013

Amarelo e cinza...

Acho que a vida de toda crafter muda após conhecer o Pinterest... 
A minha mudou!

Para o blog, talvez seja uma perda, já que sobra menos tempo pra dedicar a ele, infelizmente... 
Mas em compensação as ideias não param de pipocar, e vão desde a decoração da casa até estilo de vestir, organizar festinhas, enfeitar um bolo, até o que me levou a ele: o artesanato, em suas mais diversas e lindas formas, puro, variado, sem fim! 

É só digitar uma palavra na busca, como crochet, e pronto: está aberta a passagem para o mundo mágico. 
É rápido e prático - é só curtir e repinar as imagens que gostar e montar os seus painéis, como se fosse um arquivo fora do computador. E sem digitar senhas ou qualquer código, o que acaba fazendo com que fiquemos com um pouco de preguiça de comentar nos blogs, infelizmente n. 2... 
Adoraria que houvesse nos blogs o botão curtir e que comentar fosse tão fácil quanto no Pinterest. Acho que isso até existe parecido, mas no Blogger, que eu saiba não.

Enfim, nem foi esse o motivo que me trouxe aqui hoje. Foi apenas pra mostrar um pouco, bem pouquinho de umas mudanças que estou fazendo na minha sala e que têm trazido muita alegria pro meu dia a dia:


Mais detalhes depois, porque não tirei boas fotos, com a claridade ideal ainda.Estas foram tiradas no fim da tarde, já com pouca luz.

Os tons que escolhi pra dar uma mudada, mas sem comprar muita coisa nova, como disse outro dia,
 foram cinza e amarelo.
Reaproveitei bastante coisa, crochetei, colei  e rearranjei outras e foi ficando bacana, com aquela cara de aconchego que gostamos por aqui e ainda reutilizando.

Acima, três squares nas cores da vez num quadrinho antigo, repintado de branco.
Abaixo, nossa poltrona nova, querida, fofa e acolhedora, 
que foi uma das melhores aquisições que já fizemos! 

E por ser assim tão querida ganhou até uma mantinha em ripple, desta vez em "color block", 
que eu nunca tinha feito, e experimentando uma receita nova:



E uma das muitas imagens que me inspiraram no salpicar das duas cores, no Pinterest, e aqui.

E o livro na poltrona (sei que vcs adoram saber... rsrs): 
"A sombra do vento", de Carlos Ruiz Zafón. Excelente! 

Até a próxima!

6 de agosto de 2013

Inverno

Pensei em fazer um post-apanhado de algumas ideias aconchegantes pro inverno... 

Acho que seus dias estão contados, e logo estaremos na primavera, então quis dar uma relembrada em alguns bons momentos aqui do blog... Além disso, estou correndo um pouco pra conseguir terminar o que tenho nas agulhas e conseguir usar ainda este ano... rsrss... e imagino que algumas de vcs também, não?!

Pra começar, coletinho de tricô; casaco de crochê Joplin estilo anos 70; pelerine estilosa que combina tricô e crochê; e um poncho com franjas... todos projetos rápidos e com receita em português!

Corpo aquecido = OK.


Segundo, mas nem um pouco menos importante, aquecer a mente, a alma e o estômago:

Um bom livro (se for acolhedor e falar de inverno, como os da Rosamunde Pilcher, tanto melhor...); 
bolo saído do forno, enchendo a casa com calor e um cheirinho convidativo; 
sofá + manta + TV + trabalho na(s) agulha(s) = trio imbatível!


E o pescoço? Pra quem tem cabelo curto como eu, impossível não desejar envolvê-lo numa lã macia, 
seja com cachecol; lenço de tricô; golinha básica ou xale... além de dar um toque colorido aos looks mais cinzentos e escuros desta época, né?!


Encapar com tecido um caderno, agenda, moleskine, pra dar um ar maior de aconchego também - e nele ir anotando tudo o que a estação trouxe de bom - um excelente exercício pra tentar ver alguma beleza mesmo quando nos sentimos cinzentas como a estação (eu estou fazendo isso no momento, um scrap/journal); 
aliás, "cinzenta" no modo de falar, porque observar o céu azul das tardes de inverno é um deleite...; 
bordar, bordar: no vaivém tranquilo da agulha às vezes me transporto pra outro século, em que as mulheres se sentavam com suas cestas e faziam trabalhos primorosos, sem agitação, sem correria, sem cobranças; 
e uma bolsa de crochê ou tricô, que pode dar um look mais craft e quente, dependendo das cores (a minha, aqui, não foi feita no inverno... rsrs).


E ainda os projetos pra esquentar os pequenos. Fazem parte de todos os meus invernos, ano após ano...

Enfim, aqui está o post de inverno pra quem quiser se inspirar ou só parar um pouco pra pensar que cada estação, cada ciclo, guarda sua beleza.

Obs.: Todos os projetos das fotos estão no blog e com receita indicada. É só procurar pelo marcador (categoria) de que ele faz parte, OK?

Um grande abraço e bom inverno!