Mostrando postagens com marcador embrulhos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador embrulhos. Mostrar todas as postagens

23 de dezembro de 2015

Feliz Natal



 Arvorezinha de crochê presa no laço: receita e gráfico com fotos aquiuhttp://www.lebenslustiger.com/serendipity/archives/232-Neon-Christ.

Fiz algumas delas pra amarrar nos presentes.
Nesta, costurei um teco de grelot e duas contas douradas. Adorei o resultado!


Está eu prendi num panetone (daqueles presentinhos em cima da hora, sabem?).


Usei restinhos de fio Anne (duplo) e 
agulha 3,5. Mas acho q ficam mais delicadas com agulha menor. Também faltou blocar, mas infelizmente não deu tempo...
.......

 Passei pra desejar um Natal abençoado a todos que me fizeram companhia durante mais um ano aqui, e um novo ano de saúde e paz e muita criatividade pra tornar os nossos dias mais festivos e coloridos!

Grande beijo e obrigada!


31 de março de 2014

Pompons e que tais...

Se o presente começa no embrulho...


Este post também...

...

Semana passada descobri a maravilha que é fazer um pompom!! e como pode ser viciante!
Como pode uma coisinha tão simples ter um efeito tão... fofo?!
Os meus estão longe de estarem perfeitos, mas estou me aperfeiçoando - estou fazendo à mão,  não com aquele "fazedor" que a Lucy usa. Este foi um dos meus primeiros e quem me deu uns toques foi minha mãe (mais uma lição pra minha coleção!). Que bom poder contar com ela pra esses assuntos, não me canso de dizer!

E muitos outros virão, com certeza. Já viram o tanto de coisas lindas que dá pra fazer com eles? Aqui com tutorial e fotos do mesmo método que usei, e aqui! Já tinham pensado em pompons usados assim? Simples e ótimo pra usar restinhos de lã (Dica: não use linha - ficam feios!).

Bom, mas o conteúdo do pacote, quase ia me esquecendo... rs



Conjuntinho em crochê - touca e cachecol - pra uma menininha fofa de quase 2 anos que vai fazer sua primeira viagem pra fora do Brasil! 

Acabei fazendo em linha, não lã, porque de início minha ideia era fazer só um chapeuzinho, estilo boné, para o verão. Mas quando soube que minha amiga faria essa viagem, mudei o plano e adaptei pra um conjunto meia-estação, que espero ser mais bem aproveitado.


Já foi entregue e minha amiga adorou!
Não segui uma receita desta vez. Fiz um gorrinho básico e para o tamanho me baseei na tabela da Sônia, aqui.
A florzinha usei esta receita tb da Sônia.

Para o cachecol, uns 10 pontos altos em todas as carreiras até chegar a um tamanho razoável pra enrolar num pescocinho pequeno... 
Usei fio Anne. Agulha de crochê 4,5.


E falando em Anne, estou apaixonada por este tom de verde! Não é lindo?! 
Não vejo a hora de terminar e usar neste outono gostoso que nos aguarda...

Boa semana, cheia de tudo o que vc mais apreciar! :)

14 de novembro de 2012

Bordado

Quem acompanha este blog sabe o quanto amo bordados e desenhos de criança.
Os dois juntos, então, acho uma combinação incrível!

Este é o meu sobrinho/afilhado com o último caderninho que bordei:




Acho essa fase do desenho infantil, por volta dos 5 anos, muito engraçada, quando as mãos e pés lembram pãezinhos, e pernas e braços são palitos! Este ele fez num pedaço do papel que forrava a mesa do restaurante onde jantamos outro dia:


Rasguei e levei pra casa, sem saber ainda onde ia usar. Até que...


 ... ponto atrás pra contornar, linha preta de meada (2 fios) e agulha mais ou menos fina pra furar o tecido. O desenho é passado com papel-carbono comum.  No meio (em azul), usei ponto correntinha pra preencher e dar um colorido.

(Todas as dicas pra fazer um bordado simples como este eu dei neste tutorial (aliás, com desenho natalino!). Mas acho interessante ler os outros posts com o marcador "bordado".  E baixar o "Manual de 100 Pontos da Coats" que está na barra lateral aqui do blog - tem todos os pontos que vc imaginar!)

Ah, e não deixar de visitar o maravilhoso Feeling Stitchy
Lá tem tudo o que é dica, tutoriais, fotos lindíssimas e muitos, muitos riscos gratuitos. Vale a pena separar algumas horinhas um dia pra conhecê-lo! E não é preciso saber inglês, já que as imagens falam por si!


Bom, depois de bordar o desenho (e a assinatura do artista, claro!), recortei o tecido branco e colei na caderneta encapada com tecido também. Esta é a parte mais difícil na minha opinião - dar um bom acabamento na capa. Neste projeto específico não me saí muito bem porque o desenho era grande demais para o tamanho da capa (eu já tinha o caderno em casa...), o que me deixou pouquíssimo espaço nas laterais; o certo é ficar bem centralizado, como este aqui, que eu adoro!

Costumo usar cola de tecido nas bordas (não no centro porque ela acaba manchando o tecido branco, infelizmente! preciso tentar com "Cascorez"). 
Em volta, sempre colo sianinha pra dar acabamento e não desfiar o tecido. 

Aqui, por dentro pra vcs terem uma ideia:


E abaixo já embrulhado, no dia em que foi dado, com a linda tag feita pela Dani, 
do Banana Craft, aqui.


Quem gostou a ponto de tentar, me conta! E quem não gosta muito de bordado, espera só um pouquinho que logo eu volto com crochê e livros e tecido e feltro... e, claro, coisas natalinas!


Bons trabalhos, sejam eles quais forem!!

20 de outubro de 2012

Ripple Love...


Finalmente posso mostrar minha manta ripple:


Que tal? Eu gostei DeMaIs dessa combinação de cores e foi delicioso crochetar cada uma das tantas carreiras e ir escolhendo as cores à medida que ia fazendo!


Não pude mostrar antes porque ainda não tinha entregado para a minha prima, 
que vai ter uma menininha em meados de janeiro. 


Bom, eu descobri que sou viciada em fazer mantas de crochê - definitivamente são os projetos que me deixam mais feliz e satisfeita! Esta é a minha segunda manta ripple e acho esse efeito incrível! Vejam minha primeira aqui, em 2009! Não achei que fizesse tanto tempo!


O interessante desse projeto particularmente é que eu queria (acho que é o sonho de toda tricoteira/crocheteira) usar vários restos de fios que tinha em casa, acabando com aquele monte de novelos começados e "não-prediletos", abrindo espaço pra novelos novinhos em folha, e ao mesmo tempo criar um efeito despojado, meio que desigual, combinando fios diferentes. Mas isso é muuuuuito difícil, acho que todas concordam, né?

Já tentei diversas vezes e nunca consegui a façanha - as cores não combinam bem, a quantidade não é o suficiente pra completar as carreiras, essas coisas. E eu não queria usar meus novelos prediletos de fio Desejo (sim, eu tenho pena de usá-los!!!!!! rsrsrs). Tenho um medo secreto de que um dia parem de fabricá-lo e eu fique sem! 

Bom, mas resumindo a história, tive que usar, sim, um pouco de Desejo - fofíssimos, macios e coloridos - o rosa-claro e o escuro que vcs veem na foto. Mas o bom é que usei também vários novelos e restinhos de Acalanto - principalmente o lilás, que comprei anos atrás pra fazer um casaco e desisti (acho muito grosso e meio "picante" pra vestir). Também Acalanto são as cores creme e castanho.


E no final adorei o resultado dos dois fios diferentes brincando juntos!! Tirou um pouco daquele exagero rosa (eu não queria aquele look pastel de bebê), proporcionado pelo castanho e pelo creme. Usei mais lilás porque era o que eu tinha em maior quantidade = questão prática! :)


E como não podia deixar de ser, faltava um "acompanhamento" para a manta. 
Fiz então este ursinho de feltro. O molde é da Sandra Coatti.







Foi bem rápida a execução dessa manta: comecei em agosto e terminei em setembro! E admito que fiquei triste quando acabei e meio perdida por um tempo...

Bom, uma diferença em relação à minha primeira ripple foi a borda. Na outra vez optei por não fazer, porque achei que o próprio desenho dela já era o suficiente, mas hoje não consigo imaginar uma manta sem borda - tenho a impressão de que falta o acabamento. 

Mas não foi fácil como eu pensei, porque para fazer a borda no ponto ripple é preciso "igualar" a altura dos pontos nas duas extremidades (as laterais ficam perfeitas, como na foto abaixo; o problema é apenas na parte de baixo e de cima, que ficam com as ondas pontudas, impossível de receber uma carreira de ponto baixo). 

O que fiz uma adaptação olhando muitas vezes as mantas da Jacquie e da Alice e fui fazendo pontos altos onde era mais baixo (para encompridar) e pontos baixos onde era mais alto (para encurtar). Não fica muito claro explicando assim, mas acho que ao terminar sua manta, vc vai saber do que estou falando... rsrsr

Depois dessa carreira que vai "uniformizar" a altura dos pontos nas duas extremidades, aí vem a borda de fato: 1 carreira de pb contornando toda a volta do trabalho; 2 carr. de mpa (meio ponto alto); 1 carreira de picô (1 pbx, 4 corr., 1 pbx - todos no mesmo ponto da carreira anterior) e entre um e outro picô fiz 4 pbx, que podem ser vistos na foto abaixo:






E pra finalizar, o embrulho com uma das tags que imprimi do How about Orange. Fiz um grupo de cada cor (algumas com "Feito à mão", outras com meu nome e o nome do blog). Achei lindíssimas!


Vamos à ficha técnica então?

Receita do ponto ripple (Eliana, Louca por Linhas): aqui.
Número de pontos (múltiplo de 16): 96 + 2 para virar; total: 98 correntinhas.
Agulha de crochê: n. 4,5
Fios: "Acalanto", da Cisne e "Desejo", da Pingouin
Receita da borda (adaptada): Bunny Mummy e Crochet with Raymond

Medida:
alt. : 90 cm; largura: 70 cm
É uma manta pequena, provavelmente pra ser usada no carrinho ou mesmo no berço pra cobrir.

Espero que seja muito bem aproveitada pela mamãe e pela pequenina.

Um abraço a todas e um fim de semana de saúde e aconchego! Até a próxima!

17 de abril de 2010

Boas energias

Vocês já ouviram falar que um presente começa pelo embrulho?
Eu concordo! Adoro inventar pacotes! Pra mim, o embrulho faz parte da energia de dar algo a alguém. Sempre juntei fitas, papéis, recortes, fios que podem ser usados pra isso.
Nesse caso um presentinho pra minha mãe:
Uma guirlanda de crochê.
Springtime Wreath, from Attic24.
Mais uma receita maravilhosa criada pela Lucy. Meu encantamento pelas criações dela não acaba! Além disso eu me identifico com o modo de ela ver as coisas, de arrumar a casa, de lidar com os filhos. Pra mim, o Attic é uma leitura diária.
Mas vamos à confecção deste encanto de peça: são feitos 2 círculos seguindo o padrão da receita (o tamanho vai depender do fio usado e da agulha). E também várias florzinhas, lindas e minúsculas, que vc vai "colorindo" como quiser.

Eu crochetei 6 florzinhas, porque é a quantidade que preenchia o meu círculo. Então é só dispô-las do jeito que preferir e costurá-las com agulha de costura ou bordado. E duas folhinhas (ou quantas quiser). A receita das minhas folhas não é a mesma da Lucy. Usei esta aqui, a mesma deste post.
Feito isso no círculo que será o da frente, vc vai "rechear" com um círculo de papelão mais ou menos grosso, recortado do tamanho que ficou seu círculo terminado (eu sempre tenho pedaços em casa, desses que vêm em roupas) e colocar o segundo círculo, que será o de trás; então vai costurar as duas partes, segurando o papelão no meio (no começo é meio desconfortável, mas depois dos primeiros pontos ele fica bem preso dentro e não há mais problema. Eu costurei primeiro a parte de fora, depois a parte de dentro (o círculo interno). Nas fotos perfeitas da Lucy vc pode ver bem como é essa costura.

A ideia original de uma guirlanda é usar na porta, para que nunca falte fartura à casa. Mas eu pretendia usar a minha numa parede bem branquinha.
Os antigos celtas usavam guirlandas com trigo, flores e grãos para agradecer a abundância de provisões aos deuses. Aqui no Brasil o costume só ficou mesmo na época do Natal, mas eu há tempos estava querendo uma que enfeitasse (e celebrasse as coisas boas) o ano todo, como fazem as americanas. A minha ainda vou confeccionar, pois esta já está na porta da sala da minha mãe, pra que lá haja sempre saúde e boas energias!
Até!

3 de maio de 2009

Outonais

ADORO céu de outono...



... e ADORO tricotar gorros!


Este é o Waffle hat. Uma receita muito fácil e que dá certo do primeiro ao último ponto, com um lindo resultado.
Achei este modelo perfeito para o meu filhote. Bem masculino, mas com um ar leve, como deve ser para um garotinho de 7 anos.

Usei lã Sedificada, agulhas retas n. 5, e o tamanho indicado com 76 pontos.

Fiquei maravilhada ao ver o da Sandra e foi a partir dele que me decidi a fazer. Mas olhando assim, me parecia tão difícil... Mais uma prova de que as aparências enganam!

Vejam a receita em inglês aqui. Para quem não domina o idioma, garanto que também é possível: é só dar uma olhada no Dicionário Inglês/Português que tenho aí do lado. E ter em mente que:
K = meia
P = tricô
..............................................................
E aqui uma camiseta de mangas longas que dei ao meu afilhado n.2 no seu aniversário de 2 anos, em fevereiro:
Aplicação em feltro costurada no tecido. E um pespontado com linha comum, dessas de novelinho pequeno.
Que tal?
Os novelinhos de que falei são estes:
Não é uma ideia delicada para a mesa de almoço de uma crafter? Que tal para o Dia das Mães? Uma das lindas indicações do blog Cheiro de mato.
Até!

23 de janeiro de 2008

De olhos cor do céu

Estes grandes olhos, de tão lindo azul, inspiraram-me a criar este desenho para sua camisetinha:

que ficou assim:
Usei o ponto correntinha para a nuvem, o cheio para a pipa e o ponto atrás para a rabiola e as letras.

Ainda não sei qual será a duração de tais bordados feitos em camiseta, considerando que são brancas e que serão muuuuito lavadas!!! Espero que durem bastante...




(Se quiser utilizar este desenho, ele está em "Meus moldes", aí na barra lateral!)

E ontem entreguei os mimos aos pequenos presenteados: quer dizer, um deles, meu sobrinho, ainda mora na barriga da mãe; foi para ela que entreguei a caixinha com as duas toalhas bordadas e o chocalho de feltro que mostrei num post anterior. E a camiseta foi para o fofo dos olhos azuis.