Mostrando postagens com marcador cozinha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cozinha. Mostrar todas as postagens

16 de março de 2015

Páscoa

Pra mim, neste mês, é impossível não querer fazer tudo que se refere a coelhos, cenouras e ovinhos...



Adoro enfeitar a casa, mesmo que em pequenos detalhes, pra comemorar uma data ou uma estação. 
É como se vestíssemos nosso lar e nos preparássemos pra receber com alegria o que cada período traz de melhor; pelo menos é como me sinto...


A receita dos coelhinhos de crochê está AQUI, no blog Repeat Crafter Me! 
Fácil e tão rápida de fazer que é difícil parar... até mesmo com os pompons branquinhos que formam os rabos...

Ainda não sei como serão usados: se colocar ímã atrás, podem enfeitar a geladeira, o que acho uma ideia excelente, festiva, sem ser de todo infantil. Ou podem ser aplicados numa toalhinha ou até numa almofada, ou mesmo ser grudados na parede, perto de um vasinho de flores... Simples e encantador!

Usei restinhos de fio Anne (duplo) com agulha 3,5.
Os pompons fiz com restos de fio Desejo branco.


Aproveitei esse fim de semana pra fotografar minha hortênsia, divina em seu tom azulado, e que já está aqui em casa faz uns 20 dias, desde que minha mãe trouxe pra mim do jardim da nossa chácara. Que flor mais linda, não? 


E o fim de semana foi de fato produtivo e temático: fiz bolo de cenoura enfeitado com ninho de ovinhos de chocolate. Bolo de liquidificador, simples de tudo! 
No próximo post passo a receita pra quem quiser fazer!


E vcs, também curtem decoração de Páscoa? Já estão preparando coisas lindas?

Confesso que comecei com os preparativos porque achei que a Páscoa fosse no final deste mês, mas é só em começo de abril... Só assim mesmo pra eu estar adiantada... ;)

Uma ótima semana, criativa e de muita paz, a nós todas!

Obs.: a toalhinha branca que aparece embaixo do meu vaso é de tricô, uma receita que vale a pena ter e que compartilhei AQUI, em 2011 (uau, quanto tempo!!).

23 de agosto de 2013

Cupcake...

Pra dar uma adoçada no fim de semana, cupcake!


Adoro estes feitos em crochê!! E ainda servem de alfineteiro, pra quem tiver um craft room 
ou um cantinho de costura... 
No meu caso, está na cozinha, mesmo com os alfinetes, que são tão fáceis de colocar e dão esse efeito lindo, brilhosinho, mesmo que apenas de enfeite!


Fiz um outro, com o topo pink e corpo marrom que também ficou lindo - dá vontade de comer!! (foi dado de presente pra uma amiga enfeitar a cozinha tb). Depois mostro.


Feito com linha Bella, 2 fios juntos pra ficar bem encorpado.
O recheio é de manta acrílica (vendida em qualquer armarinho). Já ouvi falar que há quem use bolas de algodão, caso não encontrem a manta.
Uma ótima ideia seria colocar uma essência no recheio, que remeta a chocolate ou baunilha... hummmm... ainda farei isso nos próximos!

Receita free aqui. (Se não quiser alfinetes, no original são usadas continhas de vidro ou plástico.)

E pra quem adora cupcakes, mas não crochê, uma lindíssima receita em tricô (a mais linda que já vi): aqui, no adorável Patchwork Chickens.

E pra quem desanima na hora de encarar o inglês, não esqueçam que tenho o Dicionário bem aí do lado! É só imprimir!

Um doce fim de semana a todas!

6 de agosto de 2013

Inverno

Pensei em fazer um post-apanhado de algumas ideias aconchegantes pro inverno... 

Acho que seus dias estão contados, e logo estaremos na primavera, então quis dar uma relembrada em alguns bons momentos aqui do blog... Além disso, estou correndo um pouco pra conseguir terminar o que tenho nas agulhas e conseguir usar ainda este ano... rsrss... e imagino que algumas de vcs também, não?!

Pra começar, coletinho de tricô; casaco de crochê Joplin estilo anos 70; pelerine estilosa que combina tricô e crochê; e um poncho com franjas... todos projetos rápidos e com receita em português!

Corpo aquecido = OK.


Segundo, mas nem um pouco menos importante, aquecer a mente, a alma e o estômago:

Um bom livro (se for acolhedor e falar de inverno, como os da Rosamunde Pilcher, tanto melhor...); 
bolo saído do forno, enchendo a casa com calor e um cheirinho convidativo; 
sofá + manta + TV + trabalho na(s) agulha(s) = trio imbatível!


E o pescoço? Pra quem tem cabelo curto como eu, impossível não desejar envolvê-lo numa lã macia, 
seja com cachecol; lenço de tricô; golinha básica ou xale... além de dar um toque colorido aos looks mais cinzentos e escuros desta época, né?!


Encapar com tecido um caderno, agenda, moleskine, pra dar um ar maior de aconchego também - e nele ir anotando tudo o que a estação trouxe de bom - um excelente exercício pra tentar ver alguma beleza mesmo quando nos sentimos cinzentas como a estação (eu estou fazendo isso no momento, um scrap/journal); 
aliás, "cinzenta" no modo de falar, porque observar o céu azul das tardes de inverno é um deleite...; 
bordar, bordar: no vaivém tranquilo da agulha às vezes me transporto pra outro século, em que as mulheres se sentavam com suas cestas e faziam trabalhos primorosos, sem agitação, sem correria, sem cobranças; 
e uma bolsa de crochê ou tricô, que pode dar um look mais craft e quente, dependendo das cores (a minha, aqui, não foi feita no inverno... rsrs).


E ainda os projetos pra esquentar os pequenos. Fazem parte de todos os meus invernos, ano após ano...

Enfim, aqui está o post de inverno pra quem quiser se inspirar ou só parar um pouco pra pensar que cada estação, cada ciclo, guarda sua beleza.

Obs.: Todos os projetos das fotos estão no blog e com receita indicada. É só procurar pelo marcador (categoria) de que ele faz parte, OK?

Um grande abraço e bom inverno!

8 de fevereiro de 2013

Um avental...

Nossa, faz tanto tempo que fiz este avental e nunca cheguei a postar...


Aliás, nunca postei porque nunca tinha usado: estava guardado no fundo do fundo da caixa que guardo com uma etiqueta escrita com um triste "NÃO TERMINADOS". E ele ficou lá até agora, talvez por 1 ano ou mais, apesar de estar, sim, terminado e pronto pra uso...



Então no último feriado resolvi resgatar algumas peças dessa caixa e dar uso pra elas, já que não aqui em casa, lá na chácara. E foi então que ele viajou, na mala, por alguns quilômetros, e teve seus dias de glória! 
E não é que achei divertido usá-lo?! 

É que na verdade desde que fiz achei que parecia qualquer coisa menos um avental, porque é muito pequeno e parece mais uma toalhinha, daquelas que já fiz, como esta aqui, mas o fato é que amei tanto essa combinação de rosa com azul que achei um desperdício sem fim fadá-lo ao fundo do fundo daquela caixa...



 Então usei e gostei!! Minha irmã riu muito porque, enquanto lavava louça, eu me esquivava um pouco da pia pra não sujar, mas tudo bem... rsrsr

A receita é muito, muito simples, daquelas que dá vontade de sentar já no sofá e começar: aqui.

E também fica muito bacana em cor escura (acho que essa é a chave pra mantê-lo limpinho sem precisar pular pra trás a cada vez que algo ameaça espirrar nele...), como o da Michelle.


Vejam que ele nada mais é do que uma união de 8 squares de crochê, com o método que você achar melhor para unir (eu sempre uso o Join-as-you-go, como vcs sabem, e que já expliquei aqui no blog); feito isso, crochetar uma carreira de pontos baixos em torno dele todo (sem a tira ainda, que é feita separadamente). 
Então fazer uma tira bem comprida, com pontos baixos também, em tamanho suficiente pra dar um laço ou amarrar com um nó, atrás (vejam que na foto do avental original a tira é bem mais comprida que a minha, porque foi feita pra amarrar na frente, então ela tem que dar a volta na cintura e voltar). Feita a tira, é só costurá-la na peça de squares, com agulha de costura mais grossa, nessa parte de cima - pena não ter fotografado melhor... sorry!

O fio que usei, como sempre, é o Bella, 2 fios juntos, pra ficar encorpado, e agulha 3,5. O fio mescla tb é Bella, daquela linha Colour, linda demais!

Então, bom feriado a todas (que promete, aliás, ser de muita chuva, pelo menos em SP, o que significa também de muitos crochês...)!! 
Um grande abraço!

(P.S.: as duas primeiras fotos tiradas pelo filhote - meu sempre presente ajudante! )

13 de maio de 2012

Hoje

Pra mim, qualquer motivo vira motivo pra começar um bom quadradinho de crochê, vcs sabem...


... Dia desses, na casa da minha irmã, ela comentou que adorava uma toalhinha de squares que fiz anos atrás pro quarto do meu sobrinho, mas que ela usa cada hora num cômodo.

Então, munida de alegres e convidativas bolas de linha Bella,
lá fui eu começar uma nova toalhinha:


Quanta dúvida na hora de combinar os tons... hummm... queria que prevalecesse o rosa antigo,
mas o laranja acabou roubando a cena...
(Rosa antigo é o n. 4323 da Bella e é divino!!)


Usei dois fios juntos, agulha de crochê n. 3,5.
São 6 quadrados, que eu uni usando o meu método preferido-de-todos-os-tempos, que é o "joining-as-you-go", que eu aprendi com a Lucy, do Attic 24, e que eu ensino
como fazer aí na barra lateral do blog. 



Para a borda, fiz uma carreira em todo o contorno com ponto baixo e, na próxima carreira,
o ponto picô (com 3 correntinhas).



 Toalhinha entregue à dona hoje, Dia das Mães. Aliás, ela mesma (minha irmã),
na foto abaixo, representando seus dois menininhos, com os biscoitos que eu e meu filhote fizemos pra nossa tarde, na casa da minha mãe!
(Não resistimos à combinação perfeita de tons entre o esmalte e a cobertura, vcs entendem essas coisas de meninas...)


Aproveitando, então, pra dizer às duas, minha irmã e minha mãe, minhas assíduas leitoras e amigas, que vcs são mães maravilhosas! Parabéns!!!

E a todas que passarem por aqui, Feliz Dia das Mães, que, afinal, é todo dia!

6 de novembro de 2011

Um bolo fofo!

Este post é especial pras garotas prendadas que me pediram a receita do bolo de chocolate coberto de M&Ms que eu fiz no último Dia das Crianças. Pois aqui vai ela! Garanto que vai virar uma receita daquelas de família, como é na minha, porque além de delicioso, ele é facílimo de fazer e melhor: sem sujeira nenhuma, pois não vai batedeira ou liquidificador! A receita foi passada por uma tia minha, excelente cozinheira, que fazia esse bolo pra vender na sua cafeteria. Vamos a ela?

Bolo Peteleco

3 xíc. farinha de trigo
2 xíc. açúcar
2 xíc. chocolate em pó
1 colh. (chá) fermento em pó
1 colh. (café) bicarbonato
1/2 colh. (café) sal
1 xíc. óleo
2 ovos
2 xíc. água fervendo

Modo de fazer:

Misturar tudo o que é seco com uma colher primeiro; então pôr o óleo, os ovos, e por último a água fervendo. Mexer tudo muito bem com colher de pau.
Untar a forma com margarina e farinha. Forno pré-aquecido, em mais ou menos 180 graus.

Cobertura e recheio de brigadeiro mole:

1 lata de leite condensado
1 colh. (sobr.) margarina (eu coloco mais)
3 colh. (sobr.) chocolate em pó (também coloco mais)

Pra cortar o bolo em duas partes na hora de rechear, minha mãe tem uma ótima dica, caso vc se atrapalhe com a faca: passar uma linha por ele, dividindo, assim, em dois!
Pra enfeitar, é só usar a imaginação. Eu adorei o resultado com a mandala de M&Ms e as crianças também! :)

No último post, falei do meu amor por cadernos. Eles também estão na cozinha:




O de capa laranja é velhíssimo de guerra: tenho desde que casei, 12 anos atrás. Claro que já tive vontade de comprar um novinho e passá-lo a limpo, pois tem páginas manchadas, letras rabiscadas, folhas arrancadas, essas coisas que vão acontecendo ao longo do tempo... Mas quem disse que tenho coragem pra começar tudo do zero?!



O outro, da Dona Benta, é bem mais recente: na verdade, não é um caderno, é um fichário, onde coloco as tantas receitas que imprimo da internet. Elas ficaram jogadas na gaveta por bastante tempo, até que tive essa ideia. Dá um pouco de trabalho porque tenho que formatar sempre no mesmo tamanho (no Word), pra que caibam certinho, e depois furar. Mas vale a pena:



No último post, muitas de vcs ficaram com a impressão de que eu sou megaorganizada... Pois garanto que não sou!! Minhas gavetas são um horror, meus documentos e receitas vivem em lugares que até Deus duvida, minha bolsa parece um buraco negro e meus armários vivem à beira de uma interdição! O que faço é dar umas pitadas de organização aqui e ali, como é o caso dos cadernos, porque acho lindo e porque facilitam a vida! Mas posso garantir que estou longe de ser um modelo a ser copiado nesse quesito... Minha irmã, que tem casa de revista e que não se conforma com minha bagunça, é que pode confirmar isso tudo caso ela passe por aqui... Van, conta pra elas!! rsrsrs



Bom, mas pra quem quer dar um toque mais organizado no dia a dia, tem três blogs que ajudam maravilhas e que me inspiram muito, sempre: Minha casa, meu mundo , Aqui pelo campo e Banana craft. Mas tudo sem neura, sem listas pra tudo, porque, na minha opinião, como diz aquele poema do Drummond:



"[...] Casa com vida tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto... Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos... netos, pros vizinhos... E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.



Arrume a sua casa todos os dias... mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... E reconhecer nela o seu lugar."




Pra quem quiser ler o poema inteiro, ele chama "Casa arrumada", e está aqui.



E pra quem se derreteu pelo bolo fofo, ainda dá tempo de desarrumar um pouquinho a cozinha e fazer pro lanche da noite de domingo! Acho que todos vão gostar!



Até a próxima e boa semana!

29 de outubro de 2011

Sem linhas

Um post inusitado por aqui: nada de trabalho com linhas! Trabalhei muito pouco com elas esta semana e andei um pouco desanimada com os meus projetos atuais...

Mas em compensação fiquei empolgadíssima com um caderno velho que ganhou cara nova:

ADORO capas de caderno com tecido! E vejam que tecido! Não é encantador? Comprei por uma bagatela num dos meus armarinhos de costume, um pedaço pequeno, daqueles que agora vendem enroladinhos pra apliqué ou patchwork.


Usei cola pra tecido (aliás, preciso de dicas urgentemente quanto a isso: que cola vcs usam? a marca que me disseram ser ótima na loja onde compro é péssima de usar: faz sujeira, mancha e corrói o esmalte... sempre adio o momento de usá-la porque sei que vou me estressar...)


Aqui, a parte interna pra vcs verem: encapo como se fosse caderno de escola e sempre colo uma sianinha ou fita pra dar um acabamento mais perfeito:


Ele vai servir pras minhas anotações craft: planos de projetos, tipo de linha, agulha e quaisquer outros detalhes que certamente me escapam quando vou escrever um post depois...




Tenho vários caderninhos e cadernetas espalhados pela casa, mas este acho que vai funcionar melhor, porque é grande, porque ficou lindo com esta capa nova, e porque eu adoro caderno de qualquer jeito... não precisa de muito motivo.




Bom, e continuando nos projetos sem linha, o bolo de chocolate que fiz pro último Dia das Crianças:




Cobertura e recheio de brigadeiro e enfeite de M&Ms!


Mesa arrumada pro café da tarde, que teve toda a família reunida, pra festejar os nossos pequenos (que são muitos!!):


Pra quem quiser, depois posso postar a receita do bolo: divino e fácil: não vai batedeira nem liquidificador! Sujeira zero, gostosura mil!


E assim termino a miscelânea que ficou este post: queria saber se vcs curtem essa misturada às vezes: além de linhas, falar de casa, de comidinhas, de decoração, essas coisas pequenas que tornam nossos dias mais gostosos. Eu gosto de falar. Não sei se vcs gostam de ouvir...


Um ótimo resto de final de semana!

E até a próxima!

10 de setembro de 2011

Vintage

Ontem, olhando minha pasta de imagens no computador, achei alguns trabalhos que por algum motivo não foram postados.


Então, como estou crochetando uma manta que pelo jeito vai longe e portanto não vou ter muito o que mostrar de novidade por um tempo, resolvi postar um bordado, pra dar uma variada:



Este foi feito pra dar de presente pra uma tia minha no início deste ano.

Acho que todos que passam por aqui sabem o quanto amo bordar! E mais ainda quando é nesse estilo vintage, aliás a marca registrada do blog Doe-c-Doe, de que eu já falei outras vezes. O risco, pra quem quiser, está aqui, em meio a tantos outros divinamente antiguinhos...


Ah, a internet! Mal posso imaginar o que era minha vida de crafter antes dela! Pensar que ficávamos à mercê das bancas de jornais, com tão poucas opções e com limite de nacionalidade... rsrsrs... Agora, aqui estou eu, com as minhas pastas abarrotadas de imagens maravilhosas, vindas de diferentes partes do mundo, prontinhas pra ganharem vida de algum modo artesanal. Acho isso incrível!!!





O pratinho de porcelana é uma peça querida também: herança da minha avó! E deve ter pelo menos meio século, que era a idade mínima dos itens da cozinha dela! :)




As bolachinhas, feitas sempre a quatro mãos por aqui (minhas e do meu filhote), são receita da Palmirinha Onofre, anotada no meu Caderno de receitas. Diz assim:






Biscoitinhos Coloridos






1 xíc. de açúcar



2 xíc. de farinha de trigo



1 xíc. de amido de milho (Maizena)



1 xíc. de manteiga ou margarina



2 gemas



1 pitada de sal



raspas de laranja ou limão (opcional)






Para decorar: açúcar cristal ou confeitos coloridos.





Modo de fazer: Coloque a farinha, o açúcar, o amido, o sal, a manteiga, as raspas e as gemas levemente batidas.



Misture com as mãos e depois sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por 10 a 15 min. Então, abra a massa com rolo. Modele no formato desejado. Pincele com clara de ovo e enfeite!



Vão ao forno pré-aquecido por mais ou menos 15 minutos (180 ou 200 graus).



A toalhinha é uma dessas prontas, da Karsten. Depois de bordar, é só finalizar com um crochezinho básico. E está pronto um vintage atualíssimo! rsrss

Um ótimo fim de semana a todos!

21 de dezembro de 2010

Ideias para o Natal - parte V

Sim, sim, ainda dá tempo de fazer uns presentinhos feitos à mão! Claro que dá! Resolvi fazer esse post de última hora porque sei o quanto aquelas visitas inesperadas perto do Natal nos deixam felizes e desesperadas ao mesmo tempo: o que dar?!

Algumas ideias, então, que podem ser feitas em pouco mais de uma hora:

Toalhinha de squares de crochê, que podem formar um jogo americano se vc

conseguir fazer duas (ou mais...)!

Bichinho de feltro pras crianças - a delícia é fazer o minicachecol de tricô!


Camiseta branca, básica, com aplicação de número em feltro com a idade da criança. Esta fiz pro meu sobrinho, que tinha acabado de fazer 2!


Cachecol em lace de crochê - este leva mais de uma hora... rsrsrs... mas é tão lindo e leve que achei que valia a pena ser otimista e incluí-lo nesta lista apressada...

E a conhecidíssima Starfish Cloth de tricô. Conhecida entre 10 de 10 tricoteiras, sempre dá um presentinho muito charmoso!

Lata de biscoitos feitos em casa: um dos meus presentes preferidos - pra levar na casa de quem vc for cear ou almoçar!

Desenho dos pequenos bordado à mão. Este, do meu filhote, foi colado na capa de um caderno, que assim virou o seu diário! Uma boa ideia pra começar o ano e incentivar a garotada a escrever! Pra quem não borda, pode ser aplicado feltro ou apenas encapado com tecido!*

* Todas as ideias estão explicadas tim-tim por tim-tim nos seus respectivos posts. É só procurar pelo marcador aí do lado: crochê, tricô, feltro etc.

Acho que ninguém vai ficar sem um presentinho, não é?!

Bons trabalhos!

15 de julho de 2010

Cores e sabores

Faz tempo que eu estava pensando em combinar essas cores: rosa, laranja e amarelo.

Então uni 12 squares e fiz uma borda com 3 carreiras de pontos baixos. Simples assim. E tenho uma toalhinha para a cozinha.

Tenho também um bolo de mexerica (fresquinhas, vindas da nossa chácara, aliás). Receita divina da Judy, aqui.

Fio Bella, ag. 3,5 mm.

Summer Garden Square, da Lucy.

E vejam o que mais essas cores juntas podem fazer aqui e aqui.

Minha inspiração veio das lindas toalhinhas de bandeja da Nilda.

Não dá uma vontade danada de ir experimentando as cores e fazendo mais?

Tempo de laranja, de mexerica, de crochê!

Inté!