Mostrando postagens com marcador cachecol. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cachecol. Mostrar todas as postagens

28 de agosto de 2011

Granny love...

Minha paixão por granny squares não acaba!



Sempre tenho algum projeto na lista que os envolva!



E um cachecol assim eu sempre pensei em fazer, mas achava que ficaria grosseiro e incômodo de usar. Bom, eu me enganei!!



Ele ficou muito macio e leve. De.li.ci.o.so!! Optei por fazer quadrados pequenininhos: só fui até a 3.a carreira, pois assim fica na medida da altura do pescoço, sem ficar dobrado.




O responsável por essa maciez é o fio Desejo, meu companheiro de tantos projetos! Ag. 3,5.



Achei que a combinação de cores ficou muito boa, com esse fundo creme.



E poucas receitas poderiam ser tão fáceis: quadradinhos unidos conforme se vai crochetando (usei, como sempre, o método Join-as-you-go, que eu aprendi com a Lucy) e algumas franjinhas. Muito aproveitado neste fim de inverno!






Bom, como recebo sempre muitos comentários e e-mails sobre o método que eu uso pra unir os quadradinhos, fui fotografando o passo a passo. Mas lembrem que há um post aí, na minha barra lateral, explicando também!



Então, vamos a elas?

Vc vai crochetar o primeiro quadradinho até o final e arrematá-lo normalmente (são 3 carreiras apenas). É a partir do segundo que vc vai começar a uni-los. Na foto abaixo, eu já tinha unido alguns, mas vc vai começar a fazer isso a partir do segundo.



Então, no segundo quadradinho, faça as 2 primeiras carreiras normalmente (rosa-chá e roxo na foto abaixo). Na 3.a carreira (cor creme), vc vai crochetar dois lados e, quando chegar no canto (onde está enfiada a agulha), vc fará o primeiro grupinho de 3 pontos altos, que forma o canto do quadrado:



Agora vc chegou no momento de unir: terá que fazer 1 ponto baixíssimo ligando o canto do seu quadradinho incompleto com o canto do quadrado (no espaço formado pelas 2 argolinhas) que já estava pronto. Veja de perto:



É esse ponto baixíssimo (onde está a agulha) que forma o "elo" entre os dois quadrados. Então vc vai continuar fazendo o outro grupo de 3 pontos altos, que forma o canto do seu quadradinho. Certo? Veja abaixo:




Aqui, na próxima foto, o canto já formado (2 grupos de 2 pa e 1 ponto baixíssimo no meio deles - que uniu os dois quadrados). Então é hora de fazer outro "elo" de união: outro ponto baixíssimo no espaço do outro quadrado formado por 1 correntinha:



Assim vc vai seguindo até chegar ao próximo "canto": sempre fazendo 1 ponto baixíssimo em cada espaço de 1 correntinha. Vejam como os grupos de 3 pontos altos ficam "alinhados", certinhos uns com os outros:




Na foto acima, já chegamos ao 2.o canto - feito do mesmo modo que o 1.o: 1 ponto baixíssimo no espaço formado pelas 2 correntinhas. Depois, é só terminar a carreira final normalmente, como na foto abaixo:




Pronto! Estão unidos os quadrados! :)




No caso deste cachecol, só precisamos unir um dos lados do quadrado, o que é bem mais fácil. No caso de mantas ou toalhinhas, em que há 4 ou mais squares, é preciso ligar 2 lados, como no exemplo do post na barra lateral, o que requer um pouquinho mais de prática.



Este método é o melhor na minha opinião e o que fica com o acabamento mais perfeito. Mas há várias outras maneiras de unir quadradinhos depois de prontos. Pra quem não tem muita experiência com eles ainda, acho que o mais fácil seria fazer isso depois de todos prontos.



Também recebo muitas perguntas sobre como fazer a troca de cores no crochê. Prometo que vou fazer um post sobre isso. Mas como meu método não está longe de ser perfeito, prefiro aperfeiçoá-lo um pouco antes de passar adiante...



O que usei é o tipo mais simples de square e vc pode ver o gráfico aqui. Mas há inúmeras opções se vc procurar pelo Google (e mesmo aqui no blog). Em forma de gráfico (que eu adoro!) ou por escrito. Este eu já sei de cor, então acabo usando sempre!

A Sônia dá várias receitas e gráficos desses quadrados neste post e ensina umas técnicas muito interessantes pra aperfeiçoá-los. Estou testando esses métodos ainda. Depois conto o que achei! Mas pra quem quer aprender, o Falando de crochet é uma excelente fonte de consulta!

Ufa! Um post longo. Mas espero que tenha valido a pena.



Bons e lindos crochês!

3 de julho de 2011

Ainda "um bom tricô"...

O cachecol do meu filhote, como eu disse no último post, ficou pronto e já passou por sua sessão de fotos (o modelo sempre coopera lindamente!):




Fio Desejo, agulhas de tricô n. 6,5.




Maciez: nota 10!



Cor: nota 10!

São 20 pontos na agulha em:
Ponto barra 2 x 2: 2 tricô, 2 meia, 2 tricô, 2 meia... até o final de cada carreira. Todas as carreiras iguais.
Quando penso num ponto masculino penso neste ponto... Acho perfeito!







Muito fofo(s). Modéstia totalmente à parte (em ambos os casos)... rsrs

Boa semana!

31 de maio de 2011

VERDE

Este é mais um projeto muito simples (daqueles que eu gosto muito... rsssrsr), feito ainda naqueles dias em que decidi dar uso a vários novelos sem par que eu já tinha em casa e renovar meu estoque de cachecóis e golinhas pra enfrentar as manhãs frias de outono:


O ponto é aquele mais do que conhecido das tricoteiras:

20 pontos (ou quantos quiser...)

1.a carreira: tricô

2.a carreira: 1 tricô, 1 laçada


3.a carreira: 1 tricô, derruba a laçada feita na carreira anterior (o que resulta nesses fiozinhos esticados, que formam uma espécie de rede)

Todas as carreiras assim até o fim.

No meu caso, o fim foi o término do novelo, então não ficou muito comprido. Em compensação ficou muito largo. Devia ter feito mais estreito e mais comprido. Mas como sempre só percebo isso quando estou mais do que na metade do trabalho. Ou no fim... e me nego a desmanchar...

Mas o fato é que ele ficou extremamente macio e leve e não dá nem pra sentir que está enrolado no pescoço. A não ser pelo calorzinho que transmite...

O tom de verde? Não diria que é meu favorito, um verde quase cítrico, mas ficou muito bom com blusa preta.

Este fio era sobra da minha manta ripple. Lembram dela? Quem gostar de mantas, cores e listras, dá uma olhada aqui.

Menos de 1 novelo de Fio Desejo - agulha n. 7.

Não podia deixar de dividir com vcs o conteúdo do pacote que recebi semana passada: lembram do concurso que eu e meu coelhinho vencemos no Banana Craft? Recebi o meu prêmio:




Embalados num pacote muito perfumado por um sachê vieram duas pilhinhas de tecidos, dois grellots (essas bolinhas enroladas) e um tear (que ainda não sei como usar, mas garanto que vou descobrir!)  Descobri que não é um tear, coisa nenhuma!!! rsrsrsr Trata-se de um daqueles suportes pra colocar carreteis de linha... sem comentários... rsrsrs
A Dani, do Banana, me pediu que tirasse uma foto pra ela mostrar lá blog. Então resolvi mostrar aqui também! Obrigada, Dani, e obrigada Lu Gastal! Adorei ter participado!

O que me resta agora é desejar que todos tenham um ótimo meio de semana, cheio de tudo o que vc mais curte fazer neste frio! brrrrrr...

8 de março de 2011

tricô, laçada, 2 juntos...

tricô, laçada, 2 juntos...

tricô, laçada, 2 juntos...

Não, não é um mantra! É o ponto deste cachecol que ficou gravado na minha cabeça por uns dois dias... Eu acordava e dormia com essa sequência vindo à mente...


Semana passada selecionei alguns pontos simples de cachecol, imprimi todos com foto numa página e fui pegando os novelos que eu tinha em casa e fazendo um por um...
Está bem divertida a brincadeira até agora e acabei de ouvir na tv que o friozinho e a chuva por aqui estão garantidos até sábado! :)
O primeiro foi esse, com o fio Acalanto azul, que é muitíssimo macio e leve. Já foi usado pra diversas peças em anos anteriores (como este xale, aqui) e agora, até que enfim, parece que acabei com meu estoque!

Agulha de tricô n.o 7 - Fio Acalanto (pouco menos de 1 novelo)
Receita do Mitricot, aqui.
Então, já para o outono meu estoque de cachecóis e golas há de estar renovado! E ainda diminuí a quantidade de novelos guardados! Eba!
Bons tricôs!

30 de maio de 2010

Lace

Adorei o efeito deste cachecol:

Queen Anne's Lace Scarf (receita free do Ravelry)

É minha primeira experiência com "lace" (renda, em inglês). E não vou dizer que foi muito fácil no início: até eu desvendar o padrão demorou um pouquinho. E não consegui fazer pela explicação da receita, só mesmo salvando as imagens do cachecol feito por outras pessoas e olhando na tela ponto por ponto. Aliás, é assim que eu faço muitas vezes (ah, o que seria de nós sem a internet?!). Depois de decifrar o mistério de onde dar o ponto baixíssimo, que era a minha dúvida, o motivo é bem fácil, e então eu memorizei e fui fazendo de cabeça, sem precisar olhar a receita...


Fio Bella, Pingouin. (amei esta cor: n. 704!)
Agulha n. 3,5 mm.
(Uma dica pra este modelo é não usar um fio trabalhado, pois isso tiraria o efeito rendado do ponto.)
Bons crochês e boa semana!

22 de março de 2010

Pronta pra caminhar...

"Outono é um caminhante melancólico e gracioso que prepara
admiravelmente o solene adágio do inverno" -
Albert Camus
Acho que essa caminhada combina bem com um cachecol de crochê:

É uma receita muito fácil, que encontrei ano passado quando me pus à procura de um cachecol com furinhos, bem leve, para usar na meia-estação. O medo era que ele não ficasse macio e confortável, porque meu pescoço é bem exigente... rsrsrsr... mas ele ficou, sim, bem macio (claro que ele não tem a leveza do tricô; o efeito é bem diferente).
O segredo para conseguir a maior leveza "possível", acredito, é usar uma agulha bem grossa, pois assim os pontos ficam mais abertos e portanto mais leves e arejados.
O fio é o Anne mescla, da Círculo, que eu adorei!

A receita, em inglês, está aqui (saibam que eu escrevi para a autora pedindo autorização pra postar a tradução da receita aqui no blog, mas não recebi resposta alguma... e isso foi no ano passado... Que pena!)
E para o próximo post? O que vcs preferem: mais um cachecol meia-estação ou roupas de bebê?! O pedido de vcs será uma ordem. Aguardo votos!
Até!