Mostrando postagens com marcador blocagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador blocagem. Mostrar todas as postagens

1 de outubro de 2014

Bijus de crochê

Que tal fazer bijus de crochê?

Eu adorei a experiência!

Vi vários modelos lindos no Pinterest e decidi dar uma nova chance a elas. Isso porque já tinha feito uns colares uma ou duas vezes tempos atrás, mas o resultado não me agradou muito. Estes aqui. Acabei doando numa das limpezas de armário...

Talvez porque a "corrente" era feita do próprio crochê. Desta vez fiz com prata, usando correntinhas compradas prontas. 



O que fiz é muito simples: florzinhas de crochê com fio bem fino duplo (desses novelinhos pequenos (como este abaixo), para bordado ou costura, não linhas pra crochê, que são muito grossas).


Agulha de crochê tb bem fininha pra ficar um trabalho delicado.


Fiz as flores separadamente, uma a uma, então, depois de prontas e arrematadas, costurei as bolinhas de prata no centro como miolo (são de uma pulseira arrebentada... "quem guarda tem" é um lema na minha vida... rsr). 

Então uni, com um mesmo fio e agulha de costura, uma flor à outra, depois de fazer várias tentativas de combinação e ordem delas: não sabia se ia querer no centro ou na lateral da corrente, e foram várias idas ao espelho com elas no pescoço antes de me decidir...

Depois de ter o "bloco" de flores unido com fio e agulha, mergulhei tudo em um potinho com termolina leitosa e água (isso é feito pra endurecer as flores; caso contrário elas ficam sem forma). Mas atenção aqui: este não é o jeito certo de fazer! O certo é passar com um pincel o endurecedor próprio (já extiste específico para crochê; mas pode ser a termolina ou mesmo cola branca misturada com água num potinho) só por trás da peça, assim não fica o aspecto meio brilhoso e duro como o meu (modelo pink e laranja, que foi o primeiro). Pra fazer essa "blocagem", deem uma olhada nos outros posts com esse marcador. Neles dou mais detalhes da técnica.

Vejam a diferença do colar de círculos azuis que fiz depois (não sei se nas fotos é possível perceber). 
O resultado é infinitamente melhor: depois de unidos os círculos com argolinhas de prata, prendi com alfinetes em um papelão e pincelei a termolina com um pouco de água só na parte do "avesso" e deixei secar bem
Ficou ótimo! Depois mostro ele sozinho num próximo post se quiserem...

Para fixá-los na corrente (também já pronta), fui costurando onde achei que prendia melhor (vejam na foto do avesso* do trabalho que tirei pra vcs verem como foi feito). 

                               

* Não ficou nada bonito e sempre me faz lembrar da minha mãe dizendo que "o avesso precisa ser limpo tanto quanto o direito!". Ela está certíssima. Acho que esses detalhes são importantes. Imaginem que outro dia, ao usá-lo, uma pessoa adorou e me pediu pra olhar a parte de trás, pra entender como era feito... na hora tive a certeza de que deveria ter caprichado mais... rs

Quanto às argolinhas e fechos, minha mãe comprou pra mim na 25 de Março (aqui em SP). Vendidas em pacotinhos muito baratos! Já fazem parte agora da minha caixinha de acessórios. 



                            

As argolas são fáceis de abrir e muito fininhas, então é possível encaixar facilmente onde vc quiser - direto no crochê ou direto na corrente, assim como o fecho; não precisei de alicate específico, nada.

Ou seja, daquelas coisas simples de fazer, mas com um resultado excelente. 
Quero muito tentar algumas com feltro também.
Mas fica pra próxima!

Um abraço e bom meio de semana!


16 de setembro de 2014

Girassol



A.m.o girassóis!

Quando vi a receita deste, em crochê, do maravilhoso Matt, me encantei 
e soube na hora que ia fazer um.

O tutorial dele é perfeito e fui seguindo da própria tela do Ipad, sem imprimir. Fotos incríveis, texto bem escrito, receita perfeita! Dá gosto ver um trabalho assim! :)

Comecei o meu numa noite e terminei no outro dia. Primeiro fiz a flor, igualzinha à dele, mas de imediato pensei que ficaria ótima espetada num vaso de flor de verdade, especificamente na varanda da minha mãe.

Então tive a ideia de enfiar na flor um palito desses de churrasco, assim fica perfeito pra ser colocado direto na terra.

Antes disso enrolei o palito com fio verde (o mesmo das folhinhas que eu já tinha prontas!!) e cola branca. Depois só enfiei no enchimento da flor (espuma daquelas sintéticas pra encher bichinhos) com um pouquinho de cola pra não soltar.

A cortiça que vcs estão vendo embaixo é onde alfineto as peças de crochê com um pouco de cola branca no avesso pra engomá-las e ficarem bem firmes (adorei essas peças de cortiça em placas (vendidas em casas de arte ou papelarias grandes). Geralmente deixo espetados assim por uma noite; no dia seguinte estão sequinhas e prontas pra usar!


Que pena as fotos não terem ficado muito boas, porque foram tiradas com o celular e num fim de tarde na casa da minha mãe... Mas dá pra ter uma ideia do efeito primaveril:




Ela gostou bastante e claro que pretendo fazer um pra mim... rs

Este, na minha cozinha, presente da mana! 

Alguma dúvida de que "A arte imita a vida"?

............................................

Receita maravilhosa e totalmente free do Matt, no blog dele, aqui.
Thank you, Matt!


P.S.: Outra receita de girassol que eu adoro: aqui.

Um grande abraço e ótima semana a todos!

21 de dezembro de 2013

Presentinhos...

Amo crochê porque, além de tantas outras qualidades, é possível fazer presentinhos em cima da hora!


Fiz esta arvorezinha e vou dar hoje de presente!



Vi a ideia no Pinterest e lembrei que já tinha visto outras pessoalmente, inclusive uma feita pela minha mãe, só que bem maior e com outros "enfeites".

Aliás, a parte muito boa deste projeto é poder escolher como embelezar no final: botões, continhas, laços, muitas possibilidades!
A estrelinha também é opcional, mas achei o item mais interessante e amei essa receita!


Dei uma engomada pra que ficasse bem estruturada, no estilo blocado de sempre: espetada em um pedaço de papelão com alfinetes e borrifada com água e goma líquida (deixar por horas assim até secar).

Pra quem quiser, a ideia básica é muito simples: são 6 círculos de crochê com 2 carreiras de pontos altos.
Para uni-los, agulha de costura com o mesmo fio ou outra cor, para destacar, passando atrás e na frente de algum ponto mais ou menos centralizado do círculo (no avesso, é só dar um nó e passar por trás de alguns pontos do círculo para esconder).
Os botões e a estrela também são costurados assim depois de tudo pronto.

Usei restinhos de fios Bella, 2 fios juntos, agulha n. 3,5.

Receita da árvore com tutorial cheio de fotos: aqui.

Receita da estrelinha com gráfico: aqui.


E falando em presentinhos, as mandalas podem complementar belos conjuntos 
(ou fazer sucesso sozinhas... rs):



Comprei canecas e bowls e me inspirei nas cores delas pra fazer a toalhinha combinando: 
mug rug, como é conhecida.


Dá vontade de fazer montes delas em todas as cores, combinando com montes de canecas!
Fios Bella também, agulha n. 3,5.
Receita aqui no blog "A Creative Being".

Uma linda semana a todas que passarem por aqui! 
Ah, e bons preparativos!

18 de maio de 2013

Xale Elise

Aleluia, minha máquina está de volta! Que falta imensa ela me fez!!!

E como havia prometido, minha fase "xales" rendeu. Este fiz em finzinho de fevereiro, ainda em pleno verão, mas ele é bem fino e leve de usar:


 Estou encantada por ele e pelo fato de ter conseguido fazer uma peça em lace, que é um dos estilos que mais adoro, tanto no crochê como no tricô...


"Lace", pra quem não sabe, quer dizer "renda", e esse é o efeito dos pontos: rendado! lindamente rendado e leve... Sempre fui apaixonada pelos xales da Marico (em tricô); agora tenho o meu, só que em crochê!!! estou orgulhosa! :)


Usei fio Cléa 1000 (1 novelo), que é bem fininho, com dois fios juntos (e agulha n. 4), 
como dá pra ver na imagem abaixo, no comecinho dele:


 Esse tipo de trabalho, cheio de buraquinhos e com um desenho que se forma, tem um efeito melhor se blocado depois de feito. Eu sempre tive medo de blocar peças, pq há vários modos de fazer, mas sei que em alguns tipos de fio pode ser catastrófico...

 Mas me enchi de coragem e fui em frente: usei alguns pedaços emendados de papelão que sempre guardo pra algum artesanato (uni um ao outro com durex, pq precisava ser bem grande, com o xale bem esticado). Depois, é só ir colocando alfinetes nas pontas - no caso deste xale, nos pontos picô das bordas, pra que fiquem bem "pontudos", como devem ser, e bem definidos. Claro que também é possível não blocar, mas ficou muuuuito melhor assim!

Depois de alfinetado e bem esticado, é só borrifar água morna com um daqueles borrifadores de plástico e deixar ali por no mínimo 24 horas. Pelo menos é o método que usei em mais de uma peça e deu certo (mas não sei quanto tempo isso dura, pra falar a verdade...). Já vi que várias pessoas usam aquelas placas de EVA grosso, como dos tapetes infantis, e até toalha de banho (que também já usei em outro trabalho, mas bem menor). Vejam:




Amei o efeito dele, o desenho formado, tudo! Mas claro que não foi um projeto facílimo de fazer, pelo menos pra mim (superdesconcentrada): errei muitas, muitas vezes, e desmanchei nem sei quantas, porque ia fazendo, conversando, vendo tv, e quando dava por mim o desenho estava errado... mas insisti, porque percebi que era só ter concentração pra ficar repetindo o mesmo motivo sempre. Não é difícil: os pontos são os mais básicos: correntinha, ponto alto, ponto alto duplo e triplo (a questão é sentar e se dedicar a apenas isso; a não ser que vc queira desmanchar e desmanchar como eu... rsrsrrrs).


Pra usar, ele é um tudo de bom, porque vc nem lembra que está usando, de tão leve, mas protege o pescoço e, claro, dá um visual muito bacana! Fiquei com muita vontade de fazer em outra cor... verde, quem sabe...

Mas agora, não; agora estou num novo momento, curtindo um outro hobby, acreditam?! e ele não envolve linhas!!! acho que vcs vão se espantar quando eu mostrar; nada de mais, mas está me fazendo um bem imenso!

Ah, e claro, antes que eu me esqueça do detalhe:
O nome dele é "Elise Shawl", de Evan Plevinski - a receita é free e está no Ravelry (precisa de um cadastro bem simples).
E ainda tem gráfico, o que me ajudou muuuuito!! Pra quem já está no Ravelry, aqui.

Excelente fim de semana, friozinho, típico e deliciosamente outonal, fazendo o que quer que vc goste!

4 de março de 2012

F de Flor

Este é um daqueles projetos coloridos, que enchem o ambiente de energia e que eu adoro fazer:

Na verdade, é mais um daqueles projetos que faço pra uma coisa e acaba virando outra: foi feito para o nosso quarto da chácara, mas coloquei na minha sala e adivinhem: não tenho coragem de tirar!! rsrsr

Quando vi a flor da Lucy, aqui, achei um lugar tão inusitado pra se colocar: embaixo de um quadro! E não é que fiz o mesmo e ficou bom? Na verdade, o meu é um porta-retrato e não um quadro, mas o efeito é parecido. (De longe, acho o efeito ainda mais bacana do que de perto!)

Os tons escolhidos foram totalmente inspirados nos da Lucy, que tem um gosto ímpar pra combinações, eu acho!


Usei fio Bella, como sempre, com os novelos que tenho no meu estoque. Agulha n. 3,5 porque usei fio duplo, pra encorpar mais.

Uma pena eu não ter fotografado tudo separadamente, mas é assim que esta flor é feita: por partes. Primeiro fiz a flor, depois a haste, e então as folhas, que são crochetadas direto em cada cabinho, uma por uma!
Por último, costurei com alguns pontinhos a haste, já com as folhas, à flor.

Pra esse aspecto durinho e encorpado, é preciso passar cola com um pincel na parte de trás do trabalho e deixar secando de um dia para o outro com alfinetes nas pontas.


Se vc der uma olhada nas fotos do belo tutorial da Lucy, vai entender como: eu coloquei a minha numa toalha de banho dobrada e fui colocando alfinetes nas pontas das folhas e em cada pétala da flor. Depois de tudo posicionado, passei cola Cascorez com um pincel (sem encharcar muito, mas cobrindo tudo - não esqueça: isso é feito na parte de trás da flor!!). É importante caprichar bem nas voltas e pontas, pra que fique com esse visual. Adorei!


E agora já estou totalmente envolvida com um projeto novinho e daqueles que me enchem de prazer; um projeto maior, que leva tempo, e que vai sendo feito um pouquinho por dia... Um quadradinho aqui, outro ali... é tudo que eu precisava!

Por enquanto, é o que tenho pra dizer sobre ele... vcs entendem... rsrrs
Uma ótima semana a todos!