Mostrando postagens com marcador bordado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bordado. Mostrar todas as postagens

7 de abril de 2016

Bordado

Dia desses (ainda no verão) bordei um pano de prato.



Trabalho despretensioso, daqueles com o qual se tem um prazer descompromissado... sabem como é?
Sem pressa de acabar, sem nada pré-definido... só a delícia de sentar e bordar. Uma das coisas que mais adoro fazer desde muito novinha...



Sempre tenho panos de prato lisos guardados à espera de algum projeto como este: toda vez que vou ao mercado fico passeando pela ala de "casa e decoração" (nem preciso dizer que demoro tanto nessa parte que chego sem nenhuma vontade à parte mais importante e que me levou, de fato, até ali: as compras! rsrs). 

O que adorei é que este pano já vem com barrado aplicado num tecido lindo e colorido (peguei um de cada cor, com um preço bem baixinho...).



O risco das borboletas é da talentosíssima Nancy Nicholson, AQUI (quando não há molde/risco para imprimir, o que faço é ampliar o desenho na tela do computador, colocar uma folha transparente por cima e riscar com lápis - com muito cuidado pra não estragar a tela, claro!!)

Vale a pena conhecer o trabalho da Nancy. É incrível! Além disso, no blog ela ensina vários dos pontos que ela usa, com tutoriais com fotos.


- Neste bordado excepcionalmente usei linha torçal destas AQUI, porque herdei umas tantas meadas de uma tia, mas geralmente uso daquelas meadas pra ponto cruz, das mais comuns...
- Agulha para bordado fininha pra não estragar o tecido.
Parti desse tom fresco de verde do barrado pra combinar as cores das borboletas. O que acharam?
.............................


Quem quiser ter dicas de como fazer bordado livre como este, fiz um tutorial alguns anos atrás (2009!!! nossa!): AQUI. Nesses tantos anos de blog, muitas pessoas me escrevem com dúvidas sobre bordado e acho que respondi à maioria delas naquele post (assim como nos "Comentários" de outros posts com o marcador "Bordado" - deem uma checada lá!). Espero que aproveitem e sintam-se livres pra perguntar se ainda tiverem dúvidas...
...............................

Obs.: A cozinha da foto não é a da minha casa (é da chácara dos meus pais, onde bordei o pano e onde ele ficou morando... ar puro, sol entrando pela janela, nada de grades, nada de sons desagradáveis, morada perfeita pras borboletas...).

............

Bons bordados!


8 de julho de 2015

Anjo

Bordei esta ecobag tantos anos atrás!

E só agora encontrei estas fotos esquecidas em "Rascunho de postagens".


Se tem uma coisa que adoro é o efeito de bordado e tecido aplicado, mesmo que apenas um pedacinho em forma de coração como aqui...


Lembro bem, olhando de perto essas imagens, que o tecido dessa ecobag é daqueles macios, maravilhosos, perfeitos pra receber a agulha sem nenhuma dificuldade, sabem como é?


Sempre tenho nos meus guardados algumas sacolas destas. Lisas, sem nada, esperando,  como tela em branco, pra serem preenchidas e bem usadas.
Esta foi presente pra uma priminha que mora em Porto Alegre com um livro dentro.

O risco tirei deste blog aqui, Dutch Sisters (simplesmente copiando direto da tela do computador com  papel vegetal).

Doce memória! Que bom que temos fotos! :)

Um ótimo feriado a todas!

2 de julho de 2015

Inverno


Hummm... essa lista poderia se estender muito... os pares perfeitos pro inverno são tantos!
Mas aqui escolhi alguns dos meus preferidos. E os de vcs, quais são?



Tenho que dizer que "Bordado e tons terrosos" poderia fazer parte da minha lista de delícias também...


Começado no outono, a ser finalizado no inverno...

Um fim de semana tranquilo e aquecido a todas!


13 de dezembro de 2014

Panô

Finalmente, meu primeiro panô!! 

Há muitos anos que sonho em fazer um, mas sempre faltou coragem...




Então, do ano passado pra cá fui fazendo umas experiências com appliquè e vi que não era tão difícil. E este ano decidi que era hora de finalmente faria um pro Natal! Que bom que deu certo!

O que me desanimava muito é que teria que pedir a minha mãe que fizesse a parte mais difícil: o quilt  em volta, então não fica aquela sensação divina de "foi feito por mim", sabem? Mas como não costuro à máquina (apesar de ter uma...), teve de ser assim mesmo...

Eu fiz  a parte da aplicação e bordados; quem costurou tudo e até quiltou à maquina o tecido bege do fundo foi ela. Aliás, ela está se aperfeiçoando cada vez mais e tem feito trabalhos lindos!


Como pendurar foi outra grande dúvida, porque o cabidezinho de arame próprio pra isso que eu já tinha não serviu (era pequeno). Então usei um galhinho seco e ficou ótimo! pendurei uma pinha bem pequena (dos montes dela que trouxemos da chácara), e umas heras de plástico que também tinha nos meus guardados. Gostei do arranjo. E vcs?


Pra auréola do anjo e o pontilhado das asas usei fio metalizado de bordar, com agulha bem fina.
Também fico sempre em dúvida quanto a usar a linha de contorno preta ou na cor do tecido. Mas acabo preferindo o preto por achar que fica mais "forte", como se fosse um desenho à lápis contornado com canetinha preta...


Botõezinhos plásticos do meu acervo... e vários dos retalhinhos usados são daquele concurso que ganhei da Lu Gastal.

Pro appliquè usei o termocolante Heat n´Bond (que é, definitivamente, o melhor de todos!) que comprei on-line num armarinho.

O risco free, pra quem quiser aproveitar e fazer um tb, está aqui, no blog Craft Room (lá tem vários riscos da Art to Heart que eu amo!). E me inspirei muito nos panôs da Denise pra fazer o meu. Obrigada pela inspiração, Denise!

Todas as dicas para fazer appliquè estão no tutorial que fiz aqui. Lá tem dicas do começo ao fim pra principiantes como eu! :)



Na sala, este ano pendurei umas estrelas na parede (dessas bem baratinhas das lojas de departamento). Gostei do brilho:



E claro que não poderiam faltar os vasinhos espalhados pela casa com ramos verde e vermelho, que são minha parte preferida da decoração, sempre:


No próximo post vou mostrar um trabalho muito simples e bacana pra fazer com crochê e latinhas de leite condensado pra completar a decoração e ainda reciclar. Vão guardando as latinhas das sobremesas desde já! Esta semana eu volto!

Beijos e ótimos preparativos!

14 de novembro de 2014

"Passarinho, que som é esse?!!"*

Já tinha mostrado a vcs o meu último bordado, não é?


Faltava fotagrafar o trabalho pronto:



Estou numa fase "passarinhos" e laranja...
talvez a chegada da primavera, não sei...


Misturei duas técnicas que acho perfeitas juntas: appliquè e bordado!
Minha inspiração foi uma bolsa que vi no Pinterest.

Amei o resultado porque mistura bem os estilos, meio antiguinho com moderno...


Bom, as técnicas que uso tanto para um como para o outro é a mesma que compartilhei com vcs nos tutoriais aqui do blog; basicamente: passar o risco para a peça (neste caso uma ecobag dessas baratinhas, sem nada escrito ou desenhado) e então bordar ou aplicar.

A diferença é que desta vez eu tinha essa maravilha de caneta para artesanato: vc risca e o traço some após algumas horas, então dá pra ir tentando o que quiser no próprio tecido!

Foi o que eu fiz (na foto abaixo), até me decidir por não deixar o corpo todo bordado, e aplicar o tecido laranja e o florido (retalhinhos).


 O risco do pássaro estilo "Tilda" eu já tinha nos meus guardados. É o mesmo que este aqui.

O bordado dos galhinhos (minha parte preferida na "cena") eu tirei do meu livro amado "Embroidered Effects" (que ganhei num sorteio em 2009 aqui). Maravilhoso!!


Nesses tecidinhos aplicados não cheguei a usar termocolante nem passar a ferro, como manda o figurino. Como a ansiedade era muita, fui recortando e aplicando direto na bolsa, dando pontinhos em volta para prender (ponto caseado com linha de bordar, dessas de meada).
O biquinho dele fui preenchendo com pontos aleatoriamente até fechar o desenho.
Ou seja, não fiz planos e só segui a inspiração...


Está sendo muito usada pra levar meus trabalhos/livros/etc. pra todo lado! :)

(Pra quem quiser mais passarinhos, espia aqui e aqui e aqui*!)
Beijos e um lindo fim de semana!

21 de outubro de 2014

Laranja


 Mania de laranja. Novidade pra mim, que nunca fui muito fã dessa cor!


E este ponto? Que efeito! fiquei encantada com ele e com o projeto que ele protagonizou!
Falta fotografar e dar um pequeno retoque...



E meu último bordado, pelo qual estou apaixonada! Também laranja e amarelo.
Acho que já disse o quanto bordar me faz bem, não é? Pena que demoro meses até decidir o tema, o projeto em si, as cores, e assim o tempo passa e não dou conta de ter um sempre à mão...

Mas falo dele no próximo post quando tiver mais fotos.
Um grande beijo e boa semana! 

12 de abril de 2014

Conelho

Sou apaixonada por coelhos com cara vintage e agora tenho o meu!


Quem acompanha o blog sabe que adoro reciclar materiais e transformar em algo aproveitável e bonito.
Neste caso, imaginem, um cone de barbante! Daqueles de papelão bem duro que a gente guarda pra enrolar fios um dia quando eles acabam.


A ideia veio de repente quando vi um coelho no Pinterest (esse azul da imagem acima). Não tinha receita nem indicação de como foi feito. Apenas a foto. Então os cones me vieram à mente! ficariam perfeitos porque serviriam de "recheio" e estrutura ao mesmo tempo, sem precisar usar manta acrílica ou qualquer outra coisa que desse peso e volume! além disso, daria uso a um dos tantos que tenho no armário!


Fiz o molde no papel sulfite totalmente a olho, apenas envolvendo o papel no cone e já recortando com as orelhas. Não ficou um molde bonito nem sei se vcs vão conseguir usá-lo, mas tirei uma foto pra quem quiser tentar imprimir ( Salve a imagem no seu computador primeiro e depois imprima em papel tamanho A4).



 O tamanho do feltro deve "envolver" todo o seu cone (imagino que tenham mais ou menos um tamanho-padrão). Assim:


Então, cortado o feltro escolhido de acordo com o molde, é só riscar a carinha do coellho (eu fiz isso com lápis mesmo, já  que o bordado preto iria cobrir):


A parte de trás não ficou perfeita, porque na hora de fazer o molde acabei deixando uma pequena parte descoberta (quando vc enrola o feltro no cone, percebe que ele dá uma jogada que vc não esperava... rs). 

Então costurei as orelhas com fio mostarda e agulha, com ponto caseado, já que as orelhas ficam abertas. E por fim enchi com um pouco de manta acrílica (pode ser algodão também ou qq outra coisa que preencha sem ficar muito duro):


Enquanto ia fazendo as etapas, sempre ia experimentando no cone pra ver se o caimento estava bom.
Também fiz uns bordados na parte da  barriga, mas são infinitas as possibilidades de enfeite: pode-se colar um feltro de outra cor, aplicar botões ou lantejoulas, pintar, aplicar tecido estampado e tantas outras coisas que vc tiver em casa.

A carinha dele eu bordei com fio preto, mas vc também pode pintar com caneta pra tecido ou dessas permanentes.

Amarrei as orelhonas com ráfia porque achei que ficaram esquisitas soltas... não estava no script...


Depois de todo o embelezamento pronto, é hora de colar o feltro no cone: usei cola Cascorez forte.




 E ele foi complementar a mesinha de Páscoa na sala.
Pra quem quiser acessar minhas pastas no Pinterest, lá tem o bordado que usei 
e também os coelhos originais, além das tags da árvore pra imprimir.

Um abraço e ótimo fim de semana!

P.S.: Para quem gostou da toalhinha branca de crochê que aparece nas fotos, ela chama "Jameson" e é de 2010: link para a receita free aqui!

6 de agosto de 2013

Inverno

Pensei em fazer um post-apanhado de algumas ideias aconchegantes pro inverno... 

Acho que seus dias estão contados, e logo estaremos na primavera, então quis dar uma relembrada em alguns bons momentos aqui do blog... Além disso, estou correndo um pouco pra conseguir terminar o que tenho nas agulhas e conseguir usar ainda este ano... rsrss... e imagino que algumas de vcs também, não?!

Pra começar, coletinho de tricô; casaco de crochê Joplin estilo anos 70; pelerine estilosa que combina tricô e crochê; e um poncho com franjas... todos projetos rápidos e com receita em português!

Corpo aquecido = OK.


Segundo, mas nem um pouco menos importante, aquecer a mente, a alma e o estômago:

Um bom livro (se for acolhedor e falar de inverno, como os da Rosamunde Pilcher, tanto melhor...); 
bolo saído do forno, enchendo a casa com calor e um cheirinho convidativo; 
sofá + manta + TV + trabalho na(s) agulha(s) = trio imbatível!


E o pescoço? Pra quem tem cabelo curto como eu, impossível não desejar envolvê-lo numa lã macia, 
seja com cachecol; lenço de tricô; golinha básica ou xale... além de dar um toque colorido aos looks mais cinzentos e escuros desta época, né?!


Encapar com tecido um caderno, agenda, moleskine, pra dar um ar maior de aconchego também - e nele ir anotando tudo o que a estação trouxe de bom - um excelente exercício pra tentar ver alguma beleza mesmo quando nos sentimos cinzentas como a estação (eu estou fazendo isso no momento, um scrap/journal); 
aliás, "cinzenta" no modo de falar, porque observar o céu azul das tardes de inverno é um deleite...; 
bordar, bordar: no vaivém tranquilo da agulha às vezes me transporto pra outro século, em que as mulheres se sentavam com suas cestas e faziam trabalhos primorosos, sem agitação, sem correria, sem cobranças; 
e uma bolsa de crochê ou tricô, que pode dar um look mais craft e quente, dependendo das cores (a minha, aqui, não foi feita no inverno... rsrs).


E ainda os projetos pra esquentar os pequenos. Fazem parte de todos os meus invernos, ano após ano...

Enfim, aqui está o post de inverno pra quem quiser se inspirar ou só parar um pouco pra pensar que cada estação, cada ciclo, guarda sua beleza.

Obs.: Todos os projetos das fotos estão no blog e com receita indicada. É só procurar pelo marcador (categoria) de que ele faz parte, OK?

Um grande abraço e bom inverno!

14 de novembro de 2012

Bordado

Quem acompanha este blog sabe o quanto amo bordados e desenhos de criança.
Os dois juntos, então, acho uma combinação incrível!

Este é o meu sobrinho/afilhado com o último caderninho que bordei:




Acho essa fase do desenho infantil, por volta dos 5 anos, muito engraçada, quando as mãos e pés lembram pãezinhos, e pernas e braços são palitos! Este ele fez num pedaço do papel que forrava a mesa do restaurante onde jantamos outro dia:


Rasguei e levei pra casa, sem saber ainda onde ia usar. Até que...


 ... ponto atrás pra contornar, linha preta de meada (2 fios) e agulha mais ou menos fina pra furar o tecido. O desenho é passado com papel-carbono comum.  No meio (em azul), usei ponto correntinha pra preencher e dar um colorido.

(Todas as dicas pra fazer um bordado simples como este eu dei neste tutorial (aliás, com desenho natalino!). Mas acho interessante ler os outros posts com o marcador "bordado".  E baixar o "Manual de 100 Pontos da Coats" que está na barra lateral aqui do blog - tem todos os pontos que vc imaginar!)

Ah, e não deixar de visitar o maravilhoso Feeling Stitchy
Lá tem tudo o que é dica, tutoriais, fotos lindíssimas e muitos, muitos riscos gratuitos. Vale a pena separar algumas horinhas um dia pra conhecê-lo! E não é preciso saber inglês, já que as imagens falam por si!


Bom, depois de bordar o desenho (e a assinatura do artista, claro!), recortei o tecido branco e colei na caderneta encapada com tecido também. Esta é a parte mais difícil na minha opinião - dar um bom acabamento na capa. Neste projeto específico não me saí muito bem porque o desenho era grande demais para o tamanho da capa (eu já tinha o caderno em casa...), o que me deixou pouquíssimo espaço nas laterais; o certo é ficar bem centralizado, como este aqui, que eu adoro!

Costumo usar cola de tecido nas bordas (não no centro porque ela acaba manchando o tecido branco, infelizmente! preciso tentar com "Cascorez"). 
Em volta, sempre colo sianinha pra dar acabamento e não desfiar o tecido. 

Aqui, por dentro pra vcs terem uma ideia:


E abaixo já embrulhado, no dia em que foi dado, com a linda tag feita pela Dani, 
do Banana Craft, aqui.


Quem gostou a ponto de tentar, me conta! E quem não gosta muito de bordado, espera só um pouquinho que logo eu volto com crochê e livros e tecido e feltro... e, claro, coisas natalinas!


Bons trabalhos, sejam eles quais forem!!