Mostrando postagens com marcador almofada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador almofada. Mostrar todas as postagens

2 de maio de 2015

Coruja...


Acho que corujas são unanimidade, não?
Com suas feições alegres e sabidas...
Quando penso em quartinhos de menina sempre penso em Matrioshkas e Corujas, não sei por quê...


Fiz esta almofada pra filhota de uma amiga, que ganhou um quartinho novo.
Tão fácil de fazer! Não usei receita nenhuma. 

Peguei um enchimento pronto de almofada e, no tamanho dele, fiz o cordão inicial de correntinhas (acho que deu umas 50 corrent.)
E trabalhei carreiras em ponto alto, trocando as cores sem seguir nenhuma regra especial...

Fiz o quadrado da frente colorido e o de trás numa só cor (fio Bella Colour mescla).

Na frente, apliquei os olhos e o nariz com agulha de costura e o mesmo fio do contorno.
Depois costurei as duas partes pra fechar.

Parte da frente:


Parte de trás:




Usei dois fios juntos pra ficar bem encorpado e fofo.
Fios Bella Pingouin e um barbante fino que adoro (todos já tinha no estoque..).
Agulha de crochê 3,5.

Inspiração veio do Pinterest. Quem quiser espiar meu Painel de Almofadas e as corujas que me inspiraram: AQUI.

Um grande abraço e ótimo fim de semana!
Bons crochês!

12 de abril de 2015

Mandalas


Fiz esta mandala de crochê pra aplicar em uma almofada já pronta.


Como o tecido da capa de almofada era cinza (veludinho muito confortável), pensei em aplicar algo chamativo pra dar uma alegrada, e nada mais simples e visualmente agradável de olhar do que mandalas, não?

Eu adoro o processo de fazê-las e nunca me decepciono com o resultado! estas, na verdade, parecem toalhinhas... e poderiam mesmo ser usadas pra isso!

 

Adaptei o modelo: comecei seguindo uma foto de um pequeno sachê com aplicação que vi no Pinterest (está lá no meu painel: aqui, mas é uma peça à venda no Etsy, portanto sem receita), mas os aumentos não davam certo para o tamanho que eu precisava, então fui adaptando e cheguei a isso...


 Uma cor de laranja, outra pink. Gosto dessa composição.
Restinhos de fios Bella e Anne. Fio duplo, agulha 3,5.


Pra aplicar as mandalas nas capas, usei o próprio fio cinza da borda de crochê pra costurar (com agulha grande de costura). O fio não apareceu em nenhuma parte - vou passando a linha pelos espaços das correntinhas de crochê da borda, em todo o contorno, assim o trabalho fica bem preso.

Fica a ideia pra quem quiser costumizar uma almofada sem graça... :)

Um grande beijo e uma ótima semana!

19 de março de 2014

Simples assim...

Projetinho em crochê mais do que simples: cores em círculo, sem uma receita definida:


Fiz de cabeça, porque já me habituei a fazer carreiras circulares sem olhar uma receita.
Precisava de um "cobre-jarra" que cobrisse várias coisas.
  


Tinha o meu estoque de linha Bella comigo e o meu estojo de agulhas e tesoura. É um dos itens mais importantes pra mim na bagagem... rsr


E rápido eu tinha uma peça que atendeu totalmente à sua função: cobrir! 
Mas cobrir de modo colorido e alegre!


Sigo com alguns tantos projetos nas agulhas (dois casaquetos pra mim, já no preparo para as manhãs de outono...), uma manta que há muito espera continuidade, um tapete começado, mas não acabado (possivelmente "desistido"), e esta belezinha de capa de almofada, que estou amando fazer, mas a passos bem lentos:

Neste projeto, tentando usar montes de restos de fios guardados (Bella, Anne, Rayontex...), sem seguir esquema de cores, só aproveitando o prazer de ver quadradinhos coloridos sendo formados e unidos num estilo patchwork...

Um abraço e excelente meio de semana!
Bons crochês!

28 de janeiro de 2014

Amor Às Almofadas

Simplesmente AMO almofadas! AMO!

Retangulares, quadradas e especialmente, redondas.
De tricô, crochê, patchwork, feltro, até dos bons e velhos fuxicos. Todas me passam aquela sensação de aconchego e de volta pra casa que eu tanto adoro.

No Pinterest as fotos são de enlouquecer: há pra todos os gostos e habilidades!

E como minha habilidade maior é no crochê, como vcs bem sabem, optei por este modelo, estilo mandala, todo em ponto alto:




Fiz duas pra minha sala! (Obs.: Sou só eu ou vocês também acham que almofadas têm que ser sempre aos pares?!)

receita free encontrei neste blog: "Easy makes me happy", através do Pinterest (parece que o blog mudou de nome e não encontrei agora o link pra esta receita, mas vou tentar de novo).

A almofada da Lucy, aqui, foi uma das minhas primeiras paixões quando me iniciei no mundo dos blogs (por volta de 2007!) e até hoje dou uma espiada nesse modelo de vez em quando (como em todos os posts dela, aliás... rs). Adoro os tons de rosa e azul que ela usa, mas na hora de combinar com a decoração da minha casa sempre acabo optando por coisas menos coloridas...

E como eu estava entusiasmada com amarelo e cinza, estas foram as cores da vez.


Aqui a parte de trás, que fiz em apenas um tom (claro que pra ficar mais fácil...) :)

O recheio é de plumante (minha mãe comprou e costurou o forro). Mais uma vez, obrigada, manhêêêê!!

Tentei encontrar pronto o recheio já nesse formato, mas não consegui...


Gostei desse efeito no meio, estilo "botonê". (interessante que sempre fico em dúvida quanto a "botonê" ou "capitonê" e eis que descobri a diferença aqui; são ambos estilos parecidos utilizados em tapeçaria/estofado, sendo que o botonê se diferencia pelo uso do botão no "afundamento" e o outro pode ter apenas a costura. Aprendi mais uma!).

Na receita original ia mesmo um botão no centro, mas achei que sem ele seria mais confortável pra encostar a cabeça.
Pra fazer, é só colocar um fio numa agulha grossa de costura e puxar, atravessando e saindo pelo lado de trás da almofada (depois de já pronta e fechada); então dar um nó e passar por dentro para não aparecer (numa delas, aliás, esse nó soltou... preciso refazer).

E claro: a cereja do bolo, ou, nesse caso, o grellot da almofada!! Esses pomponzinhos lindos pra contornar! Sou viciada neles e coloco em tudo o que é projeto. São vendidos por metro, em tiras, em qualquer armarinho, e são fáceis de aplicar: eu dou pontos à mão mesmo com uma linha mais fina na mesma cor.

As duas almofadas são iguais, só muda o grellot: numa é branco, noutra amarelo. É definitivamente minha parte preferida!

Os fios eu misturei: um pouco de Bella do meu estoque e um tanto de Anne (2 fios de cada e agulha de crochê 3,5).

Pras fãs de almofadas como eu, que tal estas e estas?

Um grande abraço e ótima semana!

23 de outubro de 2010

Mais duas

De início uni estes quatro quadradinhos pensando em fazer mais uma toalhinha de cozinha. Mas olhando bem pra eles, achei que tinham potencial pra algo mais...

Sim, uma almofada!!
Fui fazendo mais carreiras em torno dos quatro quadrados iniciais até chegar ao tamanho dos recheios de almofada que eu já tinha. E então, mais uma parte igualzinha a esta e pronto!
Pronto?! Ainda não! Ela precisava de uma companheira:
Agora, sim!! Mais um par de capas de almofada pro meu sofazinho da janela:
Não sei se vcs lembram das outras capas que eu fiz, aqui. Gostei do resultado, mas errei na escolha do fio: fiz com o Desejo, que é lã; elas ficaram pouco firmes e os fios foram ficando meio puxados e com bolinhas ao lavar e serem usados, sabem? Desta vez usei o fio Bella e o resultado é muito melhor: mais durinhas e certamente com menor probabilidade de criar fiapos e bolinhas.

Gostaram das combinações de cores? Minha preferida é esta, com toda certeza! E achei que ficaria perfeita numa manta de bebê, não? Como ela ficou bem pastel, achei depois que deveria ter feito a outra nesse estilo também... mas agora Inês é morta...
Para o fechamento, desta vez fiz um pouco diferente, usando as dicas da Jacquie, do Bunny Mummy (um blog delicioso, que tenho lido diariamente!): terminei com 2 carreiras de pontos baixos e fiz casinhas para os botões: 5 ao todo, mas teria de ser mais, porque ainda ficaram espaços grandes entre eles:

Naquelas primeiras almofadas, usei os próprios vãos do crochê para enfiar os botões, sem casinhas, coisa que não aconselho, pois os botões saem das "casas" o tempo todo! Do modo como fiz agora os botões ficam onde têm que ficar.



A receita dos squares é a minha preferida de todos os tempos: Summer Garden Granny Square, da Lucy.Bom, agora é o momento de saber o que vcs acharam. Não preciso dizer que essa parte pra mim é uma das preferidas!

Inté!

1 de maio de 2010

My two ladies

Nem acredito que estou postando estas fotos hoje:

Sim, sim! Minhas almofadas estão prontas!!!

Alegria em forma de square e listras coloridas!

Cheguei do trabalho um dia dessa semana, sentei no sofá e não levantei até ter terminado as duas! Na verdade, só faltava colocar os botões nas duas e completar a última carreira de uma, além de arremates etc.



Não precisei fazer casinhas para os botões - eles se encaixam em um dos buraquinhos deixados pelos próprios pontos (o fechamento me preocupava desde o início - não sabia se fechava à mão, se colocava zíper, mas sempre quis que fosse com botões):

Acabei gostando muito do resultado final! E pensar que eu as deixei por meses enfiadas no fundo do armário! Pensei até em me desfazer delas ou desmanchar, porque, como eu disse no último post, achei que ficaram "moles", por causa do fio Desejo. Teria que ter usado um fio mais encorpado.


(Fio Desejo e receitas básicas de square encontradas na net há muito tempo)
Tirei esta foto enquanto fechava as duas partes:


É o método que eu uso pra fechar as peças, ensinado pela minha mãe: você coloca as duas juntas, como num sanduíche, posicionando o dedo indicador da mão esquerda no meio; com a mão direita e usando agulha de costura ou tapeçaria, vc vai enfiando o fio no meio das correntinhas e vai fazendo isso de um lado para o outro, até que tudo esteja fechado (este fio é o que vc deve deixar ao terminar a última carreira do seu trabalho (nas receitas em inglês eles usam "tail" = "rabo"): vc arremata, mas deixa um comprimento do fio suficiente para esse fechamento, o que é mais ou menos 2 vezes o tamanho da peça - é com esse fio que vc vai costurar).
Bom, agora elas estão no lugar que merecem: alegrando minha sala, no sofazinho da janela:

[Obs. 1: minha visão de almofadas de crochê nunca mais foi a mesma depois de botar os olhos nas da Emma Lamb (vejam o álbum dela no Flickr tb). Acredito que a sua tb nunca mais será!(Obs. 2: deixei pra mostrar isso pra vcs no final do post propositalmente, pois mostrar as delas antes seria covardia...rsrsrs)]
Beijos e bons crochês!