Mostrando postagens com marcador Natal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Natal. Mostrar todas as postagens

23 de dezembro de 2015

Feliz Natal



 Arvorezinha de crochê presa no laço: receita e gráfico com fotos aquiuhttp://www.lebenslustiger.com/serendipity/archives/232-Neon-Christ.

Fiz algumas delas pra amarrar nos presentes.
Nesta, costurei um teco de grelot e duas contas douradas. Adorei o resultado!


Está eu prendi num panetone (daqueles presentinhos em cima da hora, sabem?).


Usei restinhos de fio Anne (duplo) e 
agulha 3,5. Mas acho q ficam mais delicadas com agulha menor. Também faltou blocar, mas infelizmente não deu tempo...
.......

 Passei pra desejar um Natal abençoado a todos que me fizeram companhia durante mais um ano aqui, e um novo ano de saúde e paz e muita criatividade pra tornar os nossos dias mais festivos e coloridos!

Grande beijo e obrigada!


1 de dezembro de 2015

Natal


Poinsettia* + Crochê = Natal

Já virou tradição em casa comprar uns vasinhos dessa flor todo fim de ano.  


Acho linda e perfeita pra trazer o ar natalino pra qualquer ambiente!

Mas só hoje descobri que suas folhas podem ser venenosas (baixa toxicidade, mas é bom evitar que crianças e bichos encostem nelas).

A minha está na mesa da cozinha este ano, com a toalhinha de centro que fiz há algum tempo (acabei de ver que foi em 2013).

Quem quiser a receita dela e os detalhes: aqui.


Estes dias fiz um gorro de crochê:


 Receita muito fácil e tamanho único, que cabe praticamente em qualquer cabeça: adulto ou criança - já testei!! rs


Acho que será sucesso pras fotos da família!
Uusei fio Anne duplo, agulha de crochê 3,5.
Pompom com lã Desejo branca.

Receita free: aqui - "Santa Hat".

Bons preparativos e bons crochês!


* A Poinsettia tem também o nome de Bico de Papagaio e é originária do México.

24 de novembro de 2015

Patch

Não sei por quê, mas acho que o patch tem cara de Natal. 

É só chegar novembro e começo a me animar pra fazer alguns, mas nunca fiquei tão satisfeita com o resultado quanto desta vez. Nada como a experiência!


 

Gostei dos detalhes, das cores, do acabamento, do tema e do pano de copa que usei (aliás, acho que ele é o grande responsável pela beleza do conjunto - é macio, fácil de atravessar o trabalho com a agulha, e de um branco lindo, sem contar o detalhe do barrado trabalhado!). 

Sou bem iniciante nesse tipo de trabalho e esta foi a primeira vez que consegui trabalhar mais livremente, sem ter que ficar lendo nenhum passo a passo (na hora de passar o risco pro papel termocolante, depois passar a ferro, que lado usar, etc...) e sem morrer de medo de estragar tudo!! rs
Aproveitei o processo todo! Que bom que esse momento chegou! ;)


Renovei um pouco meu estoque de tecidos natalinos (daqueles fat quarters que tem em todo armarinho). Confesso que não consigo ser muito criativa ao combinar as cores de Natal: quero inovar, mas acabo sempre ficando no verde, vermelho e branco... :(

Enfim, outra grande contribuição para os meus recentes patchs foi a minitábua de passar que eu mesma fiz! Vejam só:


 

Ela é bem pequena: do tamanho de um pano de prato, mais ou menos, apenas pra fazer os apliques!

Vi o tutorial um dia e salvei no Pinterest. Este ano, juntei um pedaço de madeira de um porta-retrato quebrado + um pedaço de manta acrílica + um pedaço de forro térmico velho de tábua de passar comum (que minha irmã ia jogar no lixo!!) + tecido pra forrar, um pouco de cola e grampeador comum e pronto!

Ou seja, não gastei absolutamente nada e ganhei uma tábua linda, que me fez ficar com mais vontade de aplicar! ;)
Indiquei o tutorial abaixo pra quem quiser! é muito fácil!!

Tutorial pra fazer minitábua de patch: aqui.
Miniferro de passar para Patchwork da Westpress (comprei o meu 1 ano atrás e adorei!! ótima aquisição!!).
Pano de copa: Tok Stok.
Papel termocolante para Patch: só uso da marca Heat n´Bond (é mais caro, mas vale a pena: o trabalho fica imensamente mais bem-feito! tem pra vender on-line aqui, por ex.).

Tutorial com fotos pra fazer um patch appliquè simples: aqui


 Esse vai ser presente e já tenho o segundo pronto!
Adorando cada um! ;)

Beijos e bons trabalhos!

18 de dezembro de 2014

Natal





Este é o boneco de neve que criei usando uma latinha de leite condensado.
Muito fácil de fazer e ótima pra enfeitar e colocar coisinhas dentro. 
Eu fiz a minha pensando em bombons para os pequenos (e grandes... rs) que vêm em casa nessa época.

Essa latinha é mais estreita e mais alta do que as comuns, mas dá pra fazer em qualquer outra lata, de qualquer tamanho ou formato. O importante, claro, é lavar bem e tirar aquelas pontas cortantes que ficam na parte de dentro. (Meu marido dobrou ela toda com um alicate pra ficar arredondada e não machucar. :) )

Usei fio Anne (duplo) e agulha de crochê 3,5.
Dois botõezinhos pretos para os olhos.
Linha preta de bordar para a boca.
Um pedaço de feltro laranja para o nariz e fio laranja de bordar para o pespontado dele.

O primeiro passo é  fazer um cordão de correntinhas de tamanho suficiente pra "abraçar" a lata: você faz as correntinhas com a lata do lado e "veste" nela até chegar à largura certa (tem que ficar bem apertadinho, porque depois de pronto laceia).

Feito cordão de correntinhas, feche com um ponto baixíssimo pra ficar um círculo (você vai trabalhar as carreiras circularmente, na altura, fechando com ponto baixíssimo todo final de carreira (na minha lata deu 12 carreiras).
Usei meio ponto alto, pq rende bem e acho que fica mais bonito que o ponto alto. Então é só ir fazendo as carreiras até chegar à altura da latinha, terminando com o ponto baixíssimo pra fechar.

Eu coloquei uns pingos de cola na lata pra aderir melhor ao tecido, mas se a intenção é tirar depois, não precisa colar.
Pra finalizar, colei um pedaço de grellot (as bolinhas em fios) branco na volta da lata.
E pronto: depois é só encher do que mais apetecer!

Pra ver o passo a passo de como forrar com crochê potes e latas em geral, eu tenho  aqui um tutorial com fotos.

Acho que podem formar lindos presentinhos de Natal, com biscoitos caseiros muito fáceis, como eu fiz aqui ou aqui (também poderia ser recheada com forminhas pra cupcake e uma receitinha escrita acompanhando... ou uma toalhinha bordada enrolada com fita... ou um doce caseiro com uma colherzinha bonita amarrada por fora... ou com lápis e canetinhas, como aqui... ou ainda com uma plantinha ou vasinho de flor dentro... ah, são tantas ideias que cabem aí que eu poderia ficar o dia todo escrevendo...).

PS: A toalha da terceira foto é uma mandala que adaptei. Tem receita: aqui.

***********************

Um grande beijo e ótimos preparativos!

13 de dezembro de 2014

Panô

Finalmente, meu primeiro panô!! 

Há muitos anos que sonho em fazer um, mas sempre faltou coragem...




Então, do ano passado pra cá fui fazendo umas experiências com appliquè e vi que não era tão difícil. E este ano decidi que era hora de finalmente faria um pro Natal! Que bom que deu certo!

O que me desanimava muito é que teria que pedir a minha mãe que fizesse a parte mais difícil: o quilt  em volta, então não fica aquela sensação divina de "foi feito por mim", sabem? Mas como não costuro à máquina (apesar de ter uma...), teve de ser assim mesmo...

Eu fiz  a parte da aplicação e bordados; quem costurou tudo e até quiltou à maquina o tecido bege do fundo foi ela. Aliás, ela está se aperfeiçoando cada vez mais e tem feito trabalhos lindos!


Como pendurar foi outra grande dúvida, porque o cabidezinho de arame próprio pra isso que eu já tinha não serviu (era pequeno). Então usei um galhinho seco e ficou ótimo! pendurei uma pinha bem pequena (dos montes dela que trouxemos da chácara), e umas heras de plástico que também tinha nos meus guardados. Gostei do arranjo. E vcs?


Pra auréola do anjo e o pontilhado das asas usei fio metalizado de bordar, com agulha bem fina.
Também fico sempre em dúvida quanto a usar a linha de contorno preta ou na cor do tecido. Mas acabo preferindo o preto por achar que fica mais "forte", como se fosse um desenho à lápis contornado com canetinha preta...


Botõezinhos plásticos do meu acervo... e vários dos retalhinhos usados são daquele concurso que ganhei da Lu Gastal.

Pro appliquè usei o termocolante Heat n´Bond (que é, definitivamente, o melhor de todos!) que comprei on-line num armarinho.

O risco free, pra quem quiser aproveitar e fazer um tb, está aqui, no blog Craft Room (lá tem vários riscos da Art to Heart que eu amo!). E me inspirei muito nos panôs da Denise pra fazer o meu. Obrigada pela inspiração, Denise!

Todas as dicas para fazer appliquè estão no tutorial que fiz aqui. Lá tem dicas do começo ao fim pra principiantes como eu! :)



Na sala, este ano pendurei umas estrelas na parede (dessas bem baratinhas das lojas de departamento). Gostei do brilho:



E claro que não poderiam faltar os vasinhos espalhados pela casa com ramos verde e vermelho, que são minha parte preferida da decoração, sempre:


No próximo post vou mostrar um trabalho muito simples e bacana pra fazer com crochê e latinhas de leite condensado pra completar a decoração e ainda reciclar. Vão guardando as latinhas das sobremesas desde já! Esta semana eu volto!

Beijos e ótimos preparativos!

24 de dezembro de 2013

Feliz Natal!!


Feliz Natal...
... a todas as leitoras queridas que passarem por aqui e que me fizeram companhia ao longo de mais um ano, trocando ideias, dividindo gostos, aprendendo, ensinando, espalhando um pouco de beleza por meio dos nossos projetos em comum!

Desejo que todas tenham um fim de ano abençoado, repleto de tudo o que for bom e que preencha a alma. E que o novo ano possa ter ao menos um pouco da paz e 
da magia deste dia.

Espero vocês todas aqui em 2014!

Um grande beijo!

Claudia



21 de dezembro de 2013

Presentinhos...

Amo crochê porque, além de tantas outras qualidades, é possível fazer presentinhos em cima da hora!


Fiz esta arvorezinha e vou dar hoje de presente!



Vi a ideia no Pinterest e lembrei que já tinha visto outras pessoalmente, inclusive uma feita pela minha mãe, só que bem maior e com outros "enfeites".

Aliás, a parte muito boa deste projeto é poder escolher como embelezar no final: botões, continhas, laços, muitas possibilidades!
A estrelinha também é opcional, mas achei o item mais interessante e amei essa receita!


Dei uma engomada pra que ficasse bem estruturada, no estilo blocado de sempre: espetada em um pedaço de papelão com alfinetes e borrifada com água e goma líquida (deixar por horas assim até secar).

Pra quem quiser, a ideia básica é muito simples: são 6 círculos de crochê com 2 carreiras de pontos altos.
Para uni-los, agulha de costura com o mesmo fio ou outra cor, para destacar, passando atrás e na frente de algum ponto mais ou menos centralizado do círculo (no avesso, é só dar um nó e passar por trás de alguns pontos do círculo para esconder).
Os botões e a estrela também são costurados assim depois de tudo pronto.

Usei restinhos de fios Bella, 2 fios juntos, agulha n. 3,5.

Receita da árvore com tutorial cheio de fotos: aqui.

Receita da estrelinha com gráfico: aqui.


E falando em presentinhos, as mandalas podem complementar belos conjuntos 
(ou fazer sucesso sozinhas... rs):



Comprei canecas e bowls e me inspirei nas cores delas pra fazer a toalhinha combinando: 
mug rug, como é conhecida.


Dá vontade de fazer montes delas em todas as cores, combinando com montes de canecas!
Fios Bella também, agulha n. 3,5.
Receita aqui no blog "A Creative Being".

Uma linda semana a todas que passarem por aqui! 
Ah, e bons preparativos!

15 de dezembro de 2013

Patchcolagem ou Appliquè

Finalmente este ano consegui fazer patchcolagem (ou patchappliquè) do jeito como deve ser feita: com termocolante!
Fiz dois trabalhos: um pano de copa, com caseado na cor do tecido: 


 
e uma toalhinha, com caseado de fio preto:



Para isso, li mais de uma vez  todos os posts sobre aplicação do blog "Louca por Linhas" e o tutorial do "Minha casa, meu mundo" aqui. Ambos excelentes e que me ajudaram muito!

Como muita gente me escreve dizendo que tem dúvidas a respeito do tal appliquè, tirei umas fotos e vou passar algumas dicas desse recente aprendizado. E claro que os dois blogs que indiquei vão ajudar muito. Recomendo a leitura e alguns testes antes de partir pro primeiro trabalho.

Sobre o material:

- papel termocolante (usei um sem marca conhecida, mas dizem que o da marca Heat n´ Bond, importado, é o melhor, sem sombra de dúvida, mas não se encontra em todo lugar***)
- tecidos à escolha (de algodão)
- tesoura
- agulha de ponta fina (que fure as camadas de tecido)
- linha de meada (2 fios) ou de novelinho (nesse caso apenas 1 fio, pois é mais grossa)

1) Primeiro, vc vai passar o risco escolhido para o papel termocolante, colocando-o em cima do desenho e riscando a lápis - o que deve ser feito no lado fosco  do papel (onde não há cola, que vc percebe pelo brilho dela).

2) Outra coisa é saber que vc não pode fazer o desenho inteiro de uma vez, mas das partes do desenho separadamente. Depois, recortar com sobra no papel. Assim:

                         

Veja na foto que deixei uma sobra em volta do traçado (de mais ou menos 0,5 cm), para não cortar rente ao desenho. É importante.

3) Copiado e recortado o desenho, vc vai posicionar o papel com a parte brilhante (de cola) sobre o avesso do tecido. Precisa ser do avesso, afinal, é só pensar que o tecido deve ficar com cola para aderir à superfície onde for colá-lo. Assim:


4) Agora é a hora de usar o ferro de passar: ele deve estar bem quente e no modo seco (não pode estar com vapor).  Então vc vai passar o ferro no papel + tecido até perceber que a cola passou de um para o outro (é só ir levantando o papel um pouquinho pra checar se o tecido está brilhante). Vá passando o ferro até que toda a cola tenha ficado no tecido.

5) Então corte o tecido rente ao risco do papel. Abaixo, recortado, visto do lado avesso:


Aqui, do lado direito, já pronto pra ser aplicado:


Então retire o papel (que já vai estar sem a cola). Assim:



6) Feito isso em todas as partes, é hora de montar o desenho: colar as partes de acordo com o risco original, uma sobre a outra (quando for o caso). Lembrando que a parte com cola, claro, deve ficar virada para o tecido (o direito do tecido deve ficar virado para vc):


Nesse passo é importante lembrar que as partes que ficam embaixo das outras precisam ser cortadas um pouco maior do que manda o molde, pois serão sobrepostas.

Obs.: meus desenhos ficaram invertidos em relação aos desenhos originais. Soube que a maioria dos riscos precisam ser invertidos na hora de aplicar. Mas no caso destes meus, não fez diferença se ficariam para a esquerda ou direita...

7) O último passo da aplicação é passar o ferro quente de novo sobre o desenho montado, pois assim as peças vão colar umas nas outras. Nessa hora não deixe os pedaços se moverem.



8) E ir para a parte mais divertida (pelo menos pra mim): o caseado - que, na verdade, é opcional, mas que eu acho que é a cereja do bolo. É ele que dá a definição do trabalho, eu acho, como um contorno, uma moldura. E os detalhes bordados, como os olhos deste Papai Noel, feitos com pontinhos.


Para o caseado, por favor vejam os posts que já indiquei.- as fotos dizem tudo!




Obs. 1: Ganhei algumas bolhas no dedo médio ao longo desses trabalhos porque estava usando uma agulha de corpo muito fino. Depois de trocar por uma um pouco mais grossa, melhorou bem. Muita gente usa dedal para esse trabalho (hj existem os de borracha), mas nunca tentei...
Tb sei que há agulhas especiais para appliquè, mas ainda não comprei.

Obs. 2: O certo é que o tecido não desfie, afinal o termocolante tb tem essa função importante, mas o meu segundo (do Papai Noel) desfiou um pouco, sim. Talvez seja a qualidade do papel, não sei bem ainda...

Obs. 3: Não sabia se a técnica daria certo com feltro, mas constatei alegremente que sim: o nariz da rena é de feltro!!

Obs. 4: Não gostei do fato de que a agulha fica cheia de cola quando passada por trás do tecido na hora de arrematar o avesso no caseado, mas não sei se tem como evitar que isso aconteça...

Ou seja, ainda há o que aperfeiçoar, mas adorei o resultado dos dois! 

P.S.: Os dois riscos foram tirados da revista "Patch Natal - Guia do Ateliê" (ed. Alto Astral, out. 2013). Aqui ou nas bancas.
...........................
*** Nos armarinhos on-line costuma ter! Geralmente compro no Bazar Horizonte.