Mostrar mensagens com a etiqueta Mundial 2010. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mundial 2010. Mostrar todas as mensagens

2010/07/12

E o grande vencedor do Mundial foi...

...o polvo Paul, pois claro, que adivinhou todos os resultados dos jogos da sua Alemanha natal e ainda o da final de ontem entre espanhóis e holandeses.



Para além disso, outra vencedora foi a namorada do Casillas que em directo teve direito a beijo comemorativo que irá fazer disparar, com toda a certeza, a sua "cotação" de mercado.



Por último, parece que no final da "tourada" que aconteceu no campo onde supostamente se deveria ter realizado a final do campeonato, saiu vencedora a selecção espanhola, "La Roja". O jogo foi fraco, nenhuma das equipas merecia ganhar pelo que fez ontem, um jogo duro, feio, sem grandes momentos de emoção e de bom futebol. Ganhou, por isso, o menos mau...

E em 2014, no Brasil, haverá mais...

2010/07/02

Dramático

Mundial estranho, este.

Depois do drama da eliminação do campeão do Mundo em título, a Itália, e da França ainda na fase dos grupos; depois da eliminação de Portugal e da Inglaterra nos oitavos de final; depois de hoje o sempre super-favorito Brasil cair nos quartos de final, no jogo mais estranho dos últimos 20 anos de mundiais nos quartos de final, um Uruguai contra o Gana, temos um jogo que termina num dramático minuto de acontecimentos sucessivos que fazem do futebol o jogo de sucesso que é.

Num jogo que podia ter pendido para qualquer dos lados, o prolongamento acabou por ser natural e, tambem neste tempo extra, qualquer uma das equipas podia ter ganho. Mas foi já minuto 30 do prolongamento que depois de um lance confuso na área do Uruguai, entre remates e ressaltos, o Luis Suarez tira a bola de um golo certo em cima da linha usando as mãos - o que não seria nada de mais não fosse ele o ponta de lança e não um guarda-redes... - sendo expulso por Olegário Benquerença. Gyan, o ponta de lança mortífero do Gana, tem num remate a possibilidade de, pela primeira vez na história dos mundiais, colocar uma selecção africana nas meias finais - mas falha o remate, atirando à barra! E termina o jogo no momento seguinte, pelo que se marcam ainda os penaltis neste momento, com vantagem para o Uruguai, que está prestes a conseguir chegar às meias finais, onde acaba de garantir o lugar para defrontar a Holanda.

Drama e emoção, alegria e tristeza, muita emoção.

2010/06/30

CR zero



O melhor titulo é o d'O Jogo, a melhor imagem é esta do DN: um Ronaldo cabisbaixo e derrotado, uma nulidade quase absoluta no Mundial.

Ontem já havia alertado para o facto de quando ele acorda para aí virado, poder ser uma mais-valia. E ontem ainda, não acordou nada inspirado, bem pelo contrário, entrou em campo o pior Ronaldo, o complicativo, individualista, birrento, chato, preguiçoso, vedeta. Como em quase todos os jogos, excepção feita à 2ª parte do jogo da Coreia.

Mas outros houve que não ajudaram. Deco já não é o futebolista que encantava, o perfume do seu futebol já não é o mesmo. A Simão falta-lhe a velocidade que antes fazia dele uma seta às balizas. O Pepe (foi bonito ver o homem a cantar o nosso hino com emoção...) está sem ritmo. O Ricardo Costa é um central razoável mas não é mais que um banal lateral, para "desenrrascar" uma lesão ou uma alteração táctica no decorrer de um jogo; apostar nele com 2 defesas direitos, é um erro, ele não tem velocidade para isso. O Coentrão, tão elogiado pelos jornais, é mais um produto da imprensa; ataca muito bem e tem velocidade, mas não sabe defender, como ainda ontem se viu uma imagem eloquente e demonstrativa disso mesmo: ele a dar espaço a um espanhol dentro da área, cerca de 2 metros, chega lá o Pepe, empurra-o para trás e mete o pé ao espanhol, em cima dele, tirando-lhe de imediato a bola; o Coentrão, como o César Peixoto, serve para o campeonato português onde raramente apanha pela frente bons atacantes e joga numa equipa que ataca mais que defende, mas nestes jogos fica muito exposta a sua clara deficiência defensiva.



Mas tambem houve casos claros de excepção no comportamento em campo, entrega e atitude. Meireles e Tiago estiveram sempre muito bem, a atacar e defender, a ocupar espaços e a distribuir jogo. Ricardo Carvalho e Bruno Alves defenderam bem e não deram grandes oportunidades a ninguém nem tiveram grandes falhanços, foram uma boa cobertura para o enorme, excelente Eduardo, o melhor jogador e mais regular da selecção na prova. Mostrando que merece muito mais do que o que tem - o caracter que demonstrou durante a prova e em particular ontem, o único que sentiu a derrota como o vulgar adepto, mostram que merece muito mais do que o Braga, sem com isto eu querer desmerecer esse clube. E acho que merecia muito mais a braçadeira de capitão que o CR zero...

Os restantes não fizeram mais do que se esperava deles.

Já Carlos Queirós mostrou ontem que é um eficiente preparador, metodológico, organizado. Mas que no banco, no decorrer do jogo, é fraco - a substituição do Hugo Almeida não tem pés nem cabeça, em especial pelo Danny. E a manutenção em campo do Ronaldo não fez sentido, tal como a autorização para ser sempre ele a marcar todos os lances de bola parada - passe o exagero, só faltava ser ele a marcar os pontapés de baliza!

Ainda acho que ele está bem no lugar de seleccionador. Não sei é se não deveria ser outro o treinador de campo...

E assim acabou o sonho dos navegadores, que com graves danos na caravela, são obrigados a voltar para terra, descendo das nuvens onde se encontravam...

2010/06/29

Navegadores



A capa do mourisco jornal está excelente e merece referência hoje. Porque os nossos navegadores, como alguém os apelidou, têm hoje uma batalha contra os espanhóis que em tudo se assemelha às duras negociações que levaram à assinatura do tratado de Tordesilhas que dividiu o mundo a meio entre nós: quem ganhar, tem direito a explorar novos mundos neste campeonato!

Não sou crente de forma fanática na selecção. Mas acredito que num dia bom, podem fazer "coisas bonitas". Não sendo um plantel tão forte como o do Euro2004, que esse sim era excepcional, tem algumas mais-valias. A organização defensiva e os poucos, pouquíssimos, golos que sofre são as principais. Mas ter alguns jogadores polivalentes e com espírito de sacrifício é outra mais-valia. E depois ainda temos o Cristiano Ronaldo, que pode ser uma mais-valia ou não, conforme acorde para aí virado...

A ver se fica para a história este embate de hoje. Sim, nós podemos... assim queiramos!

2010/06/25

Um zero (quase) absoluto

O resultado foi 0-0 e o jogo também foi quase um zero também, em que as equipas, como eu previ, ficaram distantes do seu real valor, estranhamente nervosas e algo pegadas, com faltas desnecessárias e muito agressivas.



O resultado foi o que ambas as equipas queriam, garantindo assim a passagem aos 16 avos de final. Sendo que Portugal tem mais um dia de descanso, jogando apenas na 3ª feira que vem. Contra quem, é que iremos descobrir logo mais, podendo ser uma final "ibérica" visto que se a Espanha ganhar o seu jogo, termina em primeiro no grupo. O pior é se empata ou perde, caso em que pode ficar em 2º ou até 3º lugar no seu grupo. E depois das surpresas Franca e Itália, porque não há duas sem três, quem sabe o que o destino logo mais nos reserva...

Portugal x Brasil, é já a seguir



É já daqui a pouco que jogamos com o Brasil, num jogo que é sempre emocionante e histórico. Ambas as equipas estão quase qualificadas, pelo que não acredito que venha a ser um grande jogo, mas com tantos "artistas" em campo, tudo é possível, basta eles quererem.

Carrega, Portugal...

2010/06/16

Falsa partida

O jogo foi fraco, sem fio condutor, sem linha de rumo.

Pareceu tudo demasiado casuistico e a aguardar que um momento de inspiração divina fosse resolver o jogo.

Apesar de tudo, é o melhor dos piores resultados. Perder o jogo tinha sido bem pior. O empate é o menos mau, resta ganhar o próximo jogo e fazer contas depois.

E ganhar o próximo jogo implica ganhar à desconhecida Coreia do Norte que colocou muitos problemas ao Brasil ontem, pelo que não vai ser nada fácil. E já não faço no ultimo jogo contra os canarinhos, cujo desfecho é ainda mais complicado.

Tudo somado, o normal: já estamos de calculadora na mão, como habitualmente. Vamos ver como decorre a próxima partida, a nós e aos nossos adversários directos, Brasil e Costa do Marfim.

2010/05/22

A Nike teve uma visão do futuro

E é assim...



Vale a pena esperar por cada grande competição de futebol para ver um grande anuncio publicitário da Nike. Mais uma vez, em grande e, mais uma vez, com a participação em grande da nossa Selecção. Momento alto: a "coxinha" de Ronaldo a Homer Simpson!

2010/05/10

Os 23 (que para já são 24) de Queirós



A lista:

Guarda-redes
Eduardo (Sporting de Braga)
Beto (FC Porto)
Daniel Fernandes (Iraklis, Gre)

Defesas
Paulo Ferreira (Chelsea, Ing)
Miguel (Valência, Esp)
Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing)
Bruno Alves (FC Porto)
Pepe (Real Madrid, Esp)
Rolando (FC Porto)
Ricardo Costa (Lille, Fra)
Duda (Málaga, Esp)
Fábio Coentrão (Benfica)
Zé Castro (Deportivo, Esp)

Médios
Pedro Mendes (Sporting)
Raul Meireles (FC Porto)
Deco (Chelsea, Ing)
Tiago (Atlético de Madrid, Esp)
Miguel Veloso (Sporting)

Avançados
Nani (Manchester United, Ing)
Simão (Atlético de Madrid, Esp)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp)
Danny (Zenit, Rus)
Liedson (Sporting)
Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale)

Comentários:
Estranha lista.
Para já, porque não é normal um campeão nacional ter apenas 1 jogador no grupo dos eleitos, ainda por cima um dos menos evidentes e com menores hipóteses de vir a jogar.
Depois, por algumas das opções tomadas: por exemplo, Daniel Fernandes, Ricardo Costa e Zé Castro. Daniel Fernandes é um jovem, mas nunca pensei que fosse nele que Queirós pensava quando falava num jovem para no futuro assumir a selecção. Fiquei surpreendido por esta opção, pensei sinceramente que fosse optar pelo Hilário para a ter alguem com experiência. O Zé Castro é para mim uma surpresa total, não acho que seja jogador de selecção, antes o Fernando Meira. O Ricardo Costa só posso entender pela polivalência dele, pois pode jogar a defesa direito, central e esquerdo e até fazer uma perninha a trinco. Desconfio que será um deles que sairá se o Pepe puder ir ao Mundial.
Ainda em relação aos defesas, estranhei a chamada do Miguel, que pelo tenho percebido anda com problemas demais na vida pessoal para se concentrar a 100% na selecção. Penso que Ruben Amorim era melhor opção neste momento, sendo até mais polivalente.
No meio campo, apesar da clara baixa de forma, estranhei a ausência do Moutinho, um valor seguro. E acho poucos homens para esta zona, mesmo que o Queirós esteja a pensar no Pepe para trinco. Espero estar enganado, mas penso que este vai ser o nosso calcanhar de Aquiles.
No ataque não há muito mais a dizer nem grandes ou diferentes opções, desde a lesão do Varela. Poderia convocar outro em vez do Hugo Almeida, mas apesar de tudo ainda acho que é a melhor opção se olharmos para o restante panorama (Postiga, Makukula, Nuno Gomes...) e a melhor opção para jogar ainda será o Liedson com o Ronaldo.
Continuo a achar que não temos grandes hipoteses, mas, pelo menos espero que passe a fase de grupos. A partir daí, que seja como a Itália em 82, que nunca pensou chegar à final... e foi campeã!

É o fim...

...da Liga 2009/10 e nova década se inicia. Que espero que continue a ser tão vitoriosa como o foram as últimas 3 décadas (1980/90, 1990/2000 e 2000/2010) onde o meu FC Porto foi claro dominador.

Este ano não encerrou da melhor forma, mas espero que o FC Porto tenha aprendido algumas coisas com esta época e rectifique no futuro imediato. Por exemplo, o treinador. Por exemplo, a política de aproveitamento de jovens. Por exemplo, não usar o campeonato nacional como base primordial para contratações. Estes foram erros que o FC Porto cometeu este ano (e nos anteriores, sejamos justos, mas aí em menor escala e com resultados menos gravosos) e que tem de rectificar no imediato.

E assumir um claro favoritismo a ir longe na Liga Europa - não digo já ganhar porque logo no principio vão estar equipas como a Juventus ou o Liverpool e mais tarde vão chegar os repescados da LCE. Mas a presença nas meias finais da competição deveria ser, quanto a mim, um dos objectivos da próxima época, até porque essa é a única forma de melhorar as receitas da mesma, que não são comparáveis às da LCE.

Outras notas. O Vitória de Guimarães conseguiu perder o lugar europeu na ultima jornada em casa para o Maritimo, ao perder esse jogo contra eles! Incrível. Cumulo de uma época que não começou bem com o Cajuda e que acabou mal com o Paulo Sérgio contratado pelo Sporting e a pensar já na próxima época. O problema é que acabou por comprometer esta - e a ver vamos se não comprometeu alguns jogadores também...
O Leixões e o Belenenses, dois históricos, caíram. Um fruto de algum azar, o outro pela terceira vez consecutiva e desconfio que desta vez não vai conseguir na secretaria safar-se, como aconteceu nos últimos dois anos graças à despromoção do Boavista, primeiro, e extinção do Estrela da Amadora, depois.
O Portimonense volta à 1ª, cerca de 20 anos depois de ter caído nas secundárias. O que deixa o Algarve com 2 equipas, já que o Olhanense conseguiu manter-se. O Braga foi um autentico campeão, em condições normais teria mesmo levantado o caneco ontem. Fez uma grande época, tem um grande treinador, uma excelente equipa constituída por "enjeitados" dos grandes e em particular do FC Porto (Renteria, Alan, Madrid, Adriano, Evaldo, Filipe Oliveira, Luis Aguiar ou Diogo Valente, mais o Hugo Viana e o Miguel Garcia, por exemplo, que passaram pelo FC Porto e Sporting). A ver se para o próximo ano é para manter... E ainda, por fim, a má época do Sporting, apesar do 4º lugar final, mas a 20 pontos do FC Porto e 28 do campeão, para esquecer.

E agora, mais logo, a lista dos 23 eleitos do Carlos Queirós para o Mundial da África do Sul. E no domingo, a final da Taça de Portugal contra o despromovido Chaves, o que parece incrível!

2009/12/04

Mundial 2010 - Grupo G



BRASIL, COREIA DO NORTE, COSTA DO MARFIM e PORTUGAL



Um grupo teoricamente acessivel, apesar do nosso irmão do outro lado do Atlantico ser osso duro de roer e a Costa do Marfim ser colectivamente muito forte, como quase sempre o são as selecções africanas, com a agravante de ter um Drogba... Só os incipientes norte-coreanos, os quais andam arredados desta competição desde o memorável jogo de 1966 contra nós, que devem ser acessiveis.

O nosso primeiro jogo é em Port Elizabeth contra a Costa do Marfim no dia 15 de Junho, o segundo é na Cidade do Cabo contra a Coreia do Norte a 21 de Junho e o ultimo (e esperemos que não seja decisivo para não ser mesmo o ultimo) é com o Brasil a 25 de Junho em Durban.

De resto, calhamos mesmo num grupo "maritimo" que penso ser o ideal. Agora vamos a ver quem serão os 23 eleitos e onde será feito o estágio, sendo que Moçambique e Angola são locais a ponderar, pela proximidade geográfica e climática.

E faltam 188 dias para o inicio da festa global do futebol...

Mundial 2010 - O sorteio


Estou mais perto que 99% da população portuguesa, mas não devo ter hipoteses de lá ir nem que seja assistir um joguito, infelizmente, só muito remotamente me acredito que essa possibilidade seja sequer equacionada.

Hoje é o primeiro passo do campeonato: o sorteio.

Assim, daqui a nada saberemos onde vamos jogar e quais os nossos adversários no grupo.

Do que conheço do clima (mais moderado que o angolano) e sendo o Mundial no Inverno, uma cidade costeira deverá ser melhor que uma em altitude. Se fosse Verão, diria o contrário.

Em todo o caso, prefiro um grupo de equipas dificeis do que um de prévia qualificação garantida, porque nesses casos o desastre tem sido a norma. Vamos a ver o que dita o sorteio, em directo aqui.

Alea jacta est...