Mostrar mensagens com a etiqueta Forum Vimaranis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Forum Vimaranis. Mostrar todas as mensagens

2006/05/19

Conferência "Crianças em Risco"

Mais uma vez, o Forum Vimaranis vai colaborar com a AAP - Associação de Apoio à Criança de Guimarães em mais uma conferência subordinada ao ciclo "Crianças em Risco", hoje com a presença do Dr. Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens.

A conferência será às 18h30, na Associação Cultural CONVIVIO no Largo João Franco, em Guimarães.

Como é obvio a presença de todos é importante. Não pelo Forum Vimaranis, nem pelo nosso convidado, mas pelas nossa crianças. Como tenho dito já nas conferências anteriores, a presença do Fórum na organização desta iniciativa, é principalmente para demonstrar que o problema das nossas crianças, não é um problema apenas das instituições a elas ligadas, mas um problema de todos nós. Para podermos falar do futuro e do progresso de Guimarães amanhã, temos hoje que proporcionar às nossas crianças um ambiente saudável. Só assim é possível serem adultos bem formados.

2006/05/16

Dar a Palavra a Guimarães


A associação “FORUM VIMARANIS” vai levar a efeito no Largo da Oliveira, no próximo dia 27 de Maio, no horário compreendido entre as 10h e as 18h, uma Mostra/Feira do Livro de Guimarães intitulada “Dar a Palavra a Guimarães”.

Com a presente iniciativa pretendemos contribuir para a promoção e divulgação das diversas publicações que tenham por tema a Cidade e o Concelho de Guimarães, nas suas mais diversas vertentes. De igual modo, pretendemos dar a conhecer autores e editoras vimaranenses.

No evento referido estão já confirmadas as participações de diversas Editoras, Livrarias, Alfarrabistas, Instituições e Cidadãos vimaranenses que, com a respectiva associação à iniciativa, contribuirão para um momento que se pretende de afirmação da cultura vimaranense.

De igual modo, no próximo dia 20 de Maio, pelas 17h, no Café Óscar, e enquadrado no mesmo propósito, levaremos a efeito o III Fórum Café, subordinado ao tema “Dar a palavra a Guimarães” onde estarão presentes diversos agentes do sector que procurarão efectuar uma análise crítica do estado da cultura vimaranense, neste sector específico.

2006/03/16

3ª Conferência "Crianças em Risco" - FV-AAP com o Dr. Laborinho Lúcio

Mais uma vez a Associação Fórum Vimaranis vai organizar uma conferência sobra as "Crianças em Risco" em parceria com a Associação de Apoio à Criança na próxima 6ª feira, dia 17 de Março pelas 21h30 no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

3ª CONFERÊNCIA - CRIANÇAS EM RISCO
Tema - Crianças em Risco ou o Risco de ser Criança
Orador: Dr. Laborinho Lúcio


Organização:
Associação de Apoio à Criança
Fórum Vimaranis

Conto com a presença dos meus leitores e com a ajuda deles na divulgação do evento, sendo este tema tão sensível na nossa sociedade nos dias de hoje e com tão prestigiado orador, julgo que não poderemos deixar de contribuir com a nossa presença nessa sessão.

2006/02/14

Forum Vimaranis, período 2006-08

Foram eleitos na passada sexta, dia 10 de Fevereiro, os órgãos sociais do Forum Vimaranis até 2008. Mais uma vez vou emprestar a minha presença nas funções que ocupo desde a 1ª hora, de Secretário da Direcção.

Para memória futura, ficam aqui as listas completas:

Assembleia Geral

Presidente - Alexandra Xavier
Vice-Presidente - André Coelho Lima
Secretários - Miguel Alves, Vânia Dias da Silva, Marco Bravo

Conselho Fiscal

Presidente - Francisco Gama Lobo
Vice-Presidente - João Carlos Duarte
Secretário - Rui Barreira

Direcção

Presidente - César Teixeira
Vice-Presidentes - Jorge Castelar Guimarães, José João Torinha, Dinis Monteiro,
Luís Pires
Tesoureira - Susana Almeida
Secretário - Nuno da Silva Leal

2005/04/12

Criança em risco (II)

Como já deve ser do conhecimento de alguns, o Forum Vimaranis e a Associação de Apoio à Criança irão realizar a 2ª Conferência do Ciclo “Crianças em Risco”, na próxima sexta feira às 17H00 no Auditório da Biblioteca Raul Brandão com a presença da Drª Dulce Rocha – Presidente da Comissão Nacional de Protecção de crianças e Jovens.

Tendo sido a 1ª um sucesso tanto pelo seu conteúdo como pelo número de presenças, deveremos manter esse nível na conferência que se aproxima.
Como devem compreender, a hora a que esta se realiza é mais complicada para estes eventos, mas é a hora disponível pela nossa convidada.

Para os mais insensíveis ao tema relembramos que:
* Só há um tempo para ser criança, e a defesa desse direito não deve ser só uma preocupação do Estado, pois esse não dá colo nem mimo.
* Se nós tivemos o direito de ter esse colo e esse mimo, temos hoje o dever de trabalhar em torno da defesa desse direito, para as crianças de hoje serem jovens e adultos de sucesso no futuro!


Há ainda muitas crianças vimaranenses em risco de não saberem o que é ser criança!




Posted by Hello

2005/03/17

Criança em risco (I)

Realiza-se amanhã, dia 18, pelas 18H00, na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, aqui em Guimarães, uma conferência dedicada à temática da "Criança em Risco", a primeira de 3 conferências a realizar até ao mês de Maio e e que culminará com uma mesa redonda em Junho.

Esta conferência é uma iniciativa conjunta da Associação de Apoio à Criança, de Guimarães, e do "meu" Fórum Vimaranis, que entederam que a questão da proteccão das crianças deve ser encarada como uma prioridade de toda a sociedade e é hoje um tema da actualidade no nosso país.

O Fórum Vimaranis e a Associação de Apoio à Criança, cientes de que muito está por fazer em matéria de protecção das crianças em risco, de que, em especial na nossa cidade, é preciso alertar e mudar mentalidades, decidiram unir esforços para promover um Ciclo de Conferências em torno deste tema.

Esta primeira conferência será proferida pelo Sr. Dr. Luís Villas Boas, Director do Refugio Aboim Ascensão em Faro e Presidente da Comissão de Elaboração da Nova Lei da Adopção e da Comissão de Acompanhamento da Execução desta Lei.

2005/02/16

Para Memória Futura - Posições Sobre as Áreas Metropolitanas: finalmente, o livro!

A Direcção do Fórum Vimaranis vai apresentar publicamente no próximo sábado, dia 19 de Fevereiro de 2005, o livro “Para Memória Futura – Posições Sobre as Áreas Metropolitanas”, o qual decorrerá no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, pelas 15H00.

A iniciativa compreenderá uma apresentação do livro e breve explicativo acerca do seu teor e ainda a oferta de exemplares aos diversos autores.

Este livro foi pensado para culminar as actividades que o Forum Vimaranis dedicou à temática das Áreas Metropolitanas que acompanhou, debateu e tomou posição ao longo dos anos de 2003 e 2004. Este é o testemunho comum de 16 personalidades vimaranenses que deixam assim, “para memória futura” dos vindouros, aquilo que pensam sobre uma das mais importantes medidas respeitantes às mais fundamentais medidas estruturantes do concelho de Guimarães nos próximos anos.

O livro é prefaciado pelo Governador Civil do Distrito de Braga, Dr. José António Araújo. Os restantes autores são todos representativos da sociedade Vimaranense, deputados de Guimarães à Assembleia da República, Presidente da Câmara Municipal e todos os antigos Presidentes de Câmara ainda vivos, representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Guimarães e a sociedade civil com textos dos representantes de uma instituição da área económica (ACIG) e de uma instituição da área cultural (Sociedade Martins Sarmento). Todos estes são aqueles que, no nosso entender, poderão responder “para memória futura” pelas opções que Guimarães tomou no actual desenho das Áreas Metropolitanas.

Deste modo, aqueles cujas opiniões sobre esta temática constam no livro são então os seguintes: Luís Cirilo Carvalho, Rui Miguel Ribeiro, Sónia Fertuzinhos, António Magalhães, António Xavier, Manuel Ferreira, Edmundo Campos, Domingos Bragança, Rui Vítor Costa, Cândido Capela Dias, Pedro Carvalho, António Teixeira, Luciano Baltar e Joaquim Santos Simões. O último texto do livro é o texto opinativo do Forum Vimaranis, escrito pelo seu vice-presidente, André Coelho Lima.

Saliente-se ainda o facto de esta ter sido uma das últimas participações do malogrado Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Dr. Joaquim Santos Simões, motivo pelo qual escolhemos, em sua homenagem, a Sociedade Martins Sarmento para proceder a esta apresentação. Para homenagear um homem que se caracterizou pela defesa intransigente de Guimarães e das suas causas.

2004/11/30

Resumo da visita de D. Ximenes Belo a Guimarães, a convite do Forum Vimaranis

No dia 26 o programa iniciou-se com uma recepção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, onde o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Magalhães homenageou D. Ximenes Belo com umas breves palavras a relembrar a noite de vigília, durante o difícil referendário e eleitoral timorense, que decorreu em Guimarães, não sem antes começar por agradecer ao Forum Vimaranis ter proporcionado a Guimarães esta oportunidade de ter trazido uma personalidade de tão elevada craveira. Quis assim mostrar o apoio solidário das gentes de Guimarães para com o povo e causa timorense e personalizar essa homenagem no vulto que é o Prémio Nobel da Paz. De seguida o representante do Forum Vimaranis, Nuno Silva Leal, secretário da Direcção, agradeceu as palavras e referiu que apenas se estava a concretizar um sonho antigo e um dos objectivos da associação, que é o de promover o nome e as instituições de Guimarães e agradeceu ainda o empenho tido pela Câmara para poder começar o programa oficial de visitas pela casa representativa de todos os vimaranenses, que é a sede do Município. Por sua vez, o Sr. Bispo mostrou-se muito satisfeito por estar presente em Guimarães, pois é um sonho antigo que concretiza, ele que estudou os reis todos de Portugal na escola e nunca se esquece que foi aqui que Portugal nasceu. Também relembrou que isso foi há 900 anos e que Portugal ainda tem os problemas que tem, o que se poderá dizer de Timor que só existe há dois anos? A independência foi o princípio e não o fim dos problemas, já que a liberdade não traz os mercados, as escolas, os hospitais, pelo que hoje haverá alguma população desiludida e por isso mesmo é que a solidariedade de Portugal é muito importante.
De seguida foi visitada a nova casa de acolhimento temporário da Associação de Apoio à Criança, que irá em breve ser inaugurada e cuja presidente Dr.ª Joana Pratas apresentou a D. Ximenes Belo, que muito apreciou o conceito e a ideia.
O ponto seguinte foi a visita à Ordem Terceira de São Francisco, onde começou por tomar contacto com o Lar de Acamados e visitou as zonas comuns de estar e de seguida foi passeado pela ala museológica onde pode tomar contacto com algumas das mais belíssimas peças de arte cristã de Guimarães, desde quadros, relicários, imagens e esculturas até à pequena mas muito bela capela. De seguida, pelas 18h30, proferiu uma breve conferência onde foi desafiado pelo moderador e representante do Forum Vimaranis a falar sobre Direitos Humanos em Timor e sobre a sua obra no local e recebeu em troca, juntamente com as várias dezenas de pessoas que o escutavam, uma lição de história de Timor onde os direitos humanos, o papel da igreja, da resistência e o seu próprio papel se cruzavam a todo o instante. Conclui a visita com um Porto de Honra oferecido pela Ordem Terceira de São Francisco aos presentes e assinando o seu livro de honra.
Para finalizar o longo dia de visitas, jantou no Restaurante Virabar com a presença do Sr. Governador Civil do Distrito de Braga, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, o Sr. Arcipreste de Guimarães-Vizela, o director-adjunto da Segurança Social de Braga, o presidente do Conselho Fiscal do Vitória Sport Clube, alguns empresários vimaranenses e sócios do Forum Vimaranis. Neste jantar salienta-se o discurso emocionado pela presença e convívio do Sr. Governador Civil do Distrito de Braga, a oferta pelo Vitória Sport Clube de uma camisola da sua equipa e pela oferta do Forum Vimaranis a D. Ximenes Belo de uma peça de artesanato típica de Guimarães, a “Cantarinha dos Namorados”, e que a Vereadora solicitamente explicou toda a simbologia da mesma.
No sábado, dia 27, após noite bem dormida no Hotel do Toural, o dia iniciou-se com uma missa celebrada da igreja de S. Francisco, onde uma igreja cheia aguardava por ouvir a homilia que versou a situação de Timor no presente, as suas dificuldades e a forma como o seu povo luta para ultrapassar este período difícil, que sem a ajuda de Portugal tal não seria possível.
De seguida, dirigiu-se ao Castelo de Guimarães, que não quis deixar de conhecer, bem como a pequena igreja de S. Miguel, para finalizar numa breve visita aos claustros do edifício dos Paços dos Duques de Bragança, sempre guiado pelo sócio do Forum Vimaranis, Rui Cordeiro da Silva, que lhe ia explicando a história e as lendas associadas a estas construções, o que muito agradou a D. Ximenes Belo.
Por fim, a visita iria terminar no Lar Emídio Guerreiro, onde o próprio Prof. Emídio Guerreiro fez questão de o receber e orientar na visita às instalações, antes de poderem privar numa refeição na sala de jantar do Lar.

2004/11/25

Forum Vimaranis traz a Guimarães o Bispo D. Ximenes Belo

Numa iniciativa promovida e coordenada pelo Forum Vimaranis - Associação para o Desenvolvimento de Guimarães, a ter lugar na próxima 6ªfeira a partir das 15.30h, virá a Guimarães o bispo emérito timorense e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1996, D. Ximenes Belo.



O objectivo pretendido com esta iniciativa é, como sempre, procurar trazer a Guimarães figuras relevantes da cena nacional e internacional, procurando com os seus contributos gerar discussão e colher contributos quer para Guimarães quer para as próprias personalidade convidadas.

Porque entendemos que trabalhar por Guimarães não é falar apenas sobre Guimarães mas também pôr Guimarães a falar de outras questões, que também nos interessam como portugueses, D. Ximenes Belo falará numa palestra promovida pelo Forum Vimaranis, sob o tema "Direitos Humanos e Timor-Leste".
A palestra terá lugar no Salão Nobre da Ordem Terceira de S. Francisco, pelas 18.30h da próxima 6ªfeira, dia 26.11.2004.

No âmbito desta iniciativa foram estabelecidos contactos com diversas entidades associativas, autárquicas e governamentais no sentido de envolver toda a comunidade num momento que cremos ser singular e representativo para o Forum Vimaranis, partilhando-o desta forma, conforme se pode aferir do programa abaixo.



Assim, o programa será o seguinte:

6ª-feira, 26/11/2004

15h30 – Recepção na Câmara Municipal de Guimarães (CMG)

16h00 – Visita à Associação de Apoio à Criança (AAC) de Guimarães para benzer as instalações a inaugurar nos próximos dias.

16h30 – Visita à Ordem Terceira de S. Francisco (OTSF) – Obra de Creche e Lar de Acamados e parte museológica da igreja gótica mendicante

18h30 – Conferência/colóquio no Salão Nobre da OTSF subordinada ao tema dos direitos humanos, Timor-Leste e obras de D. Ximenes Belo, com duração de cerca de uma hora.

20h00 – Jantar no Restaurante Virabar com presença de Governador Civil de Braga, Presidente (ou representante) da Câmara Municipal de Guimarães, Directora (ou representante) do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, Arcipreste de Guimarães-Vizela, alguns empresários vimaranenses e elementos dos órgãos sociais do Forum Vimaranis.

No final do jantar, estadia no Hotel do Toural.

Sábado, 27/11/2004

10h00 – Co-celebração de missa na Igreja de S. Francisco (com possível acompanhamento musical pelo Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM), ainda a confirmar)

11h30 – Visita ao Lar Emídio Guerreiro (onde estará o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. António Magalhães)

12h30 – Almoço no Lar Emídio Guerreiro, com a presença do presidente da CMG, Prof. Emídio Guerreiro, representante do Forum Vimaranis e previsivelmente a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Final da vista.

2004/06/23

A morte de Joaquim Santos Simões

Acabei de saber agora que faleceu um dos nomes grandes associados a Guimarães e que atravessaram todos os quadrantes da sociedade.

Foi político, professor, dirigente associativo. Foi um homem que viveu intensamente a sua longa vida, deixando fortes marcas pessoais por onde passou. Basta ver que tendo nascido em Coimbra, há muito que habitava em Guimarães que tinha adoptado como sua terra também.

Justissíma foi a atribuição do seu nome à nova Escola Secundária da Veiga que está a nascer agora, feita na passada quinta-feira em reunião do executivo municipal. Felizmente que o Dr. Santos Simões pode apreciar ainda em vida esse gesto que lhe era devido há muito tempo por esta terra que o acolheu e a quem ele tanto deu.

Se ninguém é insubestítuivel, uns há que fazem mais falta do que outros. Pelo imenso trabalho que desenvolveu nos últimos anos em Guimarães com a Sociedade Martins Sarmento, a que superiormente presidiu, tão cedo não haverá em Guimarães quem possa fazer um trabalho como esse. Tive a honra e o previlégio de, com o Forum Vimaranis, desenvolver há poucos meses atrás uma iniciativa que foi um enorme exito graças exactamente à sua pessoa. E aí pude constatar que para além de polémico, o que mais o animava era a vontade de progresso de Guimaraes, da cultura, das pessoas e da terra.

Pelo que soube, faleceu em paz, a dormir. Felizmente que assim foi. Pois Homens destes não morrem, simplesmente adormecem!

2003/11/27

ForumCafé "Nicolinas"

É já no próximo sábado, dia 29 de Novembro, pelas 15H00, que se vai realizar, género tertúlia, um encontro informal no Café Óscar, aqui em Guimarães, onde se vai abordar a temática das festas mais tradicionais de Guimarães, as Nicolinas.

A iniciativa é promovida pelo Forum Vimaranis, uma associação que ajudei a nascer e que ainda está a dar os primeiros passos, lentos mas seguros para se constituir como uma promotora do desenvolvimento de Guimarães. Noutra altura falarei mais a fundo sobre ela.



Para já fica o convite para irem até lá... Vai valer a pena tomar um café por lá e falar (ou ouvir falar) sobre as Nicolinas.