saga
Mostrando postagens com marcador laje. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador laje. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 21 de março de 2011
Estudo do ático
Oi gente!
Voltei a ficar animadinha com a obra!! Oba!
Isso tudo é porque sobrou um tempinho e revirei o blog Olha o meu apê, da Flávia, e "roubei" várias ideias que vou colocar aqui aos poucos.
Além disso, a arquiteta mandou para a gente um estudo de como será o futuro ático da nossa futura casa! Eu nem estava esperando por isso. Afinal, nós explicamos a ela que queríamos apenas erguer a cumeeira para deixar o espaço vago. Não esperava que ela iria projetar a área. Achei que quando a gente quisesse usar lá em cima, botava uma escada, um forrinho, umas paredinhas de dry-wall para esconder a caixa d'agua e pronto!
É por isso que as coisas andaram devagar... Além de fazer os ajustes da prefeitura, ela estava planejando esse ambiente e eu nem sabia disso!
Detalhe, o projeto do ático está sendo feito escondido da prefeitura, pois se a gente mostrar para a prefeitura o projeto do ático, eles vão cobrar a execução, e nós não vamos executar essa parte agora.
Enfim, ele ficou assim: tcharam!!!
Ele ficou com mais de 20m²! Isso é minha sala, sala de jantar e cozinha juntas!!! Ótimo!
Mesmo sem saber para o que vamos usar o ático, o engenheiro lembrou que é interessante deixar o encanamento para um possível banheiro, assim a gente evita quebrar a laje futuramente.
É claro que nem tudo é perfeito... Como não vamos executar essa área agora, não poderemos deixar apenas o para-peito na chegada da escada, com vista para o jardim de inverno, como ela desenhou. Afinal, não terá nem a escada agora... Se a gente deixar como a arquiteta propôs, quem está jantando, ao olhar para cima, vai ver a caixa d'água, madeiras, telhas, teia de aranha e tudo mais que fica escondido em cima da laje.
Assim, pedi para a arquiteta fechar as laterais do duto do jardim de inverno até o telhado, e manter em uma das laterais uma porta para usarmos agora como alçapão. Essa porta, será a chegada da escada, quando a fizermos. Com isso a gente tira o alçapão horrível que iria enfeiar meu corredor "mara" que terá os efeitos ilumino-técnico, lembram?
Vamos ver o que ela vai responder...
Beijoca!
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Ático?
Oi gente!
Já que o nosso projeto permite, nós vamos seguir uma dica do nosso tio (Laércio): deixar tudo pré-estruturado para podermos futuramente usar o ático da casa.
Nós estamos satisfeitos com os 3 quartos... Mas o nosso tio nos advertiu que futuramente a dinâmica da nossa família pode mudar e talvez precisaremos usar o ático para fazer um novo quarto, ou um escritório, ou um home teather, ou uma sala de jogos (hum!), sei lá, qualquer coisa...
A arquiteta reforçou essa idéia, dizendo que o pé-direito (altura do chão ao teto) lá em cima é suficiente.
Isso tudo só é possível porque o telhado da nossa casa será bem alto. Ele ficou assim para poder ter a queda suficiente para a água da chuva não empoçar nas telhas.
Olhem a foto que tirei do projeto para vocês terem uma idéia. É a vista lateral esquerda da casa:
Aí eu pensei: mas como iremos subir até lá?
A arquiteta deu a solução: podemos instalar uma escada vazada em cima do jardim de inverno!
O engenheiro ficará ciente disso e vai preparar, caso precise, as paredes dali, que um dia poderão sustentar uma escada.
Foi muito legal pensarmos nisso agora. Assim, o engenheiro já prepara a laje mais forte de forma que ela sustente móveis e pessoas. E já deixaremos conduítes livres para essa área, daí não precisa de quebra-quebra caso a gente queira subir na vida!
O acabamento lá no ático poderá ser em drywall (barato, limpo e rápido de se fazer).
Esse planejamento não aumentou em nada o custo da obra (agora). Então fica aí a dica: você pode usar aquele espaço entre a laje e as telhas sem mexer no orçamento!
Amanhã, uma prévia da fachada.
Beijocas!
Assinar:
Postagens (Atom)