Mostrando postagens com marcador receitas sem leite. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador receitas sem leite. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Chocotone ou Panetone sem leite e sem ovo


Quando postei a receita do panetone sem leite e ovos, disse que testaria uma outra com fermento fresco. Como prometido, testei e não gostei. V ai muito fermento na massa e também usei essência de panetone. Vocês acreditam que o que fiz com raspas de limão e essência de baunilha estava muito mais cheiroso?
A parte boa é que dividi a massa e fiz chocotone também. 
A receita anterior não ficava tão fermentada quanto esta, mas o gosto da anterior é melhor. 
Vou postar essa receita que não gostei muito, mas alguém pode querer testar também, né?


Chocotone ou Panetone sem leite e ovo

Esponja 
300g de farinha de trigo
150g de fermento biológico fresco
150ml de água morna (morna para fria para não matar o fermento)
Esponja já fermentada.

Esfarele o fermento com as mãos, junte a farinha e a água e misture tudo até ficar uma massa lisa, sem grumos. Deixe descansar por 1 hora em uma vasilha coberta por um pano limpo e aquecido.

Massa:
Aproximadamente 500g de farinha de trigo
3 colheres de Becel rótulo azul
2 colheres de sopa de essência de panetone
300g de açúcar
10g de sal
100ml de água morna
2 colheres de leite de coco

Recheio:

Chocotone:
Granulado Dori a gosto ( usei 300g) 
Esta marca é limpa de leite.


Panetone:
200g de uvas passas sem sementes
200g de frutas cristalizadas

Preparo

Depois que a esponja descansou por uma hora e cresceu, vá juntando os demais ingredientes menos a margarina e as frutas ou o granulado. Misture tudo numa bacia, sove bem para deixar a massa uniforme. Numa superfície limpa e enfarinhada, ponha a massa e vá rasgando e empurrando com as mãos ( quele movimento típico de sovar massa de pão), vá acrescentando a margarina e, se precisar, mais farinha, vá fazendo isso aos poucos e sentindo a massa. Ela é naturalmente úmida mas no fim deste processo deve estar desgrudando da mão. Aqui você decide se quer panetone ou chocotone, ou no meu caso, os dois, porque dividi a massa e fiz os dois tipos. 
Para o panetone é só acrescentar as frutas e continuar sovando até incorporá-las bem à massa. 
Para o chocotone é só agregar o granulado de chocolate e sovar até aderir à massa.
Massa pronta para descansar por 3 horas.


Divida a massa conforme as formas que for usar para assar. Agora tenha paciência e deixe crescer por 3 horas cobertas por um pano aquecido. Isso é muito importante.  Eu assei nas formas que tenho em casa ( vidro e alumínio) untadas com óleo. 

Depois de 3 horas.


Asse em forno baixo e fique de olho. Meu forno é muito quente e péssimo para pães. Aqui levou 25 minutos e quase os queimei rsrsrs.
 Rendeu estes três, o da forma de furo no meio é misto, metade frutas, metade de chocolate. Na foto abaixo dá para ver a textura de dentro, ficou mais parecida com panetone, mas ainda prefiro a receita anterior. 


A turminha daqui adorou o chocotone. 
Ainda tem sorteio no página do blog lá no Facebook. Participe clicando aqui.

Até mais!



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Panetone sem leite e ovo


Não contei aqui mas meus meninos tiverem uma reviravolta na imunidade e as alergias alimentares voltaram mais fortes e para muitos alimentos.saimos os quatro do consultório e choramos no carro. Passado esse momento de luto,  que durou uns 15 minutos, já paramos em um mercado e fui às compras. São pouquíssimos alimentos industrializados que eles podem ingerir. Quase tudo tem que ser feito em casa.
Mas enquanto era só o leite, era até mole, agora leite, ovo, castanhas no geral, peixes e frutos do mar.... Aí a tarefa fica um tiquinho mais difícil. E para completar, o Gui tá com dieta bem restrita para gordura de qualquer tipo. Acionar a mãe/cozinheira Macgyver já!

Então aqui tá a receita que fiz de panetone. Tá gostosa, cheirosa, mas não ficou aerada como panetone. Vou tentar de novo com mais fermento e com ele fresco. Posto de novo assim que fizer o teste. 

Meus pequenos estavam loucos para comer panetone e adoraram. Ganhei tantos beijos, abraços e sorrisos que fazem TU-DO valer a pena. 


PANETONE SEM LEITE E OVO

Esponja
3 colheres de farinha de trigo
3 saquinhos de  fermento seco para pão
1 copo de água levemente morna
misture e deixe em uma vasilha tampada com um pano por 40 minutos.

Massa:
600 gramas de farinha de trigo (aproximadamente)
50 ml de leite vegetal ( usei de coco)
Raspas de limão a gosto ( pus uma colher de chá)
1 xícara de açúcar
1 pitada generosa de sal
2 colheres de sopa de BECEL rótulo azul
2 colheres de chá de essência de baunilha ( o ideal é que seja de panetone mas eu não tinha em casa)
80 ml de óleo vegetal ( usei de girassol)
250 gramas de passas sem semente
250 gramas de frutas cristalizadas


Preparo:
Numa vasilha grande ponha a esponja, vá juntando a farinha e os outros ingredientes, menos as frutas. Mexa com as mãos até virar uma massa homogênea, você vai notar que o açúcar vai se desfazendo e sendo incorporado. Elá é uma masa úmida, se sentir que está muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha, sempre aos poucos e vá mexendo e sentindo a massa. 
Depois que a massa estiver no ponto ( úmida, homogênea, sem estar "peguenta"), acrescente as frutas e mexa até incorporá-las à massa. Ficará como na foto abaixo:


Cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Eu costumo aquecer o pano do microondas para ajudar no processo de fermentação e porque aqui em Brasília quase sempre o tempo não ajuda os fazedores de pães rsrsrs.

Depois deste tempo, eu divide a massa em duas partes, untei com óleo duas formas de bolo mesmo, as coloquei nelas. Cubri com o pano aquecido de novo, desta vez descansei a massa por 2 horas. 
Se você quiser pode comprar aquelas formas de papel para panetone, unte-as com óleo e ponha a massa dentro. 

Assei até ficar douradinha em cima, em fogo baixo, por 25 minutos. Mas cada forno é um, né? Fica de olho!

É tão cheiroso! Tão gostoso! Não tem textura de panetone, mas tem gosto, umidade e cheiro de panetone e isso já é uma grande conquista para os alérgicos e suas famílias. 

Quem fizer, conta se gostou, tá?


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pudim de Leite de Coco

Para quem não pode ingerir leite esta receita é bem útil. Quem não gosta de um pudim? Esse fica bem parecido com o pudim de leite condensado, mas não fica com furinhos. É delicioso mas muito calórico, fatias pequenas, viu gente?


5 ovos
400 ml de leite de coco
1 1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa cheias de amido de milho
1 pitada de sal


Caramelo:
1 xícara de açúcar
1 xícara de água


Faça o caramelo, eu já faço na forma em que vou assar o pudim. Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador até ficar homogêneo e despeje na forma já caramelizada. Asse em banho maria até ficar firme, depois de frio, coloque na geladeira por 4 horas e desenforme. 

Receita aprovadíssima pelos meus pequenos degustadores. ;)



Até mais!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Brigadeiro de Inhame ( receita de brigadeiro para quem tem restrição de leite/lactose na dieta)





Tenho dois filhos com dieta restrita. O Gui tem hoje intolerância a lactose e o João Pedro tem Alergia a Proteína do leite de Vaca. Abre parenteses. Os dois haviam sido curados, passaram 2 anos consumindo leite e derivados livremente. Em setembro de 2012, João Pedro, meu caçula, começou a apresentar um quadro de hipotermia. Passou quase dois meses encharcando lençóis durante a noite, a temperatura corporal chegou a 34,1°C, foram quase 45 dias de internação, exames invasivos, dolorosos e muito sofrimento. Os médicos não conseguiam fechar um diagnóstico, foi desesperador. Neste meio tempo, o Gui começou a apresentar a hipotermia também, apareceram mais 4 crianças com hipotermia mais leve no andar em que estavam internados. No fim, descobriu-se que era um quadro viral, mas não tivemos mais informações. Assim como surgiu foram embora os sintomas da hipotermia. Contudo, este episódio desregulou o sistema imunológico dos dois. Depois disso, voltaram as crises frequentes de asma e a alergia alimentar e intolerância.

Então, preciso por a mão na massa para praticamente tudo que consomem. Quem tem filho com alergia alimentar sabe bem o que é isso.
Brigadeiro era o nosso calcanhar de Aquiles. Nunca havia conseguido uma receita que ficasse boa. Tentei com leite condensado de soja e ficou mole, só serviu para cobertura de bolo. Tentei  com leite de coco e fica meio estranho, não gostamos.
Faz um tempo, vi uma matéria sobre um spar em Campos do Jordão e lá mostraram o brigadeiro de inhame. Não levei fé mas fiquei de testar.
E não é que foi aprovado pelos meus pequenos degustadores?
Aqui vai a receita.


Brigadeiro de Inhame

2 inhames médios cozidos e bem amassados ( purê)
2 colheres de sopa de açúcar ( vai de gosto, aqui gostamos menos doce, se vc preferir, acrescente mais)
2 colheres de sopa de cacau em pó ( uso Nestlé)
1 colher de sopa de azeite de oliva ou um outro óleo vegetal da sua preferência
1 quadrado de chocolate meio amargo sem leite, eu usei da marca Harold ( meus filhos toleram traços, então, tenham cuidado ao escolher o seu chocolate se não for esse o seu caso)
Chocolate granulado sem leite para cobrir
Ingredientes que usei


Preparo:

Derreta o chocolate no microondas. Junte todos os ingredientes, menos o granulado, numa tigela e vá misturando até obter uma massa homogênea. Leve a geladeira por 1 hora e depois é só fazer as bolinhas e cobrir com o granulado.
A textura é a melhor que já provei e o inhame não deixa gosto.

Espero ajudar quem também se vira nos trinta para satisfazer as vontades de seus pequenos com alergia.


Até mais!