Quando resolvi começar este blog pensei em reunir gente com os mesmos objetivos e que também gostem de compartilhar suas idéias. Na época buscava algo que eu pudesse juntar o gosto por trabalhos artesanais com uma atividade que me rendesse alguma fonte de renda, foi então que resolvi ressuscitar minhas máquinas de costuras. Eu já tinha muita coisa guardada mas também investi em muitas coisas novas. No final havia uma boa quantidade de coisas de costura que me serviriam para os primeiros trabalhos. Pesquisei, busquei informações, conversei com muitas blogueiras, troquei e-mails, mensagens, li muito sobre vários assuntos relacionados a patchwork, aplicação de bordados, tentando achar um caminho para dar início aos meus projetos.
Por que estou falando tudo isso? Porque eu li um post da Verônica Kraemer, do blog Além da Rua Atelier, onde ela falava do início do seu trabalho, do fato de ter deixado sua carreira acadêmica para se dedicar aos trabalhos artesanais. A Verô é uma talentosa artista com um coração maravilhoso, sempre disposta a trocar idéias e compartilhar o que sabe.
Como ela, ao longo desses meses, eu conheci muita gente que trocou um trabalho formal por uma carreira de "arteira". Os motivos são os mais variados desde "tempo para cuidar melhor das crianças" até "fazer o que realmente gosto". O que move cada pessoa é o que realmente faz diferença no resultado do trabalho.
No meu caso, após ter fechado um pequeno negócio, fiquei sem chão para recomeçar. Precisava de um trabalho em que pudesse fazer meu próprio tempo, trabalhar no meu próprio ritmo, ter tempo para me dividir entre duas casas e não ficar presa entre quatro paredes. Foi assim que me aventurei nos trabalhos artesanais, apesar de algumas pessoas terem a infeliz tendência para desmerecer a atividade como se não fosse um trabalho mas um hobby. Eu escolhi me dedicar a minha marca e tenho tido boas surpresas com o resultado das vendas. Não sou profissional, estou muito longe disso mas tenho aprendido e melhorado a cada dia.
Estou escrevendo acerca desse assunto porque acho que temos muito o que compartilhar sobre esse universo do artesanato, seja como hobby ou como atividade profissional. Existem vários depoimentos e entrevistas com pessoas da área que já estão a mais tempo que eu e todas sempre relatam coisas parecidas tais como perseverança, dedicação, persistência, determinação, vencer medos, preconceitos até conseguir se estabelecer, ter seus produtos divulgados e levados a sério.
Se você também tem vontade de mostrar as coisas que faz, não se intimide, mostre. Existe muita gente boa que não se incomoda em dar um "help", sugestão, dicas, basta termos humildade para ouvir e aprender. As verdadeiras arteiras artistas não se incomodam com o crescimento dos outros, elas sabem que cada pessoa tem sua originalidade, tem aquele "quê" que faz com que sejamos diferentes e originais.
Para terminar eu deixo um textinho que li lá no blog da Verô e que acho que tem tudo a ver com o que estou tentando falar aqui. Eu já pedi emprestado a ela para postar aqui tá gente?
PERSISTÊNCIA
” O ramo da arte é muito ardiloso. Você quer trabalhar nele, mas precisa viver. Então, arruma um emprego, e depois, na hora de se dedicar à arte está tão cansado que não consegue fazê-lo.
Mas quando amamos o que fazemos, encontramos um jeito de continuar fazendo. Eu tive muita sorte. Tem muita gente que nos ajuda durante o percurso. Muitas pessoas me ajudaram a prosseguir ao longo de minha vida.E recebemos essa ajuda porque fizemos alguma coisa, portanto temos que continuar a fazê-la.
Muito do que aconteceu comigo foi obra da sorte. Mas devo dizer: tente arranjar um emprego que lhe dê algum tempo livre; durma e se alimente bem, e trabalhe o máximo que puder. Há muito prazer em fazer o que se ama.
Talvez isso abra as portas e você encontre um jeito de fazer o que gosta.
Espero que faça.
Do livro EM ÁGUAS PROFUNDAS, do David Lynch
E você como foi que começou? quem te motivou ou te inspirou?
Voltarei depois para falarmos mais sobre o assunto. Por hoje é só.
Um beijão queridas flores formosas!
Boa semana a todas!
Beijussssss