Coleta
Nós temos a prática de usar o bambu que tem a coloração verde, muito comum em Minas Gerais, conforme fotos desta postagem, que se mostra adequado para as receitas aqui apresentadas.
A coleta é simples e pode ser feita sem o auxílio de qualquer ferramenta, bastando dobrar o broto até que se quebre rente ao chão.
 |
| Feixe de brotos de bambu |
Na coleta, dê preferencia aos brotos menores até no máximo 80 cm de altura. Quanto menor o tamanho do broto, maior o aproveitamento. Só se aproveita a parte mais clara e macia que se torna mais escassa nos gomos mais distantes da base, ou do solo.
Seleção da parte boa para uso culinário
Toda parte branca e macia pode ser aproveitada. Normalmente estas partes são encontradas próximas dos nódulos dos gomos, na parte de baixo. Para retirar estas partes, primeiro descasque o bambu usando uma faca grande. Depois corte os tubos brancos e macios (o processo pode ser visto no vídeo abaixo).
Como tirar o gosto amargo do bambu Aferventando em 3 a 5 águas, dependendo do tamanho dos cortes, sendo que os pedaços maiores exigem mais fervuras para ficarem macios e menos amargos. Isso deve ser feito assim: Coloque os brotos já cortados em uma panela com água fervendo. Deixe ferver por alguns minutos. Enquanto eles são aferventados, coloque outra vasilha com água para esquentar. Escorra-os. Coloque a outra água quente sobre eles, e deixe ferver novamente. Repita este procedimento e prove-os para verificar se amargo acabou. Na última água, quando não houver mais o amargo, deixe cozinhar até que fique macio. Escorra e prepare-os a seu gosto.
Preparo do Broto para refogado
 |
| Broto de bambu com frango desfiado |
Para fazer o refogado com frango, a parte branca deve ser cortado em rodelas finas o que facilitará o processo acima descrito, com redução das repetições das fervuras de retirada do gosto amargo.Modo de fazer refogado de bambu com Frango
Refogue o broto depois de cozido em óleo e alho. Junte-o ao frango ensopado em pedaços já preparado e deixe cozinhar mais um pouco para pegar sabor. Depois de pronto salpique cebolinha.
· Se houver sobras, ela poderá ser usada para fazer tortas e empadão.
Preparo do broto para conservas
No caso da conserva, devemos cortá-lo em rodelas maiores, o que eleva o número de repetições das fervuras para retirada do amargo.
Modo de fazer a conserva de bambu Ferva 1 copo de vinagre de vinho branco com 1 copo de água e 1 colher de sopa de sal. Adicione os pedaços de broto já aferventados e sem amargo. Deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Coloque os brotos emersos nessa solução (ainda quentes) dentro de um vidro esterilizado, com tampa. O líquido deverá cobrir os brotos.
Coloque o vidro dentro de uma panela com água quente, e deixe ferver por mais uns 10 a 15 minutos. Dessa forma o broto se conservará por meses, até que o vidro seja aberto.
Observação: Uma vez aberto o vidro, devemos usar sempre uma colher de plástico para retirar o broto, para que a conserva não se estrague. Não a contamine com colher suja.
Aprenda a colher broto de bambu