Olá!
O post de hoje deveria ser sobre fraldas (o dossiê), mas:
1- recebemos MUITOS e-mails a respeito (obrigadaaaaa, queridas amigas!) e a mamãe dodói aqui (com um bebê também resfriado) não conseguiu analisar todos, então esse post será o da semana que vem, ok?;
2- estava, desde a semana passada, cismada com um determinado assunto, de tal forma que não resisti em pesquisar um pouquinho sobre ele para conversarmos a respeito.
Sendo assim, o post de hoje é sobre HIGIENE NATURAL INFANTIL
Mas de onde eu tirei isso?
Dia desses, no Programa Mais Você, a Ana Maria Braga mostrou uma foto da netinha dela usando o troninho (peniquinho). Até aí tudo bem, mas... a pequena Joana (a neta) tem apenas 3 meses de vida!!!
É que a mãe da bebê é adepta do método sobre o qual este post se refere!
Apresento, então, trechos de uma matéria sobre Higiene Natural Infantil. Se quiser ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Enquanto a maioria das mamães decide entre usar fraldas de pano ou descartáveis, um crescente número de pais defende que a criança não deve usar nenhum tipo de fralda. É isso mesmo! Defensores da higiene natural infantil, também conhecida como retirada precoce da fralda, alegam que é possível treinar o bebê para usar o vaso sanitário logo após o nascimento.
A ideia de deixar um bebê sem fralda pode soar estranha e até mesmo cruel, mas não se trata de nenhum conceito novo. Na verdade, metade das crianças no mundo - principalmente na Ásia e na África - nunca usa fraldas. Elas são todas treinadas para usar o vaso sanitário por volta de 1 ano de idade. Na China, por exemplo, crianças usam uma calça com abertura traseira. Assim, quando a mãe percebe a necessidade da criança, pode levá-la imediatamente para o local adequado. Os praticantes do método da higiene natural infantil também ficam atentos à linguagem corporal da criança, bem como a indícios verbais e de tempo.
Os pais têm recorrido à higiene natural infantil devido a uma série de razões. Obviamente, é uma opção menos nociva ao meio-ambiente e mais barata que as fraldas. Defensores também destacam que os bebês se sentem mais confortáveis sem fraldas (e sem assaduras) e que estar em sintonia com as necessidades das crianças fortalece o elo emocional.
De acordo com Laurie Boucke, que escreveu dois livros sobre o assunto, com a higiene natural infantil, normalmente as crianças passam a usar o banheiro de forma independente aos 2 anos (fonte: Infant Potty Training]. Crianças treinadas pelo método tradicional não utilizam o banheiro antes dos 3 anos em média [fonte: Contemporary Pediatrics].
Mas então, como treinar um bebê de 3 meses a usar o vaso sanitário? Você precisa monitorar sua criança 24 horas por dia para prevenir acidentes? E o que acontece quando você está presa no trânsito e seu bebê sem fraldas sente aquela vontade?
Se você quer aprender a técnica da higiene natural infantil, a chave é aprender a linguagem corporal do bebê. É possível iniciar esse aprendizado a partir do nascimento. As crianças podem não ser capazes de expressar verbalmente sua necessidade de ir ao banheiro, mas elas definitivamente dão indícios. O bebê pode mostrar sinais de incômodo quando precisa defecar ou urinar. Sua tarefa, em poucas palavras, é ler esses sinais e levar a criança ao banheiro logo em seguida.
Os outros fatores chave
Tempo - é bem simples calcular os horários em que o bebê faz suas necessidades. A maioria tem um intervalo bastante regular ao longo do dia e alguns minutos após acordar ou comer. Muitos defensores da técnica dizem que depois de um tempo podem simplesmente "sentir" quando a criança precisa ir ao banheiro [fonte: Natural Wisdom (em inglês)].
Indícios verbais - esta é a parte da comunicação. O bebê comunica sua necessidade e, a seguir, você emite um som especial a ele (normalmente um som de "ssss" ou "shhh"), como se estivesse usando o banheiro. Logo o bebê associa o som à experiência.
Especialistas dizem que é melhor iniciar a retirada da fralda antes dos 6 meses de idade. Depois disso, ainda é possível, mas a criança estará acostumada a usar fraldas e terá mais dificuldade para aprender novos hábitos. Laurie Boucke alega que a maioria das crianças tem um "razoável controle" por volta dos 12 a 18 meses e que o treino normalmente é feito durante 24 meses [fonte: Infant Potty Training (em inglês)].
O seu filho não precisa ficar sem fralda o tempo todo - você não vai comprometer o seu êxito se colocar fraldas nele durante uma única noite ou em uma longa viagem de carro. Mas tudo acontecerá mais rapidamente se um dos pais ou a babá puder estimular o bebê o tempo todo. Você pode ser bem-sucedido com a técnica da higiene natural infantil mesmo se trabalhar em período integral e seu filho passar o dia em berçário.
Obviamente, os pais precisam considerar muitos fatores quando avaliam a higiene natural infantil. Esse método toma muito tempo e paciência, porém mais paciência do que trocar fraldas durante três anos? Apenas você pode saber.
Bom, gente, eu devo dizer que havia achado estranhíssima a tal foto da bebezinha no troninho. Depois de ler a matéria acima e algumas outras coisas a respeito do tema, CONTINUO achando a técnica estranhíssima. Tudo bem que é emergencial salvarmos o meio-ambiente (e isso, a meu ver, justificaria o uso das fraldas de pano. Por favor, aplausos às mamães ecológicas!), mas daí a "treinar" um bebê por 18 meses??? Peraí. Ou eu muito me engano, ou aos 18 meses começamos mesmo a treinar os nossos bebês (pobres dependentes de fraldas) a usar o banheiro!!! Isto é, os nossos bebês de fraldas e os bebês da higiene natural passam a usar o banheiro (ou o troninho) de maneira independente mais ou menos à mesma época... São raríssimos (ao menos no nosso meio) os bebês que usam fraldas até os 3 anos de idade, não?
E você? Já havia ouvido falar sobre a higiene natural infantil? Viu a foto da netinha da Ana Maria? Acha justificável "treinar" um bebê desde o nascimento?
Sua opinião é importante pra gente!
Ahhh e semana que vem: Dossiê Fraldas!!!
Beijossss