Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!
Mostrando postagens com marcador mesa de apoio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mesa de apoio. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de novembro de 2019

Mesinha


Olá pessoas!!

Da reunião de vários objetos e sobra de obra, marido construiu uma mesinha. Aliás, tem saído muitas mesinhas daqui... hehehe! Faltando espaço (leia-se "casa") pra colocar todas elas.

Eis o que tínhamos por aqui...

  • Uma cadeira que recolhemos da rua. Parte das pernas foram cortadas porque estavam podres. Serviu de base para o tampo;
  • uma sobra de MDF um pouco maior que a medida da cadeira e que serviu de base para aplicação dos azulejos e ladrilhos;
  • azulejos retrôs que compramos numa promo da Leroy;
  • sobra dos ladrilhos que usamos na reforma do banheiro na nossa casa - tb compramos numa baita promo da Leroy - fiquem sempre de olho nas promoções, vendas de sobras de estoque, porque vocês podem ter surpresas boas e uma grande economia.



Nesta foto acima marido colocou o encosto e o assento da cadeira pra mostrar como era antes. A parte da cadeira usada na mesinha foi pintada com tinta esmalte, pra resistir melhor à umidade, uma vez que usamos ela na área externa da casa.


Nesta foto acima e na abaixo - a luz não ajudou - mais um pouco dos azulejos e dos ladrilhos.


Como marido fez? Fixou o tampo de MDF na parte da cadeira (que viria a ser a sustentação da mesinha). Colou os azulejos e os ladrilhos no tampo (com cola de azulejos), aguardou secar, fechou as fendas entre azulejos e ladrilhos com rejunte e pintou de esmalte branco as partes que ficaram aparentes do MDF. Ficou assim...




E uma caipirinha comemorativa é de praxe, afinal, trabalho merece pagamento!

Vale lembrar que a tinta esmalte que usamos aqui é base água. Praticamente não usamos mais da base solvente químico. E quando usamos é de restos que ainda tem por aqui do tempo do sogro. Mas acho que os restos já foram todos.

Esperamos ter lhe inspirado a reaproveitar objetos e dar um novo uso a eles. As manualidades costumam ter características únicas, criando objetos exclusivos. Certamente ninguém terá um objeto idêntico ao seu, exatamente o contrário do que encontramos no comércio. Tem outros benefícios ainda: manualidades são terapêuticas, fazem um bem danado pra alma; manualidades são carregadas de afeto, de amor, carinho, trazendo pro seu cantinho significados que nenhum outro objeto traria! Um abraço!

Obs.: este POST não é publicidade pra loja citada. De fato, andamos com frequência por lá e sempre de olho  nas promos!



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Detalhes tão pequenos...

Olá, pessoa que me lê! Hoje vou falar - e mostrar um pouco - sobre detalhes. Normalmente (nós amadoras) quando decoramos nossas casinhas, nem sempre conseguimos reproduzir o estilo que vemos em imagens pela internet e revistas. Não podemos deixar de levar em consideração que "fotografias de revista" são produzidas para tal e, portanto, na maioria das vezes, encontraremos nelas ambientes perfeitos, "arrumadinhos". Quem tem filhos, animais de estimação - ou ambos - sabe que manter a casa 100% arrumada é uma tarefa árdua (particularmente, casa arrumada, onde não tem nada fora do lugar, que não tem sinal de "uso", não é um lar: é um show room). Todavia, na minha singela opinião, não é a arrumação, nem objetos modernos/novos que dão um toque aconchegante nas decorações. Aquele "tchan" que torna um lar gostoso e acolhedor é, usualmente, um ambiente repleto de pequenos toques pessoais. Eles vão desde porta-retratos, mantinhas/almofadas, lembranças de viagens, flores, obras de arte (etc) até pequenos artesanatos produzidos pelas nossas mãos. Estes últimos são uma forma original de imprimir personalidade ao ambiente. O importante é que você goste e tenha a ver com você, com seu uso no cotidiano, que fale de você ou para você, que lhe traga recordações gostosas assim como o aroma de um bolo recém assado nos faz lembrar da casa de nossa avó...

Já li em diversos sites e revistas que o bacana é você olhar pra cada cantinho da sua casa e encontrar ali algo que te faça feliz, que tê prazer. Pois é, só que isso a gente não consegue fazer de uma hora pra outra. É uma atividade contínua - o que é ótimo - que deixa o lar da gente em constante metamorfose. Enjoou de alguma coisa, troca por outra; mudar os móveis de lugar de vez em quando pode revelar uma disposição mais prática ou bonita; mudar a cor de uma uma parede pode transformar completamente um espaço; um móvel ou objeto pode servir para um fim diferente; algum objeto quebrado pode ser reciclado e transformado num novo e por aí vai. Obviamente - e felizmente - nem todo mundo gosta das mesmas coisas que eu  ou você. E é esta diversidade que inspira, que alegra, que surpreende! Eu adoro observar e aprender sobre as soluções que vejo por aí, que outras pessoas nos mostram. E você? Posso tentar lhe inspirar?

A Fabiana Tardochi, do blog "Reciclar e Decorar" é mestre na arte de transformar a casa. Muda móveis de lugar, pinta paredes, constrói móveis, faz texturas em paredes, dá dicas sobre reciclagem super bacanas, cria objetos decorativos... é um lar sempre em transformação, como é nossa vida! Veja a sala dela neste post aqui e neste aqui.


Aqui, numa brincadeira no apê do interior, mudei as garrafinhas de lugar pra ver onde ficariam melhor... aliás, foi uma série limitada de garrafinhas em aço de uma marca de cerveja que eu estava com muita vontade de ter. Estão vazias, mas seguem enfeitando, podendo ser utilizadas como vasinhos de flor também, porque não?!





... parede da cozinha modificada com baixo custo...


... uma porta, somada aos cavaletes e que renderam um home office... ah, esta cadeira azul foi criada reciclando partes de vários móveis...


... artesanato e reciclagem juntas formando um quadro lousa...


... apenas artesanato em forma de quadrinhos usando retalhos de tecido..





... grampos de roupa em madeira transformados em imãs de geladeira (aproveite aqueles imãs que entulham nossas caixas de correspondência com telefones de delivery, etc)...




... um marcador de livros de feltro...


... chita e letrinhas...



... tinta na parede (na primeira imagem as paredes eram verdes e, na segunda imagem, a parede era branca)...



... um móvel reciclado (a mesinha de apoio já teve as perninhas de várias cores - agora é azul e veio pro apê do interior)...


... uma herança de família (este castiçal de madeira era dos meus sogros)...



... um móvel reformado...


... atrás da cadeira de balanço, um biombo amarelo confeccionado a partir de duas folhas de janelas que sobraram da reforma da casa, em duas fases: aqui e aqui.


Como você pode ver, entre projetos grandes e pequenos, conseguimos deixar um pouco de nós nos detalhes, no nosso jeito de cuidar da casinha, na forma de vê-la e usá-la. Assim também a Fabiana, como você pode ter conferido em seu blog - se não conhece o blog dela, corre lá e inspire-se - clique aqui!

Espero ter lhe inspirado a fazer o mesmo na sua casa. Procure por aquilo que gosta, por aquilo que identifica a sua origem e a da sua família, objetos e móveis que contam a sua história... Beijos e muita inspiração pra você!

P.s.: este post não é um publieditorial.



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Algumas artes que fizemos em 2013

Olá pessoas! Me contem: como estão enfrentando este verão? Tá de lascar, não é, rs? Este calor tem atrasado meus posts (já que não me animo a sentar em frente a um monitor). Então resolvi fazer um post diferente pra iniciar 2014. Neste, quero mostrar um apanhado com algumas artes que fizemos em 2013 - e que já foram mostradas no blog. Até que a gente fez bastante coisa! Com a sempre presteza do marido, mais algumas ferramentas e ideias, o resultado foram estas peças que admiramos, inspiradas na consciência em preservar, nas lembranças, na vontade de fazer algo diferente, na necessidade... vejam comigo!

A primeira que quero mostrar é o balcão amarelo que recuperamos. Estava tomado por cupins. Neste link tem mais fotos dele. Na verdade, o trabalho vem desde 2012, mas a conclusão foi ano passado. Clique aqui e veja a condição em que o balcão estava antes da tinta (role a página até o final do post). Foi uma das artes que mais apreciamos fazer e que nos surpreendeu.


O espelho foi pro quarto da caçula. É destes de lojas populares que tem aquelas moldurinhas sem graça. Forrei com tecido e o resultado é este.


A cadeira foi renovada duas vezes. Uma vez ficou assim...


E depois, ficou assim...


Fizemos alguns grampinhos decorados, pra serem usados como imãs de geladeira.



De duas janelas envidraçadas, marido idealizou um biombo. E dá-lhe tinta amarela, hehehe... aqui tem parte do processo - role a página até o final.


A cabeceira da cama de meus falecidos sogros ganhou remédio contra cupins e tinta amarela, de novo! Neste link aqui, tem ela antes...


Os quadrinhos feitos pro sorteio de terceiro aniversário do blog.


As banquetas dos falecidos sogros, revitalizadas com tinta e tecido.


E as banquetas customizadas que foram pro apê no interior, mobiliando o lar que marido (e eu, mais ele do que eu) habita de segunda até sexta.



Mais uma cadeira que era de um conjunto dos sogros. Só restou esta uma e precisava de ajuda. Ficou assim, linda, combinando com o pufe (o pufe mandamos restaurar). Olha a caixa da pepsi ali, organizando minhas revistas de decoração... :D


Uma mesa feita com tábuas que foram removidas das paredes internas da casa. Depois de tratada (contra os cupins) foi lixada mostrando a madeira e as cores que a casa teve. Usamos ela, já, em várias ocasiões...




Carretéis que recolhemos do lixo (destes que as operadoras de TV a cabo usam) e transformamos em mini mesinhas de apoio. Junto deles, as cadeiras de madeira que receberam uma água suja de tinta. Estão desbotando naturalmente e tenho gostado delas cada vez mais...


Um móvel multiuso que construímos a partir de sobras de madeira. Serve de suporte no quarto do apê do marido.



Uma cadeira/sapateira apoio pra calçar sapatos e que foi pro apê do maridão, também. Foi feita de vários pedaços de madeira. O encosto é original de uma cadeira que recolhemos da rua. O assento é parte de outra cadeira que ganhamos de um vizinho. Os pés de sobras de madeira. A prateleira era, originalmente, do móvel amarelo que recuperamos.



E o banquinho/sapateira que fizemos aqui pra casinha. Outra das artes que apreciamos muito fazer e mais ainda, adoramos o resultado.


Tem mais artes no blog e se você quiser ver, basta navegar entres os posts de 2013. Algumas que fizemos, outras que mandamos fazer. Mas o importante é que foram atividades que nos deram imenso prazer e que tornaram nosso lar lindo, repleto de significado e lembranças boas! E isso, nenhum dinheiro ou cartão paga, né?


Sobre o calor... aqui em Porto Alegre está realmente muito quente. É meu terceiro verão na capital dos gaúchos e, admito, o calor está mais intenso e tem durado mais dias. Os "refrescos" que vinham sempre após as deliciosas chuvas de verão, desta vez estão tornando os dias mais insuportáveis - quando chove. Eu, que não gosto nada de calor, simplesmente me arrasto. Não sobra ânimo nem pras coisas mais agradáveis. Como as atividades de artesanato são realizadas ao ar livre, normalmente, estou meio paradinha pra não suar, hehehe. Estamos pitando a casinha, também, e está ficando uma belezinha! Aos poucos o verão vai passar e o calor amenizará. É meu consolo, rs.

Enquanto isso, estamos com algumas artes no "forno". Falta finalizar. Logo mostrarei. Por enquanto, fica meu desejo de que o pouco que fizemos inspire você a renovar, a criar, a reciclar e decorar sua casa com baixo consumo e muita criatividade! Beijos e até o próximo post...

Este post não é patrocinado.