Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!
Mostrando postagens com marcador mesa de centro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mesa de centro. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de novembro de 2019

Mesinha


Olá pessoas!!

Da reunião de vários objetos e sobra de obra, marido construiu uma mesinha. Aliás, tem saído muitas mesinhas daqui... hehehe! Faltando espaço (leia-se "casa") pra colocar todas elas.

Eis o que tínhamos por aqui...

  • Uma cadeira que recolhemos da rua. Parte das pernas foram cortadas porque estavam podres. Serviu de base para o tampo;
  • uma sobra de MDF um pouco maior que a medida da cadeira e que serviu de base para aplicação dos azulejos e ladrilhos;
  • azulejos retrôs que compramos numa promo da Leroy;
  • sobra dos ladrilhos que usamos na reforma do banheiro na nossa casa - tb compramos numa baita promo da Leroy - fiquem sempre de olho nas promoções, vendas de sobras de estoque, porque vocês podem ter surpresas boas e uma grande economia.



Nesta foto acima marido colocou o encosto e o assento da cadeira pra mostrar como era antes. A parte da cadeira usada na mesinha foi pintada com tinta esmalte, pra resistir melhor à umidade, uma vez que usamos ela na área externa da casa.


Nesta foto acima e na abaixo - a luz não ajudou - mais um pouco dos azulejos e dos ladrilhos.


Como marido fez? Fixou o tampo de MDF na parte da cadeira (que viria a ser a sustentação da mesinha). Colou os azulejos e os ladrilhos no tampo (com cola de azulejos), aguardou secar, fechou as fendas entre azulejos e ladrilhos com rejunte e pintou de esmalte branco as partes que ficaram aparentes do MDF. Ficou assim...




E uma caipirinha comemorativa é de praxe, afinal, trabalho merece pagamento!

Vale lembrar que a tinta esmalte que usamos aqui é base água. Praticamente não usamos mais da base solvente químico. E quando usamos é de restos que ainda tem por aqui do tempo do sogro. Mas acho que os restos já foram todos.

Esperamos ter lhe inspirado a reaproveitar objetos e dar um novo uso a eles. As manualidades costumam ter características únicas, criando objetos exclusivos. Certamente ninguém terá um objeto idêntico ao seu, exatamente o contrário do que encontramos no comércio. Tem outros benefícios ainda: manualidades são terapêuticas, fazem um bem danado pra alma; manualidades são carregadas de afeto, de amor, carinho, trazendo pro seu cantinho significados que nenhum outro objeto traria! Um abraço!

Obs.: este POST não é publicidade pra loja citada. De fato, andamos com frequência por lá e sempre de olho  nas promos!



terça-feira, 8 de março de 2016

Renovando móveis... 14 sugestões!

Olá pessoas! O assunto já é bem batido por aqui, porque o que mais fazemos é renovar móveis ou construir com peças diversas que encontramos por aí. Mas hoje, procurando por inspiração, encontrei estas ideias com estilos, técnicas e móveis diferentes e quis compartilhar com vocês. Inspirem-se e renovem peças em suas casa gastando pouco.


Cômoda velha vai pro lixo? Vai não...



Banqueta - velha ou nova - pode ser customizada assim. Lembrando que estas peças são super coringas pela casa e servem em várias funções além de assentos.



Realçando a cor natural da madeira com uma "moldura" de tinta.


Um rack? Um bufê? Os padrões geométricos ainda estão em alta e são uma bela ideia de customização/renovação para um móvel.



Cadeiras mudam completamente o visual do ambiente quando renovadas. E, de vez em quando, faz bem mudar tudo de cor, de lugar! 



Esta mesinha de centro recebeu uma senhora transformação. Agora, em versão moderna de luxo!



Este guarda-roupas antigo, além da pintura, foi parar na sala. E digam se não é o centro das atenções?



Apaixonei nesta ideia: o banquinho rústico recebeu encosto de cadeira. Lindo demais...



Este sofá foi repaginado pelo famoso Estúdio Glória. Um luxo...



E a geladeira? Tá feia mas funciona legal? Pinte, use adesivos vinílicos, tecido adesivo... a minha geladeira tem uns 6 anos, acho, e já tem muitos pontos de ferrugem. Meu freezer, que tem 15 anos já ganhou pintura nova. Sai muito mais barato que comprar um novo, funciona super bem e a pintura deixa como novo. Olha esta da imagem: provavelmente um adesivo vinílico com padrão geométrico antiguinho... 


Aqui ela foi pintada de preto fosco: continua geladeira, virou quadro de recados e está super moderna.



E pra quem gosta de mais cor, em amarelo!!!



A escrivaninha ficou tão fofa! Estimula a organização e os estudos!



E a cama, lugar que nos recebe todas as noites para um merecido descanso, também ganha roupagem nova. Além da pintura, esta cabeceira ganhou destaque pelo material estampado que a reveste! Reparem no fofo apoio, ao lado cama: três malas antigas enfeitam e organizam o espaço.



Tem inspiração aí para vários móveis da casa, né? Aproveitem, arrumem aquela coragem que faltava e façam as suas customizações!

Beijos e até o próximo post...


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Estantes improvisadas

Oi pessoas... recebi um e-mail de uma leitora do blog pedindo sugestões sobre estantes para um apê alugado. Bem, como estou na mesma situação agora (com um apê alugado), as dicas também vão inspirar minhas escolhas futuras. Vamos lá?!

Uma série da mostra Morar Mais Por Menos (que quem frequenta o site sabe que eu AMO), em suas várias edições.

Caixotes coloridos presos na parede. Também pode ser empilhados no chão caso não queira danificar as paredes. Na imagem acima, as duas sugestões.


Acima, caixotes e gavetas. Juntos foram pintados da mesma cor da parede e fixados. De novo, podem ser empilhados no chão.


À esquerda da imagem acima, uma estante feita utilizando-se uma escada e tábuas.


Duas escadas sustentam tábuas formando uma estante neste jardim. A ideia pode ser adaptada pra sala, quarto, etc...


Placas de OSB são normalmente utilizadas para tapumes em obras. Mas podem ser utilizadas como revestimento ou estantes. Fornecem conforto térmico e acústico por um preço camarada.


Caixas de OSB empilhadas formam uma estante no canto desta sala.



Caixotes empilhados, presos à parede, como for conveniente pra você.



Esta, presa por estes prendedores, mantém as caixas unidas.



Várias mesinhas de centro, de diferentes modelos, foram serradas ao meio e empilhadas. No site ainda tem dicas de como fixar prateleiras.




Escadas servindo de apoio para objetos e livros.



Cobogós usados como elementos decorativos, presos na parede. Também podem ser usados como apoio para tábuas/pranchas, criando uma linda estante. Visite o site clicando no nome do blog. Lá há diversas ideias de baixo custo e lindas.



Círculos de papelão formam uma bela estante e que serve de divisória.




Se clicar no nome do blog, verá o PAP desta prateleira acima. Linda né?







Os exemplos acima utilizam cobogós e elementos vazados de concreto. Dá pra fazer estantes, divisórias, prateleiras...




Tijolos, blocos de concreto vazados e tábuas/pranchas de madeira.

E então? Conseguiu se inspirar, Cristina? Te ajudei um pouquinho? Espero que sim... Se você, que está me lendo, tiver alguma sugestão de assunto para um post, deixe um comentário em alguma postagem. Beijos e muita inspiração pra você! Este post não é um publieditorial!


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Uma semana linda...

... começa com lindas imagens, com inspiração! Então, pessoas queridas, venham apreciar comigo uma pequena seleção de ambientes e móveis aconchegantes, com cara de ontem, adaptados aos gostos, necessidades e desejos do hoje! A minha semana começa florida, como estas imagens do blog Space for Inspiration - tulipas de Amsterdã plantadas no passeio... um sonho né? Depois das tulipas, um pouco de reciclagem... móvel antigo, suporte para coleção de bonsai, palete como mesa de centro!





Venham agora para o blog Vintage & Chic... caixotes, móveis reciclados, paredes de tijolinhos (pintadas ou não)...






Ontem tive notícias ótimas, um telefonema inesperado -  vou rever pessoas maravilhosas esta semana - e hoje tive mais notícia boa! Se eu contar, vocês talvez pensem que é muita felicidade pra pouca coisa.  Contudo, tenho acreditado que a felicidade é composta de pequenos momentos alegres, pequeninos fatos que nos fazem sorrir, a companhia de bons amigos, uma comidinha gostosa, um cheirinho... não há felicidade plena e quem busca isso, ilude-se. É uma busca solitária, infeliz e egoísta. Mas existem vários momentos felizes, grandes ou pequenos, dos quais a felicidade real é feita! Se você consegue apreciá-los, não sentirá tristeza... e que mal há em estar triste vez ou outra? Coisas ruins também acontecem... e depois a gente dorme, o tempo passa e as lembranças tristes vão para aquele lugar onde devem ficar, num cantinho, para nos fazer lembrar de como somos felizes e de que tudo fica bem outra vez! Filosofia barata? Pode ser, contudo funciona pra mim! Então tá valendo, né? Vamos deixar as queixas para quem realmente tem motivos para elas! 

Beijinhos, felicidade e muita inspiração pra vocês!