Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens

Pudim de claras

sábado, 11 de outubro de 2008

Faz anos que eu não faço um lindo pudim de claras. Eu adorava fazer um pudim de claras, não consigo lembrar minha mãe fazia algo com as gemas, acho que era quindim, e eu fazia o pudim de claras. É uma sobremesa facílima.


Ingredientes para a calda
1 xícara de água
2 Xícaras de açucar

Preparo
1. Coloque a água e o açúcar em uma panela misture bem. Leve ao fogo alto para caramelizar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo.
2. Despeje a calda em uma fôrma de pudim e espalhe nas laterais girando a forma. Deixe esfriar

Ingredientes
8 claras
16 colheres de açúcar refinado

Preparo
1 - Coloque todas as claras em uma mesma tijela e bata até o ponto de neve. Em seguida vá acrescentando o açúcar refinado aos poucos. Essa mistura deve ser batida até virar um suspiro bem consistente.
2 - Pré-aqueça o forno em 120º.
3 - Coloque o suspiro na forma já preparada com a calda e leve ao forno pré-aquecido, deixe assar por 30min.
4 - Ao retirar do forno deixe esfriar normalmente, para poder desenformar, se estiver muito gelado ele não vai soltar e se estiver quente irá quebrar. Então deixe esfriar totalmente sem levar a geladeira.

Dicas
Tenha cuidado ao separar as claras das gemas para que não tenha nenhum ovo estragado assim vai contaminar todo as outras claras.

Pudim de café

Essa eu aprendi com minha tia, quando ela fez um curso de culinária no senac que era pertinho da casa dela na Tijuca. Tem mais de 20 anos... ui...

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de água
2 ovos
Café solúvel a gosto
1/2 colher (café) de fermento
1 pitada de sal
calda de caramelo



Preparo

Prepare o café. À parte, junte os ovos com a água, o leite condensado,e o fermento. Junte o café frio para não cozinhar a na quantidade que desejar e tempere com uma pitada de sal. Coloque o preparado numa forma com buraco untada com a calda de caramelo e cozinhe em banho-maria a uma temperatura média durante cerca de 20 minutos. Sirva bem fresco.

Tiramisu Fácil, Também da Danusa.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008


Foi a Danusa, uma amiga aqui de Viena que tá ganhando espaço no nosso blog por suas receitas ótimas. Adoro essas minhas amigas O que gostei dessa receita é que ela não leva ovos, não fica muito perigosa!

Ingredientes
500g de Mascapone (Ou Creme de Leite sem soro)
200g de biscoito champagnhe
100g de Acucar
Um Copo Americano de Café forte
3 colheres de sopa de Rum (Ou Licor de Amendoas)
Cacao em pó para polvilhar
javascript:void(0)
Preparo
Misture o açúcar ao mascapone e bata bem.
Bata bem até ficar bem consistente e nao cair da colher ( Cuidado para nao bater muito e virar manteiga ). Adicione o Rum (ou licor de amêndoa) ao café.
Mergulhe o biscoito no café com rum (bem rapidamente para nao ficar muito encharcado.
Organize em camadas, os biscoitos e o creme de mascapone.
Por último, polvilhe o cacao em pó sobre a última camada do creme de mascapone. Sirva gelado.

Torta de banana, da Danusa

Mais uma da Danusa

TORTA DE BANANA

Ingredientes

1 xicara de cha de margarina
2 xicaras de açucar refinado
2 xicaras de farinha de trigo
2 colheres de cha de fermento
2 colheres de cha de bicarbonato
6 bananas pratas machucadas
4 ovos
1 xicara de cha de castanha moida
1 colher de cafe de sal

Preparo

Bate-se a manteiga com o açucar, junta-se os ovos um a um (gemas e clara)em seguida a castanha moida as bananas e por ultimo os ingredientes secos.Leva-se ao forno, forma untada.

RECHEIO DA COBERTURA

1/2 xicara de leite, 1 xicara de açucar, 1/2 xicara de castanha moida, 2 colheres de sopa de margarina, uma pitada de sal, 6 colheres de sopa de nescau, 1 colher de cha de baunilha. Leva-se ao fogo ate tomar consistencia. Corta o bolo ao meio, une-se com o recheio, cobrindo depois toda a torta.

Sorvete de Café, da Danusa

Sorvete de Café essa também é da Danusa.Posto do jeitinho que ela mandou.

Ingredientes


1 ½ xícara de café de água
2 colhheres de sobremesa cheias de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
leite
Café solúvel

Açucar
ovos

Preparo

1º - Caramelizar uma forma de pudim média
2º - 1 ½ xícara (de café) com água, 2 colheres (de sobremesa) cheias de chocolate em pó, 1 colher (de café) com café solúvel. Leva-se ao fogo. Esfriar um pouco e despejar na forma caramelizada.

3º - Em uma panela, mistura 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, ½ colher (de sobremesa) de café solúvel, 3 gemas. Levar ao fogo para cozinhar com os as gemas até virar um creme engrossar. Deixar esfriar (morno).

4º - Bater 3 claras em neve. Adicionar 4 colheres de açúcar. Depois de bem batido, colocar o creme de leite. Mistura ao creme de café (parte 3º). Colocar de vagar na forma caramelada com a calda.

5º - Levar ao congelador por no mínimo 6 horas. Na hora de servir à mesa, levar a forma ao fogo aquecendo ligeiramente por aproximadamente 1 minuto (apenas para desgrudar) e virar no prato que for servir. Conservar sempre no congelador.

Arroz Doce

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Esse é um daquelas famosas receitas que as amigas, que sabem cozinhar de verdade, passam dizendo: nao tem mistério nem segredo nenhum. E eu digo: mentira! Porque todo mundo tem o seu jeito de fazer, os bons ingredientes fazem diferença e, além de que, tudo tem um certo misteriozinho ou seu segredinho pra dar certo. Até ovo frito, nao é verdade?

Aqui vai o jeito que eu faço. Fica bommm e nao tem mistério nenhum.. hehehehehe.



Foto By LuLu na Italia


1 xic de arroz
2 xic de àgua
1 pau de canela
Raspas de cascas de 1 limao
1 litro de leite
1/2 xic de açucar


1- Cozinhe o arroz na àgua junto com a canela e as raspas de limao até quase terminar de secar.
2- Acrescente o leite e o açucar, quando ferver abaixe um pouco o fogo e deixe fervendo por mais 30/40 minutos. De vez em quando deve-se mexer pra nao grudar no fundo da panela e tirar a nata que se forma.
3- Sirva quente ou frio, com canela em pò por cima.. ou sem.. como preferir. Rendeu 6 porçoes.


Dicas:
1- Pode-se usar o arroz agulinha, parbolizado ou integral. Se usar o parbolizado ou o integral o tempo de cozimento no leite aumenta pra 1 hora.
2- Como tenho intolerancia a lactose substituo o leite integral por leite de soja. Fica mais moreninho como se ve na foto. Fica muito gostoso e ainda com um gostinho de baunilha.
3- A quantidade de açucar varia de acordo com o gosto de cada um. Eu nao gosto muito doce, enjoativo. Prove e adicione mais, se quiser, lembrando sempre que quando se esfria o doce se acentua, entao, cuidado.

Bananas ao vento

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Alguém me passou essa receita a alguns anos. Como efeito colateral da dieta obrigatória que me impus, eu ando sonhando com esse sorvete a dias. Muitos dos quilos que engordei em 2005 foram por resposabilidade desta sobremesa que pretendo levar no próximo encontro de brasileiros aqui em Viena. Em baixo, nas dicas, adaptei para uma receita light, com menos calorias. É uma sobremesa fácil e barata e as crianças adoram.

1 pote de sorvete de creme
5 bananas cortadas ao meio
8 colheres de açúcar
2 colheres de canela

Misture o açúcar com a canela e coloque em um refratário pequeno ou assadeira. Em seguida coloque as bananas cortadas ao meio ou picadas sobre o açucar misturado com a canela. Leve ao forno alto por quinze minutos, ou microondas por três minutos em potência média, se não der o ponto acrescente mais dois minutos. No microondas você deve acrescentar duas colheres da agua ao açucar para não ressecar e observe o açúcar se transformar em calda. O ponto é um pouquinho açucarado.O ideal é usar o meio termo entre o microondas e o fogão a gás, um forninho elétrico. Também pode ser usado o fogo da churrasqueira. Cobrindo-se a assadeira com o papel aluminio.

Sirva quente com uma bola de sorvete de creme. A calda quente com canela dá um sabor especial ao sorvete. Se quiser use outros sabores de sorvete.

Dica light
Para quem quiser uma sobremesa diet use os potes light de uma das marcas do mercado, retire o açucar use apenas a canela com banana e duas colheres de agua...para não ressecar a banana.

Queijadinhas

A receita de queijadinhas que tenho é antiga, da minha mãe, Dona Conceição que herdou da vó Acácia que morava em Paraisòpolis, Minas Gerais e hoje,provavelmente orgulhosa das aventuras culinárias de sua netinha, me protege de onde estiver. Eu já meti o meu dedinho no modo de fazer, claro, mas o resultado ainda tem o gostinho de infancia.

O café da manhã de hoje foi mezzo mineiro mezzo italiano: queijadinhas com cappuccino. Hehehehe. Adoooro! Outro dia darei a receita de capuccino que aprendi aqui. Me lembre!

Foto By LuLu na Italia
3 ovos
1 lata de leite condensado
3 col (sopa) de queijo parmesão regiano ralado
100g de coco ralado
1 col (sopa) de manteiga derretida
Forminhas de papel

1-Se o coco for de pacotinho umedeça-o com 1/2 xic de leite antes de começar a receita. Reserve. 2- Derreta a manteiga numa panelinha pequena, no fogo bem fraco.
3- Bata os ovos (eu faço com o Mixer) até ficar bem aerado, espumoso.
4- Acrescente o leite condensado e o queijo e bata um pouco mais.
5- Adicione o coco já umedecido no leite, a manteiga, mexa e reserve.
6- Ligue o forno (150°). Deixe preaquecer por 10 minutos enquanto a massa descansa.
7- Misture levemente, encha as forminhas de papel que vc coloca dentro de forminhas de aluminio ou plástico anti-aderente, de fazer empada. As minhas tem 90mm de diametro e renderam 18 queijadinhas.
8- Leve ao forno por aprox 50 min. Ou até dourar bem por cima. Varia de forno pra forno. Deixe nas forminhas de papel e coma quente ou frio.

Pudim de Leite da LuLu

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Fiz o meu primeiro pudim!!!!
Saboreá-lo foi muito emocionante. Teve um sabor de vitòria, de construçao da maturidade, misturado com o gostinho da infância. Sei que tem tanta receita igual a essa. Sei que pra muitos nao tem misterio fazer um simples pudim. Mas pra mim o dia de ontem foi mágico e restará pra sempre na minha memoria.

O primeiro pudim a gente nunca esquece.



Foto By LuLu na Italia

1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 lata de Leite condensado
2 medidas (da lata) de leite
3 ovos
1 colher (chá) de Maisena ou amido de milho

Calda:
1- Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar em fogo baixo até ficar dourado.
2- Junte a água quente e mexa com uma colher.
3- Aumente o fogo e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
4- Forre com a calda uma forma com furo ou sem furo (aprox 20cm de diâmetro) e reserve.

Pudim:
1- Coloque no liquidificador o leite, o leite condensado, o amido dissolvido em um pouco do leite, e os ovos peneirados. Bata por 3 minutos e despeje na forma já caramelizada reservada.
2- Tampe a forma. Se a forma nao tiver tampa, cubra com papel aluminio e asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos.
3- Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.
4- Desenforme e sirva a seguir.


Dicas:
- Aqueça a água que vai despejar no açúcar para fazer a calda, antes.
- Aqueça a água do banho-maria, antes de levar ao forno.
- Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca. Esta deve sair limpa.
- O pudim desenforma melhor quando beeeeeem gelado. Se possível, prepare-o na véspera. Fica também mais gostoso se feito de um dia pro outro.

Bolo de chocolate meio a meio

sábado, 26 de julho de 2008



Esse bolo é uma adaptação do bolo de chocolate com iogurte da minhas sogra, só que fica mais fofinho. Como eu detesto bolo com óleo eu troquei o óleo por margarina e o iogurte por leite. O dela fica mais durinho como a SacheTorte que vou deixar aqui a receita esta semana. Mas eu prefiro o bom bolo Nega Maluca, que nem eu!

Ingredientes
1 xicara de açúcar
2 xicaras de farinha de trigo
3 colheres de achocolatado em pó
3 colheres de chocolate em pó
100g de margarina
3 ovos
300ml de leite
30gr de fermento, (2 colheres de sopa cheia)

Bata primeiro o açucar, tres gemas, e a margarina. Quando estiver bem macio, penere uma xícara de farinha de trigo junto com o fermento e misture 100ml de leite. Penere agora o achocolatado junto com o chocolate em pó, e vá adicionando a esta mistura mais 100ml de leite. Coloque o segundo copo de farinha de trigo e vá misturando o leite aos pouquinhos. Bata bastante para diluir bem a farinha de trigo. E por fim bata as claras em ponto de neve e misture.
Coloque numa forma com furo, como as de pudim, ou em um refratário fundo.
Se quiser pode assar em microondas.

Dicas:
Esta massa fica bem consistente, entretanto o bolo fica bem fofinho como na foto.
Eu normalmente tenho preguiça de misturar claras então coloco os ovos inteiros logo
no começo.
Se quiser usar recheio diminua o fermento em uma colher para a massa não crescer muito ou desenforme a torta, corte ao meio após esfriar, recheie uma metade e cubra com a outra parte.
Para o recheio misture 1 colher de nozes em pó, ou três colheres de coco ralado com meia lata de doce de leite.

Bolo de Fubá Um por Um

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A receita desse bolo deve ter relação, além da praticidade para as grandes cozinheiras do nosso Brasil, com a dificuldade em conhecer as medidas de peso e volume . O que entendi é que basta eleger uma medida para os ingredientes e pronto. Sem complicação de gramas e mililitros, xicaras e etc. Pode ser um copo de requeijão, pode ser uma caneca, um copo americano, uma lata ou até mesmo uma xicara que darà certo do mesmo jeito. No meu caso uso uma daquelas caneconas de beber leite, que deve conter aproximadamente uns 300ml. Vamos lá.

Foto By LuLu na Italia

1 medida de leite
1 medida de fubá
1 medida de açucar
1 medida de farinha de trigo
1 medida de òleo
1 ovo
1 colher (sopa) de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pò

Margarina e farinha pra untar a forma.

1- Preaqueça o forno em temperatura média (160°-180°)
2- Misture numa tigela os ingredientes secos, o fubá, a farinha de trigo, açucar, menos o fermento.
3- Acrescente os ingredientes liquidos, o leite, o òleo, o ovo e bata com uma colher de pau até ficar uma mistura homogenea.
4- Acrescente o fermento e mexa, sem bater.

5- Despeje a mistura na forma jà untada e enfarinhada.
6- Assar no forno por aproximadamente 50 min. Até dourar.

Dicas:

- Espere o bolo amornar para tirar da forma. Vire-o sobre o prato que vc quiser, bata um pouquinho no fundo da forma pra ajudar a soltá-lo. Nao vire quente nem espere esfriar completamente senao ele gruda e na hora de soltar se quebra. Experiencia propria.. hehehe.

Bolo de Mandioca

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Foto By LuLu na Italia

1 kg de mandioca
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 col (sopa) de manteiga /margarina
100g de coco ralado umido e adoçado
3 col (sopa) de açucar
1 vidro (200 ml) de leite de coco
1 col (sopa) de fermento em pò


1- Descasque e rale a mandioca crua. Pode tambem triturar no liquidificador.
2- Preaqueça o forno em temperatura média.
3- Numa tigela grande coloque a mandioca e và juntando todos os ingredientes e misturando, os ovos, o leite condensado, a manteiga, o açucar, o leite de coco, o coco e por ultimo o fermento.
4- Despeje a mistura numa forma, sem furo, jà untada e enfarinhada.
5- Asse por cerca de 40 minutos. Até ficar dourado por cima.


Dicas:
- Aqui na Italia, muitas vezes, nao acho leite de coco. Aprendi com minha irma, Lucila, a deixar de molho o coco ralado no leite 1/2 hora antes de fazer o bolo. O coco fica umido como pede a receita e o leite pega o gosto do coco. Ficou otimo.
- Antes de colocar o fermento, de uma provada na massa. Ela tem que estar bem doce, pois a mandioca absorve o açucar quando assa e o bolo fica sem graça. Se precisar, acrescente mais uma ou duas colheres de açucar.
- Outra dica, que dou sempre, é a de tirar os ovos, o leite e a manteiga da geladeira 1/2 hora antes.

Pudim de pão

sábado, 19 de julho de 2008

Ingredientes
5 pães dormidos
4 ovos inteiros
500 ml de leite
2 colheres de margarina
1 xícara de açúcar
1 colher de amido de milho
1 colher de chá de essência.

Preparo do pudim


Primeiro faça a calda. Com meia xícara de açúcar e meia xícara de água, aprox. 8 colheres de cada, faça uma Calda. A calda estará pronta quando der ponto de vidro.
E Derrame a calda em uma assadeira previamente untada.

Dilua o amido de milho com o leite. Corte os pães dormidos em rodelas e bata no liquidificador com o leite, a margarina, os ovos, meia xícara de açúcar e a essência preferida.



Coloque a massa do pudim na assadeira e asse em forgo brando por 30 minutos.

Dicas
. Asse em banho maria, aquecendo previamente a agua antes de colocar a assadeira no fogo. No banho maria é utilizada uma forma com furo sobre uma assadeira alta com água. Evitando o cozimento muito rápido.
. Use uma forma de pudim com furo.
. Para verificar se já está pronta sempre espete o pudim com um palito quando ele sair seco estará pronto.

Bolo de Fubá com Laranja

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Nunca gostei muito de bolo de fubá, achava seco, até que aprendi a fazer esse aqui. Fica macio e nao muito seco e se sente o sabor da laranja e o aroma do mel bem no fundo.

1 laranja inteira, com casca, sem sementes, cortada em pedaços
Suco de 1 laranja
3 ovos
2 xic. de açucar
2 colheres (sopa) de mel (bem cheias)
3/4 de xic de oleo
1 xic de farinha de trigo
1 xic de fubá (ou farinha de milho para polenta)
1 colher (sopa) de fermento em pò
1 pitada de sal

1- Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma de bolo com furo.
2- Preaqueça o forno em temperatura média (160°-180°C).
3- Bata no liquidificador a laranja, o suco de laranja, os ovos, a pitada de sal, o açucar e o mel.
4- Despeje tudo numa tijela e misture as farinhas e por ultimo o fermento.
5- Leve ao forno por 35 a 40 minutos.

Dica: Antes de começar a fazer o bolo tire da geladeira os ovos, pelo menos 30 minutos antes.

Extra, extra!!! Bolo de Chocolate feito no microondas vira Petit Gateau

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Achei esse bolinho de microndas no site cybercook. Achei interessante, pois quando eu morava com meus pais eu vivia fazendo bolo de massa pronta no microondas.

Aqui na Áustria tem umas massas de bolo prontas da nestlé. É por na forma, dez minutos, e pronto! E aí você pode incrementar com nozes sem pele, pedaços de chocolate ou passas ou até mesmo amendoas picadas.
Se quiser aplique uma cobertura de chocolate com amendoas quente, com a bombinha de enfeitar bolo, aqueça no microondas e sirva com sorvete de creme. Voilà, Pettit Gateau.
A criatividade é toda sua.


Abacate refrescante

terça-feira, 8 de julho de 2008

1- Bata no liquidificado um abacate inteiro com suco de um limão e hortelã e meio copo dágua até virar um creme espesso.
2- Adoce com açúcar a gosto ou adoçante.
3- Ponha no congelador para esfriar bastante. Não pode congelar.
4- Sirva em taças de sobremesa com folhinhas de hortelã.

Para dar requinte pique uma barra de chocolate meio amargo e misture antes de colocar para gelar. Importante não deixar congelar pois perderá a consistencia cremosa. E ao descongelar nas taças ficará aguado.
Sirva gelado.

Mousse me engana que eu gosto

segunda-feira, 7 de julho de 2008

2 pacotes de gelatina de fruta
1 lata de creme de leite

Dilua as duas porçoes de gelatina em água quente sem misturar, espere esfriar. Leve a geladeira e espere endurecer. Retire e bata com um mixer ou no liquidificador com o creme de leite. Coloque na geladeira e espere endurecer novamente.
Se quiser faça uma calda diluindo uma porção de geléia do mesmo sabor que a gelatina em porçoes em meia porção de agua e cubra a sobremesa ou misture na forma da gelatina como um bolo marmore. Decore com frutas.
Sirva gelada.

Strudel de frutas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

O strudel tradicional austríaco é de massa e feito com uma massa folhada de natas (Topfen) e maçãs verdes e passas verdes. Eu uso qualquer maçã ou passas. Minha sogra austríaca gosta e diz que o afelstrudel austríaco próximo ao meu é entediante.

100 gramas de uva passa
2 bananas picadas (cuidado com o tamanho)
1 pera picada ou ralada no ralador grosso
1 maçã picada ou idem
8 morangos médios
farelo de bolo
1 massa folhada comprada no supermercado
Canela em pó

Coloque o açucar e as frutas picadas em uma panela. Deixe cozinhar por cinco minutos
jogue o farelo de bolo e a canela e cozinhe por mais 5 minutos sempre mexendo.
Desligue o fogo deixe esfriar. Abra a massa e coloque o recheio. Feche e deixe por 15 a 20 minutos em forno a temperatura alta. Quando a massa estiver morena retire... do forno. Sirva frio. Experimente com sorvete.
Faça também da fruta que você preferir, substituindo a quantidade das outras frutas.