Mostrando postagens com marcador alface. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alface. Mostrar todas as postagens

Salada de pêra e pesto de hortelã

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aqui no Brsil tá um calorão de matar. Então descobri em uma revista manequim de 2006 essa receita de salada super refrescante. Adorei como sempre comemos antes da foto.

Ingredientes
2 pés de alface
2 pêras descascadas e cortadas ao meio
1 colher de chá de açucar
2 paus de canela
150g de queijos fresco cortado em cubos

pesto de hortelã:
2 maços de hortelã,
1/2 maço de salsinha
1/2 xic. chá de azeite
1/2 xic. chá de parmesão ralado
sal a gosto

Preparo
Lave as folhas de alface. Leve as peras, sem semente, ao fogo com agua açucar e a canela. cozinhe até que fiquem firmes, mas macias.Escorra e fatie. Disponha as folhs de alface no fundo do prato. Espalhe o queijo. E as fátias de pêra. Bata os ingredientes do pesto no liquidificador e regue a salada.Sirva gelada.

A Beterraba

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Voce sabia que na Italia, como na maior parte da Europa, o açucar é extraido da beterraba? Isso mesmo, o açucar que eles chamam somente zucchero, aqui é branquinho, normal, mas é da beterraba roxa que conhecemos, fazemos salada crua, comemos cozidinha… O açucar de cana-de-açucar também é vendido, em menor escala, e eles o chamam de zucchero de cana. A Europa cultiva 120 milhoes de tonelada de beterraba e produz 16 milhoes de toneladas de zucchero bianco; a França e a Alemanha sao as maiores produtoras mas, com exceçao de Luxemburgo, cada paìs da Uniao Europeia extrai açucar da beterraba em quantidade suficiente para atender 90% de seu consumo interno. Como todas as raìzes, a beterraba é muito rica em sais minerais, é nutriente, antianemica, antigripal, antitumoral e refrescante.

Bem, com numeros assim, eu, que adoro beterraba, rica em ferro, docinha, saborosa, temperada com um fio de azeite e uma pitadinha de sal, imaginei: me dei bem, pois aqui deve ter uma fartura dessa raiz à minha disposiçao. Né, nao? Saio a caça logo nas primeiras compras e nao via a dita cuja, barbabietola, como eles a chamam. Procurei feito doida e nao achava nunca no supermercado. Estranho, nè? Isso me intrigava e passava pela minha cabeça: serà que eles usam toda a beterraba na produçao do açucar e nao sobra pro consumo interno? Jà estou aqui hà mais de 8 meses e nada de encontrar. Essa semana, finalmente achei a tal barbabietola num supermercado que abriu a pouco tempo. Estavam là na geladeirinha do setor horti-fruti, embaladas à vacuo, jà cozidas, beeem roxinhas, lindas. Meio caro mas, a vontade foi mais forte e comprei, pronto. Fiquei tao feliz! Fiz no almoço do mesmo dia, do jeitinho que eu gosto, ainda acompanhada de carne de panela e um arroz branquinho. Toda animada com o cardàpio “brasileirinho” ofereço pro marido minha iguaria, e ele olha, assim, meio desconfiado… E sò aì é que eu descubro: Ernesto nunca tinha comido uma beterraba em toda a sua vida. :-)
(texto publicado também aqui)

Hoje nao tinha marido e eu aproveitei e fiz no almoço duas saladas:

Salada de beterraba com abobrinha
2 beterrabas médias cozidas e em fatias
2 abobrinhas médias raladas e cozidas
1 lata de atum sòlido
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
sal a gosto
folhas de manjericao

Modo de Preparo:
1-Distribua as beterrabas e as abobrinhas e o atum,
2- Tempere com o azeite, e o sal
3- Salpique as folhas de manjericao

Salada de alface com grao de bico, tomatinho cereja e queijo
alface romana ou crespa à vontade
6 tomatinhos cereja
4 col (sopa) de grao de bico
1/4 de uma cebola roxa pequena
2 fatias de queijo fresco
sal e pimenta a gosto
1 col (sopa) de mostarda

Modo de Preparo:
1-Rasgue as folhas de alface, acrescente o grao de bico
2- Corte os tomatinhos cereja ao meio e acrescente
3- Corte as fatias de queijo em cubinhos e acrescente
4- Corte a cebola em fatias fininhas e acrescente
5- Tempere com o azeite, e o sal, a pimenta e a mostarda

Comi boas porçoes das duas, deliciosas, docinhas e refrescantes com 2 fatias de pao integral.