Mostrando postagens com marcador abóbora. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador abóbora. Mostrar todas as postagens

Sopa de abóbora com camarão

sábado, 29 de agosto de 2009

Eu adoro sopa de abobora, com camarão é melhor ainda. Essa é uma receita de família. Mamãe faz um bobó de camarão com abóbora e mandioca. Por que meu pai não gosta de azeite dendê. E a abóbora adora deixa o bobó amarelinho como o dendê. Então eu tive a idéia da sopa de abóbora de camarão.

Ingredientes
1/2kg de camarão grades
1 colher de óleo
Salsa picada
Cebolinha picada
alho picado
cebola picada
1/2 quilo de abóbora baiana(aquela que parece uma garrafinha)
sal e pimenta do reino a gosto
1 caldo de legumes
louro
Azeite
1/4 de litro Leite de coco.


Preparo

Descasque a abóbora tire as sementes e corte em cubos. Deixe cozinhar por meia hora em meio litro de água com uma colher de chá de sal. Em misture em liquidificador após esfriar e deixe a parte separe.

Limpe bem o camarão, tempere com alho sal e limão e refogue bem em frigideira com uma colher de óleo cebola,tomate picados, salsinha e cebolinha. Em seguida quando os camarões estiverem já avermelhados meio cozidos, já vermelhos desligue o fogo. Separe.

Devolva o creme da abóbora que foi batida no liquidificador a panela, e dilua o caldo de camarão em meio copo dágua quente e misture aos poucos ao creme de abóbora e também coloque os camarões refogados com os temperos. E deixe cozinhar sempre mexendo paa não empelotar em fogo baixo. Vá colocando o leite de coco e sempre mexendo. Tempere com sal e pimenta do reino e uma colher de azeite de oliva. A consistência é cremosa mas não muito grossa, caso a agua seque acrescente até 250ml de aguá. Sirva em pratos fundos com um raminho de salsa e uma colher de creme de leite puxada com o garfo para decrar o prato. Rende quatro porções generosas.

Dica:
Os camarôes devem ficar macios e não borrachudos, para tanto cozinhar a sopa em fogo baixo após os ter acrescentado

Sirva em pão italiano redondo pequeno. AProveitado o miolo para fazer croutons.

Sopa de Abóbora ao "toque" de Amaretto, da Rosângela

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Outra participação da Rosângela. Agora com uma sopa. Vou correndo Comprar

Sopa de Abóbora ao "toque" de Amaretto

1 rodela larga de Abóbora (mais ou menos 1/2 kg)
3 batatas
1 cebola grande
Uma colher (sopa) de Vegetta (ou 2 cubinhos Knorr)
Um pouquinho de Amaretto (se tiver em casa! senao deixa pra lá)
Água (mais ou menos 1 litro)
Cremefine


Preparo

Cortar a abóbora e batatas em pedacos pequenos.
Cortar a cebola bem fininha e fritar em uma colher de manteiga ou margarina até ficar quase dourada. Adicionar a abóbora e batatas e dar uma boa refogada. Adicionar um pouco do Amaretto, deixar cozinhar por apenas alguns minutos e adicionar a água. Se quiser fazer isso na panela de pressa leva apenas 10 minutos.
Bater tudo com o Mixer até ficar um caldo sem pedacos.
Sal e pimenta a gosto.
Antes de servir dar uma regadinha com Cremefine (ou creme de leite fresco).
Servir com pedacos de Baguette com Hervas (aquele que já se compra pronto).

Fazendo Abobrinhas

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A abobrinha é uma ótima opçao para compor uma refeiçao leve e balanceada. Além de ser um alimento de facil digestao contém ferro que forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia, contém celulose, importante para o bom funcionamento das funções intestinais, fósforo e cálcio que ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos, vitamina A, importante à visão e à pele e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento.

Na hora de comprar, dê preferência a abobrinhas bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo que estiver escolhendo. Evite as que estejam com manchas, buraquinhos, rachaduras ou picadas de insetos.

Quando for preparar, evite descascar a abobora ou abobrinha. Raspe a casca com uma faca no caso daquelas de casca muito dura. Esse tipo de legume deve ser cozido, no máximo, por 10 a 15 minutos e sempre com pouca ou nenhuma água, que eles jà tem bastante. 100g de abobrinha fornecem 24 calorias.

Chega de falar abobrinhas, ou melhor falar em abobrinhas! Vou mostrar aqui duas maneiras bem simples de se preparar. Um refogado com alho, azeite, sal e pimenta branca, que a maioria come em casa, e como faz a minha avó Marietta com cebola, açucar e pimenta.

Foto By LuLu na Italia


Abobrinha Refogada

1 col sopa de óleo de oliva extra virgem
1 abobrinha (italiana) média cortada em tirinhas de 2cm com casca e tudo
2 dentes de alho amassados ou picadinhos
Sal e pimenta do reino branca moida

Aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente as tirinhas e de uma misturada pra apurar o gosto do alho. Acrescente uma pitada de sal e de pimenta. Tampe e deixe cozinhar sem abrir por 10 minutos. Pronto.

Abóbora doce com pimenta.

1 col sopa de oleo de oliva extra virgem
1/2 cebola picada
1 fatia de abóbora (daquela laranja) cortada em cubos grandes
1 col (sopa) de açucar
1 pitada de paprika doce e pimenta do reino preta moida
1/2 col (cha) de caldo de pimenta vermelha

Aqueça o azeite e refogue a cebola sò até ela murchar. Acrescente a abobora misture pra refogar com a cebola. Acrescente o açucar e as pimentas. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio sem abrir por 10 minutos. Abra e deixe sem a tampa, pra reduzir o caldo que se forma, mais 3 minutos. Pronto.