Bem-vindo(a). Aqui ando às voltas. Com a vida. Com o doutoramento. Com o blog. Quando as circunstâncias o permitem dou umas voltinhas pela Educação de Infância.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sobre a educação pública

Comparar o sistema educativo sueco com o português é um lugar-comum. Desde os anos 80 que muitas reformas do sistema educativo basearam-se nos modelos nórdicos. Se a implementação desses modelos foi ou não bem conduzida não o poderei dizer. Só posso constatar os resultados que obtivemos e daí tirar as minhas ilações. Talvez não tenhamos definido bem o que queríamos, talvez não tivéssemos tido em atenção os aspectos culturais e sociais dos portugueses, talvez... Às vezes interrogo-me por que carga de água não se consegue evoluir nesta matéria? O que será que nos tolda a visão que nos leva a derrapar sistematicamente?
Daí que fique grata quando alguém tenta olhar o dito lugar-comum e retira daí alguma substância reflexiva sobre o assunto. Foi o caso deste post. Para o autor, afinal a educação pública não deve ser sinónimo de escola estatal.
Se for como o autor diz, um dos grandes problemas do sistema educativo passa por aqui. Há que clarificar, porque no meu entendimento, o público sempre andou de mãos dadas com o estatal e foi assim que se consolidou e distinguiu a escola pública/estatal da escola privada. Sempre me foi dado a conhecer a escola pública como resultante do movimento da escola nova e seus ideais político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação, o único meio efectivo de combate às desigualdades sociais da nação.
Eu sou um produto da escola pública e os meus filhos também o são. Não conheci outra. Por isso a dificuldade de análise, o confundir a educação pública com escola pública. Mas, o ponto de vista de Nuno Lobo vai mais além do que o simples enquadramento da escola estatal no sistema educativo público e merece a minha atenção e estudo.

2 comentários:

jholland disse...

Olá Glicéria,

Muito bom seu Blog !
Sobre esta postagem (educação pública x escola pública), gostaria de mais informações sobre o texto que voce citou (de Nuno Lobo). Pensei que o texto estaria no Blog, mas não o encontrei. Trata-se de um livro ?
Bjs
José Luiz / jholland
www.metamorficus.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá,
O post do Nuno Lobo (http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2008/05/educao-pblica-portugal-versus-sucia.html)
não faz referência a nenhum livro. Contudo, o autor colocou vários links com algumas referências úteis.
Obrigada pela visita e pelo interesse.
cumprimentos