No cabo possui um, grande parafuso, que ao ser desapertado, permite regular a altura da lâmina, e portanto a espessura das fatias.
O mais interessante é a sua forma que se integra no movimento «streamline». Trata-se de um movimento estético em que foi usada uma linguagem aerodinâmica, então moderna, baseada em razões técnico-científicas.
Os principais designers deste movimento foram Norman Bel Geddes (1893 - 1958), Raymond Loewy (1893 - 1986) e Henri Dreyfuss (1904 - 1972).
O «streamline» marca o final da Art Deco e as suas formas, muito decorativas, tinham por fim estimular o consumo, num período, entre 1932 e 1940, que correspondeu ao intervalo de tempo entre as duas grandes guerras. Podemos também encontrar estas formas na arquitectura.
Após a 2º grande guerra a dominância americana no design esbateceu-se e países como a Itália, a Suécia e o Japão tomaram a dianteira.
Após a 2º grande guerra a dominância americana no design esbateceu-se e países como a Itália, a Suécia e o Japão tomaram a dianteira.
O material de que é feito, o alumínio permite-me pensar que se poderá situar nos anos 40-50. É apenas uma suposição, na falta de outros elementos.
Por último falo na lâmina onde se encontra escrito «Sago Rostfrei», que significa à letra “sem ferrugem”. É a expressão alemã usada para o aço inoxidável. Ao contrário do que se pode pensar não é uma marca e surge noutras lâminas como por exemplo nas conceituadas lâminas Solingen.