Mostrar mensagens com a etiqueta Congresso XX. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Congresso XX. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

XX Congresso - António Costa e o PS iniciraam o caminho para a vitória

"Confiança" foi a mensagem principal no encerramento do XX Congresso. António Costa reuniu todo o património do PS Mário Soares, Jorge Sampaio, António Arnaut, Maldonado Gonelha, Almeida Santos entre muitos outros que fizeram do PS um partido estruturante para a democracia portuguesa.

Inclusivo na Comissão Nacional e na Comissão Política fez a opção legítima - e acertada - de escolher um Secretariado Nacional de pessoas próximas e experientes: 
Fernando Medina, Luís Patrão, Maria do Céu Albuquerque, João Galamba, Maria da Luz Rosinha, Bernardo Trindade, Sérgio Sousa Pinto, Fernando Rocha Andrade, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Graça Fonseca, Wanda Guimarães, Isilda Gomes, Porfírio Silva, Manuel Pizarro e Jorge Gomes.
Juntou, portanto, experiência governativa, parlamentar, autárquica,com notoriedade pública na cultura e na justiça e, ainda, com experiência da vida partidária. Foi um sinal claro de renovação e de responsabilidade intergeracional. 
Foram vários os chefes de estado e de governo a saudarem o Congresso, através de video mensagens, múltiplos os independentes a realizarem os seus testemunhos de apoio, bem como figuras de destaque do PS a par dos delegados socialistas eleitos pelas bases do partido.
O Congresso provou que tinha agenda própria e António Costa subtraiu o debate às pressões e conotações mediáticas que pretendiam condicionar os trabalhos. A direita ficou preocupada, tanto como os partidos  à esquerda do PS, a quem o Secretário-Geral prometeu retirar da zona de conforto, assente no "protesto" permanente, chamando-os à responsabilidade das soluções. Novas preocupações, pois, para o PCP e o BE e os seus "seis coordenadores".
O PS deu um passo em frente, reiniciou o caminho do reencontro com o eleitorado, com uma mensagem de esperança e de confiança. 












sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jorge Sampaio tem confiança no Congresso do PS

Jorge Sampaio deposita confiança no congresso do PS e confessou estar "muito apreensivo com o que se passa em Portugal". 

O ex-Presidente da República disse que Portugal precisa que o congresso do PS seja "ativo", "forte" e que compreenda "a exigência que essa apreensão determina em geral, sobretudo com o que se passa no país". 

"Que essa resposta seja a resposta que todos nós aguardamos para a vitalização da nossa democracia".

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Viseu - António Costa - Mapa dos resultados distritais

António Costa obteve 1239 votos no distrito. Houve listas únicas em todos os concelhos, exceto em Viseu, onde concorreram duas, ainda que para apoiar o mesmo candidato a Secretário-Geral. 

A capital do distrito foi a que registou o maior número de votantes, sucedendo-lhe Resende, Mangualde e Lamego. 


domingo, 23 de novembro de 2014

António Costa foi eleito Secretário Geral do PS

Mensagem aos militantes: "Agradeço a vossa confiança e assumo cargo de Secretário Geral do PS com orgulho e respeito pela nossa história e o espírito que me tem animado nestes 38 anos de militância. Conto com todos. Viva o PS. António Costa"

"Eleito secretário-geral do PS em eleições diretas realizadas entre sexta-feira e sábado, António Costa referiu que o Congresso do próximo fim de semana vai pôr fim a um "longo processo de construção de uma nova direção do PS".
No início do seu discurso, agradeceu à presidente cessante do PS, Maria de Belém, a "forma exemplar como ao longo destes dois meses soube assegurar esta transição na direção do partido, a sua unidade e manter o partido ativo".
"É obviamente com enorme orgulho que assumo estas funções, em que sou depositário da história do PS, que foi sempre decisivo para a defesa da liberdade, antes e depois do 25 de Abril, para a consolidação da democracia, para a construção do Estado de direito, para a integração europeia, e para a afirmação do Estado social em Portugal, com marcas notáveis como o Serviço Nacional de Saúde ou a generalização do ensino pré-escolar".
Perante uma sala cheia de militantes e dirigentes socialistas, o novo secretário-geral do PS, que é também presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acrescentou: "Quero, por isso, prestar aqui homenagem a todos os meus antecessores, desde o nosso fundador, Mário Soares, ao último secretário-geral, António José Seguro. A todos eles a minha homenagem". (Com base no texto da Visão)



PS Viseu - Venceu a lista B de João Paulo Rebelo

Votaram 334 militantes na Concelhia de Viseu. João Paulo Rebelo, lista B, de unidade, foi o grande vencedor, com maioria absoluta  dos votos (55,6%) e delegados (8), a saber: João Paulo Rebelo, Correia de Campos, Fátima Lopes, Alberto Ascensão, Carlos Portugal, Cristina Fonseca, Alcídio Faustino e Bernardo Simões.

Para Alexandre Azevedo Pinto, lista A, apesar do  apoio de Filipe Nunes, ficou pelos 34,1% e  5 delegados. Registaram-se ainda 24 votos brancos (7,1%) e 10 nulos (2,99%).

No total, os 13 delegados eleitos ao XX Congresso farão uma boa representação do PS Viseu.












sábado, 22 de novembro de 2014

Viseu PS Eleições para Secretário-Geral e delegados ao XX Congresso

Ribeiro de Carvalho, Adelaide Modesto e José Pedro constituem a mesa eleitoral no PS Viseu. 

Boa afluência às urnas nas primeiras duas horas, ao ritmo de 1 votante por minuto. 

Em disputa, a lista B, inclusiva e de unidade, respondendo ao apelo do candidato António Costa, encabeçada por João Paulo Rebelo, e uma outra (A) encabeçada por Alexandre Azevedo Pinto.