Mostrando postagens com marcador cartas apócrifas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cartas apócrifas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de março de 2024

A crise inventada pela Mídia

Me pedem que eu comente a crise diplomática. Eu pergunto: Que crise?

Trata-se de uma crise fabricada pela mídia. Lula fez mais uma condenação do genocídio dos palestinos por Israel. Uma afirmação que hoje é assumida de forma generalizada pela grande maioria dos formadores de opinião.

Quem pode ficar insensível ao genocídio dos palestinos, prioritariamente, das crianças e mulheres palestinos? As imagens mais hediondas deste século são as das crianças palestinas.

Me pergunto como podem os israelenses olhar para essas fotos, louvadas pela ministra do seu governo, e não sentir profunda culpabilidade pelo que estão fazendo, diariamente, com dezenas ou centenas de mortos.

Qualquer ser humano que não se escandalize por esse genocídio, que não aceite chama-lo genocídio, já’ perdeu sua sensibilidade, sua humanidade. Lula fez o óbvio e expressou nossa indignação por tudo isso. Nós nos representamos nele. 

No entanto, de repente os meios de comunicação passaram a fabricar uma indignação na direção contrária. Lula teria faltado ao respeito dos judeus e de todas suas vítimas. Uma interpretação equivocada, sem fundamento, serviu para mobilizar a direita e a extrema direita, no que mais lhes agrada: encontrar eventuais erros do Lula.

Alguns já encontram as bases dos supostos erros: a improvisação do Lula. Numa atitude irresponsável, o Lula teria passado a falar do conflito mundial mais grave do mundo contemporâneo, para igualar fenômenos diferentes, ofender as vítimas e absolver os culpados.

Outro dos fundamentos dos erros se dariam por Lula ter supostamente desconhecido os sofrimentos dos judeus, que justificariam o genocídio desatado por Israel.

Nada disso se justifica à luz do que realmente Lula disse. Na analise do que ele falou, nos damos conta que Lula nem tocou na palavras holocausto.

Passada a ofensiva inicial dos meios de comunicação, quando os efeitos, no Brasil e nos outros países do mundo, revelam seus verdadeiros efeitos, tudo é positivo para o Lula.

Fica claro o caráter de fabricação artificial de uma crise, que nem existiu. Mas disso vivem os meios de comunicação. É insuportável para a direita o sucesso do Lula, como Presidente do Brasil e como líder mundial. O sucesso do Lula e o fracasso da direita e da sua mídia. 

A mídia vive de buscar algum suposto escorregão do Lula, buscar desgastar sua imagem pública e, se tem sucesso, afetar sua governabilidade, sua capacidade de dirigir o país, seu prestígio, seu apoio popular.

Vive de gerar crises. Ela gera, depois já passa a entrevistar pessoas sobre a tal crise, a que tratam de dar existência, como se fosse um fenômeno real. As manchetes passam a mencioná-la. Pronto, a crise existe, o país vive em crise, o governo sofre uma crise.

Primeiro a fazer, então, é desmascarar a suposta crise, é desmontá-la. Será que existe uma crise? O país está em crise? O governo está em crise. Existe uma crise? Que crise é essa? 

E, principalmente, que mídia é essa? Que papel ela tem? De informar as pessoas? De formar a consciência das pessoas? E de se constituir em eixo da oposição ao governo?

Fonte: https://www.brasil247.com/blog/a-crise-diplomatica-que-nao-houve?amp

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Papa contra Papa

Vossa Insolência, Vossa Excrescência, graça e paz.


Escrevo-vos esta carta para contar-vos sobre um evento terrível que aconteceu em Roma, no início deste ano. Trata-se do Sínodo do cadáver, também conhecido como Julgamento do Cadáver, ou ainda, em latim Synodus Horrenda.


O Papa Formoso foi eleito em 891, mas seu pontificado foi marcado por controvérsias. Ele foi acusado de usurpação do poder, de conspiração contra o ex-Papa Estevão VI e de outros crimes. Após sua morte, em 896, o antipapa João IX convocou um sínodo para julgar seu cadáver.


O sínodo aconteceu na Basílica de São João de Latrão, em janeiro de 897. O corpo de Formoso foi exumado e vestido com as vestes papais. Em seguida, ele foi colocado em um tribunal e acusado de todos os crimes de que era acusado.


Formoso foi condenado por unanimidade. Seus dedos foram cortados e jogados no Tibre, e seu corpo foi jogado no Rio Tíber.


Este evento foi um choque para a Igreja Católica. Foi considerado um insulto à santidade do papado e uma violação dos ritos fúnebres.


Eu estou profundamente preocupada com esse evento. Ele mostra que nós ainda estamos divididos e que há pessoas que estão dispostas a fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos.


Não permitam que isso aconteça com o meu corpo.

Ou vós não tereis mais onde vos enterrar.


Nota: foi utilizado o Google Bard.

sábado, 7 de outubro de 2023

A promoção de Maria

Vossa Excrescência, graça e paz.
Eu estava presente quando nós tivemos a reunião na qual foi decidido sobre a aceitação de gentios, quando foi decidido a não exigência da circuncisão e as restrições alimentares.

Eu participei da reunião onde se determinou que Cristo era Deus. A discussão sobre a natureza e pessoa de Cristo causou lutas e batalhas.

Então eu fui chamado para a reunião na qual foi decidido qual o papel de Maria, que os círculos mais internos conhecem por Myrian.

Veja bem, meu povo preservou muito de suas crenças antigas e as sutilezas teológicas de um Deus que encarna como um homem é incompreensível. Aquela, bendita seja, que trouxe ao mundo o Messias, Cristo, Deus, necessariamente deve ser especial.

Nós, que aqui quase fomos linchados por causa do discurso de Saulo contra Diana, agora proclamamos Maria tendo sido concebida sem pecado, concebeu Cristo pela graça do Espírito Santo e permaneceu virgem após o parto.

Eu fico preocupado e apreensivo, pois isso pode afetar o ministério de Vossa Indecência. Somente os que receberam as revelações e fazem parte do círculo interno sabem que Myrian/Maria concebeu Cristo na execução dos antigos ritos.

Essa Igreja que foi erguida e empoderada pelo Imperador Constantino não é nossa igreja, nem professam nossas crenças. Que Deus nos proteja dos dias que virão.

sábado, 22 de julho de 2023

Quando a ecclesia virou militia

Vossa Indecência, graça e paz.
Eu espero que essa missiva encontre-a bem e em segurança.
O encontro convocado pelo Imperador Constantino em Nicéia está causando muitos tumultos na região de Bitínia e promete espalhar por todo o mundo.
A intenção era boa e necessária, não havia um consenso sobre a natureza de Cristo e a questão ficou mais acirrada depois que o presbítero Ário, dizem que é da Alexandria, rejeitou a consubstancialidade.
Este era para ser um concílio ecumênico, com a reunião de todos os bispos. A despeito do chamado do Imperador, a estimativa mais otimista é que compareceram 20% dos bispos. Muitos recusaram e outros sumiram quando estavam a caminho.
Os presentes rapidamente formaram grupos partidários, a favor de Ário e a favor da Consubstancialidade. Horror, Vossa Indecência, eu vejo nossos irmãos agredindo e matando por causa dessa questão.
Assim foi instituído o dogma da Santíssima Trindade e foi fixado o cálculo da Páscoa. Foi discutido também o cisma meleciano e a reconciliação dos lapsis, entre outras discussões menores quanto à organização da igreja e prática litúrgica.
Eu pressenti que a aproximação com os Gentios e com o governo de Roma resultaria em um desvio e distorção da mensagem de Cristo.
Fato é que com o uso de armas, Constantino e parte dos bispos consolidaram o poder em torno de um grupo que ostenta o nome de Igreja Católica. Pela espada, não pela palavra, está sendo imposto esse dogma, trechos dos textos sagrados foram editados para adaptarem-se à decisão e irmãos estão sendo excomungados.
Na prática, visando sua autoridade e poder, o Imperador Constantino sequestrou a Igreja e a tornou uma ferramenta de poder político.
Muitas igrejas rejeitaram essa imposição e decretaram o afastamento. Eu prenuncio que este é um de muitos cismas que acontecerão entre nós.

quarta-feira, 29 de março de 2023

Discussão de meninos

Vossa Insolência, Vossa Excrescência, graça e paz.

Eu vos escrevo surpresa e indignada. Aqui na minha região, Alexandria, tem circulado uma mensagem que a mulher não pode ter o sacerdócio.

Não foi Cristo que nos chamou a todos? Homem, mulher, gentio, judeu? Não foram as mulheres quem primeiro testemunharam a ressurreição de Cristo? O Ensinamento não era dado a todos e a todos não foi dado o apostolado? Não tiveram vós ciúme de Magdalena por ser mais próxima de Cristo a ponto de esmolar os mistérios que ela conheceu?

Eu sei, vós sois territoriais, mas vós chegastes por último na caravana e querem pegar a fila da frente. Esse é um erro que começou desde que o Povo de Israel saiu do Exílio. Estava confuso, nosso povo espalhado e havíamos esquecido de nossas crenças originais. O Sinédrio se encarregou de preencher o vácuo, apresentando o culto apenas a Jeová, divorciando-o de sua Consorte e eliminando os cultos aos outros Elohim. Quase conseguiram, mas a crença que o sangue tem memória não se apaga. Os profetas tentaram escandalizar, mas ninguém nunca deu ouvidos e o povo continuou a celebrar a Rainha dos Céus. Bem, nem todos. Alguns mantiveram a crença de nossos ancestrais.

Vós não atentastes? Não foi dito pelos profetas que Cristo viria da linhagem de Jessé? Não é ele descendente de Boaz com Rute, a Moabita? Os partidários do Jeovismo não disseram que a descendência vinda de Moabe era maldita?
Digo mais, vós mesmos não distribuíram a mensagem supostamente escrita por Mateus que declara que a descendência de Cristo vem de Salmom, que gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe? Não foi dito que Cristo nasceu de Miriam, chamada de Maria pelos gentios, pela ação do Espírito de Deus, indicando que nossa irmã Miriam concebeu Cristo pelos ritos ancestrais? A linhagem de Cristo, queridos meninos, é uma linhagem materna, não paterna. A Mensagem da Restauração do Reino de Israel é a restauração do nosso povo, bem como da religião antiga, na qual nós voltaremos a entoar cânticos para Asherat, Anat, Astarte, Ishtar e Inanna.

Vossos pregadores tentaram consertar o erro, distribuindo a mensagem, dizendo: Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Também foi distribuído a mensagem dizendo: Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.

Consertem esse erro, ou eu não vos convidarei mais aos meus ágapes, onde vós ficastes bem enrolados entre minhas coxas.

sábado, 18 de março de 2023

A substância da pessoa

Vossa Excrescência, graça e paz.
Tem circulado entre as comunidades uma questão provocada por uma mensagem falando sobre a natureza de Cristo, sua pessoa e qual a relação substancial deste com Deus.

Eu não sei quem é o autor dessa mensagem, mas a questão proposta é se são duas pessoas, uma e mesma pessoa e se tem a mesma substância ou uma substância semelhante. Tem sido usados dois termos: Homoousios ou Homoiousios.

Em matéria de conhecimento e interpretação das Escrituras, vosso povo, os Gentios, perdem para nós, o Povo Eleito. Eu estou ciente que cada partidário cita trechos da Escrituras conforme convém, na maioria das vezes, partindo das péssimas traduções ou dos materiais (pergaminhos) de origem e autenticidade duvidosa e discutível.

Nós, que muitos chamam de Nazarenos, porque começamos um novo ramo que brotou da religião de Abraão, depois de rompermos com as tradições judaicas limitantes (eu estava presente quando foi anulado a obrigação da circuncisão e as restrições alimentares), passamos a nos apresentar como o Povo do Caminho, enfim adotamos o nome de Cristãos como os incrédulos nos chamam.

Eu tentei avisar a Tiago que a admissão de Gentios acarretaria no esquecimento do que realmente as Escrituras ensinam. A ideia original, de uma religião de mistérios, foi tomando outro aspecto e incorporando outros conceitos.

Esses papéis que vosso povo tira da manga, essas traduções espúrias, não podem negar aquilo que está escrito. Só há Um Deus, Verdadeiro e Único. Este, que nos foi enviado, Cristo, como o nome diz, é um mensageiro de Deus. Como foi previsto, Cristo veio para ser um líder secular e espiritual, Cristo tanto é rei quanto sumo sacerdote. Então a linhagem apostólica é uma linhagem de sangue.

Então vós podeis rasgar esse papel onde vosso povo escreveu que o apóstolo Simão teve o nome mudado para Cephas e que Cristo afirmou que sobre esta Pedra a Igreja será edificada. Que vergonhosa fraude! Quem distorceu a palavra "Ecclesia" que usamos para falar de nossa Assembléia? Não fomos todos nós chamados por Cristo, nomeados apóstolos e não somos todos iguais em Cristo?

Esta é o fundamento crucial na Boa Nova. Todos devem receber o Evangelho e, seguindo o Caminho, tornarem-se o Cristo, não somente um seguidor. Esse é o núcleo do Conhecimento: Cristo não é a pessoa de Yeshua, mas a Consciência do Eu Superior que consiste na Mente da humanidade.

Assim, nós fomos libertos das grades da formalidade dogmática e da interpretação literal da Lei. A salvação não vem dos apóstolos, nem da denominação, mas do conhecimento e prática dos ensinamentos. Sejamos o Cristo e façamos a Vontade de Deus.

segunda-feira, 6 de março de 2023

O infiltrado

Vossa Insolência, graça e paz.
Escrevo a vós em consternação e preocupação. Certamente chegou aos vossos ouvidos a desastrosa ocorrência de nossa missão em Éfeso. Como eu sou testemunha, eu posso atestar com veracidade os fatos como ocorreram.

Para cumprir com o propósito basilar de nossa bandeira, que é o de anunciar o Evangelho a toda criatura, um grupo seleto do Povo do Caminho recebeu como objetivo a cidade de Éfeso.

Eu pergunto à vossa insolência de quem foi a ideia de chamar esse tal de Saulo de Tarso. Nossa missão entre os gentios visa espalhar a Boa Nova sem criar atrito. Mas esse tal Saulo fez um discurso, em Atenas, assim dizem, no qual afirmou que aquilo que é feito pela mão do homem não é Deus. Esse discurso foi lembrado em Éfeso e a população ficou revoltada, nós quase fomos linchados.

Não foram nossas mãos que escreveram as memórias dos ensinamentos de Cristo? Não foi Deus quem ordenou a Moisés construir a Arca da Aliança? Procure o tutor deste homem, dizem ser Ananias, mas dizem também que ele é um fariseu pago por Roma para nos perseguir.

Que Deus nos livre, mas investigue, esse tal Saulo deve ser um infiltrado enviado para nos destruir por dentro. 

PS:
Personagens:

Frei Ansero
Patriarca Estrutiono
Sóror Ancilla

Frei Ansero é o coordenador das regiões romanas, Patriarca Estrutiono é o coordenador das regiões judaicas e Sóror Ancilla é a coordenadora das regiões helênicas.

As cartas e os personagens são fictícios, mas são baseadas em textos e fatos históricos.
Criado a título de humor e sátira às "cartas" de autoria de Dwight Longenecker.