Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bolo Chiffon de Limão

Já disse que adoro tudo o que leva limão?! Sou apaixonada pelo seu sabor amargo e refrescante... Seja nas saladas, no chá, nos grelhados ou nas sobremesas, para mim, a sua presença é fundamental.



Fiz este bolo para o pequeno almoço, um bolo muito fofo e agradável, com um sabor suave a limão. Perfeito para começar o dia, acompanhado por um copo de leite fresco ou por uma chávena de café.

Queria um bolo simples, por isso não o recheei. No entanto a receita original sugeria recheá-lo com Lemon Curd e cobrir com chantilly. Aumentei também um pouco da quantidade de limão utilizada.



A receita deste bolo foi adaptada do livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne, do qual já tinha falado (curiosamente num post sobre outro bolo chiffon). Adoro o livro, recomendo vivamente, já experimentei várias receitas e todas elas resultaram lindamente.

Bolo Chiffon de Limão
Receita Adaptada do Livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne
Ingredientes:
4 ovos grandes
3 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de raspa de limão
2 colheres de sopa de sumo de limão acabado espremer
50 ml de água
170g de açucar
200g de farinha
½ colher de chá de cremor tártaro
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 200°C. Forrar o fundo de uma forma redonda (20cm) com papel vegetal (não é necessário untar a forma).

Misturar as gemas, o óleo, com a água, com o sumo e a raspa de limão.

Peneirar a farinha com o fermento com metade do açúcar e o sal. Abrir um buraco no meio e adicionar a mistura das gemas. Misturar bem.

Juntar às claras o cremor tártaro. Bater as claras em castelo, quando estas começarem a espessar juntar o restante açúcar.

Envolver suavemente 1/3 as claras na massa, posteriormente envolver as restantes.

Colocar a massa na forma previamente preparada e levar ao forno. Pode ser necessário tapar o bolo com uma folha de alumínio.

Quando o bolo ficar cozido (teste do palito no centro do bolo) retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar.

Com a ajuda de uma faca, soltar a parte lateral do bolo e desenformar. Com cuidado retirar o papel vegetal. Polvilhar com açúcar.

sábado, 19 de julho de 2008

Pão-de-Ló de Morango

O livro “A Enciclopédia de Pastelaria ” foi me dado pelo Rui sensivelmente à um ano, que depois de uma receita com resultados desanimadores, foi ficando esquecido na prateleira dos livros de culinária.

É um excelente livro, cheio de fotografias incrivelmente tentadoras de bolos que parecem ter saído de uma montra de pastelaria. No entanto, sempre me senti desencorajada a faze-los devido à sua aparência de “infinitas horas na cozinha e toneladas de loiça para lavar”. Acabei por encontrar esta receita, que não parecia excessivamente complicada e que tinha um aspecto irresistível.

Achei o resultado final muito encantador, sem dúvida que vou repetir esta receita muitas vezes. O bolo fica leve e o recheio de morango muito suave, combinam na perfeição. Deixo que as fotografias digam o resto!




Alterei um pouco a receita, como não tinha licor de morango, não reguei o bolo. Da próxima vez, vou regar o bolo com outra bebida alcoólica e possivelmente dobrar a receita do recheio para tornar a camada de morango maior!

Ingredientes:

Bolo :
2 ovos
2 colheres de sopa de água
120 g de açúcar
1 pitadinha de essência de baunilha
50 g de farinha
50 g de maisena (amido de milho)
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio :
6 colheres de sopa de licor de morango
350 g de morangos maduros
3 colheres de sopa de água
6 folhas de gelatina incolor
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (icing sugar)
2 colheres de sopa de sumo limão
200 ml de natas

Preparação:

Para o Bolo :

Pré-aquecer o forno a 180. Untar uma forma redonda de alumínio com manteiga e polvilhar com farinha. (a receita original sugere forrar a forma com papel vegetal untado, eu não forrei e não tive problemas depois ao desenformar)

Bater os ovos com 2 colheres de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica na velocidade máxima durante 1 minuto, até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e a baunilha, bater continuamente durante 2 minutos.

Juntar a farinha, a maisena e o fermento em pó, usando a batedeira na velocidade mais baixa até obter uma massa fofa. Transferir a massa para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito).

Retirar do forno, com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma e posteriormente desenformar. Deixar arrefecer o bolo sobre uma rede, cortar o bolo em 2 camadas e regar com o licor de morango.

Para o recheio:
Lavar muito bem e arranjar os morangos. Reduzi-los a puré e misturar o sumo de limão. Passar o puré por um passador de rede fina, para descartar todas as sementinhas e as partes sólidas restantes. Juntar o açúcar ao puré e misturar bem.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante uns minutos. Aquecer as 3 colheres de sopa de água e dissolver a gelatina escorrida. Juntar a gelatina ainda morna ao puré de morango. Deixar arrefecer.

Quando o puré começar a solidificar, bater as natas firmes e adicionar à mistura. Levar ao frigorífico até começar a prender mas sem deixar solidificar totalmente.

No prato de servir (convém ser totalmente raso), colocar um aro de semifrio (sem o fundo), colocar uma camada de bolo e espalhar metade do creme por cima. Colocar a outra camada de bolo e espalhar o restante creme.

Levar ao frigorífico a solidificar. Na altura se servir, retirar o aro e decorar com morangos.




terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Novas Aquisições...

Como quase todas as pessoas, que adoram cozinhar, colecciono revistas, livros de culinária e tenho centenas de receitas escritas em cadernos e papelinhos... Nunca vou conseguir fazer todas as receitas que já tenho ... Mas, quando li algumas críticas a estes livros, não fui capaz de resisitir, mesmo sendo em inglês!

Depois de uma semana de espera... finalmente chegaram!

Verdadeiros Sabores, Ingredientes Inspiradores e Receitas Simples.
Pure Dessert de Alice Medrich


De Brooklyn a Beverly Hills, Receitas para uma Vida Doce.
Desserts by the Yard de Sherry Yard