Mostrar mensagens com a etiqueta rainhas-cláudias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta rainhas-cláudias. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Idiotismos 48

 

Não estou seguro de que o termo idiotismo se aplique com inteira propriedade a este poste.
Acontece que provámos, há dias, as primeiras rainhas-cláudias deste ano. Dulcíssimas e muito boas, este pequeno fruto é chamado, no Norte, também e de forma menos aristocrática - ameixa-carangueja. Não é caso único esta variação geográfica que tem nomes diferenciados. Se os pastéis de nata (ou de Belém) assim são chamados em Lisboa, no Porto são conhecidos por tigelinhas.




E há ainda outro caso ainda mais insólito. Creio que toda a gente conhece, no Sul, e quase todos apreciam as nêsperas que, na zona vimaranense e até no Porto, por vezes, são chamadas magnórios, enquanto que nêsperas, fruto autóctone (?) minhoto, é um fruto escuro ligeiramente ácido, um pouco farinhento, que costuma amadurecer por Novembro, e com este aspecto:


E posso acrescentar que não é muito apetitoso, nem tem grande sabor...

domingo, 21 de agosto de 2016

Apontamento 85: Produtos da Terra



Embora correndo o risco de reincidir na temática, reafirmo o meu gosto pelas idas ao mercado e a compra de produtos frescos.

São, certamente, saudades desse quintal, já mítico, de média dimensão, que nos abastecia de batatas, hortaliça e fruta. No entanto, também não esqueci o trabalhão, que era, e o saber próprio para produzir e, de seguida, arranjar e conservar o necessário para o Inverno.

Assim, lá fomos nós, mais uma vez, a Almoçageme, mirando e comprando os produtos da terra reproduzidos acima. Desta vez, o objectivo era comprar rainhas-cláudias para as conservar em calda e para acompanhar a sericaia, pois considero o preço das ameixas de Elvas quase obsceno: 8,50 euros para um frasquinho de 8 e 10 ameixas ! A minha calda faz o mesmo e o resto do líquido ainda deu para doce de rainhas-cláudias, a pensar no próximo Inverno.



Como encontrei uns feijões amarelos – “feijão de cera”, como se dizia na minha juventude – preparei-os para acompanhar o nosso almoço de hoje.




E de fruta está a casa cheia !

Post de HMJ