Mostrar mensagens com a etiqueta Richard Mayson. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Richard Mayson. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de março de 2016

Mercearias Finas 111 : a Tinto Cão


Richard Mayson (Os Vinhos e Vinhas de Portugal, 2005) chama-lhe fascinante, mas a melhor definição desta casta de uvas, de origem duriense, deu-ma HMJ: um fino rústico. Mayson acrescenta que a Tinto Cão tem baixa produção e amadurece tarde. Além disso, precisa de uma sábia exposição solar que lhe apure o justo equilíbrio entre a acidez e o álcool, que a faz famosa. Mas isto é no Douro...
Andei anos, aspirando provar um vinho da Tinto Cão, estreme, a preço razoável - é normalmente caro. Até porque já a conhecia lotada, dos bons vinhos tintos de Alves de Sousa: Quinta da Gaivosa e Quinta das Caldas. Calhou, há dias, realizar o meu desejo, através da Casa Santos Lima, mediante preço convidativo: 5,99 euros, bem merecidos. Produzido na região que fora da antiga quinta de Herculano, na Estremadura.
Poderoso, rústico mas rico em sabor, este vinho da Tinto Cão 2011, monocasta, com 14%, que está para as curvas dos próximos anos, desafrontou com galhardia uma Favada com Entrecosto. E melhor se bateu, no final, com um Queijo de Cabra artesanal. É vinho para comidas fortes, de Inverno, na boa tradição lusitana. Deixa boas memórias no palato, este néctar precioso.


domingo, 24 de julho de 2011

Recomendado : dezassete - sobre enologia


É um livro de divulgação ampla, detalhada e de leitura agradável. Embora com algumas gralhas que, numa revisão atenta, talvez pudessem ter sido evitadas; a tradução também me não parece muito cuidada. Fora isto é um livro útil, simples na exposição dos temas e muito informativo.
O livro foi editado, em 2005, pelas Publicações Europa-América. O seu autor, Richard Mayson, é um profundo conhecedor da realidade enológica portuguesa, nos seus múltiplos aspectos. O ilustrador do livro é Leo Duff, nascido em Belfast. O volume aborda as castas de uvas, as regiões vinícolas, os principais produtores particulares e adegas cooperativas nacionais, bem como os seus respectivos produtos. Faz também uma análise detalhada sobre os últimos melhores anos de colheitas.
Para quem quiser ficar a saber o básico e até o suficiente sobre enologia portuguesa tem, n' "Os Vinhos e Vinhas de Portugal", uma obra acessível e útil, que eu recomendo vivamente.