Embora correndo o risco de
reincidir na temática, reafirmo o meu gosto pelas idas ao mercado e a compra de
produtos frescos.
São, certamente, saudades desse
quintal, já mítico, de média dimensão, que nos abastecia de batatas, hortaliça
e fruta. No entanto, também não esqueci o trabalhão, que era, e o saber
próprio para produzir e, de seguida, arranjar e conservar o necessário para o
Inverno.
Assim, lá fomos nós, mais uma
vez, a Almoçageme, mirando e comprando os produtos da terra reproduzidos acima.
Desta vez, o objectivo era comprar rainhas-cláudias para as conservar em calda
e para acompanhar a sericaia, pois considero o preço das ameixas de Elvas quase
obsceno: 8,50 euros para um frasquinho de 8 e 10 ameixas ! A minha calda faz o
mesmo e o resto do líquido ainda deu para doce de rainhas-cláudias, a pensar no
próximo Inverno.
Como encontrei uns feijões
amarelos – “feijão de cera”, como se dizia na minha juventude – preparei-os
para acompanhar o nosso almoço de hoje.
E de fruta está a casa cheia !
Post de HMJ