Mostrar mensagens com a etiqueta Passeios Outrabandistas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Passeios Outrabandistas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Passeios Outrabandistas 5: Moinho de Maré - Corroios


O passeio de hoje surgiu a caminho e no final de outros afazeres menos prosaicos. Ao entrar na vasta área de implantação do Ecomuseu, a vista fixou-se no próprio edifício que, por fora e com a maré baixa, permite ver por onde a água passa ao encher a pequena baía.


Na entrada do edifício consta a data de 1725, embora o edificado remonte ao ano de 1403, pertencendo a iniciativa da construção ao Condestável D. Nuno Álvares Pereira, conforme documentação exposta no interior do espaço museológico.


Lá dentro, no rés-do-chão, somos recebidos por um diligente funcionário municipal, que fornece os muito didácticos folhetos acima reproduzidos e abrangendo todo o conjunto de espaços  culturais da Câmara Municipal do Seixal.


A imagem captou apenas um dos moinhos em exposição, para além do conjunto de cereais, identificados com os respectivos letreiros.


Por fim fica o convite para um belo passeio, fornecendo até um mapa para quem quiser sair da Fertagus, em Corroios, e deslocar-se, a pé, até ao Ecomuseu Moinho de Maré. Vale bem a pena, até pelos folhetos que nos oferecem.


Post de HMJ

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Passeios Outrabandistas 4: Viajante Metropolitano




Maravilha ! A coincidir com o início da Primavera, lá me deram uma nova forma de passear. O Viajante Metroplitano. Já o experimentei hoje, e funciona !

Durante os últimos dias andei a ver carreiras, de autocarro, de barco e de comboio para ter uma ideia e organizar os meus passeios. 

Agora falta só a vontade de sair e passear, olhando para as florzinhas, como a que reproduzo do nosso vaso de liláses.

Post de HMJ

quinta-feira, 21 de março de 2019

Passeios Outrabandistas 3: Recantos no Jardim dos Zagalos



Junto ao Pomar, do outro lado do Solar, ainda há uns recantos engraçados, como este poço também com azulejos.


É a mão que nos indica o caminho para o poço, para além de uns ditos na placa ao lado.


Por fim, um dos placards com explicações sobre a zona e o próprio Solar. Aliás, na página electrónica da Câmara de Almada há mais informações, assim como o horário de abertura.

Post de HMJ

terça-feira, 19 de março de 2019

Passeios outrabandistas 2: Azulejos no Solar dos Zagalos



Então, a pedido das nossas leitoras, aqui vão mais impressões do nosso passeio. A imagem acima, com o jogo da cabra cega, corresponde a um dos panéis espalhados pelo jardim.


Eu gosto especialmente destes pequenos azulejos que se escondem por detrás de um enorme tronco de uma árvore. Temos que nos baixar perante a força da natureza para passar ou nos sentar nos bancos por debaixo do painel.


E é assim que descobrimos o conjunto perfeito.


O segundo para a despedida !

Post de HMJ

segunda-feira, 18 de março de 2019

Passeios outrabandistas 1: Solar dos Zagalos




Ora, em começando o bom tempo, retomamos os nossos passeios, desta vez na outra banda.



Já conhecia o Solar dos Zagalos, assim como o seu jardim. Desta vez aproveitei a belíssima ideia de instalar um serviço público – o Espaço Cidadão – no Solar.


Com efeito, a pessoa trata da pragmática ao mesmo tempo que enche o olhar e a alma.

Post de HMJ