Mostrar mensagens com a etiqueta Parábolas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parábolas. Mostrar todas as mensagens

domingo, 28 de maio de 2017

Outros Domingos


A Bíblia sempre foi um dos meus Livros de referência, mesmo depois de deixar de acreditar.
Nas manhãs de Domingo, de infância e juvenis, eu gostava muito de ouvir a leitura dos Evangelhos, mesmo depois de os conhecer e ter lido. Se o padre tinha voz clara e a sua dicção fosse boa, melhor ainda. O problema dava-se, no entanto com as homilias, muitas vezes. Porque havia pastores que gostavam de se ouvir, eram monotonamente prolixos, falavam, falavam, falavam. Gastando, com frequência, na homilia, quase o dobro do tempo, do que tinham usado para ler o Evangelho. E, concretamente, não acrescentavam mesmo nada à concisão perfeita das parábolas dos textos sagrados. Eram, apenas, paupérrimas glosas gaguejantes, repetitivas e desordenadas dos motes essenciais da Bíblia.
Era, por essa altura, que eu, cansado e farto, quase adormecia, na reprise...