É uma das temáticas de que mais gosto: as marinhas. Sobretudo, quando bem executadas. As duas, em imagem, foram pintadas pelo rei D. Carlos (1863-1908), que nem sempre é bem apreciado, normalmente, por motivos que nada têm a ver com a boa qualidade da sua obra.
agradecimentos a HMJ.